segunda, 30 de julho / 2018

A grade de horários com a distribuição dos professores está disponível*. Acesse: Grade Eng Civil 2018-2
* horários sujeitos a alterações / última atualização: 30/07/2018 17h58 (correção dos números dos grupos de Lab Física I)

Algumas instruções sobre a próxima etapa de matrícula:

1. A 4ª etapa, para ajustes, inclusões e exclusões, abre na segunda-feira, 16/jul, e vai até 05/ago.
  2. Fique atento/a e faça sua matrícula nos primeiros dias para garantir vaga na turma/grupo que deseja. As matrículas são processadas na ordem de solicitação.
  3. Os pedidos são analisados pelos membros do Colegiado do curso (Professores Bruno, Ladislau e Rodrigo).
  4. Use o campo "justificativa" para descrever o motivo da sua solicitação, se ela depender de alguma quebra de pré-requisito. Pré-requisitos precisam ser respeitados para garantir a melhor formação acadêmica. Casos especiais e pontuais podem ser estudados pelo Colegiado do curso.
  5. Será adotada a seguinte política: caso você tenha reprovado em certo pré-requisito com nota mínima de 40 pontos, poderá cursar a "próxima" disciplina desde que curse juntamente a disciplina reprovada novamente (ela vira um co-requisito). Mas atenção: se houver nova reprovação na mesma disciplina, ela precisará ser cursada antes de cursar a sequência das próximas disciplinas.
  6. Após o processamento da matrícula, você deve verificar qual foi o parecer dado pelo Colegiado do curso para um eventual indeferimento. Para fazer isto, siga estes passos (clique aqui).
  7. Disciplinas semipresenciais: são disciplinas de 68h que estão divididas em duas partes - uma presencial e outra virtual. Ao se matricular em uma disciplina do tipo, você receberá as instruções de acesso à parte virtual.
    • A parte presencial será cursada normalmente na PUC, no horário alocado no sistema.
    • A parte virtual será cursada no horário e local de sua preferência, semanalmente, antes da próxima aula presencial.
  8. A disciplina Planejamento e Gerenciamento das Construções, de 102h, foi dividida em duas disciplinas: Gerenciamento das Construções (semipresencial), de 68h, e Tópicos Especiais de Engenharia Civil, de 34h. O conteúdo somado das duas disciplinas é exatamente igual ao da disciplina única. Atenção: É necessário cursar as duas disciplinas juntas.
  9. Disciplinas virtuais: o deferimento dependerá de análise do Colegiado. Deve ser dada justificativa para escolha da modalidade virtual.
    • Obs: As disciplinas de Cultura Religiosa e Filosofia na modalidade virtual só são liberadas para quem está no último semestre da graduação. A solicitação deve ser feita por email, e não pelo SGA <coord.civil@pucpcaldas.br>
    • Disciplinas virtuais são ofertadas pelos cursos online. A oferta ou não em um dado semestre depende desses cursos ou do EaD - PUC Minas Virtual.
    • Disciplinas virtuais também têm vagas limitadas.
  10. As disciplinas Filosofia: Antropologia e ÉticaCultura Religiosa: Fenômeno Religioso e Cultura Religiosa: Pessoa e Sociedade não estão sendo ofertadas na Engenharia Civil devido à implementação do novo currículo. Elas devem ser cursadas em outros cursos (todos oferecem estas disciplinas). Confira os horários dos outros cursos aqui.
  11. A disciplina Álgebra Linear mudou para o 2º período. Por causa dessa mudança, não será ofertada somente este semestre. Se você deseja cursar, deve fazer na Engenharia Elétrica.
  12. A disciplina Geologia está sendo ofertada para o 4º e o 5º período. É a mesma turma, no mesmo horário.
    • Isto é porque a disciplina pertence ao 5º período no currículo antigo, e ao 4º período no currículo novo. Por isso, os alunos dos dois períodos cursarão juntos a disciplina este semestre.
  13. A antiga série "Cálculo Diferencial e Integral I, II e III" foi substituída pela série "Cálculo I, II, III e IV".
  14. A disciplina Mecânica, de 102h, não é mais ofertada. Para dar equivalência na série "Mecânica, ResMat1 e ResMat2", é necessário cursar "Mecânica Geral, ResMat1, ResMat2 e ResMat3".
  15. A disciplina Cálculo Numérico, de 68h, será ofertada pela última vez neste segundo semestre com esta carga horária, e somente na Engenharia Elétrica.
    • Se você deve esta disciplina, deve dar prioridade para cursá-la agora.
    • Horário na Eng Elétrica: terça às 20h50 e sábado às 11h20, com o Prof. Rodrigo Machado.
    • A disciplina Fundamentos de Cálculo Numérico, de 34h, sendo ofertada no novo currículo não dá equivalência na disciplina de 68h.
  16. Os/As alunos/as dos currículos antigos, que devem Química Geral, de 34h, ou Química Aplicada, de 34h, devem cursar neste semestre a disciplina Química: aplicações na Engenharia Civil, de 34h. Esta disciplina dará equivalência nas disciplinas mencionadas. (Ela aparecerá no sistema como se fosse do "11º período").
    • Se você deve alguma dessas disciplinas, deve dar prioridade para cursá-la agora.
  17. Atenção para a última oferta de 102h das disciplinas Resistência dos Materiais I e Fenômenos de Transporte, ambas do 5º período. Em 2019-1 o novo currículo chega no 5º período, e estas disciplinas serão ofertadas com carga horária de 68h.
    • Se você deve estas disciplinas, deve dar prioridade para cursá-las agora.

Outras dúvidas podem ser enviadas para o coordenador, Prof. Bruno Medeiros. Informe na mensagem, seu nome e RA.