Trabalhos de conclusão de curso defendidos durante o 1o semestre de 2008

Para ter acesso ao trabalho entre em contato com o professor orientador pelo email indicado.

Uma análise do uso do papel na PUC Minas campus Poços de Caldas

Gilmara Lopes Aversa , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho apresenta a situação atual da PUC Minas campus Poços de Caldas em relação a utilização de papel. Atualmente, a PUC Minas não possui Sistema de Gestão Ambiental e nenhum tipo de programa de reciclagem de resíduos. Sendo visível o alto consumo de papel nas atividades administrativas e acadêmicas, o objetivo deste trabalho foi elaborar um diagnóstico, buscar instrumentos e sugestões para a redução, reutilização e direcionamento do resíduo papel, no âmbito acadêmico-administrativo da PUC Minas campus Poços de Caldas. A pesquisa foi realizada entre funcionários e professores e conclui-se que algumas ações isoladas foram notadas entre funcionários e alunos, porém é necessário uma integração maior entre todos. A partir de materiais disponíveis no campus e com apoio da comunidade docente será possível a conscientização de todos evitando, assim, o desperdício e despertando em cada um a educação ambiental.

A avaliação do processo de prestação de serviços da empresa Distribuidora de Cimento Sul Minas Ltda.

Robson Henrique da Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado na Distribuidora de Cimento Sul Minas Ltda que é uma empresa que atua no atacado com a distribuição de cimento, cal e argamassa, e tem como objetivo avaliar a prestação de serviços analisando o fluxo de processo. O carregamento errado foi considerado o principal problema, e por isso o objetivo deste trabalho é identificar as causas e elaborar um plano de ação para reduzir as falhas. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória que identificou a principal causa que é o erro ao executar as tarefas. Para resolver o problema propôs-se o treinamento das pessoas envolvidas no processo e o estabelecimento de medidas de controle para analisar as ações tomadas na avaliação do processo.

A Dificuldfade no Processo de Colocação de Portadores de Necessidades Especiais na Danone Ltda.

Thaís Prata Dias , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Marília de Gonzaga Lima e Silva Tose , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho de conclusão de curso realizado na empresa Danone Ltda., unidade fabril de Poços de Caldas, sul de Minas Gerais é um estudo sobre as dificuldades enfrentadas pela empresa durante o processo seletivo e de contratação de pessoas portadoras de necessidades especiais. O grupo determinado para estudo foi dos deficientes auditivos da cidade de Poços de Caldas, assistidos pela Escola Municipal Tarso de Coimbra. O objetivo principal foi levantar as expectativas do programa de inclusão desenvolvido pela empresa e das pessoas com deficiência. De acordo com o referencial teórico adotado, tem-se que a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho é um processo que envolve interesses e solução de problemas por parte da própria pessoa, da sociedade e das empresas. É, portanto, um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade através de transformações no ambiente e na mentalidade das pessoas e políticas públicas. Os resultados da pesquisa realizada apontaram que as principais dificuldades estão relacionadas à precária formação escolar, principalmente em relação à escrita e leitura, o que dificulta o aprendizado de forma geral. A pesquisa também mostra que as empresas ainda têm dificuldades em captar essas pessoas, muitas vezes por falhas primárias como perguntas mal formuladas nas entrevistas de seleção, mas a principal dificuldade está na pequena capacitação profissional dos candidatos em relação à exigência rígida das empresas. Vistas as principais dificuldades encontradas no processo de colocação de portadores de necessidades especiais na empresa Danone tem-se algumas sugestões para a melhoria desse processo como a criação de um Programa de Capacitação Profissional especialmente voltado para os deficientes auditivos. O objetivo do Programa é promover a formação profissional para facilitar o processo de contratação, adaptação e desenvolvimento dos profissionais e atender as expectativas da empresa e dos portadores de necessidades especiais.

A Implantação do Processo Cinco Sensos na Empresa Transtassi Ltda

Raphael Tassi Ferraz , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria José Scassiotti de Souza , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (zeze@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho foi realizado na Empresa Transtassi Ltda com o objetivo de melhorar a qualidade de vida no trabalho dos empregados na empresa. Os Cinco Sensos são uma ferramenta eficaz para organizar o espaço físico da empresa, visando reeducar os funcionários desenvolvendo o hábito de observar e seguir normas, regras, procedimentos, melhorando assim potencialmente o ambiente da empresa. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográfica abordando o tema Cinco Sensos, através do qual se tornou possível realizar um levantamento e avaliar a atual condição que se encontra a empresa. A partir disso, foi elaborado um projeto de melhoria que teve início em 16/04/2008. Os Cinco sensos são constituídos por cinco conceitos simples, que unidos formam um instrumento gerencial utilizado para alcançar e manter programas avançados de qualidade nas empresas, pois é uma proposta de gerenciamento de forma participativa. Espera-se com isso transformar informações em conhecimentos e aplicar os conceitos trabalhados durante o curso de Administração, visando melhorias no ambiente de trabalho onde o estágio ocorreu.

A Implantação do Programa 5S na Área Administrativa da Vieira Costa Engenharia e Serviços Ltda

Daniel Augusto Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria José Scassiotti de Souza , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (zeze@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado na área Administrativa da Vieira Costa Engenharia e Serviços Ltda., visando oferecer melhores condições de trabalho aos seus colaboradores, bem como uma melhor organização dos processos administrativos da empresa, por meio de um programa de qualidade. A proposta apresentada à empresa foi à implantação do Programa 5S, (Senso de Utilização, Senso de Ordenação, Senso de Limpeza Senso de Saúde, Senso de Auto Disciplina.) programa este que teve inicio na década de 1950 no Japão no período pós-guerra, este programa ou Filosofia fez parte do esforço de reconstrução do país. Sabe-se que o principal objetivo do Programa 5S é melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, independente do ramo de atividade, reduzindo os desperdícios e custos, melhorando assim a produtividade do departamento, para isto foi criado um cronograma de implantação, visando atingir a implantação completa do 4º S até a conclusão do trabalho, e após esta data deverá ser implantado o ultimo S, bem como a manutenção do Programa.

A Importância do Licenciamento Ambiental para a manutenção do meio ambiente no processo de mineração: Mineração Mercedes LTDA

Tiago Gonçalves da Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho de conclusão do curso de Administração, refere-se ao estudo do processo de Licenciamento Ambiental para a mineração. Foi analisado o processo de licença ambiental da Mineração Mercedes Ltda, com seu respectivo PRAD – Plano de Recuperação de Área Degradada, na extração de granito no município de Caldas MG. O estudo se deu a partir da copilação e interpretação de dados oficiais da empresa, do período de 2003 a 2008, e entrevistas com os responsáveis pelo processo de encaminhamento das licenças da mineradora. Conclui-se que o procedimento estudado é importante para minimizar as alterações inevitáveis da extração mineral e relevante para a seleção dos procedimentos contidos no PRAD.

A Melhoria no Atendimento Prestado aos Empregados que Contratam os Serviços do SINE

Tatiane de Assis , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado no SINE – Sistema Nacional de Emprego, que atua desde 1997 na qualificação, inserção e reinserção de profissionais no mercado de trabalho em Poços de Caldas com o intuito de descobrir por que os empregadores deixam de contratar o serviço do SINE optando por outras agências de emprego que trabalham no setor de contratação de mão-de-obra em Poços de Caldas. O trabalho propôs descobrir as falhas no atendimento prestado aos empregadores, e com a elaboração do questionário aplicado aos empregadores de Poços de Caldas e região pode ser analisado o problema e propor melhorias para o SINE.

A Motivação dos Funcionários do Banco do Brasil Ag. Caldas/MG: Uma Análise do Ambiente de Trabalho Bancário

Fernanda Emília Fabri , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Marília de Gonzaga Lima e Silva Tose , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho de Conclusão de Curso foi realizado na área de Recursos Humanos, na Agência do Banco do Brasil em Caldas/MG. O tema é motivação estudada e analisada dentro de um ambiente de trabalho, que é considerado como um ambiente de stress, pressão contínuos, afetando o emocional e o social dos funcionários, podendo atingir negativamente o desempenho dos mesmos. A pesquisa teve o principal objetivo de desvendar quais seriam os fatores chave que desmotivam e desestimulam os funcionários do Banco do Brasil na Agência de Caldas – MG, tendo em vista que nos últimos anos o Banco passou por modificações e reestruturações em sua administração e estratégias, surtindo um desconforto no estigma da profissão. Neste sentido os dados foram colhidos por meio da utilização de questionários estruturados e padronizados, pesquisas documentais e referências. Os resultados mostraram alguns fatores em que a Agência precisa melhorar, que poderá ser minimizado ou mesmo eliminado a partir das sugestões apresentadas neste trabalho utilizando-se do plano de ação elaborado que está sob análise da empresa para ser implantado.

A utilização do plano de desenvolvimento de competências (PDC), Dentro do Instrumento de Avaliação de Desempenho, pelos Funcionários do Banco do Brasil S.A.

Daniel Gilberto Maia , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Marília de Gonzaga Lima e Silva Tose , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso estudou o instrumento “Plano de Desenvolvimento de Competências”, inserido dentro da avaliação de desempenho, utilizado pelos funcionários da agência do Banco do Brasil S.A, localizada na cidade de Botelhos-MG. E para isto passou pelo campo teórico da Gestão de Pessoas, Avaliação de Desempenho, Competências, Gestão por Competências, Feedback, Desenvolvimento Profissional e Plano de Desenvolvimento de Competências, analisando a visão de especialistas das áreas, e também pelo campo prático, uma vez que se realizou pesquisa junto aos funcionários, e tudo de modo a avaliar a eficácia do processo e o porquê da subutilização do instrumento disponibilizado pela empresa. Os resultados da pesquisa de campo propiciou a sugestão de melhoria para reversão do quadro atual.

A Utilização do Pregão Eletrônico na Secretaria de Estado de Educação de Poços de Caldas: Teoria e Prática

Renata Cristina Gomes de Campos , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho, realizado na Secretaria de Estado de Educação, usualmente denominada Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas (SRE/PC), nome pelo qual será tratada no trabalho, tem por objetivo principal demonstrar o pregão enquanto modalidade de licitação, e como este pode inferir no abastecimento do órgão. Verifica-se, além do mais que, o sucesso nos processos de licitação é de suma importância não apenas para a Secretaria interessada, mas, inclusive, para a população que necessita deste intermediador na educação pública e privada, visto que a ausência de materiais pode causar interrupção dos serviços prestados. A pesquisa foi qualitativa de cunho exploratório, embasada por legislação, bibliografia, observação e estudo de campo, realizado com possíveis fornecedores da Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas. O intuito da pesquisa foi identificar as potencialidades e fragilidades do pregão e os fatores motivacionais que levam um fornecedor a participar ou não de um processo licitatório. A escolha por esta problemática surgiu devido a curiosidade de se saber o motivo pelo qual a SRE/PC possui, em seus pregões, uma quantidade reduzida de participantes, visto que o processo é dos mais simples, ágeis, transparentes e permite uma maior competitividade, além de possibilitar ao órgão uma maior abrangência no mercado. Além disso, essa falta de interessados é um dos fatores que contribuem no abastecimento do órgão, pois em vários pregões promovidos pelo mesmo houve participação nula (deserta) de fornecedores gerando nova tentativa de compra e atrasando as aquisições de material ou serviço. Os resultados da pesquisa demonstram que a maioria dos fornecedores já ouviu falar da modalidade pregão, mas desconhece os procedimentos necessários para participar de um. Foi apontado, também, como um dos fatores que influenciam na participação dos fornecedores em licitações no geral, a burocracia que o trâmite exige. A partir desses resultados foram ofertadas propostas a fim de sanar os problemas identificados.

Adequação do Sistema de Leitos às Legislações do Ministério da Saúde

Leandro Rodrigues Bandeira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Afonso Piva , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (piva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O objetivo desta pesquisa é evidenciar a maneira como se observa o funcionamento da Central Municipal de Regulação de Leitos, situada no município de Poços de Caldas - MG, bem como propor sugestões com o intuito de solucionar os seus problemas funcionais. A referida estrutura foi implantada no ano de 2007, tendo como propósito realizar o controle da estrutura física dos leitos hospitalares destinados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a Central Municipal de Regulação de Leitos deve desempenhar um papel de extrema importância no que diz respeito à regulamentação das transferências de âmbito hospitalar, possibilitando ao cidadão maior facilidade no acesso às diversas especialidades médicas. Tendo como referencial a organização reguladora do segmento de Saúde Pública existente na esfera municipal, esta pesquisa aborda o modo de atuação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Poços de Caldas em sua respectiva micro-região.

Alcoa Alumínio S/A: Análise da Centralização dos Serviços de Pagamentos dos Fornededores de Benefícios

Ellen Faria Dias , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho foi desenvolvido na área de pagamentos do setor de Recursos Humanos da Empresa Alcoa Alumínio S/A., abordando a centralização de pagamentos de fornecedores de benefícios de funcionários, tendo como objetivo demonstrar o cenário do departamento antes e após sua a centralização. O Global Business Services (GBS) atualmente está presente em cinco países, sendo uma nova unidade de negócio da Alcoa Poços, responsável pela prestação de serviços com valor agregado, e com custo e qualidade melhor que os oferecidos no mercado. Deste modo, torna-se necessário que o Recursos Humanos do GBS busque alternativas para atingir níveis competitivos no mercado. Para a realização deste trabalho fez-se necessário a abordagem de um referencial teórico que compreende-se diversas disciplinas da administração, sendo abordado a importância do beneficio para o funcionário como uma motivação, e a qualidade dos serviços a serem prestados mediante seus controles para tornar o serviço mais eficaz. O levantamento de dados foi realizado através do banco de dados da Alcoa Alumínio S/A., que através desta pesquisa, constatou-se que a centralização de pagamentos de fornecedores de benefícios foi viável para a organização.

Análise das Ferramentas Motivacionais Utilizadas para Motivar os Corretores de Seguros de Vida e Planos de Previdência da Bradesco Vida e Previdência

Guilherme Henrique Vieira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Marília de Gonzaga Lima e Silva Tose , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho aborda a motivação dos corretores de seguros de vida e planos de previdência do Bradesco Vida e Previdência, analisando as ferramentas motivacionais utilizadas pela Organização em relação à expectativa dos corretores. O fato de o corretor não ter vínculo empregatício com o Bradesco, mostra que a motivação exerce um papel fundamental para que os corretores continuem sempre produzindo mais e contribuindo de forma direta para o sucesso da Organização. Identificadas às ferramentas utilizadas pela Organização, foi feita uma pesquisa com os corretores que permitiu verificar quais dessas ferramentas consegue estimular os corretores a cumprir as metas esperadas pelo Bradesco. Ao mesmo tempo foram levantados os fatores que desmotivam esses corretores. A partir disso, foram apresentadas algumas sugestões para melhorar a situação presente e obter dos corretores os resultados espetados pela Organização.

Análise de Desempenho da Equipe de Vendas de Gygacom Ltda. no Contexto da Mobilidade Corporativa

Wilson Ferreira Trindade Filho , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Desde a década de 90 quando a telefonia móvel celular chegou ao Brasil, a expansão deste mercado foi intensa até os dias de hoje. Esta expansão trouxe para o mercado inúmeras soluções de comunicação móvel celular, tanto na questão da diversidade de terminais móveis, quanto nos planos e serviços prestados pelas operadoras. Observa-se neste mercado, em específico destinado à Pessoa Jurídica, uma concorrência acirrada por partes destas operadoras, todas a procura de aumentar a sua participação de mercado (Share of Market), através da comercialização de seus planos e serviços. Para realizar esta comercialização de planos e serviços destinados ao uso corporativo, as operadoras credenciam empresas especializadas em atuar neste segmento. Com a presente pesquisa, analisa-se o desempenho da equipe de vendas da empresa Gygacom Ltda. Esta análise foi realizada em relação à maneira pela qual a equipe de vendas atua neste mercado de Telecom, nos contextos de estratégia de atendimento, nível de capacitação técnica, nível de concorrência, todos inseridos no ambiente de Mobilidade Corporativa. Através do levantamento de dados, por meio de pesquisas e da aplicação dos conceitos, mostram-se procedimentos operacionais específicos para a área de atuação da organização, sinalizando possíveis melhorias ao processo de atendimento com a introdução de uma nova visão (Quebra de Paradigma) sobre os clientes com interesse por uma solução móvel celular com alto nível de convergência.

Análise de gestão de compras da empresa Silgan White Cap do Brasil

Cristiano de Souza Oliveira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho de conclusão de curso foi realizada na Empresa SILGAN White Cap do Brasil LTDA, que atua na área de embalagens há mais de oitenta e um anos na industrialização de tampas metálicas. O sucesso no setor de compras pode ser uma questão de estratégia e redução de custos. O referencial teórico apresenta ferramentas que podem ser utilizadas para encontrar possíveis problemas. Visando melhor atender as necessidades de seus clientes internos, a empresa necessita de agilidade no processo de produção e serviços, para melhoria de atendimento. Os resultados apresentados na pesquisa identificaram as falhas de integração que existem entre os departamentos e que comunicação nos setores não feitas de forma clara. Para a melhoria do processo de compras quanto de toda a organização foram elaboradas soluções para melhorar o relacionamento com seus colaboradores.

Análise de Mercado CLIMEPE TOTAL – Odontologia

Fabíola Aparecida de Moraes Claudiano , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A elaboração do presente trabalho foi realizado através de uma pesquisa exploratória na empresa Climepe Total Ltda, no setor Odontológico, com o objetivo de conhecer e avaliar o nível de satisfação de seus clientes. O trabalho foi realizado em 3 etapas, na primeira etapa foi realizado um levantamento de dados e descrição da empresa e de todo seu trabalho. Na segunda etapa foi apresentado o resultado da pesquisa feita com os clientes de forma a colocar o ponto de vistas dos mesmos, e na terceira etapa, levando em consideração todas as informações apresentadas, algumas melhorias as quais podem ser analisadas. Com a análise dos questionários, focado no atendimento e satisfação de sues clientes, a empresa Climepe Total avaliará e poderá obter com as informações uma vantagem competitiva, usando esta ferramenta para sair à frente da concorrência, mantendo e conquistando novos clientes.

Análise dos atributos de satisfação do empregado CAIXA com relação ao novo modelo de atendimento implantado pela FENAE Corretora

Gislane Ladeia Boa Sorte , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho consiste na Avaliação do grau de satisfação do empregado da CAIXA com relação ao novo modelo de atendimento implantado pela FENAE, uma corretora criada em 1973, que vem crescendo em excelência e sendo reconhecida pela sua prestação de serviços e atuação comercial. Além da compreensão do significado de satisfação, e suas características, o trabalho aborda, entre outros aspectos, o significado de valor para o cliente, a importância do atendimento e os principais diferenciais competitivos na opinião do empregado CAIXA. Procurando fundamentar a avaliação da satisfação, a dissertação trata ainda do conceito de marketing e marketing de relacionamento. Com base nesse referencial, o foco volta-se para a análise da pesquisa realizada junto aos empregados da CAIXA. Os resultados indicam que, no geral, os empregados da CAIXA estão satisfeitos com o novo modelo implantado pela FENAE e que um fator importante para este sentimento de satisfação é o atendimento que a empresa oferece.

Avaliação do Nível de Motivação dos Funcionários da C. Fernando R. da Paz

Fernanda Leal Ferminiano , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Marília de Gonzaga Lima e Silva Tose , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho foi realizado na empresa C. Fernando R. da Paz, com o nome fantasia Dapaz Granitos, na cidade de Caldas, cuja principal atividade é a extração e comercialização de granitos. O conteúdo deste trabalho está baseado em uma pesquisa feita com os funcionários da empresa, analisando os níveis de satisfação em relação aos diversos fatores que influenciam na sua motivação. Durante a pesquisa foram identificados alguns fatores, cujos níveis se mostraram mais baixos em relação aos demais, sendo os mais citados, em diferentes percentuais, o treinamento, salários e relacionamento com a chefia. A partir desses resultados foram elaboradas sugestões de melhoria que poderão contribuir para que se obtenha uma maior motivação dos funcionários.

Benefícios da implantação de um sistema de gestão ambiental (ISO 14001): estudo de caso DANONE LTDA

Luiz Henrique Pimenta Soares , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A presente pesquisa vem demonstrar os benefícios conseguidos com a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental dentro de uma organização. Estudou-se a fábrica da Danone, planta Poços de Caldas – Minas Gerais, que obteve a certificação de seu Sistema de Gestão Ambiental pela norma ISO 14.001. A pesquisa se desenvolveu baseada na análise dos indicadores de consumo de energia elétrica, consumo de água e também na geração de resíduos sólidos por tonelada de produto, da própria organização, através da análise documental da empresa e também visitas ao setor de meio ambiente da Danone. Para um melhor entendimento e ambientação aos temas envolvidos foi realizado um referencial teórico abordando os principais temas aqui tratados, como o conceito de gestão ambiental empresarial, os principais pontos abordados pela Política Nacional do Meio Ambiente e a forma como se desenrola a própria ISO 14001 dentro da empresa e suas maneiras de controle. Com os resultados da pesquisa pode-se ter a nítida noção dos ganhos advindos com a certificação da norma ISO e também a série de benefícios conseguidos em decorrência da adoção deste conceito de gerenciamento ecológico/produtivo.

Causas ds Falta de Demanda por Cursos do SENAI de Poços de Caldas nas Modalidades de Aperfeiçoamento e Qualificação

Andreza de Abreu Reis , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Esta pesquisa identificou quais são as principais causas da falta de demanda por alguns cursos do SENAI de Poços de Caldas nas modalidades de Aperfeiçoamento e Qualificação. O método utilizado foi de aplicação de questionário com pessoas que deixaram seus dados no caderno Prospect para receber informações sobre cursos, aplicação do mesmo questionário com ex-alunos da instituição, e também entrevista com o Gerente e com o Agente de Negócios da Unidade. Além disso, foram utilizadas outras ferramentas disponíveis para facilitar a análise da instituição. Durante a pesquisa foram apresentados vários conceitos, desde o surgimento da formação profissional até conceitos teóricos sobre marketing, para um melhor embasamento nas sugestões de melhorias.

Descrição do Programa Atendimento Cidadão da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas - MG

João Paulo Tavares Taddei , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado na Secretaria Municipal de Assistência Social de Poços de Caldas – MG, descrevendo o Programa Atendimento Cidadão realizado por esta Secretaria. O presente trabalho apresenta a Secretaria Municipal de Assistência Social de Poços de Caldas – MG, suas Coordenadorias e áreas de atuação destas coordenadorias na sociedade, bem como a Coordenação de Atendimento Emergencial, coordenação responsável pelo Programa Atendimento Cidadão. É realizado o embasamento teórico do tema, por meio da abordagem dos assuntos de serviço social, exclusão social, moradores de rua e políticas públicas, utilizando a conceituação de diversos autores. O Programa Atendimento Cidadão é apresentado mostrando suas metas, limitações, corpo de funcionário e entidades conveniadas, resultados obtidos pelo Programa, dados dos atendimentos realizados no ano de 2007, além do perfil das pessoas atendidas neste período. É apresentada uma sugestão de melhoria ao Programa Atendimento Cidadão e, posteriormente realizado as considerações finais.

Dificuldades de Adaptação da Contabilidade Brasileira às Normas Internacionais de Contabilidade.

Renan Baer Yamashita , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho demonstra as maiores e mais importantes diferenças entre as Normas Brasileiras de Contabilidade e as Normas Internacionais de Contabilidade. O Brasil deverá adaptar-se as Normas Internacionais até o ano 2010, de acordo com a Comissão de Valores Mobiliários. Isto implicará em muitas mudanças e adaptações para as empresas que estão no Brasil. A organização que servirá como objeto de pesquisa será a ALCOA Alumínio S/A. Esta empresa, apesar de ser uma multinacional americana, possue fábricas e filiais no Brasil, onde são obrigadas, segundo a legislação brasileira vigente, a submeter sua contabilidade às Normas Brasileiras, entretanto, isto será apenas até o ano de 2010. Neste trabalho, ambas as normas deverão ser expostas, talvez não em sua íntegra, visto que muitas partes são iguais, todavia, as normas relevantes que deverão ser adaptadas serão pesquisadas e seus problemas de adaptação serão solucionados, se possível.

Elaborção de um Planejamento Estratégico para a Drogaria e Farmácia Pharmactivus

Luanda Magda Umbelino , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Nos dias de hoje, o mercado varejista farmacêutico vem atravessando um alto índice de competitividade e o estabelecimento que não estiver corretamente preparado poderá enfrentar sérias dificuldades em se manter. No entanto, o mercado não deve ser responsabilizado como o único e principal vilão para o varejista farmacêutico. O que se pode dizer é que a elaboração de um planejamento estratégico na gestão farmacêutica poderá possibilitar conhecer o verdadeiro potencial deste estabelecimento, garantindo a sua sobrevivência e crescimento. A Drogaria e Farmácia Pharmactivus é uma drogaria e farmácia conduzida pelos seus proprietários desde a sua criação em vinte e sete de dezembro de 2006. O local do estabelecimento é de fácil acesso; porém, a Drogaria e Farmácia Pharmactivus não é muito conhecida pela população. A farmácia possui como diferencial uma linha especial para pessoas que praticam atividades físicas e os fitoterápicos, além dos fármacos e perfumaria. Para estabelecer um planejamento estratégico, com o objetivo de torná-la competitiva e se destacar no mercado, foi utilizada a aplicação de um questionário com perguntas estruturadas, as quais permitiram nortear o plano de ação, conhecendo seus pontos fracos e fortes, assim como as suas ameaças e oportunidades.

Estratégia de Comercialização de Planos de Previdência Privada para Jovens da Empresa Bradesco Vida e Previdência

Monique Gonçalves de Camargo , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho teve por objetivo estudar a participação dos jovens em planos de Previdência Privada da empresa Bradesco Vida e Previdência. Foi adotada uma pesquisa do tipo exploratória, que se embasou na análise de documentos internos da organização e pesquisas bibliográficas, além de um estudo de campo que teve como universo de pesquisa a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas. O intuito da pesquisa foi verificar os motivos da baixa participação dos jovens em planos de Previdência Privada, identificar o perfil dos jovens que não possuem este tipo de produto e o que eles pensam a respeito do assunto. Percebe-se, que as pessoas só têm consciência da importância da Previdência Privada com o envelhecimento, quando há um aumento das despesas devido a uma maior fragilidade ocasionada por esta etapa da vida, ou seja, elas percebem que os benefícios pagos pela Previdência Social - que na maioria das vezes é menor do que o salário que a pessoa recebia quando estava na ativa - não serão suficientes para cobrir seus gastos, e aí surge à idéia de complementar a renda com uma Previdência Privada. Porém o que as pessoas ainda não perceberam é que quando mais jovem se adquire um plano de Previdência Privada mais benefícios terão no futuro. Os resultados da pesquisa demonstram, um desconhecimento dos jovens em relação a tal investimento e as sugestões dos mesmos para que tal problema fosse solucionado.

Estrudo de Implantação de Pesquisa de Satisfação de Clientes para o Departamento de Serviços de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Alcoa Alumínio S.A.

Sandra Helena Viana de Assis , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de Conclusão de Curso foi realizado na área de prestação de serviços globais de Saúde Segurança e Meio Ambiente da empresa Alcoa Alumínio S.A., objetivando demonstrar a importância da implantação de uma pesquisa de satisfação de clientes para o departamento; o perfil do cliente da área por meio de dados secundários obtidos nos registros da Cia. e apresentar propostas de modelos de questionários para a aplicação da pesquisa. Para sua realização fez-se necessário, como referencial teórico, a abordagem de diversas disciplinas da Administração, bibliografias que envolvessem temas como o setor de prestação de serviços, a tendência à formação de centros de serviços compartilhados, o estudo do comportamento do consumidor, a importância do setor de saúde, segurança e meio ambiente nas empresas e da pesquisa de satisfação do cliente. O levantamento dos dados pertinentes ao trabalho foram obtidos por meio de pesquisas documentais na empresa, relatórios gerados no sistema de controle de solicitações de serviços, trocas de informações com outras áreas que já utilizam alguma forma de pesquisa e com alguns clientes da área. As informações pesquisadas não só proporcionaram alcançar os objetivos propostos como facilitaram as propostas de sugestões de melhorias pertinentes.

Estudo de Caso de Operações Estruturadas com Uso de Derivativos

Judith Neves de Faria , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Neste trabalho é abordado o referencial teórico sobre operações de derivativos e o sistema financeiro brasileiro. No mercado atual é necessário que os profissionais da área financeira tenham um amplo conhecimento do sistema financeiro, investimento, mercado de capitais e mercado de derivativos, sabendo como eles podem evitar perdas financeiras. Sendo assim, foram apresentados vários casos práticos onde se torna possível a inversão de risco através de operações de swaps, opções, ndf, swap US$ x CDI com limitador no US$ e outros exemplos, onde as empresas conseguem se proteger contra uma possível volatilidade de moedas ou índices, visando assim resguardar seus ativos ou passivos das incertezas do mercado.

Estudo do Atendimento de Pós-Venda Central de Compras Danone

Alba Maria de Paula , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este projeto de pesquisa trata de questões relacionadas ao atendimento de pós-vendas na Central de Compras – Danone Poços de Caldas. O objetivo é identificar as soluções para as falhas de atendimento com o intuito de obter satisfação dos clientes. A idéia surgiu da necessidade de melhor atender o cliente, sempre levando em conta o valor agregado que esta melhoria traz. O nível de competição que existe no mercado atualmente obriga as empresas a deixarem de fazer o que estão mais acostumadas e colocam na prática as atividades que diferenciam umas das outras. O fator marketing nos dias atuais é essencial para sobrevivência de qualquer empresa no mercado. Pós-venda nada mais é do que uma ferramenta muito poderosa do marketing que auxilia agregar valores ao produto, aproximar a relação entre cliente e fornecedor e melhorar a satisfação do cliente.

Gestão de Insumos para a Construção de um Reservatório de Resíduo Cáustico

Bianca Andrade Maia , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este estudo está aplicado à implantação de um reservatório de resíduo cáustico gerenciado pela LPS Consultoria e Engenharia Ltda. Estuda a gestão de insumos para a execução deste projeto. A gestão de insumos em um projeto é tão importante quanto sua contribuição para os resultados da empresa. No primeiro estudo foram identificados os insumos principais e mais representativos a serem utilizados neste projeto através da aplicação da Classificação ABC. Logo após foram identificados os processos de aquisição dos insumos e as exigências da aquisição e logística, onde devem ser realizadas no mínimo três cotações para cada material a ser adquirido. Em um segundo momento foi realizada uma análise no processo com a finalidade de identificar as possíveis falhas. Através do diagnóstico foi possível identificar os problemas existentes e propor sugestões de melhorias como: solicitar projetos mais detalhados, contratar um engenheiro de planejamento e realizar mais sondagens na área de implantação do projeto. Realizar também as compras com prazos e volumes maiores utilizando a lote econômico de compra e realizar comparativos entre as diferenças de utilização de materiais em virtude da alteração da quantidade de produção também podem ser algumas propostas de melhoria para uma melhor gestão de insumos para a implantação de um reservatório de resíduo cáustico. Neste sentido, este estudo contribuirá para a gerenciadora, pois nos próximos projetos os custos com aquisição de materiais poderão ser reduzidos com a aplicação de estratégias de gestão de insumos ora estudadas.

Identificação das fragilidades e potencialidades da utilização da modalidade de licitação pregão pelo DMAE – Poços de Caldas

Kenya Oliveira Sette , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Atualmente no cenário empresarial, é essencial que as empresas estejam atualizadas com novos processos, que busquem otimizar tempo e custo. Essa perspectiva não é somente sobre as empresas privadas, as empresas públicas, sobretudo, por serem representantes da população devem buscar alternativas para a melhor utilização do dinheiro público. Sobre essa perspectiva e a da importância de um processo bem definido dentro de uma instituição, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar as fragilidades e potencialidades, existentes no processo de compras do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas DMAE, processo esse denominado Pregão, uma modalidade de licitação que atualmente foi implantada na autarquia. Para análise do processo, utilizou-se Método de Análise e Melhoria de Processos – MAMP, obtendo-se como resultado a maior fragilidade e a sua causa, na utilização do Pregão, o que propiciou uma sugestão de melhoria para o processo.

Identificação de necessidades e tendências na prestação de serviços online para contratação de pessoal: www.pocosempregos.com

Leandro Inácio Oliveira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Os chamado e - RH (e-Recruitment), ou seja web sites que oferecem recrutamento on-line, tem mostrado ser uma grande tendência no recrutamento de pessoal, estes sistemas são baseados em bancos de dados para o armazenamento de grande volumes de dados, de recrutados e recrutadores. Quem utiliza estes sistemas possui uma grande vantagem competitiva sobre os seus concorrentes, porque encontra rapidamente os melhores candidatos para suprir as suas vagas. A abordagem deste trabalho é a identificação das tendências do recrutamento on-line nas empresas de Poços de Caldas, para implementação deste serviço na cidade, para isso foi baseado no recém criado Poços Empregos (www.pocosempregos.com) que é um site que oferece este tipo de serviço on-line na cidade. Foram realizadas pesquisas exploratórias, e qualitativas junto com os gestores de recrutamento das empresas para entender a visão deles sobre recrutamento on-line e ajudar na formação de tendências para o setor. O resultado das entrevistas identifica um interesse por parte das empresas entrevistadas no sistema de recrutamento on-line, mas também uma certa resistência no uso destes recursos. Este trabalho analisa esta resistência e identifica tendências no setor.

Identificação dos Fatores de Geração de Satisfação nos Clientes da Allianz Seguros S.A. por meio da Utilização da Inteligência Competitiva

Luciana Vilas Boas Lourenço , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Esse trabalho apresenta um estudo com a finalidade de identificar os fatores geradores de satisfação em clientes de seguradoras. A empresa objeto de estudo foi a Allianz, que atua no mercado de seguros brasileiro há mais de 100 anos. Essa empresa passou recentemente por um processo de mudança, principalmente no que se refere a sua marca, deixando de usar o nome AGF Brasil Seguros e assumindo o nome do grupo Allianz. Ao consultar a documentação da empresa e pesquisa disponibilizadas no mercado quanto aos fatores geradores de satisfação num cliente de seguradoras, visto que há pouca diferença entre os bens oferecidos pelas empresas que atuam nesse segmento de negócios, constatou-se a inexistência, na empresa, de uma pesquisa direcionada a esse tema. Utilizando-se dos objetivos e fundamentos da Inteligência Competitiva, consultando prestadores de serviços, clientes internos e externos e informações pulverizadas no mercado externo, constatou-se que a satisfação do cliente de seguros tem como base o tripé composto por atendimento, características dos serviços oferecidos e preço dos bens almejados pelos mesmos. Com base nos resultados obtidos durante a realização da pesquisa apresenta-se sugestões de melhorias para a empresa, a fim de contribuir com a melhoria de sua performance no mercado em que atua, principalmente na unidade situada em Poços de Caldas –MG.

Implantação de Grupos Multifuncionais na Empresa Silgan White Cap do Brasil

Diego Bertoli de Carvalho , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria José Scassiotti de Souza , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (zeze@pucpcaldas.br)
RESUMO:
As preocupações com a contenção de custos é uma crescente preocupação de todos os ramos de atividades existentes no mundo, mas na medida em que crescem os problemas, cresce também o número de idéias inovadoras.Os grupos multifuncionais com foco na diminuição de custos são uma dessas idéias inovadoras, que após implantados com sucesso em algumas empresas, mostraram-se um grande diferencial na busca da diminuição de custos. No trabalho foram abordados os principais aspectos deste sucesso, usando um estudo de caso recente de uma empresa de grande porte que implantou estes grupos em sua planta industrial. Após o sucesso nessa implantação descobriu-se que houve ganhos na empresa não só no aspecto financeiro, mas também na geração de conhecimento, por fim gerando inovação.O trabalho proposto demonstrou à possibilidade da implantação de grupos multifuncionais na empresa Silgan White Cap do Brasil, mostrando as viabilidades e problemas que podem ocorrer antes, durante e após a implantação do processo.

Implatação do sistema 5S

Rodrigo Sérvio Scorce , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Afonso Piva , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (piva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na empresa C.Martins Distribuidora, que atua há treze anos no ramo de comércio atacadista de derivados do leite em geral no município de Pouso Alegre. No objetivo de estabelecer um padrão de qualidade dos processos produtivos da empresa e maximizar os recursos, sejam eles humanos ou materiais, o presente trabalho propôs um programa de implantação dos cinco sensos de organização que buscam mudar práticas administrativas e o comportamento das pessoas na direção de ações disciplinadas e contínuas a fim de contribuir para a melhoria na produtividade, qualidade e segurança dentro da empresa.

Manutenção Autônoma: implantação do passo um na célula de processo da Danone Ltda. de Poços de Caldas

Felipe Magaldi , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na Danone Ltda. de Poços de Caldas, filial da multinacional que atua no ramo alimentício desde 1929. Tem por objetivo o estudo do planejamento adotado para a implantação do passo um de manutenção autônoma dentro dos conceitos de TPM na célula de processo da fábrica, bem como propor melhorias no processo de mudança em questão. O sistema TPM – Total Productive Maintenance ou Manutenção Produtiva Total, auxilia como um método de administração da produção que identifica e elimina perdas existentes no processo produtivo, maximizando a utilização do ativo industrial e garantindo a qualidade dos produtos a custos competitivos. Uma das etapas de implementação de TPM é a manutenção autônoma, que representa o desenvolvimento de conhecimentos e reeducação das pessoas para ações de prevenção e melhoria contínua, capacitando tecnicamente os times operacionais para promover eliminação de perdas e aumento da confiabilidade nas linhas de produção. Com o objetivo de estudar o planejamento da etapa inicial para desenvolver manutenção autônoma na célula de processo descreve-se a implementação da sistemática, os padrões adotados, os resultados obtidos até então, as dificuldades encontradas para dar seqüência aos próximos passos e as propostas de melhoria no sistema. A conclusão do trabalho aponta para os resultados percebidos tanto no que diz respeito à manutenção dos equipamentos quanto ao envolvimento das pessoas no processo de mudança.

O Impacto da Rotatividade de Empregados na Empresa G.M.Costa Prestadora de Serviços de Transportes Ltda.

Victor Manuel Afonso Seixas , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Marília de Gonzaga Lima e Silva Tose , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na empresa G. M. Costa Prestadora de Serviços de Transportes Ltda., tendo como tema o estudo do impacto da rotatividade de empregados na empresa. Seu objetivo foi identificar os principais fatores que estavam causando a rotatividade dos empregados. Foi utilizado, como coleta de dados, entrevista semi-estruturada com o diretor da empresa, aplicação de questionários semi-estruturados com os funcionários e análise de documentos internos da empresa, onde seus resultados são mostrados no desenvolvimento do trabalho. Este estudo apresenta uma pesquisa bibliográfica, que embasa teoricamente o trabalho, em especial a rotatividade de empregados, a gestão de pessoas e o planejamento de recursos humanos. Os resultados mostram que de uma maneira geral, embora os empregados avaliem a empresa e o cliente como bons para se trabalhar, além de outros indicadores positivos, a rotatividade ainda ocorrerá devido à falta de ferramentas de avaliação contínua da satisfação dos empregados. Por fim, como sugestão de melhoria, o trabalho apresenta a proposta da entrevista de desligamento que tem sido muito utilizada pelas organizações.

Opções Tributárias para as Micro e Pequenas E mpresas

Renata Sato da Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho de Conclusão de Curso propôs um estudo sobre planejamento tributário, seus benefícios quando feito de forma correta, por isso a necessidade se ser tratado por pessoas capacitadas e responsáveis, tratou também dos prejuízos quando esse é feito erroneamente. Foi realizado um estudo sobre as formas tributárias federais para as micro e pequenas empresas, teve como principal foco o Simples Nacional, que recentemente foi instituído, vindo a cancelar o Simples Federal. Além disso, o estudo realizou uma análise sobre as vantagens proporcionadas as micro e pequenas empresas por esse novo regime, bem como uma comparação entre o Lucro Real, Presumido e o Simples, a fim de se descobrir qual a melhor opção para as micro empresas no ramo de comércio varejista.

PESQUISA DE MINIMIZAÇÃO DE RECLAMAÇÕES DE CLIENTES DA PHELPS DODGE BRASIL LTDA

Marco Túlio Cruz , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Afonso Piva , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (piva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na empresa Phelps Dodge do Brasil Ltda, que atualmente se destaca no cenário nacional como a maior produtora de fios e cabos de alumínio nus e isolados. Para que se mantenha nesta posição é necessário um sistema de atendimento a clientes muito bem estruturado com a participação de todos os funcionários desde um simples operador ao mais alto cargo de direção. Visando o cumprimento de sua política que diz, “Fornecemos produtos e serviços que atendam ou superem as necessidades de nossos clientes. Perseguiremos de maneira incansável a melhoria contínua e a inovação em tudo que fizermos para criar vantagem competitiva em relação aos padrões mundiais”, o presente trabalho propõe mudanças no atual sistema de atendimento a reclamações de clientes, com atuações desde o chão de fábrica até a ultima etapa do processo de produção e atendimento ao cliente, fazendo com que as irregularidades encontradas sejam identificadas, e devidamente tratadas com um processo de melhoria contínua. É aconselhável que utilize ferramentas conhecidas no sistema de qualidade, tais como PDCA e gráfico de ISHIKAWA, atendendo assim as orientações constantes na norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Pesquisa de Satisfação dos Clientes da Empresa O2 Studium Fisio Ltda.

Valéria Gonçalves Mota Paiva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na empresa O2 Studium Fisio Ltda., empresa prestadora de serviços na área de condicionamento físico que iniciou suas atividades em 04 de setembro de 2007. No atual cenário competitivo em que as organizações estão inseridas, a retenção e a satisfação do cliente é uma das principais preocupações que acometem os empreendedores, pois é por meio deles que as empresas se perpetuarão no mercado, conquistarão lucro e sucesso. A empresa tem como objetivo principal prestar serviços que proporcionem bem-estar, saúde e qualidade de vida. A metodologia trabalhada para alcançar estes resultados está sustentada em atender de forma personalizada cada cliente, elaborando um programa individual de acordo com as necessidades e objetivos pessoais de cada aluno. Com o intuito de medir o grau de satisfação de seus clientes e identificar que tipos de serviços seriam possíveis agregar ao portifólio existente, a elaboração de uma pesquisa de satisfação dos clientes e a aplicação de um questionário aos clientes foram as ferramentas utilizadas para obter respostas a estas indagações. Os questionários foram tratados por meio de cálculos estatísticos e os resultados apresentados graficamente. A pesquisa também procurou identificar se os objetivos individuais dos clientes estão sendo alcançados por meio do trabalho realizado pelos profissionais. Foi realizada uma análise geral da empresa, utilizando ferramentas de marketing disponíveis e conceituadas por diversos estudiosos. Por fim, foram apresentadas algumas sugestões de melhoria com o intuito de contribuir com o sucesso da empresa.

Pesquisa de satisfação dos clientes da Unidade Recreativa de Lazer de Poços de Caldas

Virginia Lopes , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na Unidade Recreativa de Lazer de Poços de Caldas, fundada em 1969, que atua no setor de hotelaria, tendo como objetivo avaliar o índice de satisfação dos seus clientes/associados, com a finalidade de melhor atender as suas necessidades e lhes oferecer bens – produtos e serviços - com qualidade. O grande desafio é como satisfazer os consumidores para criar e manter a sua preferência. Não basta realizar suas necessidade, é preciso ir além, realizando seus desejos. Para se atingir esse objetivo, foi analisado o atual cenário da unidade, objeto de estudo, quanto aos bens – produtos e serviços – oferecidos aos seus clientes, verificando as reais necessidades dos associados da empresa. Para tal, foram realizadas pesquisas com associados hospedados num período de tempo definido, análises de documentos internos e observações da rotina da empresa. Após a análise dos dados obtidos, constata-se que é necessário que a Unidade Recreativa de Lazer de Poços de Caldas, por meio de um trabalho contínuo, aprimore seus serviços e melhore suas instalações, de modo a atender cada dia melhor os associados, promovendo sempre bem estar, estadia com toda privacidade e conforto. Para finalizar o trabalho realizado, apresentam-se algumas sugestões de melhoria.

Pesquisa para o desenvolvimento de suplementos nutricionais para a terceira idade

Adalberto Ferreira de Araújo , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo a pesquisa para o desenvolvimento de produtos – suplementos nutricionais – que atendam às necessidades das pessoas que se encontram na faixa etária da terceira idade. Os dados levantados serão disponibilizados para empresa NeoNutri Suplementos Nutricionais a fim de que a mesma possa utilizá-los com o propósito de aumentar a gama de produtos oferecidos ao mercado consumidor. A pesquisa busca elencar as características das pessoas da terceira idade, seus aspectos qualitativos e quantitativos, pontuando suas necessidades nutricionais de alimentação, as dificuldades corporais impostas pela idade e suas deficiências nutricionais. Discorre sobre informações diversas da indústria e dos fornecedores de matérias-primas, dos profissionais e instituições que atendem esta população e, principalmente, estuda a opinião e percepção dos indivíduos pertencentes a este grupo social, apresentando dados formais e informais. E finalmente, apresenta perspectivas e tendências mercadológicas no desenvolvimento de produtos alimentares específicos para a terceira idade, assim como analisa as possibilidades específicas para este nicho de mercado diferenciado, apresentando possíveis produtos que propiciem o consumo de nutrientes importantes para o bem estar físico, a auto-estima e a manutenção da saúde desta crescente e importante parcela da população.

Planejamento Tributário no Âmbito Federal: Um Estudo Prévio das Alternativas Legais

Thiago Francisco da Silva Amarante , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A análise apresentada neste trabalho de conclusão de curso é a respeito do planejamento tributário no âmbito federal: um estudo prévio das alternativas legais. A metodologia deste foi realizada por meio da legislação tributária vigente e das obras literárias que condicionaram identificar a possível economia tributária para a pessoa jurídica. A economia é realizada mediante um estudo prévio das opções oferecidas pelo próprio ordenamento jurídico. Foi possível identificar também as regras que o fisco impõe que determinam a forma do cumprimento das obrigações. O planejamento tributário é uma forma de economizar custos para a empresa e minimizar a influência de fatores no atual contexto como: a acirrada concorrência e a alta carga tributária imposta pelo Governo. A partir desta análise foi possível mostrar o planejamento tributário como diferencial competitivo que implica na maximização dos lucros da empresa, porém, diante das complexidades do sistema tributário nacional notou-se a importância de uma equipe especializada para realizar o referido planejamento

Plano de Divulgação do Produto Empréstimo Consignado da Agência do Banco Santander

Klauber Ramos Mello , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Foi realizado um estudo da estrutura do Plano de Divulgação do produto Empréstimo Consignado. Posterior a essa etapa foi realizada a pesquisa bibliográfica direcionada para o desenvolvimento e fundamentação teórica deste trabalho, procurando analisar os aspectos de divulgação pertinentes ao produto Empréstimo Consignado do Banco Santander. O mundo das organizações empresariais modifica-se num ambiente cada vez mais competitivo. Há informações sendo veiculadas continuamente em uma velocidade extraordinária, por exemplo, a internet e a televisão mostram os fatos quase no momento em que os mesmos estão acontecendo em qualquer parte do globo terrestre. A globalização mudou o modo como às empresas devem planejar o seu futuro, a competitividade hoje é mundial, o que não significa necessariamente a compreensão da realidade econômica e seus desdobramentos em negócios. Este estudo mostra a importância na divulgação de uma forma adequada para o produto, numa linguagem simplificada e moderna, proporcionando ao cliente segurança para optar e escolher, almejando um melhor entendimento e um melhor desempenho na comercialização do produto no mercado atual.

Plano de Marketing para Fortalecer a Marca Mirian’s Buffet.

Talita Moreira Dias , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho visa a obtenção do grau de bacharelado do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus de Poços de Caldas e tem por objetivo realizar um Plano de Marketing para Fortalecer a Marca Mirian’s Buffet, que está presente no mercado alimentício desde o ano de 1999. O Mirian’s Buffet apresenta alguns problemas com o decorrer dos anos de atuação no mercado. Pode-se dizer que não são problemas sem solução, basta querer e poder investir, além de boa vontade e determinação. O Plano de Marketing se mostra uma ferramenta eficaz no que diz respeito à definição de estratégias para buscar soluções que possam melhorar o funcionamento das atividades da empresa Mirian’s Buffet. Foram realizadas análises nos ambientes interno e externo, para avaliar a situação atual em comparação aos concorrentes, o que demonstra que a empresa precisa melhorar em alguns pontos. Foram analisados, também, os produtos oferecidos pela empresa aos seus clientes, com estudo de rentabilidade e volume de vendas e os dados históricos, fundamentais para este tipo de análise. Visando atingir os objetivos da empresa no plano de ação definido denotam-se os prazos e responsáveis por cada tarefa a ser executada, visando atingir os objetivos da empresa, no que se refere, dentre outros, ao fortalecimento de sua marca.

Plano de negócios da TIJOLAR

Marcos Krauss Franco , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Plano de Negócios tem como objetivo apoiar a estruturação e o desenvolvimento da empresa Tijolar, nova no mercado, que necessita guiar suas ações para um futuro mais promissor. A empresa foi criada com um planejamento estratégico informal e neste momento, com o crescimento das vendas percebe a necessidade de um planejamento mais estruturado. O Plano de Negócios foi feito para a ampliação da Tijolar, criada em 19/04/2008 pelo proprietário Marcos Krauss Franco, que atua no ramo da construção civil fornecendo artefatos de cimento e concreto ecológicos. Para a micro e pequenas empresas, a utilização de técnicas administrativas na tomada de decisão nem sempre traduz a realidade em constante mudança, quanto menos a utilização dos recursos financeiros, de pessoal e de know-how. O trabalho apresenta uma alternativa para acompanhar e estruturar a expansão da empresa com técnicas administrativas e visão de médio prazo frente ao atual crescimento do mercado da Construção Civil e apresenta uma análise financeira minuciosa que determina a viabilidade econômica do negócio em particular bem como o capital possuído e o necessário para manter o empreendimento visível.

Projeto para implantação de uma representação comercial no sul de Minas Gerais

Lauro Coutinho Arruda Filho , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho foi realizado para implantação de uma representação comercial para atuar na área de produtos químicos na Cidade de Poços de Caldas – MG. Durante o trabalho foi realizado um estudo teórico para a implantação deste novo empreendimento, a Lauro C. Arruda Filho, onde se analisou todas as etapas de um projeto e suas peculiaridades. O resultado foi a definição da área de atuação, forma de levantamento de informações sobre os principais concorrentes, bem como definição da forma de trabalho

Proposta de Implantação de um Fluxo de Caixa para a Empresa Fing Engenharia Ltda - Engemaq

Cicilia Tassi Martins , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado na Empresa FIMG Engenharia Ltda - Engemac, que vem atuando há mais de dez anos no ramo de Engenharia em Poços de Caldas. O conteúdo deste trabalho por meio de pesquisa exploratória, documental e também bibliográfica relata como é feita a gestão financeira atual da empresa e suas principais dificuldades e, a partir disto, foi proposto um modelo de fluxo de caixa como proposta de melhoria, levando em consideração a importância de controlar e analisar as entradas e saídas de caixa de uma empresa, resultando na tomada de decisões que terão impacto ao longo do tempo. O controle e planejamento das finanças contribuem significativamente para determinar o futuro de uma empresa e estão ligados a todas as suas demais áreas. O fluxo de caixa é uma importante ferramenta de controle gerencial que identifica toda a entrada e saída de dinheiro em um determinado período de tempo.

Proposta de indicadores de sustentabilidade para a unidade da calcinação do Centro Operacional da Recuperação da Refinaria da ALCOA Alumínio S.A. Poços de Caldas

José Borges de Carvalho , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A sociedade e o mercado atualmente exigem uma atuação empresarial responsável, e as empresas buscam agregar valor aos produtos e serviços oferecidos. A sustentabilidade apresenta essa relação de transparência que atende as necessidades da sociedade e das empresas. Empresas que se preocupam com a sustentabilidade, alcançam os resultados financeiros desejados, ao mesmo tempo em que protejem o meio ambiente e contribuem socialmente nas comunidades onde atuam. Diante desta preocupação com a atuação na sustentabilidade, é necessário criar uma sistemática de medição do grau de sustentabilidade de acordo com três pilares: Econômico, Social e Ambiental. A Alcoa Alumínio S.A. iniciou trabalhos na área de sustentabilidade. O desenvolvimento sustentável está alinhado com a sua missão, visão e valores. Portanto será de extrema importância o desenvolvimento do presente trabalho, para propor indicadores de sustentabilidade ao Centro Operacional da Calcinação para iniciar como área piloto a medição do grau de sustentabilidade e engajar todos os funcionários da unidade operacional nessa nova visão do trabalho.

Quais os Fatores que Levam o Cliente a Adquirir Veículo em uma Revendedora de Usados e Semi-novos: Um Estudo de Caso na Empresa Roma Veículos.

Guilherme Miliani Suait , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O bom desempenho do mercado automobilístico, aliado ao alto nível de oferta do setor, e a relativa estabilidade econômica pela qual estamos passando estimulam a liberação de mais recursos para o financiamento de automóveis. Com isso, o presente trabalho tem por objetivo estudar as vantagens do financiamento e sua importância nas negociações de veículos e identificar os fatores que mais influenciam na tomada de decisão dos clientes em relação à aquisição de veículos. O trabalho também mostrará as características da empresa Roma Veículos, uma empresa familiar que atua na atividade de Compra, Venda e Intermediação de veículos, no mercado de Poços de Caldas, seus pontos fortes e suas fraquezas. Trará também idéias e citações de autores renomados com o intuito de embasar teoricamente o assunto tratado no mesmo.

Qualidade de Vida no Trabalho dos Motoristas da Empresa de Transportes Alcace Ltda.

Franciele Aparecida Padilha da Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Marília de Gonzaga Lima e Silva Tose , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na Empresa de Transportes Alcace Ltda., que vem atuando há mais de vinte e cinco anos na prestação de serviços em transportes na cidade de Poços de Caldas – MG. O principal objetivo deste trabalho foi propor medidas para melhorar a qualidade de vida no trabalho dos motoristas de caminhão da empresa, no que se refere às suas condições de trabalho e saúde. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o assunto, entrevistas com o gerente e aplicados questionários com os motoristas da empresa, a fim de analisar o nível de saúde e as condições de trabalho dos mesmos. Os resultados dessa pesquisa mostraram que os motoristas levam uma vida sedentária, e que muitos não se preocupam com a sua saúde, o que pode comprometer a sua qualidade de vida. A partir desses resultados foram elaboradas algumas sugestões de melhoria para a empresa, visando melhorar a qualidade de vida no trabalho de seus motoristas. Foi enfatizada, ainda, a necessidade de trabalhar no sentido de maior conscientização dos motoristas, para que eles se preocupem mais com a sua saúde de modo geral, o que refletirá na melhora de sua qualidade de vida como um todo e possível, como conseqüência, no aumento da produtividade da empresa e sua capacidade de competir com os concorrentes.

Relação entre a oferta e a demanda de vagas de emprego destinadas às pessoas com deficiência no SINE – unidade em Poços de Caldas.

Desirée Mantovani Schwether , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado no SINE – Sistema Nacional de Emprego - Poços de Caldas, propondo conhecer a relação entre a oferta e a demanda de vagas de trabalho destinadas às pessoas com deficiência, bem como um estudo e análise da mesma. Por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturada, pôde-se analisar os aspectos relativos à pessoa com deficiência, traçando seu perfil e enfocando os aspectos pertinentes ao cenário em que estão inseridas e ao cenário do mercado de trabalho em Poços de Caldas.

Segmentação do roteiro de distribuição da midiacard Circulô Poços de Caldas

Agda Soares de Souza Dias , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O mercado de mídias em Poços de Caldas vem crescendo junto às novas opções; São, além dos tradicionais, televisão, rádio e outdoor, midiacard, carros de som, outdoor mobile e WC mídia, além de panfletagens e outros veículos invasivos e de menores proporções no mercado. Com três anos de atuação na cidade, a midiacard vem tentando estabelecer seu espaço junto aos veículos tradicionais, buscando a confiança e credibilidade do mercador consumidor. Para que essa conquista seja alcançada, os fatores envolvidos no processo de produção, venda e distribuição devem ser analisados, de modo a aperfeiçoar o serviço prestado, buscando a eficiência da mídia. O passo inicial deve buscar informações rápidas, que relacionem os anúncios aos pontos de distribuição da mídia, estabelecendo a segmentação destes e encontrando novas formas de segregação de acordo com o objetivo a ser alcançado, a fim de passar ao cliente a “audiência” que sua propaganda terá nos pontos escolhidos e direcioná-lo a escolha certa.

Utilização de Testes Psicológicos no Processo de Alocação dos Novos Empregados da Caixa Econômica Federal

Victor Lovato , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Marília de Gonzaga Lima e Silva Tose , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho de conclusão de curso trata de um projeto piloto que tem como objetivo modificar a atual forma como são alocados os novos empregados da CAIXA após sua contratação. Foi realizada uma pesquisa, na qual foram aplicados questionários semi-estruturados aos funcionários da CAIXA da agência Caldas, em Caldas, MG e da agência Sul das Geraes, em Poços de Caldas, MG, com o objetivo de conhecer a opinião dos empregados sobre o atual processo de seleção e socialização organizacional e acerca da utilização de testes psicológicos durante o processo de seleção. Anteriormente às aplicações destes questionários, foi consultada bibliografia relacionada à gestão de pessoas e à psicologia no trabalho. Foi observada, na pesquisa bibliográfica, uma tendência em se adaptar práticas comuns no processo de seleção de empresas privadas em empresas públicas. Utilizando os resultados do questionário e a opinião de alguns autores da área desenvolveu-se um modelo de processo de seleção e socialização organizacional com o uso de testes psicológicos para determinar a melhor área onde o novo empregado da CAIXA deve ser alocado.