Trabalhos de conclusão de curso defendidos durante o 2o semestre de 2009

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A implantação do SAP na Companhia Brasileira de Alumínio - unidad Poços de Caldas : uma descrição a partir do ponto de vista dos usuários

Laura Jonas Dearo , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho foi realizado na Companhia Brasileira de Alumínio – unidade de Poços de Caldas, pertencente ao Grupo Votorantim, que opera nesta cidade desde 1937 extraindo e beneficiando bauxita para fornecimento à fábrica de produtos de alumínio desta empresa localizada na cidade de Alumínio – SP. Com as dimensões atingidas pelo crescimento contínuo o Grupo Votorantim optou nos últimos anos por melhorar os sistemas de informação existentes nas suas diversas empresas, de forma que houvesse uma integração entre todos os setores de todas as empresas do grupo e facilitando o gerenciamento das informações, principalmente para as tomadas de decisão. Assim, optou-se pelo ERP fornecido pela SAP, empresa mundialmente conhecida pela sua eficiência na área. Este trabalho propoe uma pesquisa sobre essa implantação com o foco na percepção dos usuários da unidade de Poços de Caldas, elencando sua satisfação, pontos positivos e negativos percebidos nos processos, e o que pode ser realizado para que esse novo sistema seja eficiente na unidade. Desta forma, pôde-se confirmar o fato de que a implantação de um sistema ERP demanda tempo, principalmente por ir de encontro a culturas enraizadas na organização por muitos anos, notadamente explicitadas pelas pessoas que estão há mais tempo na empresa e que já estavam acostumadas com todas as operações do sistema antigo. Além disso, a falta de conhecimento do real funcionamento das atividades de mineração, por parte dos consultores que estavam à frente do projeto de implantação e customização do sistema, foi o fator identificado como determinante para geração dos problemas ocasionados na unidade.

Alternativas de Negociação como Formas de Reduzir as Flutuações de Preço do Café com Ênfase na Negociação no Mercado de Futuros

Laion Roberto Ferreira da Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente estudo é uma analise das formas de negociação do café no Sitio Jaboticabal, buscando o Mercado Futuro como forma de maximizar os retornos provenientes da negociação do café de uma mesma forma diminuir os impactos provenientes da volatilidade e da dinâmica inerentes aos preços do café. Para tal procurou-se demonstrar as formas pelas quais o Mercado Futuro se comporta e funciona. Foi realizada uma pesquisa não probabilística, a qual identificou, no universo estudado, a demanda por conhecimento do Mercado Futuro e de suas ferramentas como alternativa de negociação do café. Identificou-se a necessidade do conhecimento, por parte de todos os integrantes do mercado, dos instrumentos e variáveis, que afetam os valores da commodity, somente assim a operação passa a ter o risco controlado, bem como a eficiência e eficácia das operações. Porém, ainda existe uma carência em conhecer as oportunidades no uso de ferramentas existentes, para administrar os riscos de um mercado muito dinâmico. Por fim verificou-se em uma simulação, a variação dos retornos provenientes de negociações realizadas no mercado futuro e no mercado normais.

Análise da Satisfação dos Clientes do Bom Brasil Bar

Letícia Assis Almeida Rossi , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de Conclusão de Curso foi realizado no Bom Brasil bar, que vem atuando há sete anos no mercado de Poços de Caldas - MG. Apresenta uma análise da satisfação dos clientes do bar, com o objetivo de analisar suas necessidades através da pesquisa de satisfação com um questionário pré-elaborado, levando ao cliente entrevistado a oportunidade de expor suas necessidades e expectativas. A pesquisa obteve opiniões claras dos clientes, e com isso foi elaborado um plano de ação para cada sugestão, a fim de melhorar a atuação da empresa, aperfeiçoando seus pontos fortes junto aos clientes. No referencial teórico, buscou-se maior embasamento e estrutura para o trabalho, onde as pesquisas evidenciaram o que o autor afirma, como por exemplo, os clientes que divulgam a marca quando ficam satisfeitos. As pesquisas também evidenciaram contradição ao que os autores afirmam, como por exemplo, a quantidade de clientes que reclamam quando estão insatisfeitos. Este trabalho foi realizado devido à necessidade de saber quais são as opiniões dos clientes do bar. Como os clientes vêem o Bom Brasil bar? Quais são seus desejos e o que o bar pode melhorar? Á partir destas perguntas foi elaborado uma pesquisa de satisfação do cliente, onde as idéias foram surgindo com o andamento do trabalho. Através dos resultados obtidos pela pesquisa, elaborou-se um plano de ação para cada melhoria necessária a fim de buscar a satisfação dos clientes, que é o foco principal da empresa.

Análise da viabilidade de implantação de um sistema de gestão da qualidade na empresa Camargo e Souza Ltda.

Fábio Pereira Santos , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Márcio Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado na Camargo e Souza Ltda., empresa do setor de tecnologia da informação. Tal estudo teve por objetivo verificar se a Camargo e Souza Ltda., atende aos requisitos da norma ABNT ISO 9001:2008. Ao considerar a importância de se ter um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), realizou-se uma análise com foco na verificação dos requisitos da norma ABNT NBR ISO 9001:2008, visando identificar a situação atual, possíveis não conformidades, adequações e, assim, a melhoria da qualidade na empresa estudada. O tema trata de alguns fatores significantes para o estudo da viabilidade de implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade, no que diz respeito à gestão da empresa. Assim, puderam ser estudados de forma detalhada item por item da Norma e confrontados com a realidade da empresa para que se chegasse a resultados que possibilitaram medir a eficiência e eficácia de seus métodos para a obtenção da qualidade, com a finalidade de se atingir o aprimoramento contínuo destes. Desta forma, propôs-se a identificar os pontos a serem repensados sobre a forma como a empresa trata da Gestão da qualidade no seu dia-a-dia. Esta pesquisa foi realizada no período de Agosto a Novembro de 2009, onde foi possível se obter as informações com o intuito de proporcionar maior transparência e entendimento aos leitores.

Análise do não atendimento do plano de produção semanal da Phelps Dodge Brasil Ltda.

Maikel Oliveira Couto , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Márcio Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho de Conclusão de Curso é realizado na empresa Phelps Dodge Brasil Ltda., tem por objetivo identificar os fatores que impactam no não atendimento do Plano de Produção Semanal, contabilizar as multas geradas devido ao atraso de entrega e a preocupação em melhorar a performance de atendimento para se obter melhores resultados para a unidade de Poços de Caldas e futuramente estar expandindo o conhecimento para outras unidades. A necessidade do presente trabalho se deu devido às multas geradas, resultado dos atrasos de produção, e o fato de se entender melhor o não cumprimento do Plano de Produção Semanal e propor por melhorias. Em tempos de crise mundial é primordial que a empresa se preocupe em aumentar sua performance de entrega melhorando seus resultados finais e principalmente atendendo os clientes nas datas estipuladas, proporcionando ganhos para ambas as partes cliente e empresa.

Análise do Processo de Produção da emprea Bradesco Auto/RE Companhia de Seguros

Diego Piva Borges , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho foi realizado na empresa Bradesco Auto/Re Companhia de Seguros, sucursal de Poços de Caldas - MG, tendo como objetivo identificar as principais dificuldades encontradas em seu processo de produção. Para atingir o objetivo utilizou-se de pesquisas que possibilitaram o levantamento dos dados, como pesquisa bibliográfica, exploratória, participante e técnicas de observação, que permitiram a compreensão da rotina da sucursal no setor operacional. Através da utilização da ferramenta Mapeamento de Processo foi possível identificar as principais dificuldades encontradas pelo setor de automóvel no desenvolvimento de suas tarefas, levantando as principais fragilidades como a falta de treinamento dos corretores, que acarreta alto volume de trabalho para a sucursal. A análise das informações coletadas possibilitou uma avaliação do fluxograma atual e apresentação de um plano de melhorias para que estas atividades sejam revistas e melhoradas, por meio de algumas ações como a reciclagem dos colaboradores da organização Bradesco que são responsáveis pelas corretoras. Depois da conclusão desta etapa sugere-se a reciclagem com os corretores, a fim de que eles complementem seus conhecimentos sobre a organização que representam bem como os sistemas operacionais disponibilizados pela companhia. Estas sugestões poderão ser analisadas pela Gerente Operacional e futuramente implantadas.

Análise dos indicadores de desempenho das transportadoras da Phelps Dodge Brasil – unidade Poços de Caldas

José Rodolpho Vieira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Afonso Piva , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (piva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na empresa Phelps Dodge, em que visa atender seus clientes com qualidade, sendo assim o departamento logístico realiza uma avaliação dos seus fornecedores de transporte, em que busca manter uma sintonia, Phelps, cliente e transportadora, para que não haja atrasos nas entregas, o material desejado chegue em perfeitas condições. Pesquisas com livros sobre assuntos de qualidade no atendimento, atendimento ao cliente, além de referências da Phelps Dodge, foram de suma importância para a elaboração deste trabalho. O surgimento deste trabalho se deu, devido ao número de reclamações que ocorreram durante o período de Janeiro/2009 até Setembro/2009, podendo assim identificar falhas, propor algumas melhorias, analisar o nível das prestadoras de serviços logísticos e demonstrar o quanto deve estar em sintonia as duas empresas para que assim o cliente não seja prejudicado.

Análise dos serviços realizados pelo Setor de Indetificação da Polícia Civil no PSIU em Poços de Caldas - MG

Emily Ferreira Noronha , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho, elaborado como trabalho de Conclusão de Curso na área de Administração Pública e requisito legal para a obtenção do Grau de Bacharel em Administração, apresenta a análise das atividades realizadas no Setor de Identificação da Polícia Civil no Posto de Serviço Integrado Urbano (PSIU) de Poços de Caldas – MG. Tendo por referência a importância da qualidade em atendimento, planejamento e boa administração de tarefas, este trabalho apresenta por objetivo analisar os processos e atividades realizadas no Setor de Identificação, identificando as suas fragilidades e potencialidades, bem como o quanto seus clientes estão satisfeitos com os serviços oferecidos. Visando atingir o objetivo em questão, aplicou-se o Método de Análise e Melhoria de Processo – MAMP, identificando a fragilidade que mais impacta no desenvolvimento das atividades realizadas no Setor de Identificação da Polícia Civil no Posto de Serviço Integrado Urbano (PSIU) de Poços de Caldas – MG, assim como o fator que a gera, culminando na apresentação de uma sugestão de melhoria. Para diminuir o impacto das não-conformidades identificadas num setor público acredita-se ser necessário o aumento do investimento em equipamentos e capacitação de seus funcionários e estagiários.

Análise e propostas de melhorias no ASAT de tecnologia da informação com relação ao sistema de segurança de informação na Alcoa Alumínio S.A.

Daniela Rodrigues Alves , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Márcio Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado na área Information Security & Compliance do Centro de Serviços Compartilhados da Alcoa Alumínio S.A, em Poços de Caldas/MG, tendo como objetivo analisar os protocolos de auditoria da Tecnologia da Informação, mais precisamente no item da Segurança da Informação. Após uma verificação das normas de auditoria e utilizando a ABNT NBR ISO/IEC 27001:2006 que é uma tradução e também a mais recente versão da BS ISO/IEC 27001:2005 (British Standard) foi feita uma análise comparativa desta norma com os protocolos de auditoria utilizados pela empresa e então foi possível propor algumas melhorias nos itens falhos que podem ser melhorados na companhia. Algumas propostas como habilitação do SEP 11, criação de procedimentos específicos para alguns requisitos, descartes de CDs e DVDs, tratamento e identificações de meios magnéticos, habilitação de senhas em impressoras, controles de horários de conexão dentre outras, são algumas propostas de melhoria feitas na pesquisa.

Aplicação das ferramentas da qualidade na empresa Distribuidora de Doces Benelli

Daniel Christiano Benelli , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Márcio Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho tem como campo de estudo a Empresa Distribuidora de Doces Benelli Ltda. – ME, a qual atua na área de comércio atacadista de produtos alimentícios, comércio varejista de laticínios e frios e comércio atacadista de leite, e tem suas atividades exercidas há 22 anos no mercado. Este trabalho teve como objetivo principal realizar uma consultoria empresarial utilizando-se das Ferramentas da Qualidade com fins de localizar precisamente o problema mais agravante que a empresa enfrenta nos dias atuais. Com isso cria-se o objetivo de gerenciar de forma adequada todas as tarefas pertinentes à administração da empresa e levá-la ao crescimento contínuo, abrangendo seu mercado, proporcionando satisfação total aos clientes ao mesmo tempo admitindo que o êxito futuro nos negócios não se consegue automática nem facilmente, porém as exigências da sua expansão são incessantes. Com a conclusão deste trabalho, foi possível notar que as proposta de melhorias sugeridas após a aplicação do Método de Análise e Melhoria de Processo (MAMP), estão sendo adaptadas a cultura da empresa Distribuidora de Doces Benelli Ltda., proporcionando magnitude à missão da mesma.

Aplicação das Normas Internacionais de Contabilidade no Cenário Brasileiro: Lei n. 11.638/07.

Sumayra Karla Rodrigues , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O trabalho em questão apresenta a lei 11.638/2007, suas principais alterações e impactos nas Normas Brasileiras de Contabilidade e suas adaptações às Normas Internacionais de Contabilidade, IFRS. Esta adaptação resultará em muitas mudanças para as empresas estabelecidas fisicamente no Brasil e deverá ser concluída, em sua totalidade, até o ano de 2010. O objeto de pesquisa para a demonstração de como essas mudanças afetarão o cenário empresarial brasileiro, será a Alcoa Alumínio S/A, empresa multinacional norte-americana que possui unidades fabris e unidades de negócio no Brasil. A Convergência ou adaptação as normas da IFRS – International Financial Reporting Standard é indispensável a qualquer país que busque destaque em meio ao comercio internacional, a fim de alcançar seu desenvolvimento social, econômico e político, e também almejar sua participação comercial no mundo.

Aplicação do método de análise e melhoria de processo (MAMP) na queima de refratários da Cerâmica Togni

Márcia Campos Batista , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Márcio Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
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As Políticas Ambientais do Banco do Brasil S.A.

Tiago Donizete Machado de Almeida , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O principal objetivo desse trabalho é o de analisar as políticas de gestão ambiental do Banco do Brasil S.A, na agência de Campestre-MG, como forma de suporte a uma futura implantação da certificação ISO 14001. O Banco do Brasil S.A, com 200 anos de história é, hoje, o maior banco de varejo do país, líder em ativos e depósitos totais, base de correntistas e rede própria de atendimento. Para a consecução desse objetivo foi realizada uma vasta revisão da bibliografia relacionada ao tema, bem como a identificação de todas as políticas de atitudes e negócios socioambientais da instituição e a realização de uma pesquisa junto aos funcionários da organização, lotados na agência Campestre, por meio da qual foi possível identificar o grau de disseminação dessa cultura socioambiental da empresa junto ao seu corpo funcional.

Caixa Econômica Federal: A Gestão de Relacionamento com Clientes sob a Ótica dos Gerentes da Agência Poços de Caldas - rua São Paulo

Benedito de Freitas Neto , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
No passar dos anos com o principal intuito de manter clientes leais às suas marcas, as organizações têm lançado mão de diversas ferramentas importantes no relacionamento com o cliente. Cultivar relacionamentos lucrativos e duradouros tem sido, sem dúvida, sonho de inúmeras empresas, que não medem esforços para alcançarem seus objetivos. O marketing de relacionamento, embasado em relacionamentos de longo prazo, duradouros e na satisfação das necessidades e expectativas dos clientes, tem sido a estratégia cada vez mais utilizada na retenção de clientes e conseqüente aumento de rentabilidade. A fundamentação teórica deste trabalho se concentrou em estudos do Marketing Direto, Comportamento do Consumidor, Marketing de Serviços, Segmentação de Mercado e Marketing de Relacionamento, onde foram utilizados conceitos de autores consagrados como: Philip Kotler, Marcos Cobra, Christopher Lovelock, Lauren Wright, James e Mona Fitzsimmons e Beatriz Samara. A Caixa Econômica Federal, atenta às mudanças constantes do mercado, criou a sua Gestão de Relacionamento com o Cliente para melhor segmentar os seus clientes e poder oferecer-lhes serviços de qualidade. Este estudo sinaliza, por fim, a importância do relacionamento com o cliente como fonte supridora de negócios em uma organização e o papel da Gestão de Relacionamento com o Cliente da Caixa Econômica Federal, Agência Poços de Caldas sob a ótica dos seus gerentes atuantes no relacionamento direto com o cliente da organização.

Captação de Clientes para a Agência 7961 do Banco Itaú

Kamila Abrão , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Atualmente, a concorrência entre as empresas está cada vez mais acirrada. Entre as organizações de serviços, como o setor bancário, não é diferente. Os clientes estão cada vez mais exigentes e o mercado mais competitivo. Tais organizações devem buscar, portanto, estratégias eficazes para captar e reter clientes. Este trabalho propõe-se a identificar o público-alvo da agência do Banco Itaú Vila Cruz, na cidade de Poços de Caldas/MG, seu perfil e suas preferências, para que seja possível identificar estratégias eficientes para captação de novos clientes. Para que fosse possível tal identificação, foi feita uma pesquisa por meio de questionários, no qual foram entrevistados moradores da Zona Oeste, assim como pessoas que trabalham na região. Com os resultados, foram propostas algumas sugestões de estratégias, de modo que a agência bancária consiga conquistar novos clientes.

Departamento Municipal de Eletricidade de Poços de Caldas: um estudo descritivo do modelo de gestão pública municipalizada de energia elétrica

Ariane Cristina Gomes , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho, elaborado como trabalho de conclusão de curso na área de Administração Pública e requisito legal para a obtenção do Grau de Bacharel em Administração, apresenta a descrição das principais características do modelo de gestão municipalizada do serviço público de energia elétrica, em uma cidade de médio porte do sul de Minas Gerais, prestado mediante concessão, por intermédio de uma autarquia municipal, o Departamento Municipal de Eletricidade de Poços de Caldas (DME-PC). Levando-se em consideração a peculiaridade local, já que o objeto de estudo é de competência da União e não do município, este trabalho teve por objetivo levantar e descrever os aspectos internos relacionados à gestão do DME-PC, de acordo com os critérios gerais avaliados pelo Prêmio Nacional de Gestão Pública do Governo Federal, o qual, por sua vez, visa reconhecer as organizações públicas que demonstrem alto desempenho institucional. Foram verificadas também as perspectivas futuras da organização, com relação à possibilidade de renovação de sua concessão. Como resultado, obteve-se que a gestão pública municipalizada, apesar de ser considerada ainda como uma tendência no país, em Poços de Caldas representa um modelo viável e que contribui para o fortalecimento da infra-estrutura do município. Porém, sua administração interna requer melhor planejamento, visando garantir a qualidade e a continuidade dos serviços prestados à população.

Descrição e Avaliação dos Cargos de Laboratório Médico Dr.a Tânia Magalhães Nogueira Cobra S/S Ltda.

Bruna Duarte de Oliveira Garcia , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Marília de Gonzaga Lima e Silva Tose , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado no Laboratório Médico Dra. Tânia Magalhães Nogueira Cobra S/S LTDA, tendo como objetivo principal realizar a avaliação dos cargos da referida empresa. Para tanto, tornou-se necessário realizar um levantamento bibliográfico, especialmente no que se refere à administração de cargos e salários, o qual constituiu o alicerce para o desenvolvimento e conclusão do mesmo. Visando alcançar o objetivo principal deste estudo, foi estabelecido como instrumento de pesquisa um questionário estruturado, que foi aplicado a todos os funcionários do laboratório. Os resultados deste levantamento originaram as descrições dos cargos da empresa, constituindo o catálogo de cargos, que se encontra no Apêndice D. Posteriormente foram definidos os critérios para avaliação e os cargos foram avaliados pelo método de graus de predeterminados, gerando o escalonamento dos cargos exposto no capítulo IV. Entretanto, em decorrência das análises de cada cargo, foram efetuadas propostas no sentido de atualizar e formalizar a estrutura de cargos da empresa e completar o Plano de Cargos e Salários.

Diagnóstico dos problemas encontrados no fluxo de documentos e notas fiscais de entrada na empresa ALCOA Alumínio S.A.

Juliana Pereira Machado , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Esse trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo diagnosticar os problemas que mais ocorrem no fluxo de documentos e notas fiscais de entrada da Alcoa Poços e foi realizado na empresa Alcoa Alumínio S.A., empresa que atua no ramo metalúrgico desde a década de 70. Considerando a importância da flexibilidade operacional que uma organização deve ter para a obtenção de vantagem competitiva, este trabalho apresenta um diagnóstico realizado no fluxo de processos do departamento Recebimento Integrado (RI), envolvendo o processo de inclusão de notas fiscais. Este trata o diagnóstico do fluxo de processos como fator importante para a obtenção de qualidade nos serviços prestados, pois influi substancialmente no resultado final das operações. Com isso, o presente trabalho propôs diagnosticar e identificar os principais problemas que ocorrem no setor, de forma a estudá-los para apresentar uma proposta de melhoria e criar um plano de ação para reduzir as falhas. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória que identificou as principais falhas ocorridas no ato de inclusão de notas fiscais, e com isso foi proposto como melhoria a criação de um novo departamento de conferência de notas fiscais antes que elas cheguem aos digitadores evitando assim o atraso diário nas atividades.

Estudar metodologias alternativas que proporcionem economia na compra de intes de estoque

Manoela Siqueira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A gestão de estoques passou a ser considerada uma atividade estratégica para as organizações que pretendem se posicionar de maneira competitiva no mercado. Hoje se sabe que os estoques absorvem um alto capital da empresa, o qual poderia ser destinado a novos investimentos. Para que um planejamento e controle de materiais sejam eficazes, é importante a elaboração de métodos de gestão capazes de suportar a estratégia da empresa. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo expor o método utilizado pela Alcoa Alumínio S.A e identificar, caso necessário, metodologias alternativas de gestão de estoque que tenha como premissa geração de economia. Assim, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema, e posteriormente feito um levantamento do padrão de consumo existente para os itens de estoques, classificados na curva ABC, como itens A. Através da análise dos dados, pôde-se observar que o método de gestão utilizado é aplicável para o atendimento das estratégias da empresa, porém com um possível potencial de melhoria.

Estudo da Situação Atual da habitação na cidade de Poços de Caldas/MG e a atuação da CAIXA Econômica Federal/Agência Poços de Caldas

Vanessa Gonçalves Pereira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão do curso de Administração, para obtenção do título de Bacharel em Administração foi realizado na Caixa Econômica Federal de Poços de Caldas / MG com o intuito de analisar a atuação da CAIXA na habitação popular em Poços de Caldas. O processo de urbanização no Brasil foi acelerado e desordenado, ocasionando vários problemas sociais como déficit habitacional, moradias precárias, habitações irregulares e favelas. Nesse sentido, a CAIXA exerce um papel fundamental sendo a intermediária entre o Governo Federal e o município, através dos programas habitacionais. Essa pesquisa analisou a situação habitacional em Poços de Caldas correlacionando com a atuação da CAIXA. Para a obtenção dos dados foram utilizadas pesquisas documentais e bibliográficas, além de entrevistas qualitativas com funcionários da Caixa Econômica Federal e da Prefeitura Municipal. Através das entrevistas realizadas pode-se concluir que a CAIXA desempenha um papel fundamental na política habitacional, por ser a intermediária do Governo Federal e do município, no repasse dos recursos oriundos do Orçamento Geral da União - OGU. Além disso, concluiu-se que a cidade de Poços de Caldas é privilegiada visto que o déficit habitacional do município se difere da maioria dos núcleos urbanos, apresentando problemas como assentamentos precários e falta de casa própria.

Estudo de minimização do índice de acurácia de estoque da Ferro e Aços Iguçú

Rosana Aparecida da Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Afonso Piva , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (piva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho de conclusão de curso foi realizado na empresa Ferros e Aços Guaçu Ltda, filial Poços de Caldas, com a atividade econômica no setor de comércio no atacado e no varejo de ferros, aços e produtos metalúrgicos. A questão central desse trabalho diz respeito a acurácia de estoque, na qual tem se tornado comum à diferença entre a quantidade informada pelo software utilizado e o estoque físico. Diante dessa problemática notou-se necessidade de um estudo para minimizar o índice de acurácia da empresa, e tornar as informações contidas no software confiáveis.

Estudo do Processo de Análise de Crédito da Empresa Alcoa Alumínio S.A.

Henrique de Bom Lemos Ávila , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado na área de Crédito do Centro de Serviços Compartilhados da Alcoa Alumínio S.A, objetivando demonstrar a importância do mesmo para garantir a saúde financeira da empresa. A análise de crédito é de extrema importância para qualquer empresa, independentemente de seu porte e ramo de atividade, visto que é através dela que se dá o gerenciamento do risco que a empresa assume perante seus clientes, bancos e seus fornecedores. Tal análise é realizada com base nas demonstrações financeiras das empresas tomadoras de crédito que são fornecidas através de Balanços Patrimoniais, Demonstração de Resultado de Exercício, entre outros. No trabalho apresentado, é demonstrado todo o processo de análise de crédito que a empresa Alcoa Alumínio S/A realiza para seus clientes, bem como as ferramentas utilizadas para realização da mesma e demais assuntos relevantes sobre o tema em questão.

Expansão da marca PURA PRATA pelo sistema de franchising

Bruna de Camargo Couto , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente estudo teve por objetivo elaborar um plano de Franchising para a empresa Pura Prata. Nesse plano foram estabelecidos todas as bases para que a implementação seja bem-sucedida. Dentre os objetivos específicos está o estudo do funcionamento das franquias no Brasil e o estudo de criação de manuais de Franquia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso com as duas maiores franqueadores do Brasil. Primeiramente foi estudado conceitos e caracterizações do sistema de franquia e todas suas vertentes, pôde-se fazer um diagnóstico da sua origem e seu comportamento atual. Também foram analisados fatores jurídicos e financeiros que afetam a implementação do sistema. Foi ainda destacada a importância de duas figuras participantes do sistema, de um lado a empresa que se propõe a implementar a rede, denominada Franqueador, e de outro a pessoa que se propõe a implementar a rede de acordo com os padrões definidos pelo franqueador, essa figura é denominada Franqueado. Vale salientar que a pesquisa teve como finalidade elaborar o plano de Franchising para uma unidade piloto que a empresa Pura Prata instalará em um Shopping Center na intenção de examinar e constatar sua real capacidade de se expandir. Como término foi elaborado uma técnica de muito uso pelos administradores chamada 4Q1POC (O quê, quando, quem, quanto, por quê, onde e como), para a unidade piloto ser implementada.

Identificação das causas do não fechamento de vendas na Ritmo Veículos

Anna Claudia Dutra , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal identificar as causas existentes nas negociações realizadas pela Ritmo Veículos Poços de Caldas referentes ao não fechamento das vendas. Inicialmente é mostrado um pouco sobre a atual situação do mercado de automóveis no Brasil e na região, uma descrição sobre cada departamento da empresa para que facilite o entendimento dos processos, juntamente com o histórico da Ritmo. Para chegar às conclusões foram realizadas conversas informais com os clientes que já visitaram a loja com interesse em obter um veículo 0km ou usado, e que não efetuaram a compra lá, até que dissessem o motivo. Além disso, a análise foi feita também de acordo com as descrições dos atuais processos existentes na empresa, que podem ter algumas falhas que refletem na não concretização de vendas. Todas as conclusões obtidas foram citadas conforme conhecimento e experiência adquirida na área de atuação e também de acordo com as teorias citadas nos referenciais bibliográficos, possibilitando o fechamento da pesquisa e análise com a conseqüente proposta de melhoria.

Identificação das Oportunidades de Negócios com os Clientes do Módulo Individual do Banco Itaú

Walfredo Farias Tejo de Araújo , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado na agência 0267 do Banco Itaú, sediado em Poços de Caldas, interior de Minas Gerais, com o objetivo de identificar as oportunidades de negócios dentro do módulo individual do Banco Itaú. Este trabalho se construiu a partir de teorias aprendidas durante o curso de administração da PUC e os autores utilizados nas apresentações destas teorias estão relacionados a baixo, ressaltando que não seria possível a realização deste trabalho se a interdisciplinaridade durante todo o período de faculdade não fosse algo tão relevante cobrado pela mesma. Para tanto, realizou-se levantamento de dados de 220 clientes que compareceram a agência do Banco Itaú e já eram correntistas do banco. Desta forma será mostrado o perfil de consumo de cada um deles, que tem por finalidade auxiliar o autor a alcançar suas metas pessoais, dar uma contribuição significativa para o banco chegar aos seus objetivos e sanar as necessidades dos clientes cada vez mais e melhor. Considerando que o mercado atual apresenta-se competitivo e que as atenções das empresas estão voltadas cada vez mais para os clientes, as informações apresentadas e estudadas neste trabalho podem servir para gerar uma vantagem competitiva para o Banco Itaú.

Identificação dos impactos gerados na empresa G. M. Costa Ltda com a implantação do Departamento de Recursos Humanos

Vanessa Margarida Pereira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na empresa G.M. Costa Transportes Ltda, empresa que atua no setor de transporte de cargas em geral. Com a expansão de suas atividades para todo o território Nacional a empresa se viu na necessidade de reestruturar alguns dos seus processos, principalmente no que se refere à gestão de pessoas, visando garantir o bom atendimento aos seus clientes e a qualidade nos serviços prestados e aliar a produtividade com a qualidade de vida de seus empregados. Por ser a área de Recursos Humanos uma área interdisciplinar cuja função é recrutar, estruturar, instruir, educar e qualificar as pessoas faz se necessário manter uma área específica que possa servir de apoio e auxiliar nas tomadas de decisões no que se refere ao desenvolvimento das pessoas dentro da organização, direcionando, assim, uma atenção especial aos empregados. Assim, a empresa optou por implantar o departamento de Recursos de Humanos visando organizar suas políticas e ações para que as pessoas pudessem desempenhar seu trabalho com a maior eficiência. Este trabalho tem como objetivo principal a identificação dos impactos gerados na empresa após a implantação do Departamento de RH. O presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica como fonte de embasamento teórico para a execução do mesmo destacando informações referentes à gestão de pessoas, os papéis da área de RH, planejamento de RH e as atividades pertinentes ao setor tais como recrutamento, seleção, sistemas de recompensas e treinamento. Para atingir o objetivo proposto foi utilizado como instrumento de pesquisa entrevistas semi-estruturadas com alguns funcionários antigos da empresa e com os responsáveis pelo Departamento de RH a fim de compor o cenário da empresa antes e depois da implantação do Departamento. Os resultados da pesquisa foram bem objetivos apresentando a visão dos antigos funcionários frente às transformações ocorridas na empresa com a implantação do Departamento assim como o posicionamento dos responsáveis pelo Departamento em relação às atividades desenvolvidas e ao cenário atual da empresa. Com base nos cenários apresentados foi possível listar os impactos gerados na empresa após a implantação do Departamento.

Identificação dos Perfis dos Clientes do Segmento Prime do banco Bradesco S/A - agência 2299-3 Poços de Caldas

Geovana Gonçalves , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho de conclusão de curso foi realizado no Banco Bradesco S.A., agência Prime, em Poços de Caldas, com os objetivos de levantar informações quanto ao perfil dos clientes, classificá-los em perfis investidores e tomadores e identificar as potencialidades e fragilidades dos produtos e serviços oferecidos. Foi realizada uma pesquisa a fim de proporcionar aos colaboradores da empresa em estudo informações que contribuam para a prestação de serviços de excelência e para a satisfação do cliente, sendo estes os focos do segmento Prime. As análises foram feitas mediante a motivação e desafio de entender o comportamento do consumidor, enfatizando como estes classificam seus atos consumidores atrelados aos produtos e serviços disponibilizados pelo banco. Ao final, são apresentadas sugestões de melhorias com intuito de oferecer aos responsáveis pelo planejamento de marketing, base sólida de informação para a elaboração de estratégias que levarão à melhoria do atendimento aos clientes.

Investimento no Mercado Financeiro: Custos, Taxas, Impostos e Altos Retonors

Filipe Gimenes Andrade , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado na empresa Banco Bradesco S.A., e teve como objetivo mostrar como é simples e fácil investir no mercado financeiro brasileiro, criando uma carteira de investimentos que objetiva mitigar o risco sistemático utilizando a “regra dos 80”, contabilizando despesas com corretagem, taxas e impostos. Pelo motivo de várias pessoas possuírem dúvida em relação ao mercado financeiro, este trabalho mostra que o caminho a seguir é um caminho de fácil acesso, que todas as pessoas que possuem capital disponível para investir podem seguir, e facilmente obter um retorno acima do oferecido pelas aplicações em renda fixa e os diversos tipos de aplicações em renda variável, que podem ser usados tanto por investidores profissionais como por investidores que pouco conhecem o mercado financeiro.

Pesquisa de imagem da Consultoria Júnior

Otávio de Oliveira Marangoni , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Afonso Piva , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (piva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
As empresas juniores são, acima de tudo, um excelente laboratório para o aluno de graduação fazer a complementação em sua formação para o mercado. É a oportunidade encontrada de tornarem práticas, as teorias ministradas no decurso acadêmico. Na, realidade, essas empresas têm proporcionado uma significativa contribuição, neste sentido, à sociedade. Ao prestar serviços especializados e sob preços acessíveis, constituem-se em reais opções técnicas para o mercado, colaborando também para que as pequenas e médias empresas em ascensão tenham melhores chances de sobrevivência no complicado e competitivo sistema econômico brasileiro. Além de tudo isso, prima pela manutenção de valores essenciais como a cooperação, valorizando o trabalho em equipe, buscando-se respeitar as diferenças, estimulando a inovação e a criatividade de todos. O interesse despertado para se tratar desse assunto está intimamente relacionado com o interesse pela área de marketing, pelas inúmeras contribuições permitidas daí e, principalmente, para se conhecer a estratégia utilizada pela Empresa Consultoria PUC Júnior e a imagem que os acadêmicos têm dela e de seus projetos, investigando a satisfação e o interesse em fazê-la ainda melhor. Despertar nos graduandos de Administração o interesse em conhecer e participar mais ativamente da Empresa Consultoria PUC Jr é uma proposta evidenciada nestas páginas, quando, através de vários conceitos e dados obtidos, é possível traçar um perfil do trabalho desenvolvido por ela e também o do profissional que pode compor seu quadro de profissionais.

Pesquisa de satisfação dos clientes do Banco REAL – PAB PUC Minas de Poços de Caldas

Erika Frison Oliveira do Lago , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho trata de uma pesquisa realizada em uma instituição financeira, o Banco Real – PAB PUC Minas, na cidade de Poços de Caldas. O PAB PUC Minas desenvolve suas atividades, direcionadas única e exclusivamente, aos alunos, professores e funcionários da instituição de ensino na qual ele está instalado. A autora busca com o trabalho conhecer melhor os clientes do banco, seus desejos e suas necessidades, assim, o objetivo geral da pesquisa é identificar a satisfação dos clientes quanto aos produtos e serviços oferecidos a eles. O trabalho foi desenvolvido pela autora com base nos dados obtidos através dos questionários aplicados aos clientes dentro mesmo do PAB, podendo assim todas as informações ser agrupadas e analisadas para que ao final, sugestões de melhorias pudessem ser dadas a empresa. O resultado da pesquisa foi bastante satisfatório, pois, pode-se perceber através das análises feitas, que os clientes do Banco Real – PAB PUC Minas encontram-se bastante satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos a eles.

Pesquisa Mercadológica: um estudo da imagem da operadora OI em Botelhos - MG

Gabriel Tomazoli Figueiredo , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho de Conclusão de Curso consisti em uma Pesquisa de Mercado realizada no município de Botelhos, Sul de Minas Gerais, que teve como objetivo identificar a imagem da operadora Oi na cidade como requisito para o estudo da viabilidade da reabertura de um agente autorizado da operadora, Keka Telefonia. A Pesquisa foi realizada tendo como instrumento de coleta de dados um questionário contendo dez questões fechadas e onze questões abertas, aplicado dia 24 de Outubro de 2009, entrevistando 374 pessoas residentes no município de Botelhos/MG, usuárias de aparelho celular ou não. Ao final da realização da pesquisa constatou-se que a cidade de Botelhos/MG conta com uma operadora líder de mercado, e que para entrar neste mercado será necessário um trabalho intenso com propagandas e divulgação da Oi, para manter os atuais clientes e conquistar novos. Destaca-se, entretanto, que com essa pesquisa não foi possível identificar a viabilidade da reabertura do agente autorizado da operadora da empresa em questão, mas de possibilitar aos seus responsáveis uma visão sobre o mercado que atuarão, no que refere à imagem da empresa que representam.

Planejamento de controle de gestão no SISCON da empresa Tecno-Micro Informática

Bibiana Aparecida Silva de Oliveira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Afonso Piva , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (piva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na empresa Tecno-Micro Informática, que atua desde 1997 no comércio varejista e prestação de serviços de produtos de informática e periféricos em Poços de Caldas, MG. A empresa constantemente busca melhoria de seus processos e acredita que o investimento em informatização possibilita otimização dos controles e gerenciamento da informação. Este trabalho propõe planejar os processos de controle de produtos com defeito, para que seja desenvolvido um softaware de gerenciamento e inseri-lo no sistema de gestão utilizado pela empresa, o SISCON. A logística de RMA (return material avariable), ou de produtos com defeito, representa um controle de valor significativo para a empresa, visto que, produtos de informática são passíveis de apresentarem defeitos, e o pós-venda torna-se um diferencial de mercado, necessitando avaliação da empresa com relação aos fornecedores com políticas de garantia de produtos que possibilitem um amparo comercial, assim como avaliação dos próprios produtos que são inseridos no mercado. A falta de apoio no pós-venda por parte dos fornecedores, representa custo para a revenda. O planejamento do módulo de RMA, após a fase de programação por profissional de desenvolvimento e implantação na empresa, permitirá através dos dados que serão inseridos no sistema de gestão, consultas de produtos pendentes de troca com fornecedores e clientes, análise do índice de produtos que apresentam defeito, e análise do tempo de solução de RMA de cada fornecedor. Para realização desta pesquisa foram aplicados métodos de levantamento de processos na empresa Tecno-Micro Informática, aplicação de conceitos teóricos, moldagem dos processos à informatização e criação do fluxograma de dados do módulo de controle de RMA.

Planejamento de produção e controle de peças acabadas e semi-acabadas do Farol 668 na empresa FORTLUZ

Sérgio dos Santos Cerqueira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Márcio Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho de Conclusão de Curso, é realizado na empresa Fortluz Indústria e Comércio Ltda. em Poços de Caldas, no setor de Produção e Controle de peças acabadas e semi-acabadas, relata as dificuldades encontradas no setor, visando propor melhoria na área e o aumento de produtividade, agregando ainda redução de custos tais como: desperdícios de matéria-prima, retrabalho de peças refugo de peças. O trabalho tem como objetivo propor melhorias no sistema de produção e um dos produtos em específico o farol 668, utilizando o MAMP e Ferramentas da Qualidade.

Plano de implementação do planejamento estratégico na célula de comunicação do GBS EHS da ALCOA AlumínimoS/A. – Poços de Caldas

Isabela Teodoro de Barros , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de Conclusão de Curso foi realizado na célula de comunicação do GBS EHS da empresa Alcoa Alumínio S/A., com o objetivo de elaborar e implementar o planejamento estratégico na mesma. A implementação desta ferramenta permitirá o conhecimento desta célula, seus pontos fortes e fraquezas, entre outras diretrizes para identificar ações que possibilitem o crescimento assertivo da área, minimizando as dificuldades e problemas e antecipando as necessidades dos clientes em busca de garantir sua satisfação. Para que os objetivos deste trabalho fossem alcançados, inicialmente, realizou-se uma extensa pesquisa bibliográfica sobre o tema, após este estudo pode-se implementar efetivamente o planejamento estratégico na área. Inicialmente, uma análise ambiental foi feita considerando-se os ambientes internos e externos à célula de comunicação, depois foram definidos objetivos para a implementação, a organização e o controle do planejamento na célula, para alcançar tais objetivos, estabeleceram-se estratégias e, finalmente, as melhores maneiras de implementá-las e controlá-las.

Projeto de Cnsultoria Financeira Realizado na Empresa Rio Distribuidora

Thiago Ferreira Francisco , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho enfatiza a importância de uma análise financeira da gestão operacional para o modelo de negócio da empresa Rio Distribuidora, com o objetivo de avaliar o desempenho da estrutura financeira através do conjunto de indicadores econômico-financeiros extraídos basicamente das principais demonstrações contábeis levantadas pela empresa. O empreendimento cresceu significativamente nos últimos anos e atingiu uma complexidade estrutural que não está sendo compreendida pelos fundadores, provocando uma resistência generalizada quanto aos aspectos referente à inovação dos processos gerenciais. Desta forma, buscou-se uma solução por meio de indicadores oferecidos pelo campo da administração financeira que poderiam ser implementados para mensurar o impacto determinado pelas decisões financeiras sobre o desempenho global da empresa. O diagnóstico financeiro da empresa foi realizado através da estruturação das principais demonstrações contábeis brasileiras, ou seja, o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício que visam fundamentalmente mensurar o desempenho econômico-financeiro da empresa como forma de identificar os resultados retrospectivos e prospectivos das diversas tomadas de decisões financeiras que determinam sobre sua liquidez, estrutura patrimonial e rentabilidade. Finalmente, pode-se dizer que a análise proposta respondeu ao problema inicial de pesquisa e, conseqüentemente, atingiu seus objetivos estabelecidos. Além disso, a concepção desta obra possui considerada importância, uma vez que influenciará diretamente no processo administrativo da organização, evidenciando as possibilidades de investir em uma gestão financeira mais acurada, e assim, obter um retorno condizente com as expectativas delineadas quanto à satisfação de poder contribuir com o desenvolvimento do empreendimento.

Proposta de Avaliação de Desempenho para os Jovens na Fundação de Assistência ao Menor, em Poços de Caldas

Gislene de Fátima Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Marília de Gonzaga Lima e Silva Tose , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na Fundação de Assistência ao Menor - FAM, tendo como objetivo propor uma ferramenta de avaliação de desempenho a ser aplicada aos jovens empregados da empresa. Assim, o presente estudo apresenta uma pesquisa bibliográfica, que deu suporte teórico ao trabalho, principalmente no que se refere à Avaliação de Desempenho. A metodologia da pesquisa envolveu entrevistas que buscaram verificar a aceitação dos gestores quanto à aplicação de uma avaliação e as expectativas dos jovens com relação a emprego. Foi entrevistada também a Diretora da FAM no sentido de compreender a origem da oferta de emprego aos jovens. O resultado de tais entrevistas é apresentado no desenvolvimento do trabalho. Partindo de tal resultado criou-se um instrumento de avaliação de desempenho contemplando as expectativas tanto do grupo gestor quanto dos jovens a serem avaliados. Enfim, esse trabalho apresenta a proposta de uma Avaliação de Desempenho com foco em desenvolvimento, visando o desenvolvimento do perfil profissional dos jovens empregados da FAM.

Proposta de Melhoria do Sistema de Captação e Seleção de Talentos na PUC Projetos e Consultoria Empresarial Júnior, em Poços de Caldas

Raquel Borges Vranceanu , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Marília de Gonzaga Lima e Silva Tose , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado na PUC Projetos e Consultoria Júnior, sediada em Poços de Caldas, precisamente no prédio de Administração da PUC Minas, campus Poços de Caldas, com o objetivo de realizar uma proposta de melhoria do sistema de captação e seleção de talentos na empresa em questão. Para tanto, realizou-se pesquisa com os alunos do curso de Administração da PUC Poços de Caldas, bem como com seis empresas juniores federadas na FEJEMG, a fim de adequar o processo de captação e seleção de acordo com os resultados obtidos. Como resultado, constatou-se que 100% das empresas respondentes realizam processos de seleção e 60% dos alunos respondentes gostariam de atuar na empresa Júnior de Consultoria, o que justifica esse trabalho para melhoria no processo de seleção. Ao final foram propostas algumas melhorias, a fim de adequar o processo de captação e seleção de talentos.

Proposta de melhoria para o website do curso de Administração da PUC - MINAS campus Poços de Caldas

Cristiane Costa e Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O uso da internet como canal de comunicação já é mais que uma tendência, e se tornou uma necessidade para se manter competitivo no mundo globalizado. Então este trabalho procurou identificar as necessidades e expectativas dos usuários em relação ao website do curso de administração para propor um plano de melhoria utilizando estratégias efetivas baseadas no e-business, e-marketing e e-CRM que motivem os usuários a acessá-lo frequentemente e que atraia novos clientes, apresentando de forma mais interativa e dinâmica o curso de administração, disponibilizando pontos de contato e feedback para os clientes, e que a análise do relacionamento com os clientes possibilite futuras propostas de melhorias para os serviços oferecidos pelo curso.

Rosas ARCO-ÍRIS: um estudo da possibilidade da troca da produção tradicional pela orgânica

Paulo Augusto de Siqueira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo realizar um estudo da possibilidade futura da troca da produção tradicional de rosas, pela produção orgânica na empresa Rosas Arco-Íris. Para a realização desta pesquisa, analisou-se o cenário atual da agricultura no Brasil, assim como a sua evolução durante as últimas décadas, além de estudar também o mercado de orgânicos no país. Foram levantados também casos de sucesso no cultivo orgânico, que se tornaram referência para o mercado. Além disto, também foram utilizadas ferramentas de análise estratégica estudadas durante o curso de Administração. Este trabalho foi realizado no período de setembro de 2009 a novembro de 2009. Espera-se que a pesquisa realizada possa auxiliar a empresa em uma futura tomada de decisão, uma vez que o cenário atual apresentado e o futuro vislumbrado é muito promissor em relação aos produtos orgânicos, um segmento de mercado que cresce constantemente, concluindo com a viabilidade de uma futura troca do sistema de produção da empresa, passando do sistema tradicional, onde são utilizados produtos químicos, para o orgânico, o qual é feito de maneira natural, sem o emprego de tais produtos.

Transição de serviços de país desenvolvidos para países em desenvolvimento: um estudo no GBS da Alcoa Alumínio S.A.

Michele Yunes Dias de Oliveira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado na Alcoa Alumínio S/A, multinacional do ramo de metalurgia, com sede localizada na cidade de Poços de Caldas/MG. Pelo fato da Alcoa produzir alumínio, metal com preço estipulado em bolsa, a empresa se viu diante da necessidade de buscar fontes alternativas de redução de custos, visando aumentar sua vantagem competitiva. Com essa finalidade foi criado em Poços de Caldas/MG o centro de prestação de serviços comuns entre as localidades da Alcoa, Global Business Services-GBS. O GBS tem agregado ao seu portfólio não apenas prestações de serviços nacionais, mas também internacionais. Os serviços prestados para unidades da Alcoa no exterior representam a adaptação da empresa à globalização, utilizando-se das vantagens que ela pode oferecer para empresa, principalmente quanto à redução de custos. Este trabalho tem por objetivo apresentar a descrição do processo de transição de serviços de países desenvolvidos para países em desenvolvimento, utilizando-se do modelo do processo de transição do departamento de BackOffice de Tesouraria e Mesa de Derivativos, de Pittsburgh/EUA para Poços de Caldas/Brasil. Este modelo apresenta, através de várias pesquisas e conversas informais, a estruturação das principais análises que devem ser realizadas antes, durante e depois da transição de um departamento dentro da mesma empresa, mantendo o foco em gerar vantagem competitiva e reduzir custos de serviços. A estruturação deste processo possibilita à empresa se posicionar no mercado, identificar e atuar em estratégias de maneira global, otimizando recursos através do globo gerando crescimento, inovação e agregando valor ao serviço final.

Um Estudo de Caso sobre Fusão entre os Bancos Itaú e Unibanco na Perspectiva do Mercado Local

Cristiane Tofollo , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado no Banco Itaú S.A., agência 0267 localizada na cidade de Poços de Caldas – MG. Os bancos atuantes no mercado financeiro vêm passando por um processo de adequações através de fusões e incorporações. Essa tendência de concentração é justificada na maior parte das vezes quando a empresa necessita melhorar sua eficiência administrativa e sua produtividade, capacitando-se para atuar em contextos de maior competitividade. Com isso, a finalidade do trabalho desenvolvido foi mostrar os impactos causados para o mercado local com a fusão das empresas Itaú e Unibanco. A pesquisa caracteriza-se como Estudo de Caso, tendo sido os dados coletados junto a dois grupos: funcionários e clientes de uma agência específica de uma das organizações em estudo. Do ponto de vista metodológico, cabe ressaltar, que, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, através de acesso a livros, revistas especializadas e sites na internet. O estudo evidenciou que apesar de pouco conhecimento sobre o assunto, os clientes estão absorvendo bem a fusão dos dois bancos e os funcionários adquirindo novas experiências com o assunto. Percebeu-se também que o banco ainda vem passando por um processo de estruturação e adequação à fusão de modo que ainda existem muitas questões em aberto, tanto para o público interno quanto externo, mas de acordo com as pesquisas o novo banco pretende concluir a maior parte da integração até o final de 2010 garantindo aos clientes e empregados todas as informações referentes ao processo de fusão e as novas metodologias adotadas pelo novo banco.

Um estudo sobre a satisfação dos clientes pessoa jurídica da agência 1438 do Banco Santander em Poços de Caldas - MG

Natany da Costa , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão do curso de Administração, para obtenção do título de Bacharel em Administração foi realizado no Banco Santander, agência 1438 Poços de caldas / MG com o intuito de identificar a satisfação dos clientes pessoa jurídica com relação aos produtos e serviços oferecidos pelo banco. Para tanto, quanto aos procedimentos técnicos, foram realizadas, primeiramente, pesquisas bibliográfica e documental. Para alcançar os objetivos do trabalho, utilizaram-se, também, pesquisa exploratória. O instrumento de pesquisa escolhido foi um questionário composto por 13 questões estruturadas. No mercado competitivo e globalizado em que os bancos estão inseridos, é imprescindível que as empresas conheçam melhor seus clientes bem como suas necessidades, expectativas e percepções, aperfeiçoando o atendimento e os serviços prestados, possibilitando valor para os clientes e maior rentabilidade aos negócios. Por meio da pesquisa, chegou-se à conclusão que os clientes pessoa jurídica Business I, encontram-se satisfeitos com relação ao portfólio oferecido pela empresa, no entanto foi possível observar que os mesmos conhecem a maioria dos produtos e serviços disponibilizados, porém utilizam uma quantidade limitada e pequena dos mesmos. Foi possível detectar, também, que esta situação permite que a agência estabeleça ações como visitas e contatos telefônicos para aumentar a utilização do portfólio oferecido pelo banco, e assim estreitar as relações de negócios com os clientes.

Uma Análise do Programa CAIXA ODM na Superintendência Sul de Minas em Poços de Caldas

Letícia Reis Bonfim , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão do curso de Administração, para obtenção do título de Bacharel em Administração foi realizado na Caixa Econômica Federal de Poços de Caldas / MG com o intuito de analisar o Programa CAIXA ODM na Superintendência Regional Sul de Minas. Este programa foi criado pela CAIXA para contribuir com o Brasil no que diz respeito ao compromisso estabelecido pelo país juntamente com 190 nações de tornar o mundo mais justo e solidário por meio dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM, propostos pela Organização das Nações Unidas – ONU, durante a Cúpula do Milênio acontecida em Nova York no ano de 2000, e que devem ser cumpridos até 2015. Essa pesquisa analisou a atuação da CAIXA diante dos Objetivos do Milênio, correlacionando tais objetivos com seu novo Plano Estratégico, a fim de verificar a atuação da CAIXA na Superintendência Sul de Minas de uma forma direta ou indireta. Para tanto, quanto aos procedimentos técnicos, foram realizadas, primeiramente, pesquisas bibliográfica e documental. Para alcançar os objetivos do trabalho, utilizou-se também de duas pesquisas, o instrumento escolhido foi o roteiro de entrevista composto por questões estruturadas. Por meio dessas entrevistas, se chegou à conclusão de que o Programa CAIXA ODM é muito interessante, a iniciativa da empresa foi muito promissora, no entanto ela precisa de melhorias para alcançar a efetividade.

Uma Análise no Âmbito Administrativo dos Tipos de Garantias de Mitigação de Risco

Mariane Brabo Faria , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado na Alcoa Alumínio S/A, uma empresa multinacional do ramo de metalurgia, com a sede localizada na cidade de Poços de Caldas/MG. Ele tem por objetivo descrever todos os tipos de Garantias existentes nos Mercados Financeiros Nacional e Internacional, por meio de uma pesquisa exploratória, levantando dados para compor desde o Sistema Financeiro Nacional até as características constantes em cada tipo de garantia existente. Em meio a um ambiente de instabilidade financeira, faz-se de suma importância o estudo para a aplicação de alternativas para preservar os compromissos financeiros, sejam eles, diretos ou indiretos, beneficiando a Alcoa, tal como outra companhia.

Visual-vest: reaproveitamento de resíduos industriais

Anderson Henrique da Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na empresa Visual Roupas Profissionais Ltda ME, teve como objetivo analisar a viabilidade do reaproveitamento de resíduos industriais, uma vez que a empresa demonstra interesse. Para a realização desta pesquisa buscou-se a analise do cenário mundial envolta dos aspectos ambientais, bem como a evolução do cenário industrial para o reaproveitamento dos resíduos industriais. Para as analises neste estudo, foram aplicadas as ferramentas de análise estratégica estudadas durante o curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, assim como foi necessária a busca de referencial teórico e da legislação pertinente a geração de resíduos industriais. Este estudo foi realizado no período de agosto de 2009 a dezembro de 2009, sendo o pesquisador proprietário da empresa pesquisada, o que possibilitou a coleta dos dados necessários. Espera-se que esta pesquisa possa auxiliar no processo de tomada de decisão da empresa Visual Roupas Profissionais Ltda ME, com relação ao reaproveitamento de resíduos industriais, uma vez que o cenário futuro projetado por esta empresa é muito positivo em relação a propostas de mudanças no seu gerenciamento de resíduos industriais, concluindo com as propostas de criação de bolsas retornáveis, estopas e encaminhamento para co-processamento.