Trabalhos de conclusão de curso defendidos durante o 1o semestre de 2009

Para ter acesso ao trabalho entre em contato com o professor orientador pelo email indicado.

A comercialização do seguro residencial em Poços de Caldas (MG) pela ótica da inteligência competitiva

Rodrigo de Oliveira Loiola , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A correta coleta e análise do grande número de informações disponíveis no ambiente é um dos maiores e mais novos desafios das organizações. A simples captações das informações formalizadas já não se justificam em estratégias ou vantagens competitivas. A importância de se gerar conhecimento organizacional se afirma nos vários fatores de sucesso das organizações que aplicam este conceito. O ambiente organizacional está cada vez mais globalizado e competitivo, os métodos tradicionais de busca e tratamento de informações em muitos casos já são de conhecimento geral do mercado e se tornam commodity e não mais fatores de vantagem competitiva. Observa-se então a necessidade de se gerar conhecimento de uma maneira mais qualitativa e diversificada de estudo do ambiente, observa-se a necessidade de se gerar inteligência organizacional constante, um processo contínuo de análise ambiental e adaptação organizacional para se obter o diferencial. Este projeto de pesquisa é o estudo da comercialização do produto Seguro Residencial em Poços de Caldas - MG sob esta ótica de inteligência organizacional com análise diferenciada e investigativa das informações que o ambiente disponibiliza sobre tema abordado e que não estão formalizadas em pesquisas já existentes. Para isto utilizou-se das técnicas e ferramentas de planejamento, captação, análise e disseminação de informações da Inteligência Competitiva, possibilitando um estudo quantitativo diferenciado sobre a comercialização do produto em foco. A fundamentação teórica deste projeto se remete às teorias e artigos apresentados sobre o conhecimento organizacional, a gestão do conhecimento, a gestão da informação e a Inteligência Competitiva e está embasado principalmente em artigos publicados por De Marco (2008), Passos (1999), Filho (1999) que citam autores como Tyson (1998), Tarapanoff (2001), Kahaner (1996) dentre outros precursores da Inteligência Competitiva. O projeto apresenta ainda as informações obtidas nas abordagens realizadas nos atores de comercialização do produto e na observação do ambiente de comercialização, tanto internos à organização estudada quanto das outras organizações atuantes no mercado. Realizou-se a análise das informações obtidas, tratando e relacionando estas informações na formalização de um conceito e de uma conclusão sobre o tema exposto. A partir do resultado obtido elaborou-se um plano de ação a ser implantado como sugestão de melhoria para o setor de vendas da organização estudada.

A geração do conhecimento na empresa Gestão RH.

Jairo Aparecido da Silva Bastos , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O trabalho desenvolvido é pautado no diagnóstico dos procedimentos e processos de trabalho que contribuem para o desenvolvimento individual e grupal auxiliando na obtenção de conhecimento, alicerçado em um ambiente de aprendizagem organizacional, no setor de Logística da Phelps Dodge unidade Poços de Caldas. No decorrer do trabalho foram apresentadas as metodologias e ferramentas que são utilizadas para proporcionar um maior envolvimento dos funcionários do setor de Logística com um ambiente de aprendizagem, criação de conhecimento e capacitação, fazendo com que os mesmos adquiram mais conhecimento sobre o sistema de negócios e segurança da Phelps Dodge unidade Poços de Caldas. Foram desenvolvidas várias pesquisas no departamento em questão, a fim de possibilitar a análise das ferramentas que estão sendo utilizadas atualmente e levantar quais são efetivamente as mais eficientes no aumento de capacitação e criação de conhecimento, definindo para cada uma seus pontos fortes, fracos e propondo algumas sugestões de melhoria. Em resumo, o trabalho é um diagnóstico sobre a forma com que a aprendizagem organizacional e a gestão de conhecimento são geradas no setor de Logística.

A implantação de indicadores e índices nos Recebimentos Integrados da Alcoa Alumínio S/A

Brener Júnio da Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de Conclusão de Curso foi realizado na célula de Gestão do departamento de Recebimento Integrado da empresa Alcoa Alumínio S/A., com o objetivo de implantar indicadores de medição para os Recebimentos Integrados de cada localidade da Alcoa Alumínio S/A. no Brasil e através destes indicadores criar um índice de desempenho que retrate a realidade diária do Recebimento Integrado. Tal índice permitirá que à célula de Gestão do Recebimento Integrado tenha uma fotografia em tempo real do departamento em cada localidade, melhorando a gestão à distância. Após a análise e definição dos indicadores mais importantes, foi desenvolvido um sistema de medição individual para cada localidade. Em seguida os dados obtidos foram consolidados e cruzados, para que fosse possível obter indicadores globais e um índice de performance. Ao final, foi desenvolvido um sistema global de indicadores com informações relevantes sobre cada um dos Recebimentos Integrados.

Administração Condominial: Uma análise de setor em Poços de Caldas

Laura Silveira D'Onofrio , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O rápido crescimento e expansão das cidades levaram algumas pessoas a substituírem suas residências por edifícios, muitos dos quais, pelo seu tamanho e quantidade de apartamentos, assemelham-se a pequenas cidades. Esses condomínios necessitam de um acompanhamento administrativo, o qual pode ser oferecido pelas administradoras de condomínios. A Soma Administradora de Condomínios e Serviços Ltda., observando alguns destes aspectos de mudanças, sente a necessidade cada vez mais crescente do acompanhamento administrativo que ela pode oferecer. Nos condomínio, ocorre um fato que é o domínio de mais de uma pessoa simultaneamente de um determinado bem, ou de partes de um bem. Assim sendo o administrador de condomínios dá direção e rumo aos edifícios, decide como os recursos organizacionais devem ser arranjados e aplicados para o alcance dos objetivos de cada prédio, buscando proporcionar um bem estar comum e geral. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a prestação de serviços do mercado condominial na cidade de Poços de Caldas, além de identificar a atuação das empresas nesse setor. Então, a partir desse estudo foi possível oferecer estratégias para que a Soma Administradora de Condomínios e Serviços possa aumentar seu share de mercado. Quando um condomínio decide entregar a administração de seus serviços para uma empresa especializada, no caso uma administradora de condomínios, ele busca o profissionalismo e os conhecimentos a respeito do assunto, isto sem falar nos profissionais qualificados para desempenhar as atividades do edifício. Diante do que foi analisado observou-se que a Soma Administradora de Condomínios e Serviços Ltda. (empresa pesquisada) pode crescer no mercado, mas para isso, precisa realizar algumas mudanças. Diante o exposto, convém relatar que o método utilizado nesta pesquisa foi o descritivo. O instrumento utilizado para adquirir mais informações sobre o assunto foi o questionário. Assim, analisando os dados observou-se que o mercado de administração condominial na cidade de Poços de Caldas pode se expandir, havendo mercado para que isso seja possível. Além de existirem poucos concorrentes atuando na área de administração de condomínios. Porém, muito pouco se conhece sobre esse setor, o que tem dificultado a expansão das empresas atuantes na área.

Análise da satisfação dos clientes da empresa Interlog Minas

Rodrigo Otávio Nogueira da Silva Couto , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido durante o estágio executado na empresa Interlog Minas, nome de fantasia da prestadora de serviços Ednei Mizael Rosa – ME, que trata-se de uma empresa de pequeno porte, que está inserida no setor de serviços, atuando na área de entregas rápidas. O tema desenvolvido pela pesquisa foi a satisfação dos clientes atuais da empresa, os dados foram levantados através de aplicações de questionários junto as contratantes dos serviços da empresa. A partir das respostas obtidas pela aplicação dos questionários, obteve-se quais requisitos indicam a satisfação dos atuais parceiros da Interlog Minas, e também através da análise destes questionários obteve-se quais os pontos de melhoria a serem observados pela prestadora de serviços, e ainda através destes dados levantar sugestões de melhoria relevantes para a Interlog Minas. Com a realização deste trabalho, podem-se observar resultados relevantes para a empresa e ao final do trabalho se obteve a grata informação que os clientes da prestadora de serviços estão bastante satisfeitos com o serviço prestado.

Análise do Caminho Crítico para realização das atividades de manutenção do Overhaul do Sistema de Tarugos da Alcoa Alumínio S/A - unidade em Poços de Caldas

Renata Luciana Braga , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O Planejamento de Manutenção é uma etapa primordial para execução de trabalhos no Overhaul do Sistema de Tarugos do Lingotamento da Alcoa Alumínio S/A. Este trabalho de conclusão de curso representará como o planejamento de manutenção pode auxiliar para evitar atrasos ou até mesmo a não execução das atividades. Tem como objetivo o entendimento das atividades descritas como necessárias a serem executadas, a análise através do Caminho Crítico quais possíveis ações devem ser elaboradas para realização destas atividades de manutenção dentro do tempo proposto pela operação. A definição do tema foi baseada pelos eventos anteriores em outros Overhaul já ocorridos e que provocaram atrasos durante a manutenção, atrasos estes que proporcionam impactos significativos na produção deste setor e conseqüentemente atraso nas entregas de materiais aos seus clientes.

Análise do clima organizacional na empresa Climepe Total

Patrícia Prado Ferreira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Marília de Gonzaga Lima e Silva Tose , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho foi realizado na área de recursos humanos na Climepe Total, empresa que presta serviços de assistência médica e odontológica e se concretiza como o resultado de uma pesquisa sobre o clima organizacional na referida empresa. Para atingir o objetivo proposto, foi realizado um levantamento da bibliografia relacionada ao tema abordado, através da qual se obteve o embasamento teórico necessário para uma abordagem mais aprofundada na área específica onde o estágio foi realizado. Ademais, realizou-se uma análise dos documentos particulares nos arquivos da empresa estudada, além de uma pesquisa quantitativa aplicada aos funcionários da empresa, cujos resultados apontaram alguns problemas que foram ponderados e analisados, tornando possível elaborar sugestões de melhoria para os problemas que foram diagnosticados. Neste aspecto, e, por fim, propõe este estudo que algumas medidas sejam tomadas pela empresa de forma a propiciar um clima organizacional que motive e estimule a produtividade dos funcionários, o que consequentemente levará a empresa a atingir a satisfação das necessidades dos funcionários.

Análise do processo de exportação utilizado pela área comercial da Divisão de Químicos da Alcoa Aluminio S/A

Ana Paula Tomaz , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado na Alcoa Alumínio S/A, uma empresa multinacional do ramo de metalurgia. Sua sede localizada na cidade de Poços de Caldas/MG. Tem por objetivo o estudo dos modais de transporte utilizados nas exportações realizadas pela Divisão de Químicos, as quais são coordenadas pela Área Comercial da companhia. Com vistas ao aumento da competitividade da empresa no comércio internacional, focado na Argentina e Chile, faz-se necessário analisar as atividades envolvidas nesta operação bem como possíveis alternativas de melhoria dos custos que são inerentes ao processo. Durante o desenvolvimento do trabalho pode-se diagnosticar diversos aspectos da atividade exportadora e ao termino da pesquisa, identificar possíveis alternativas de melhoria deste processo para a companhia.

Análise do sistema de informação utilizado no Cemitério Municipal da Saudade de Poços de Caldas

Ricardo Junio de Carvalho , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho de conclusão de curso é um estudo realizado no Cemitério Municipal de Poços de Caldas-MG, abordando seu processo operacional e a administração do acervo de dados sobre os falecidos ali sepultados. Verificou-se que o sistema de organização utilizado necessita de melhoria, visto que se trata de uma unidade administrada pela Prefeitura e que deveria acompanhar o desenvolvimento da tecnologia. A partir desse fato, surgiu o interesse do autor em buscar, por meio das pesquisas bibliográficas, informações que demonstrassem a viabilidade de se informatizar suas atividades operacionais, com o objetivo de se beneficiar das técnicas apresentadas para melhorar todo o processo administrativo. Nesse trabalho, é dedicada atenção à informatização do acervo de dados, ou seja, à importância de realizar a digitalização de todos os registros de falecidos por meio da criação de um banco de dados digital, com o objetivo de melhorar o atendimento a todas as pessoas que buscam informações sobre os mesmos.

Atendimento ao Cliente do Unibanco: Uma pesquisa sobre a percepção do Clinete em relação ao atendimento na agência Poços de Caldas

Andriele Jamarim de Souza , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
É incessante a necessidade de as instituições ampliarem o nível de satisfação de seus clientes. No mercado competitivo e globalizado em que vivemos é papel fundamental das organizações entenderem as percepções e sentimentos de seus clientes, aprimorando o atendimento e o serviço prestado, gerando valor percebido, e conseqüentemente, aumentando a lealdade com seus clientes, possibilitando melhor rentabilidade para seu negócio. O presente trabalho buscou realizar uma pesquisa para levantar a percepção do cliente e sua satisfação em relação à qualidade no atendimento prestado, na prática, diariamente pelos funcionários da agência do Unibanco em Poços de Caldas o valor percebido em relação ao ambiente da agência e ao Unibanco quanto instituição, com o trabalho pode-se obter expressivo resultado no que se refere a satisfação do cliente e seu valor percebido em relação ao atendimento recebido.

Estudo da Adequação de Descarte do Lixo Tecnológico e Resíduos Sólidos Gerados pela Relojoaria Nacional SMD Ltda.

Bárbara de Oliveira Fiorin , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado na Relojoaria Nacional SMD Ltda., que atua há quatorze anos no comércio de jóias e relógios, assim como na prestação de serviços na cidade de Poços de Caldas - MG. Visando preservar o meio ambiente e obter uma melhor imagem no mercado a empresa busca se adequar às normas e procedimentos de descarte do lixo tecnológico, bem como dos demais resíduos produzidos. Diante disso, o presente trabalho analisou os resíduos produzidos pela empresa através da caracterização e quantificação dos mesmos com o intuito de adequar o descarte do lixo gerado. Para isso, buscou-se a investigação das questões logísticas, normativas e dos procedimentos adequados para esse fim, objetivando a sustentabilidade. Enfim, esta pesquisa proporcionou uma melhor visão do impacto que a empresa causa no meio ambiente, estabelecendo melhorias e conscientizando os funcionários.

Estudo de Caso do Custeio de Transporte de Cargas na Entrega de Mercadorias para Clientes da Empresa Comercial Frigel Ltda

Paulo Vasconcelos Silveira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho teve como objetivo fazer um levantamento de custos na entrega dos produtos vendidos pela Comercial Frigel Ltda, visto que a empresa possui apenas um levantamento geral dos custos, em que não se considera o fator entrega de mercadoria, o qual se constitui num serviço gratuito oferecido pela empresa para seus clientes. A empresa, fundada em 1980, na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais é pioneira na região no ramo do comércio de instalações industriais, comercializando seus produtos em toda região, assim como em vários estados do Brasil e alguns países como Estados Unidos, Japão e Venezuela. Para a realização do presente trabalho, foi realizado um estudo de caso de analise quantitativa, sendo feito um levantamento de campo dos custos gerados somente pela entrega dos produtos vendidos, tais como o desgaste dos veículos, o custo com combustível, pedágio, despesas com alimentação e hospedagem do colaborador, quando necessários, o salário, horas extras entre outros. Após a realização desse levantamento, foi possível estudar os custos reais e traçar uma estratégia de redução nesse custo em específico e, conseqüentemente garantir melhor atendimento aos seus clientes.

Estudo de Melhorias no Processo de Análise de Crédito da Empresa Mineração Curimbaba Ltda.

Daniela de Paula Lima , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A análise de crédito é de grande importância e fundamental para qualquer empresa independente do seu porte e ramo de atividade, baseia-se na obtenção de dados apresentados no balanço patrimonial e nas demonstrações contábeis fornecidas pelo tomador de crédito, em que serão retiradas todas as informações possíveis para que ocorra a avaliação da situação financeira do tomador. Para desenvolver o trabalho foram utilizadas ferramentas como aplicação de questionários, pesquisas bibliográficas, levantamento dos procedimentos efetuados no departamento de crédito da empresa Mineração Curimbaba Ltda entre outras medidas consideradas importantes para o desenvolvimento do mesmo, sendo assim foi possível descriminar com clareza os objetivos geral, específicos e a problemática do processo. O mesmo também teve o intuito de contribuir para melhorar ainda mais com o departamento de crédito, com as pessoas envolvidas no processo e a empresa de um modo geral. Para que a análise torne-se mais complexa, é recomendado que a mesma seja auxiliada por alguns índices que medem a capacidade econômica financeira da empresa, como os índices de rentabilidade, índices de rotação, índices de liquidez, análise horizontal e vertical, entre outros que serão citados no corpo do trabalho e que são considerados importantes para o processo, pois, por meio deles é possível também mitigar os riscos de inadimplência que as empresas podem sofrer.

Estudo de um posicionamento estratégico para a transportadora Freitas Ltda. ME

Misael Pereira de Freitas , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Neste trabalho de conclusão de curso foi estruturado um estudo de Posicionamento Estratégico para a Transportadora Freitas Ltda., onde foram constatadas algumas fragilidades e ameaças ao posicionamento estratégico da empresa no mercado. Destacam-se como principais pontos, a dependência quase que total da empresa em relação a um único cliente, a não divulgação da empresa para potenciais clientes e a não formulação dos objetivos centrais da empresa, não existindo formalmente sua missão, visão valores e objetivos. Para tanto, amparado nas pesquisas realizadas foram apontadas algumas sugestões pelo autor do trabalho, tais como, um enforque na prestação de serviços no varejo, a formulação dos princípios formais para a empresa e o uso do investimento em qualidade de vida e qualificação profissional para os colaboradores a fim de melhorar a produtividade e qualidade dos serviços oferecidos pela empresa.

Estudo do Banco Postal Brasileiro como Banco Independente

Fernando Aparecido Albino , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a viabilidade de transformação do atual modelo do Banco Postal da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos; passando de correspondente bancário vinculado ao Bando Bradesco S.A. para um modelo de banco independente, uma vez que o contrato de parceria com o Bradesco está com o término previsto para meados de 2009. Para a realização desta pesquisa buscou-se a análise da atual situação mercadológica do Banco Postal, bem como sua evolução desde sua criação, em 2002, até o presente momento. Buscou-se também a análise dos demais casos de bancos postais pelo mundo, que realizaram este tipo de mudança, procurando estabelecer um benchmarking. Para a realização das análises neste estudo, foram aplicadas as ferramentas de análise estratégica estudadas durante o curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, assim como foi necessária a busca de referencial teórico e da legislação pertinente à criação de um novo banco. Este estudo foi realizado no período de fevereiro de 2009 a maio de 2009, sendo o pesquisador empregado da empresa pesquisada há mais de quatro anos, o que possibilitou a coleta e análise dos dados necessários. Espera-se que esta pesquisa possa auxiliar no processo de tomada de decisão da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, com relação ao segmento de Banco Postal, uma vez que o cenário futuro projetado por esta pesquisa é muito positivo em relação à proposta de mudança no modelo do Banco Postal, concluindo com a proposta de criação do Novo Banco Postal.

Fatores que influenciam na conquista do receituário médico

José Geraldo Campos Júnior , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
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Gestão de Compras na Empresa Segredo´s Motel

Rodolpho Vieira Pereira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo mapear e avaliar o funcionamento do departamento de compras da empresa Segredo’s Motel. Pretendeu descrever e compreender a gestão de compras no que diz respeito à estratégia do processo que a empresa utiliza. O controle de estoque no processo administrativo tem um papel estratégico dentro das organizações, todas as decisões a serem tomadas pelo setor de compras baseiam-se em dados fornecidos pelo estoque. Este projeto foi realizado através das pesquisas bibliográficas, com metodologia exploratória de pesquisa qualitativa, com o objetivo de buscar fundamentação teórica de autores, de entender melhor as atividades da empresa pesquisada e de conhecer as demandas e necessidades específicas do setor de compras e estoque. Com os dados coletados, foi sugerida uma proposta de melhoria, visando proporcionar a empresa maior confiabilidade no controle do estoque para, consequentemente, auxiliar o setor de compras e gestão de suprimentos.

Gestão de riscos com HFMEA: qualidade voltada para assitência ao paciente

Glauber Moisés Garcia , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A gestão da qualidade nos estabelecimentos assistenciais de saúde, só ganhou maior destaque a partir do momento em que a competitividade do mercado se revelou para este setor. No Brasil, as certificações de qualidade na saúde, chamadas de acreditação, são muito recentes e ainda ganham força no cenário nacional. A busca da qualidade na saúde, passa pela mudança de paradigma em direcionar os esforços, seja qual for o cenário, para a assistência ao paciente. E no contexto da qualidade como um processo contínuo, a gestão de riscos nos estabelecimentos de saúde, apresenta a proposta de reduzir os perigos, inerentes a este setor, a que o paciente fica sujeito. A gestão destes riscos, gerado pelas falhas no processo, é ponto fundamental para alcançar a excelência, diferencial competitivo no mercado, além é claro de gerar confiabilidade dos serviços. O HFMEA como uma ferramenta específica para a gestão de riscos no setor de saúde vem como uma opção viável e oportuna neste cenário. Este trabalho vem apresentar o HFMEA, por meio de uma revisão de literatura e uma análise de casos de implantação em diferentes partes do mundo e em diferentes situações, com o objetivo de demonstrar a viabilidade desta ferramenta e a importância da gestão de riscos na assistência ao paciente.

Identificação dos fatores que impactam na realização dos serviços de depósito expresso na Organização Bradesco, unidade em Poços de Caldas

Felipe Volpi Braz , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho de Conclusão de Curso foi realizado na agência do Banco Bradesco em Poços de Caldas, com os objetivos de identificar os fatores que impactam no auto-depósito dentro da organização e verificar qual o fator que mais impacta no setor. A pesquisa realizada foi por meio de entrevistas informais e com base na experiência do autor durante atuação dentro do setor. As análises contidas neste trabalha foram elaboradas inspiradas no desafio de melhorar o desempenho no auto-depósito e reduzir as horas extras constantemente necessárias. Mediante as limitações encontradas para se realizar e finalizar esse trabalho, são apresentadas sugestões de melhoria, com a intenção de oferecer, ao responsável pelo planejamento de marketing da referida empresa, subsídios para a elaboração de estratégias que contribuam para a melhoria do setor.

Implantação da Avaliação de Desempenho Humano no Restaurante E e E de Poços de Caldas

Valéria Cristina Figueiredo , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Marília de Gonzaga Lima e Silva Tose , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na empresa Restaurante E e E de Poços de Caldas. O trabalho teve como objetivo a implantação da avaliação de desempenho humano, o desenvolvimento de uma ferramenta para esta finalidade e a elaboração de um cronograma de implantação. Assim o trabalho aborda um estudo sobre a gestão de pessoas, as funções de recursos humanos e em especial a avaliação de desempenho humano que é uma das atividades importantes da função de recursos humanos. Na seqüência, a pesquisa realizada apresenta os métodos para se fazer uma avaliação de desempenho humano, as etapas de implantação e as possíveis distorções que podem ocorrer quando se utiliza esta ferramenta em uma empresa. Por fim apresenta a proposta da implantação da avaliação de desempenho humano no Restaurante E e E de Poços de Caldas.

Implantação de Sistema de Controle e Manual de Processos das Atividades Contábeis da Área de Contas a Recebeer da Alcoa Alumínio S/A.

Lilian de Carvalho Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de Conclusão de Curso foi realizado na área de Contas a Receber do Centro de Serviços Compartilhados da Alcoa Alumínio S.A, objetivando demonstrar a importância da implantação de indicadores diários que promovem a padronização e coloca o departamento dentro de uma qualidade total, almejada por todos para continuar prestando serviços de qualidade que também ofereçam valor agregado. Para a realização deste fez-se necessário, como referencial teórico, a abordagem de diversas disciplinas da Administração e Contabilidade. O trabalho realizado na área de Contas a Receber foi a implantação de duas novas ferramentas, um sistema de controle das atividades e um manual dos processos contábeis da área de Contas a Receber da Alcoa Alumínio S.A. O sistema de controle oferece uma ferramenta que mostra todas as atividades a ser realizadas durante o mês, possibilitando um maior gerenciamento das atividades, verificando qual período mais crítico ou qual período pode ser retrabalhado a fim de buscar mais atividades para área. O manual de processos é uma ferramenta muito minuciosa, detalhada, mostrando a melhor maneira de realizar as atividades.

Influência da Marca Itaú nos produtos bancários na cidade de Poços de Caldas

Thaís Azevedo Dore , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado junto ao Banco Itaú S/A, na agência 3164 de Poços de Caldas- Centro, e tem como tema analisar a influência da marca nos produtos bancários na localidade. Diante de um mercado bancário tão competitivo, a administração de marcas é item prioritário da agenda de preocupações dos profissionais de marketing dos bancos do mundo todo. Os desafios de mercado que se apresentam a esses profissionais demandam estratégias e providências de posicionamento de marcas. Neste sentido o objetivo deste estudo é o conhecimento mais amplo da marca Itaú em relação aos outros bancos da cidade de Poços de Caldas- MG, através da aplicação de questionários. As análises realizadas com o objetivo de identificar respostas para a problemática do trabalho são fundamentais nas teorias abordadas ao longo do trabalho e nos resultados obtidos através da pesquisa aplicada. Optou-se por ter como ponto de partida a agência de Poços de Caldas- Centro, pelo fato da autora trabalhar na instituição e, portanto, ter fácil acesso as informações internas. Espera-se com a realização deste trabalho demonstrar aos leitores se a marca Itaú tem influência nos produtos do Banco.

Levantamento de necessidades de treinamento dos colaboradores do setor de Recursos Humanos do Atacado Vila Nova

Ana Cláudia Costa Batista Neder , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Marília de Gonzaga Lima e Silva Tose , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado na empresa Atacado Vila Nova, em Poços de Caldas, que atua no ramo de distribuição atacadista de produtos de consumo. A pesquisa teve o intuito de levantar as necessidades de treinamento dos colaboradores do setor de Recursos Humanos, o que foi feito por meio de questionário aplicado a esses colaboradores. A partir das respostas obtidas, foi possível propor programas de treinamento aptos a solucionar os problemas identificados no levantamento de necessidades.

O Uso do BSC no Planejamento Estratégico em Empresa de Pequeno Porte - Holitec Comercial

Priscila Pasqua Silvestre , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a proposta de um planejamento estratégico para a empresa Hollytec Comercial através da aplicação da ferramenta Balanced Scorecard. A principal razão para a utilização do BSC é aumentar as chances de sucesso num ambiente competitivo. Os principais estudos desenvolvidos a respeito do tema estão voltados para as grandes organizações, porem o trabalho foi adaptado para o desenvolvimento de uma proposta, com os mesmos instrumentos estratégicos, para que pudesse atender as necessidades da empresa estudada. A partir de estudos sobre a empresa e o BSC, a autora pode criar um procedimento aplicável à empresa de pequeno porte, com a finalidade de a mesma atingir seus objetivos.

Políticas Públicas na Distribuição da Merenda Escolar no Município de Poços de Caldas/MG

Karine Alves de Jesus , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho buscou avaliar as políticas públicas de distribuição de merenda escolar no município de Poços de Caldas, que se encontra inscrito no Programa Nacional de Alimentação Escolar demonstrando o processo de como este Programa busca atingir seus objetivos, por meio de leis, decretos e medidas provisórias no Brasil. Relata o processo de criação do Programa Nacional de Alimentação Escolar e como ele atua nas três instâncias: Federal, Estadual e Municipal descrevendo sua abrangência. Este estudo foi motivado pela necessidade de conhecer o funcionamento desta política pública no município, e pela integração dos órgãos responsáveis pela sua execução.

Programa BRAVO da Alcoa Alumínio S/A.: voluntariado empresarial com foco em sustentabilidade

Ananias Souza Santos , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Empresas que se preocupam com a sustentabilidade, alcançam os resultados financeiros desejados, ao mesmo tempo em que protegem o meio ambiente e contribuem socialmente nas comunidades onde atuam. A Alcoa Alumínio S/A alavanca seu desenvolvimento suportado pelos três pilares da sustentabilidade: Econômico, Social e Ambiental alinhando com sua Missão e seus Valores. O presente trabalho focou a Responsabilidade Social da empresa em seu programa voluntário orientados para a sustentabilidade. Pode-se perceber que no pilar da responsabilidade social a empresa motiva o engajamento dos seus funcionários, em trabalhos voluntários na comunidade em geral, para construir uma imagem sólida de responsabilidade social e envolvimento na comunidade onde atua.

Proposta de Programa de Qualidade de Vida no Trabalho para os Funcionários da Empresa G.M. Costa Transportes Ltda.

Raphael Mascarenhas Moraes Martins , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Marília de Gonzaga Lima e Silva Tose , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na empresa G.M. Costa Transportes Ltda., que atua há mais de vinte e cinco anos na prestação de serviços em transportes. O objetivo principal deste trabalho foi propor um programa de qualidade de vida no trabalho para os colaboradores da empresa, visando tornar o ambiente de trabalho mais produtivo e saudável. Para alcançar o objetivo proposto, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o assunto e aplicados questionários em todos os colaboradores da empresa, visando analisar a saúde e o ambiente de trabalho dos mesmos. Os resultados das pesquisas foram bastante positivos, mostrando que muitos colaboradores possuem uma preocupação com sua saúde e sendo favorável a implantação de um programa de qualidade de vida no trabalho. Após a análise de todos os resultados, algumas sugestões de melhoria foram elaboradas, e todas focando em melhorar a saúde dos colaboradores tanto dentro quanto fora da empresa. Uns dos pontos mais enfatizados foram a prática de ginástica laboral e ergonomia na empresa, sendo estes fatores simples e de resultado eficiente, capaz de conscientizar os colaboradores da importância de uma boa qualidade de vida.

Qualificação de Fornecedores como Vantagem Competitiva

Guilherme Afonso Piva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Afonso Piva , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (piva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Esta pesquisa foi realizada no período de janeiro a junho de 2009, junto à Empresa de Consultoria e Auditoria PLANEG – Promotora de Negócios, situada na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais. Esta Pesquisa buscou informações sobre o sistema de avaliação de fornecedores como vantagem competitiva. Foram analisados os critérios de avaliação de fornecedores e quais as vantagens obtidas para uma organização que utiliza desse processo. A avaliação de fornecedor tem por objetivo buscar a excelência na prestação de serviço e/ou fornecimento de produtos de fornecedores chaves, ou assim considerados, fornecedores classe “A”. Visa, com este sistema, diminuir o tempo em andamento do processo de fabricação, priorizar fornecedores em relação ao tipo e necessidade, buscar informações sobre a cadeia de suprimentos, garantir que a empresa cliente esteja adquirindo produtos e/ou serviços de empresa comprometidas com alguns requisitos básicos, como responsabilidade social e ambiental, segurança no trabalho e qualidade de vida de seus empregados, qualidade total em seus processos, capacitação técnica e fabril, entre outras.