sexta, 29 de abril / 2016

O Prof.Gérson Pereira Filho, do Departamento de Filosofia e Núcleo de Ciências Humanas participou, de 18 a 22 de abril, do III Encontro de Filosofia Grega, na Universidade de Lisboa-Portugal. O trabalho “Platão e Platonismo”, apresentado em formato de painel, é fruto de pesquisas na linha de investigação filosófica, mais especificamente sobre o diálogo platônico "As Leis" no intuito de investigar aspectos de uma possível teorização ou filosofia da história e da historicidade humana e das cidades. “Tais análises e reflexões continuam válidas para se pensar a política, a ética, a democracia, as relações sociais, conflitos e instituições em que se fundamentam a modernidade e a contemporaneidade”, diz o professor.

As pesquisas são fruto de estudos de mestrado, doutorado e pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e participação efetiva em grupos de pesquisa de filosofia grega antiga, como a Sociedade Brasileira de Platonistas, o GT-Platão e Platonismo da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (Anpof), o Centro do Pensamento Antigo (CPA) da Unicamp e Núcleos de Pesquisa da PUC MINAS, como o "Cultura, Memória e Sociedade" e o "Filosofia, Religião e suas interfaces".

Na ocasião, o professor também visitou a Universidade da Beira Interior, na cidade de Covilhã, para tratar de parcerias e a realização do evento "Simpósio Internacional de Filosofia, Comunicação e Subjetividade Luso-Brasileiro-Alemão", previsto para os dias 15 a 19 de novembro de 2016. O evento está sendo organizado pelo curso de Pós-graduação em Filosofia do campus Poços de Caldas, Núcleo de Ciências Humanas e pelos cursos de Comunicação Social e Psicologia, em parceria com a Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e a Universidade da Beira Interior. O professor também intermediou convênio entre as Secretarias de Relações Internacionais dessas universidades, para a realização de eventos e intercâmbios para discentes e docentes.