Filosofia

Duração

2 anos

Início do Curso

Março 2018

Número de Vagas

30 vagas

Periodicidade

Aulas quinzenais aos sábados das 08:00 às 12:20 e das 13:30 às 18:00

Carga Horária

432h

Inscrições

de 06/11/2017 a 23/02/2018


A Filosofia torna-se a cada dia um saber necessário e procurado no contexto das práticas acadêmicas, profissionais e de formação continuada. Após permanecer ausente nos currículos escolares do ensino fundamental e médio por vários anos e, em conseqüência, com baixa oferta no ensino superior, a Filosofia retorna com força plena, concebida novamente como essencial na formação de estudantes, profissionais e educadores. A Filosofia vem sendo entendida hoje como decisiva para preservar uma educação de caráter humanista, ética, crítica e construtiva. Além do contexto escolar, a Filosofia passa a ser requerida também nas práticas institucionais, nas relações sociais e interpessoais, na formação cultural e intelectual de um modo amplo, vindo para preencher lacunas e anseios decorrentes de uma busca cada vez maior por reflexões, saberes e diretrizes que contribuam para minimizar as incertezas da vida contemporânea, tanto nos aspectos existenciais e sociais, quanto nas diversas esferas do mundo contemporâneo, no campo da política, do comportamento, da economia, da ciência e da técnica, da arte e da estética, da cultura, da ética.

É possível verificar o crescimento da produção editorial de livros, revistas e outras publicações que tem como foco a Filosofia; também se pode verificar grande oferta de cursos livres de Filosofia ou de eventos filosóficos (palestras, simpósios ou os famosos “cafés filosóficos”) freqüentados por pessoas com os mais diversos interesses e profissionais das mais diversas áreas, o que revela o potencial interdisciplinar e abrangente dos temas e escolas filosóficas. No âmbito acadêmico verifica-se a ampliação de cursos de Filosofia, nas modalidades de graduação e pós graduação. Sobretudo, com a obrigatoriedade desta disciplina no Ensino Médio e sua presença nos cursos superiores a formação e capacitação de docentes é uma exigência. Além da docência, em outras áreas, a formação filosófica oferece um diferencial significativo no exercício profissional, na vida pessoal e social, ao estimular a arte do pensar.

Deste modo, o curso de especialização em Filosofia é de amplo alcance e atende a uma demanda de nossos tempos.

Público Alvo (pré-requisito)

Graduados em qualquer curso superior que possuam interesse em Filosofia. Profissionais graduados nas áreas de Ciências Humanas em geral.

Professores de Filosofia no Ensino Médio ou Superior, com graduação.

Elementos de destaque do curso

Interdisciplinaridade e transversalidade temática;

Aberto a diferentes perfis profissionais, não exigindo formação filosófica específica anterior;

Flexível sem seus processos avaliativos;

Corpo docente majoritariamente de doutores;

Em permanente sintonia com as questões atuais sob a abordagem filosófica.

Estrutura Curricular