Direito Processual

Duração

2 anos e 1 mês

Início do Curso

Março 2011

Número de Vagas

vaga

Periodicidade





  • Frequência:






Em geral, são dois fins de semana por mês, podendo variar em função das férias escolares, feriados e recessos (previstos no calendário escolar da PUC Minas)







  • Horários:






Sextas-feiras: das 18h10min às 22h30min (05 horas-aula) Sábados: das 08h00min às 12h20min e das 13h10min às 17h30min (10 horas-aula)



Carga Horária

  • 432 horas-aula
h

Inscrições

de 01/11/2010 a 10/03/2011




               A idéia de manter um curso de especialização em direito processual, justifica-se pelo grau de excelência que esse ramo do direito comporta na formação do bacharel em Ciências Jurídicas. A complexidade do meio social é por si só bastante para gerar conflitos entre os homens e cabe ao direito a solução das lides. O processo é o instrumento legal da condução a um provimento judicial e a efetivação dessa tutela passa a ser inquietação vertente de todos os profissionais do direito. É certo que o oferecimento desse curso se justifica na necessidade regional de qualificação ao magistério superior, bem como na necessidade de suprir a formação profissional dos graduados na região, contribuindo, dessa forma, para a melhoria na prestação dos serviços jurídicos, para que os especialistas possam dar, por sua vez, sua parcela de contribuição ao desenvolvimento regional, tanto do ponto de vista econômico, como social.





               No curso proposto se aborda o processo tradicionalmente concebido, realizando uma análise crítica visando ter uma leitura constitucional. Os estudos realizados durante o curso permitirão que os especialistas façam análises críticas das diversas escolas do processo. A partir do estudo basilar da Teoria Geral do Processo, o curso desenvolve-se calcado na análise crítica do Processo Constitucional, Coletivo, Penal, Trabalhista, Administrativo e Civil, abrangendo, assim, o estudo de todos os ramos de Direito Processual. É certo que após o minucioso estudo a ser realizado, os especialistas, poderão ser multiplicadores do conhecimento adquirido com a comunidade jurídica, sendo este o papel social pelo qual a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais se pauta e anseia.



Público Alvo (pré-requisito)





  • Bacharéis em direito, advogados, juízes, promotores de justiça, delegados de polícia, procuradores e demais profissionais das carreiras jurídicas.




Elementos de destaque do curso





  • Turmas projetadas com poucos alunos;




  • Horário das aulas foi estruturado de acordo com a realidade profissional do público alvo (vide abaixo);




Estrutura Curricular