Comunicação e Análise do Discurso – 2/2017

Duração

2 anos

Início do Curso

Setembro 2017

Número de Vagas

30 vagas

Periodicidade

Aulas quinzenais aos sábados das 08:00 às 12:20 e 13:30 às 17:50

Carga Horária

432h

Inscrições

de 01/06/2017 a 18/08/2017


A mídia está presente – onipresente, talvez seja o termo mais adequado, – em nossa vida cotidiana. Assistir ao noticiário, às telenovelas, ler jornais, revistas, sites da internet, noticiosos ou não, ir ao cinema, frequentar e relacionar-se por redes sociais, entreter-se com jogos eletrônicos, ter acesso a inúmeros conteúdos via streaming, etc. constituem uma prática já cristalizada no dia a dia das pessoas. Assim, a presença dos meios de comunicação configura-se como algo tão “naturalizado” que tem dispensado maiores questionamentos. Costuma-se dizer, muitas vezes de forma irrefletida, que vivemos a era da informação e da imagem. Porém, tais afirmações, baseadas apenas no senso comum, prestam-se, em geral, a substituir a reflexão, já que não contestam, não transformam e tampouco criam nada.

Por essa razão, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação e Análise do Discurso pretende oferecer ferramentas teóricas e metodológicas para a análise dos sentidos que provêm da mídia. Como se engendram esses discursos? Que narrativas constituem? Sob que ponto de vista e a partir de quais valores? Que ideologias veiculam? De que forma nos constituímos como sujeito em face a esses discursos? Essas são questões que motivaram a proposta deste curso, o qual visa à construção de um olhar pautado pela reflexão e questionamento acerca da realidade (re)criada pelos meios de comunicação.

Desse modo, estudar a mídia e seus conteúdos, à luz do arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso, possibilitará uma sólida formação de pesquisadores e docentes do ensino superior e também de profissionais com visão crítica e humanística. A vasta abrangência do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação e Análise do Discurso pretende formar profissionais de diversos campos do conhecimento, como os das áreas da Comunicação, Letras, Pedagogia, Filosofia e Ciências Humanas em geral, dando enfoque especial à pesquisa, a qual envolve teoria e aplicação, e à docência no ensino superior.

Enfim, se profundas mudanças se operam cotidianamente na sociedade, é porque antigos modelos foram contestados. Por isso, analisar o discurso midiático, por essa perspectiva, é, em última instância, refletir sobre a própria estrutura social. Nesse sentido, os meios de comunicação se configuram como uma espécie de vitrine privilegiada dessas mudanças, uma vez que refratam e refletem, criam e recriam o mundo em que vivemos.

Público Alvo (pré-requisito)

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação e Análise do Discurso é voltado para graduados em Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, Rádio e TV), Letras, Pedagogia, Filosofia, Sociologia, Direito, Psicologia e demais interessados no desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à compreensão e análise do discurso e, em especifico, do discurso midiático.

Elementos de destaque do curso

Ministrado por doutores e mestres formados nas mais renomadas Universidades do Brasil e do exterior, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação e Análise do Discurso visa a dotar o pós-graduando de instrumentos teóricos e metodológicos para a análise do discurso midiático. Para isso, o aluno conhecerá as principais teorias do texto e do discurso; articulará teorias do discurso com teorias da comunicação; será introduzido à prática da análise do discurso midiático à luz das principais teorias do discurso da atualidade; será habilitado para a prática da pesquisa acadêmica; poderá transitar na interface dos estudos do discurso e dos estudos comunicacionais; será capacitado para a docência no ensino superior; desenvolverá senso crítico e humanístico. Além disso, o curso se volta a pesquisadores provenientes de diversas áreas do saber, uma vez que os capacita a fazer uso de instrumentos metodológicos da Análise do Discurso para pesquisas de abordagem qualitativa.

Estrutura Curricular