Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva - UTI - 01/2018

Duração

2 anos

Início do Curso

Março 2018

Número de Vagas

30 vagas

Periodicidade

Aulas quinzenais às Sextas-feiras, das 18:10 às 22:30min e aos Sábados, das 08:00 às 12:20min e das 13:30 às 17:50

Carga Horária

432h

Inscrições

de a


A atuação do fisioterapeuta em UTI determina uma formação especializada nessa área, que contemple as habilidades técnicas, teóricas e humanas específicas e necessárias a este tipo de assistência.

Na cidade de Poços de Caldas não há cursos que ofereçam um treinamento neste setor. Os cursos oferecidos na região são essencialmente teóricos, o que dificulta o desenvolvimento dos requisitos técnicos e das habilidades humanas necessários a uma intervenção fisioterapêutica eficaz, onde a otimização da relação custo-benefício e o ganho na qualidade de vida do paciente possam ser alcançados. Os cursos de especialização na área que contemplam carga horária teórica e prática são oferecidos fora da região e exigem dedicação de tempo integral, sendo que muitos alunos necessitam trabalhar e/ou não têm recursos financeiros que os mantenha em outra cidade. Na região de Poços de Caldas existem mais de 15 faculdades formando fisioterapeutas, sendo que muitos desses para se tornarem fisioterapeutas intensivistas deverão se manter em outra cidade.

O curso de especialização proposto neste projeto terá carga horária teórica e prática, sendo que as atividades práticas serão realizadas nas UTI de dois hospitais da cidade: Hospital da Santa Casa de Poços de Caldas e Hospital Santa Lúcia.

Considerando os dados anteriormente colocados e a relevância na formação do fisioterapeuta intensivista com repertório teórico e vivência prática adequados é que criamos o curso de pós graduação em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva.

Público Alvo (pré-requisito)

Profissionais que atuam e pessoas que desejam atuar na área, bem como aqueles que buscam conhecimento deste tema, com formação em curso superior em Fisioterapia.

Elementos de destaque do curso

Disciplinas teóricas com enfoque clínico e prático;

Disciplinas que abordam métodos inovadores em fisioterapia;

Docentes altamente qualificados e com vasta experiência clínica.

Estrutura Curricular