As tecnologias contemporâneas estão cada vez mais inseridas no cotidiano das pessoas, empresas e organizações, tornando-se essenciais em diversas áreas do conhecimento. No campo das práticas de ensino-aprendizagem não é diferente; múltiplas tecnologias podem ser aplicadas como importantes ferramentas de apoio e para construção de novos paradigmas educacionais.
O curso abordará tecnologias que possibilitam que professores e profissionais ligados a educação estimulem o desenvolvimento do raciocínio lógico nos alunos. Os professores aprenderão a usar diversas tecnologias para diferentes fins pedagógicos, entre eles, usar a tecnologia para criar seus próprios aplicativos e jogos digitais para serem usados como ferramentas de apoio em sala de aula. Visando potencializar ainda mais os ganhos originados a partir do uso das ferramentas por parte dos professores, objetiva-se também que os mesmos estimulem ainda mais os alunos ensinando-os a criar seus próprios aplicativos e jogos com base nos conteúdos abordados em sala de aula.
Também serão abordadas tecnologias específicas que contribuem significativamente no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos relacionados a Português, Matemática, Ciências, Física, entre outros.
Público Alvo (pré-requisito)
O curso destina-se a professores, especialmente aqueles que atuam no Ensino Fundamental e Médio, e profissionais de áreas tecnológicas, que pretendem planejar, executar e avaliar estratégias de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em ambientes de ensino-aprendizagem.
Elementos de destaque do curso
Este curso, inspirado em boas práticas e iniciativas de formação de jovens e adolescentes para uso de múltiplas tecnologias, fomentará o uso de novas estratégias pedagógicas, abordando formas inovadoras e contemporâneas de ensinar e aprender, indo além dos espaços convencionais de educação.