Planejamento E Projeto De Ambientes De Saúde – Oferta 2 - 01/2018

Duração

2 anos

Início do Curso

Março 2018

Número de Vagas

30 vagas

Periodicidade

Carga Horária

432h

Investimento

24 x R$395,00 Verificar política de descontos

INSCREVA-SE


JUSTIFICATIVADO CURSO

Na elaboração do planejamento e projetos dos ambientes de saúde, tem sido necessário, cada vez mais, conhecimentos específicos multidisciplinares e, consequentemente, a especialização e capacitação dos profissionais para atuarem na área a exemplo dos médicos, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, dentistas, agentes de saúde, administradores, arquitetos, engenheiros dentre outros.

Considerando a aprovação recente do curso de Medicina na PUC Minas, Poços de Caldas, o programa “Mais Médicos” do Governo Federal para suprir a necessidade brasileira de falta de médicos, de acordo com os índices da Organização Mundial de Saúde- OMS, a complexidade dos temas envolvidos no campo da saúde, a pequena quantidade de profissionais capacitados na área, as frequentes alterações às normas regulamentadoras, o desconhecimento da legislação aplicável aos estabelecimentos assistenciais de saúde e a realidade do município de Poços de Caldas e região, que hoje vem acolhendo novas unidades de saúde e ampliando sua rede assistencial, os Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem e Psicologia da PUC Poços de Caldas se uniram para realizar um curso de especialização, Latu Sensu, visando capacitar e habilitar profissionais para o crescente mercado de planejamento e projetos dos ambientes de saúde, como por exemplo, dos hospitais, clinicas, centros de diagnóstico, laboratórios e consultórios.

Em linhas gerais, o curso intitulado “Planejamento e Projeto dos Ambientes de Saúde” buscará aprofundar conhecimentos nos diversos campos ligados à saúde humana. Assim o tema será abordado e ampliado buscando-se compreender:

1-Sistema de organização e políticas nacionais adotadas perante as condições socioeconômicas que em última instância definem o perfil dos ambientes de saúde. Estudo de caso em Poços de caldas.

2- Fatos significativos com relação a história dos estabelecimentos de saúde e transformações morfológicas dos edifícios destinados à assistência para a saúde. Aspectos legais e normativos em relação a construções físicas e funcionais dos ambientes de saúde. Avaliação pós- ocupação de ambientes de saúde.

3- Humanização das estruturas arquitetônicas visando uma melhor qualidade de vida a ser ofertada a população que frequenta estes ambientes, sejam eles pacientes, familiares, corpo clínico e técnico, entre outros.

.

4- Tecnologias utilizadas em ambientes de saúde. Estudo da infra- estrutura predial, biossegurança e controle das infecções, conforto ambiental e gerência de resíduos e novas tecnologias naturais e sustentáveis aplicados aos ambientes de saúde .

5- Novos ambientes em saúde. Novas tendências da arquitetura contemporânea nos ambientes de saúde.

6- Metodologias de pesquisa- Reflexão teórica sobre o discurso da ciência e sua aplicabilidade na área de saúde.



CONCEPÇÃO DO PROGRAMA

O principal aspecto da implementação do Curso de Especialização “Planejamento e Projeto dos Ambientes de Saúde” é desenvolver competências ligadas a elaboração de planejamento e projeto arquitetônico dos ambientes voltados ao atendimento em saúde, a exemplo dos hospitais, clínicas, pronto socorros, pronto atendimentos, centros de diagnóstico por imagens, laboratórios, consultórios e outros, bem como atualizar e aperfeiçoar conhecimentos específicos para os gestores de tais estabelecimentos. O curso visa dar ao profissional o treinamento necessário para intervir adequadamente em todas as fases do planejamento e projeto arquitetônico e compatibilizar novas formas de gestão na administração dos espaços, sejam esses existentes ou novos, com ênfase nas questões tecnológicas e de humanização.

Assim, espera-se que o curso de especialização se consolide como um importante campo de atuação dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem e Psicologia da PUC Minas Gerais, campus Poços de Caldas, liderando uma ação nitidamente multidisciplinar no campo da saúde e criando espaços para outras atividades de extensão e pesquisas na área.

No campo operacional, a relevância desta proposta atribui-se à formação de profissionais capacitados para atuarem na área da saúde através das instituições brasileiras, tendo como foco as instituições do município de Poços de Caldas e região, considerando a crescente oferta destes serviços na atualidade e no futuro próximo. Além disso, a necessidade da presença de profissionais capacitados tem se tornado cada dia mais evidente, face ao desenvolvimento acelerado das tecnologias médicas e das medidas de humanização dos ambientes de saúde para que se possa oferecer uma gestão de qualidade e segurança em relação aos espaços e serviços prestados.

No campo acadêmico a relevância desta proposta atribui-se ao potencial de publicações dos trabalhos de alunos e resultados e aplicabilidade de pesquisas de professores, constituindo-se em documentação valiosa para o estudos na área da saúde.

Público Alvo (pré-requisito)

Arquitetos, engenheiros, administradores, dirigentes de instituições de saúde públicas e privadas, profissionais da saúde (médicos, enfermeiras, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas, agentes de saúde) e outros.

Elementos de destaque do curso

Estrutura Curricular