Gerontologia

Duração

2 anos

Início do Curso

Março 2018

Número de Vagas

40 vagas

Periodicidade

Aulas quinzenais às Sextas-feiras, das 18:10 às 22:30 e aos Sábados, das 08:00 às 12:20 e das 13:30 às 17:50



Carga Horária

432h

Inscrições

de 06/11/2017 a 23/02/2018


O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gerontologia, busca atender a necessidade dos profissionais das mais diversas áreas em responder às demandas decorrentes do rápido e intenso envelhecimento da população mundial e especificamente a brasileira. Se por um lado as conquistas na área social e de saúde trazem inúmeros benefícios para a população que envelhece, por outro, requer ações efetivas nas mais diversas áreas, destacando-se, entre elas, saúde, educação, assistência social, meio ambiente e lazer.

O projeto pedagógico foi pensado para oferecer aos acadêmicos um curso com um conjunto de disciplinas da área biológica, sociológica e psicológica, que fundamentem teoricamente a exigência de atuação profissional multi e interdisciplinar, complementado por disciplinas que abordam práticas que contemplem as diversas demandas do processo de envelhecimento.

Por meio de um corpo docente qualificado e atuante na área da Gerontologia, as disciplinas possibilitarão a análise e a discussão de conteúdos que abordem e interpretem as questões da velhice nos seus aspectos globais, preparando profissionais capacitados a atuar nessa nova conjuntura da realidade brasileira.

Público Alvo (pré-requisito)

O curso visa assim atender as necessidades de profissionais como Assistentes Sociais, Enfermeiros, Educadores Físicos, Fisioterapeutas, Médicos, Pedagogos, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais e demais profissionais de nível superiores interessados em aprofundar conhecimentos e atuar frente ao processo de envelhecimento humano.

Elementos de destaque do curso

A Gerontologia como campo do saber multidisciplinar tem como objetivos o estudo do processo de envelhecimento nas suas dimensões biológicas, sociológicas e psicológicas e o estudo da velhice enquanto fase do curso de vida. Volta-se também para orientar propostas de intervenções adequadas às necessidades específicas da população idosa, exigindo uma prática de caráter multi e interdisciplinar.

O Curso de Pós-Graduação em Gerontologia objetiva aprimorar o conhecimento e as habilidades profissionais geronto-geriátricas nos valores e relacionamento profissional idoso-família-sociedade, numa visão que integre as demandas do processo de envelhecimento com a promoção da saúde e da qualidade de vida do idoso.

Estrutura Curricular