Direito Penal E Processo Penal - 1/2015

Duração

1 ano e 12 meses

Início do Curso

Março 2015

Número de Vagas

30 vagas

Periodicidade

• Frequência: Em geral, são dois fins de semana por mês, podendo variar em função das férias escolares, feriados e recessos (previstos no calendário escolar da PUC Minas)



• Horários: Sextas-feiras: das 18h10min às 22h30min (05 horas-aula) e Sábados: das 08h00min às 12h20min e das 13h10min às 17h30min (10 horas-aula)



Carga Horária

432h

Inscrições

de 17/11/2014 a 20/02/2015


O curso tem por objetivo propiciar um conhecimento aprofundado dos temas encampados pelas Ciências Criminais, eis que diante da influência do neoliberalismo percebe-se a substituição do Estado Social pelo Estado Penal na atualidade. A ideia é possibilitar aos profissionais um raciocínio crítico, propiciando uma atuação profissional marcada pela necessidade da concretização dos direitos constitucionais fundamentais, demonstrando que para compreender os complexos fatores que se relacionam com a criminalidade, é necessário analisá-la a partir de vários enfoques, percebendo as incidências ideológicas, políticas, sociais, econômicas, culturais, com o objetivo de construir meios legítimos de repressão à criminalidade.

Público Alvo (pré-requisito)

Profissionais que atuam e pessoas que desejam atuar na área de Ciências Criminais, com formação em curso superior em qualquer área do Direito.

Elementos de destaque do curso

• Possibilitar aos profissionais de Direito, advogados, promotores, procuradores, juízes, delegados, assessores jurídicos e outros bacharéis em Direito a ampliação do campo de conhecimentos jurídicos;

• Estudar os diversos institutos próprios das Ciências Criminais de forma vinculada aos valores do Estado Democrático de Direito e à tutela dos direitos humanos, especialmente à dignidade da pessoa humana;

• Discutir a interpretação da doutrina e dos tribunais acerca dos principais institutos das Ciências Criminais;

• Permitir aos diversos profissionais atuantes na área jurídica a interação e a troca de experiências e de conhecimentos.

Estrutura Curricular