Desenvolvendo Habilidades Cognitivas

Duração

1 mês

Início do Curso

Setembro 2018

Número de Vagas

30 vagas

Periodicidade

Sábados, das 8h às 12h20, e 13h30 às 17h50

Carga Horária

20h

Inscrições

de 01/08/2018 a 25/08/2018


Oferecer aos educadores condições para se trabalhar o desenvolvimento das habilidades cognitivas com os educandos; compreendendo o conceito de habilidades cognitivas na perspectiva de uma educação para o pensar e detectando, na prática pedagógica, momentos adequados para o exercício dessas habilidades.

O desempenho do pensar, do conhecer, do aprender, exige habilidades cognitivas próprias e o educador precisa conhecê-las e aprender como trabalhar para ajudar no seu desenvolvimento.

Público Alvo (pré-requisito)

Educadores

Elementos de destaque do curso

Em primeiro lugar, pela necessidade de buscar subsídios filosóficos para a reflexão de um modelo educacional que se propõe a auxiliar os educadores na tarefa de desenvolver o pensamento crítico e criativo tendo como foco a autonomia dos sujeitos e a apropriação dos mecanismos de investigação e análise, essenciais para a construção do conhecimento.

Em segundo lugar, pela importância da prática do filosofar enquanto exercício de análise do alicerce teórico que sustenta determinada concepção de filosofia em relação aos problemas discutidos na tradição filosófica.

Em terceiro lugar, pela necessidade de resgatar caminhos metodológicos que se fundamentem na ação e na reflexão tanto para o ensino de filosofia, como para o ensino das demais áreas do conhecimento científico que podem encontrar na filosofia os instrumentos necessários para buscar as alianças entre parte e todo, na relação entre os diferentes saberes capazes de resgatar ações de cidadania

Estrutura Curricular