Trabalhos de conclusão de curso defendidos durante o 1o semestre de 2010

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A Aplicação do Marketing de Relacionamento na Propaganda Médica

Erinaldo Sandi dos Santos , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O mercado farmacêutico passa por um intenso processo de abertura e competitividade. Com o surgimento de novos produtos e drogas que antes eram exclusivas apenas de um determinado laboratório. Dentro deste cenário de grande competitividade, os laboratórios mobilizam-se de todas as formas para manter a venda de seus produtos ao público consumidor, o qual se dá mediante receituário próprio, sendo assim, o grande aliado do laboratório nesta intermediação entre este e o mercado consumidor é o médico que prescreve o medicamento. Desta forma, o marketing de relacionamento, é uma importante ferramenta utilizada pelos laboratórios, que ganha cada vez mais novas formas e importância neste processo, pois é através dele que os produtos chegam ao conhecimento do médico, estabelecendo uma relação duradoura e de fidelidade entre ambos. É neste contexto que este trabalho analisa a importância do marketing de relacionamento como forma de se diferenciar e fidelizar novos clientes no momento da propaganda médica.

A influência dos valores na percepção de carreira dos antigos e novos funcionários da área comercial do Banco Itaú de Poços de Caldas-MG

Carolina Lopes Órfão Morais , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Marília de Gonzaga Lima e Silva Tose , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado no Banco Itaú S/A, tendo como tema a influência dos valores na percepção de carreira dos antigos e os novos funcionários da área comercial deste banco em Poços de Caldas. Seu objetivo foi compreender como os valores dos funcionários afetam sua visão de carreira. Foi utilizado, como coleta de dados, entrevista estruturada com os funcionários novos e antigos e análise de documentos internos da empresa, cujos resultados são mostrados no desenvolvimento do trabalho. Este estudo apresenta uma pesquisa bibliográfica, que embasa teoricamente o trabalho, em especial sobre gerações, valores, conflitos e plano de carreira. Os resultados mostram que, de uma maneira geral, os funcionários novos e antigos possuem valores diferentes, mas que estes não influenciam na percepção de carreira. Por fim, como sugestão de melhoria, o trabalho apresenta atitudes que os funcionários poderiam rever que reduziriam possíveis conflitos e tornaria o ambiente de trabalho mais agradável, assim como uma busca maior pelo conhecimento sobre as possibilidades de carreira dentro do Banco Itaú.

A visão do corpo docente e discente a respeito das atividades complementares na curso de Administração da PUC MINAS campus Poços de Caldas

Wellington Santos Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada no curso de Administração da PUC Minas campus Poços de Caldas no ano de 2009 com a temática referente às atividades complementares. O curso de Administração da PUC Minas campus Poços de Caldas, tem em seu novo Projeto Político Pedagógico, diversas ações para auxiliar o aluno no processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências. Entre essas ações enquadram-se as atividades complementares, pois são componentes curriculares enriquecedores do perfil do formando, visando o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e competências para o discente. Assim, o objetivo do trabalho envolve a percepção do corpo docente e discente a respeito das atividades complementares. Após análise dos resultados verificou-se que o corpo docente possui uma visão mais acadêmica para a formação do aluno, com maior tendência a atividades de pesquisa e participação na empresa júnior do curso, enquanto o corpo discente possui uma visão que prioriza uma melhor qualificação, e conseqüentemente um foco mais voltado ao mercado de trabalho. Diante disso, constata-se que as atividades complementares, exercem seu papel de auxiliar no processo de desenvolvimento de competências junto ao corpo discente, que dessa forma tende a obter uma melhor preparação para o mercado de trabalho.

Análise da concorrência direta no setor de subsdistribuição de bebidas em Poços de Caldas

Rubervan Rodrigo da Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Uma empresa deve se munir de informações para formular estratégias de como reagir aos movimentos da concorrência no mercado, que dia a dia tornam-se mais acirrados. O trabalho desenvolvido tem como objetivo realizar um estudo a fim de identificar e analisar como se dá concorrência direta no ramo de subdistribuição de bebidas em Poços de Caldas. Mostra, por meio de uma Matriz de Comparação ou Grade Comparativa da Concorrência, quais os principais atributos considerados como fatores críticos de sucesso para as empresas atuantes no setor. Por meio de pesquisa realizada com fornecedores e clientes pôde-se chegar a empresa Benchmarking (referência) atuante no segmento, e quais os fatores que a tornam destaque. Além disso, propõe-se melhorias com base nas considerações obtidas, objetivando contribuir para o crescimento e desenvolvimento dos produtos e serviço oferecidos pela empresa Cerv-Bem, empresa de pequeno porte atuante no ramo de Subdistribuição de Bebidas na Praça de Poços de Caldas.

Análise da concorrência para a loja calçados Chaplin

Luana Ferreira Teixeira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho de conclusão de curso trata de uma Análise da Concorrência realizada na empresa Calçados Chaplin, que atua no segmento calçadista há dezoito anos no município de Caldas – MG. A autora optou pela análise da concorrência, pois este estudo permite conhecer melhor os concorrentes e consumidores e ajuda a ter uma visão mais ampla do mercado. A autora tem o intuito de, a partir dos resultados obtidos na análise, sugerir melhorias à empresa Calçados Chaplin. Devido a grande concorrência nos mais diversos segmentos, é essencial que os empresários estejam sempre atentos às mudanças, para que seus produtos/serviços não fiquem fora do mercado. Com este trabalho, pretende-se demonstrar ao empresário responsável pela empresa estudada qual o diferencial que a empresa possui, comparado aos concorrentes, maximizá-lo e sugerir melhorias para aumentar a sua vantagem competitiva.

Análise da contratação de empréstimo DINHEIRO EXTRA no Itaú Unibanco Agência 0193 - Poços de Caldas

William Dionízio de Brito , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho foi realizado no Itaú Unibanco Holding S/A, agência 0193 Poços de Caldas, com o objetivo de identificar junto aos clientes aposentados e pensionistas quais itens que influenciam na contratação de uma linha de crédito específica a estes clientes, ofertada pelo banco. Para que fosse possível identificar os aspectos influenciadores, fez-se necessária uma pesquisa com 174 clientes, que estratifica dados como gênero, faixa etária, idade e o perfil dos clientes quanto à aceitação ou não da linha de crédito. Outro ponto bastante importante é o motivo da não contratação deste produto, sendo um ponto fundamental para que a empresa tente melhorar e possa superar o atual índice de contratação, o que torna viável o trabalho. Espera-se que, por meio da pesquisa realizada, seja possível que a empresa tome medidas para que venha a maximizar a aceitação do crédito e seja mais objetiva em sua divulgação evitando gastos desnecessários. Também se objetiva que, para os clientes, seja uma forma de relatar possíveis pontos que não os agradem ou que fazem com que não seja viável tomar a linha de credito em questão.

Análise de Estratégias Empregadas no Mercado de Opções sobre Ações

Eduardo Santos de Paulo , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O mercado de renda variável é um mecanismo onde oferta e demanda formam o preço final das negociações. Compradores e vendedores se encontram em lugares predeterminados para negociarem desde os tempos mais antigos. Com a evolução da tecnologia, a presença física dos negociadores ou mesmo daquilo que estava sendo negociado tornou-se desnecessária. Nesse contexto, o Mercado de Opções sobre Ações surgiu de forma organizada no último quinto do século passado. Esse trabalho analisou o mercado de renda variável de forma a explana-lo resumidamente, permitindo ao leitor situar-se no contexto do mercado de capitais como um todo. Desta monta, preparou-se a base para a devida explicação do Mercado de Opções. Foram explicadas suas terminologias usuais, suas nuances matemáticas mais simples e a estratégia de Lançamento Coberto de Opções sobre Ações. Assim sendo, foi, de forma clara e didática, abstendo-se de modelos matemáticos mais complexos, analisada tal estratégia, sendo que essa foi simulada sobre um período de doze meses e de três formas, entre as tantas possíveis.

Análise de melhoria na distribuição de material de consumo para o setor de logística do INSS

Lorena Barros Lara , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Afonso Piva , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (piva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso, apresentado como requisito legal para bacharel em administração foi realizado no Instituto Nacional do Seguro Social. Foi estudado e analisado o estoque de materiais de consumo no almoxarifado a fim de propor melhorias para a distribuição do material de consumo para as Agências. O tema foi desenvolvido através da análise dos documentos no arquivo Instituição e entrevista com a chefia do setor de Logística no intuito de diagnosticar o problema pesquisado. A pesquisa bibliográfica foi utilizada para ressaltar a importância do tema. Conseguinte apresenta-se as ferramentas aplicadas embasadas no conhecimento teórico, podendo ser aplicado para análise de melhoria. Primeira delas foi a utilização da análise ABC, que pode constatar que os materiais estocados no almoxarifado possuem custos altos e as quantidades de itens estocados, muitas vezes podem ser desperdícios para a instituição. Logo depois os inventários físico e eletrônico, que relacionam quantidades disponíveis no almoxarifado e no sistema, e a acurácia que mede o controle de itens corretos, para assim poder aplicar e propor um plano de ação para organização da entrada e saída de materiais. Notou-se, também, que o seu giro é relativamente baixo, onde a autora propôs uma diminuição do estoque, de acordo com as saídas do material para possível distribuição. Na próxima fase, faz-se uma proposta de sugestões de melhoria para os problemas encontrados, desenvolvidos de acordo com a metodologia aplicada e as considerações finais. E por último um fluxograma e emissão fichas de controles, que identifica se há uma quantidade de material disponível para ser requisitada pelas agências.

Análise do processo de cargas dedicadas Coopercarga X Danone

Jéssica Bastos Vieira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Atualmente é necessário que as empresas estejam sempre cientes dos seus serviços prestados aos clientes e se eles estão sendo executados corretamente e pelos profissionais certos. Diante desta disso, a empresa Coopercarga criou um fluxograma que apresenta todo o processo de distribuição que a referida empresa utilizada para atender a unidade do seu cliente pessoa jurídica Danone Ltda. situada na cidade de Poços de Caldas. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de distribuição utilizado pela empresa Coopercarga para atender o cliente Danone Ltda, identificando as potencialidades e as fragilidades existentes no processo, culminando na identificação do fator gerador da fragilidade que mais impacta o desenvolvimento do referido processo. Para atingir o objetivo proposto foram utilizados os tipos de pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica, documental e pesquisa participante, assim como a aplicação do Método de Análise e Melhoria de Processo – MAMP, finalizando o trabalho com a apresentação de uma sugestão de melhoria.

Análise do Processo de Compras utilizado na empresa Carlton Plaza Ltda - Palace Hotel

Vando Regis Ananias , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Nesse trabalho de conclusão de curso apresenta-se uma análise do processo de compras utilizado pela empresa Carlton Plaza Ltda. – Palace Hotel, situada na cidade de Poços de Caldas – MG, atuando no setor hoteleiro há 80 anos e, que há 15 anos foi arrendado e está sob administração da rede Carlton Plaza de Hotéis. O objetivo delineado na pesquisa apresentada é analisar todo o processo de compras utilizado na referida empresa, identificando suas potencialidade e fragilidades, que foram avaliadas conforme o grau de importância destacados pelos compradores. O levantamento das informações foi realizado por meio de entrevistas, análise de documentos e pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica foi realizada consultando diversas obras de diferentes autores, abordando o tema logística e enfatizando a atividade compras fornecendo assim subsídios para sustentar todas as argumentações discorridas no decorrer do trabalho. Para entender e tornar possível a descrição do processo de compras de forma atual e real, foi realizada uma entrevista semi estruturada com as pessoas que realizam as compras. A descrição do processo é apresentada de forma minuciosa abordando todos os procedimentos realizados desde o recebimento da requisição para compra de um material, até a efetivação do pagamento realizada pelo departamento financeiro. Para auferir uma maior confiabilidade e garantir a veracidade das informações do trabalho foram realizadas análises documentais e de relatórios gerados pelo setor durante um determinado período de tempo. Por meio das ferramentas da qualidade foram identificadas as fragilidades que mais afetam o processo de compras utilizado pelo hotel, trabalhando-as foi identificado que a principal delas são as compras de emergência. Investigando as causas dessa principal fragilidade, foi constatado que o fator gerador delas não é gerado no setor de compras, mas sim nos setores que geram os pedidos de compras, devido suas respectivas faltas de organização. Finalizando foi elaborado e sugerido para empresa um plano de melhoria para que ela aperfeiçoe seu processo.

Análise do sistema de controle dos serviços prestados por terceiros na Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas

Ana Paula Lopes , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O objetivo da pesquisa apresentada nesse trabalho é analisar o controle dos serviços terceirizados da Secretaria Municipal de Saúde bem como apresentar possíveis propostas de melhorias para este processo. A terceirização dos serviços de saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tem previsão na própria Constituição que permite que a execução das ações e serviços de saúde seja feita tanto diretamente pelo Poder Público, como mediante contratação de terceiros, inclusive pessoa física ou jurídica de direito privado, remunerado pelos cofres públicos. Para a administração pública o controle da prestação dos serviços realizados por terceiros tem a função de assegurar a sua execução da melhor forma possível. A busca pela eficácia justifica-se pelo fato de que a administração pública desenvolve, com o dinheiro público, atividades dirigidas aos cidadãos. Para análise do processo de controle, foram realizadas as pesquisas qualitativas e exploratórias. Utilizou-se também o Método de Análise e Melhoria de Processos – MAMP, obtendo-se como resultado a maior fragilidade e a sua causa, o que propiciou a elaboração de uma sugestão de melhoria para o processo.

Análise dos impactos do trabalho das mulheres da Industria Café Orfeu para suas famílias

Juliana Aparecida Ferreira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Marília de Gonzaga Lima e Silva Tose , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na empresa Café Fazenda Sertãozinho Ltda. - Torrefação Café Orfeu, tendo como principal objetivo a análise dos impactos do trabalho das funcionárias da empresa para suas famílias. Para que o cumprimento do objetivo fosse possível, foi fundamental a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre o trabalho feminino, relacionado principalmente à aplicação de sua renda no orçamento familiar. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram estabelecidos três instrumentos de pesquisa estruturados para a captação de informações com as funcionárias, com suas famílias e também com uma representante da empresa. Os resultados encontrados na pesquisa permitiram reconhecer os impactos do trabalho deste grupo de mulheres, para si mesmas, para suas famílias e também para a empresa, e ao mesmo tempo pode-se perceber com clareza a dinâmica existente entre os envolvidos.

Aplicação do Processo 5S na empresa 2001 Comunicação Visual

Mariana Rezende Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Márcio Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho foi realizado na empresa 2001 Comunicação Visual em Pouso Alegre-MG, visando melhorar não só o ambiente de trabalho, mas também a qualidade de vida de todos os empregados da empresa. A proposta apresentada à organização foi a implantação do Programa 5S. Este programa foi criado no Japão no período pós-guerra com o objetivo de combater a sujeira e a desorganização. Atualmente, mais ocidentalizado, auxilia as empresas a promoverem melhorias na qualidade de vida dos empregados e também otimizar os processos no ambiente de trabalho. A fim de implantar o Programa 5S, foi desenvolvido um cronograma de aplicação, que propõe atingir a completa implantação até o 3º Senso. No final do trabalho, é sugerida a continuidade de implantação do Processo 5S, com os dois últimos sensos e a manutenção do programa após a completa implantação, visando alcançar os benefícios oferecidos pelo mesmo.

As dificuldades dos clientes na utilização dos canais de atendimentos: agência Banco do Brasil 0309 Poços de Caldas

Graziele Gomes Gonçalves , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O cenário atual apresenta a grande competitividade em todos os setores. No setor financeiro, os Bancos devem se valer de inúmeras estratégias para conseguir manterem-se estáveis e a frente de seus concorrentes. O Banco do Brasil é o maior Banco do país, tem uma das marcas mais conhecidas, e é uma Instituição chave na movimentação financeira do país. Ele prova que é possível ter uma empresa lucrativa sem perder os valores que o diferenciam da concorrência. Com sua infra-estrutura tecnológica oferta Canais de Atendimentos especializados, que foram desenvolvidos por meio de estratégias de marketing diferenciadas para atender a demanda de atendimento. A praticidade com que os meios são ofertados traz conforto, comodidade, segurança e agilidade para todo cliente e usuário. Este trabalho propõe descobrir o que faz um cliente buscar determinados serviços nas Agências bancárias, ao invés de utilizar outros Canais ofertados pelo Banco, e quais são as dificuldades que os clientes apresentam ao utilizar os Canais de Atendimentos do Banco do Brasil. O mercado atual está em constante mudança e a rapidez em serviço é fundamental, desta forma, o Banco do Brasil oferta horários estendidos e diferenciados aos seus clientes e usuários. Para realizar o levantamento dos dados necessários para este trabalho, foi realizada uma pesquisa descritiva, quantitativa e probabilística que alcançou os objetivos propostos. Com os resultados foram propostas algumas sugestões para melhorias de modo que a Agência 0309 do Banco do Brasil consiga facilitar ainda mais o uso destes Canais.

As fontes de pressão e seus impactos no trabalho dos funcionários na agência de Poços de Caldas do Unibanco

Elisa da Silva Pelegrino , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Marília de Gonzaga Lima e Silva Tose , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de Conclusão de Curso foi realizado na agência de Poços de Caldas, na empresa Unibanco, que atua no sistema financeiro do Brasil. O estudo desse trabalho tem como intuito identificar as fontes de pressão e os impactos que elas causar no trabalho executado pelos profissionais da agência. A metodologia utiliza pesquisas qualitativas e bibliográficas, tendo como alicerce a realização de entrevistas semiestruturadas com os profissionais. Em decorrência das pesquisas bibliográficas esse trabalho possui embasamento teórico principalmente nas transformações ocorridas no sistema financeiro, saúde, estresse e fonte de pressão do trabalhador bancário. Como resultado, este estudo encontrou as seguintes fontes de pressão: metas organizacionais, o cliente, a segurança física/movimentação de dinheiro, carga horária e rapidez na execução das tarefas, e seus impactos provocam consequências diretas ao cliente externo, comprometendo a qualidade do atendimento e do serviço prestado ao cliente.

Avaliação dos Serviços Prestados pela Bibliotecla da PUC MINAS Campus Poços de Caldas

Rodrigo Miglioranzi Generoso , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido durante o estágio executado na biblioteca da PUC Minas Campus Poços de Caldas, que se trata de um setor de extrema importância dentro da instituição na prestação de serviços a alunos, professores, funcionários e a comunidade. O tema desenvolvido pela pesquisa foi à avaliação dos serviços que os funcionários prestam aos seus clientes. Os dados foram levantados através de aplicações de questionários e junto aos funcionários da biblioteca. A partir das respostas obtidas pela aplicação dos questionários, obteve-se qual a avaliação dos serviços prestados aos clientes, e também através da análise destes questionários obteve-se quais os pontos de melhoria a serem observados, e ainda através destes dados levantar sugestões de melhoria relevantes para a biblioteca da PUC Minas campus Poços de Caldas. Com a realização deste trabalho, podem-se observar resultados relevantes para a biblioteca e ao final do trabalho se obteve a grata informação que os funcionários da biblioteca acreditam prestar um serviço de boa qualidade.

Descrição da gestão de estoques da Phelps Dodge International Corp - unidade de Poços de Caldas

Bruno Santos Rodrigues , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Afonso Piva , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (piva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho de conclusão de curso foi realizado na empresa Phelps Dodge International Corp, unidade de Poços de Caldas, e traz uma análise da Gestão de Estoques da empresa, buscando a obtenção de melhores resultados e conseqüentemente a melhoria de seus processos. O trabalho se faz necessário devido aos constantes problemas que ocorrem na cadeia de abastecimento como um todo, desde a previsão, compra e estocagem das matérias primas e dos itens de estoque. Os custos de estoques causam relativo impacto financeiro no desempenho da empresa e afetam efetivamente os lucros, portanto toda organização que busca ter uma real vantagem competitiva, tem instituído como parte de suas metas, a gestão dos materiais, pois é nítida que tal gestão, é uma estratégia importante que contribui para minimizar os custos operacionais e maximizar os lucros.

Desenvolvimento de uma metodologia de acompanhamento e controle de informações para auxiliar a Gestão da frota da empresa Solar Minas Ltda.

Leandro de Abreu , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de Conclusão de Curso foi realizado no setor de transportes da empresa Solar Minas Ltda., localizada na cidade de Poços de Caldas – MG, que atua no mercado no segmento de aquecimento solar, elétrico e gás para água há mais de 30 anos. No referido setor, até abril de 2009, não existia uma metodologia de acompanhamento e nem de controle sobre a frota da empresa e a definição das responsabilidades de profissionais para o setor de transportes. A partir de abril de 2009, com a contratação de um profissional responsável pelo setor de transportes na empresa foi identificado, por meio de reuniões e observações diárias, as fragilidades existentes neste setor. Após a realização de várias reuniões com os diretores da empresa foram desenvolvidas estratégias para auxiliar na gestão da frota da empresa incluindo uma metodologia de acompanhamento e controle das atividades e consumo de insumos. Sendo assim, esse trabalho apresenta como objetivo desenvolver uma metodologia de acompanhamento e controle de informações para auxiliar na gestão da frota da empresa Solar Minas Ltda. Para que utilizou-se dos tipos de pesquisa quantitativa, exploratória, bibliográfica, documental e pesquisa-ação. Os resultados obtidos no trabalho foram a elaboração de ferramentas (planilhas) para auxiliar no acompanhamento e controle da frota da empresa, desenvolver propostas de melhoria a fim de obter resultados positivos para a organização.

Estudar a minimização de quebras de ovos e a viabilidade do reaproveitamento dos mesmos na Granja REX

Ricardo Guazelli e Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Afonso Piva , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (piva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
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Estudo de Implementação da Manutenção Produtiva Total na Phelps Dodge Brasil Ltda.

Leonardo Sotocorno , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Márcio Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho de Conclusão de Curso é realizado na empresa Phelps Dodge International Brasil Ltda., e tem por objetivo propor a implementação da Manutenção Produtiva Total, para a disseminação de uma cultura de melhoria contínua e também para a maximização da eficiência da produção para a unidade de Poços de Caldas e futuramente expandir tais conhecimentos para as outras unidades. O programa de Manutenção Produtiva Total tem como finalidade reduzir o número de paradas de máquinas, falhas, acidentes e perdas que obstruam a eficiência do equipamento. Portanto com a implementação da Manutenção Produtiva Total a empresa conseguirá identificar e eliminar perdas do equipamento assim bem como aumentar a eficiência do equipamento por todo o sistema de produção. Em tempos de crise mundial é prioritário que a empresa se preocupe em aumentar sua performance, pois assim estará atendendo os clientes dentro do tempo necessário e melhorando o seu resultado final.

Estudo de viabilidade de criação de um site na empresa Vídeo News Locadora

Elyandro Savini , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Afonso Piva , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (piva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Pesquisa quantitativa afim de avaliar a necessidade da empresa Vídeo News Locadora e Lan House, situada no bairro Santa Rosália da cidade de Poços de Caldas – MG, possuir um site onde seus clientes possam locar filmes em dvd sem se quer sair de casa, tendo também um serviço de entrega terceirizado. Os resultados obtidos através de um questionário aplicado para cem pessoas apontaram que cerca de 79% dos questionados possuem Internet em casa, e 46% já fizeram compras pela Internet mais não tem esse hábito. 64% do questionados, acham importante e necessário a locação virtual com serviço de entrega gratuita; um dado importante e relevante é que 53% dos questionados acham interessante porém não utilizaria esse serviço, ou seja há uma pequena contradição nas respostas. Conclui-se, portanto, que apesar da contradição, diante dos dados apresentados, é viável para empresa Vídeo News locadora e Lan House adquirir um site e oferecer o serviço de entrega. Palavras –Chave: Site - terceirização.

Estudo de viabilidade de implantação de um novo sistema de gestão para a empresa Francisca Transportes e Logística Ltda.

Frantiery Junqueira do Lago , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Afonso Piva , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (piva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
No presente cenário de transportes e logística, é de suma importância as empresas estarem em plena sintonia com as novas tendências e inovações que o mercado oferece dia após dia. Esta percepção se fundamenta na questão relacionada à inovação tecnológica dos processos de armazenagem e distribuição de produtos. Perante esta perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo principal apresentar à empresa Francisca Transportes e Logística Ltda. um estudo de viabilidade de implantação de um novo sistema de gestão, tendo como base os processos já executados pela mesma, onde o foco tem por objetivo aprofundar estudos relacionados ao mercado no qual a empresa esta inserida, seus processos e atividades principais. Frente a tais levantamentos, foi realizado um estudo sistêmico e de caráter exploratório, a fim de se obter o resultado esperado, ou seja, pretende-se não apenas construir um trabalho de caráter disciplinar, porém elaborar um projeto de mudanças nas perspectivas e nas atividades que a empresa desenvolve frente a seu mercado de atuação.

Estudo do Planejamento Tributário Elisivo e Aplicação na Phelps Dodge Internacitional Brasil Ltda

Rafael de Sousa Herrera , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma análise sobre as vantagens financeiras que uma indústria do ramo siderúrgico pode atingir mediante as legislações fiscais vigente. Dentre duas práticas muito comuns em operações realizadas por empresas de grande porte, operações de aquisição de matéria-prima, e operações de vendas. Este estudo buscou demonstrar, dentro, do possível, os benefícios que um planejamento tributário pode representar em uma gestão empresarial, sobretudo focando o resultado financeiro. Observa-se uma grande dificuldade da própria interpretação da legislação devido às inúmeras alterações dos regulamentos que vigoram as operações fiscais. Neste contexto, um estudo sobre planejamento tributário visa promover a difusão de procedimentos amparados por lei, que venham a auxiliar os profissionais a ampliar suas possibilidades de redução no recolhimento de seus impostos, possibilitando uma visão do todo, demonstrando as vantagens financeiras de um planejamento tributário elisivo.

Estudo dos Passos e Adequações para uma futura implantação da Certificação ISO 14001 na Becafé LTDA.

Bruna Dal Poggetto Bordigoni , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho consiste na análise dos passos e adequações necessárias para implantação de uma futura certificação ambiental, baseada na norma ISO 14001 na empresa Becafé que atua no ramo cafeeiro, tendo como atividade o comércio e benefício de café. A pesquisa desenvolveu-se baseada na análise descritiva do processo produtivo da empresa, onde são beneficiadas em média 40.000 sacas de café por ano. Neste processo ocorrem alguns impactos ambientais que podem ser minimizados através da implantação de um Sistema de Gestão Ambiental. Para um melhor entendimento dos temas envolvidos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica focando os principais temas relacionados com o trabalho, como a Política Nacional do Meio Ambiente, Gestão Ambiental Empresarial e a ISO 14001 e seus modos de aplicação na empresa. Com o resultado da pesquisa pode-se concluir que a empresa necessita de adequações para uma futura certificação ambiental, e que no processo de benefício da Becafé a água é um dos problemas que necessita de atenção.

Exporta Fácil: Estudo de caso de exportação da loja Coisas do Brasil

Cristina Helena Bernardes , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A atual realidade global tem feito com que, cada vez mais micro empresários procurem alternativas para continuar trabalhando, são muitas as dificuldades que eles enfrentam e dentre elas a concorrência internacional ganha cada vez mais espaço no mercado nacional. Com base neste fato, internacionalizar seus produtos/serviços pode fazer com que a empresa aumente suas atividades atuando nos dois mercados, desde que, respeitadas as proporções de cada empresa e o quanto de conhecimento sobre o comércio exterior ela possui. Foi realizado um estudo na loja Coisas do Brasil, buscou-se conhecer mais profundamente o processo de exportação por parte e uma microempresa que utiliza o Exporta Fácil. Este trabalho teve como objetivo conhecer o serviço Exporta Fácil da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e confirmar se para o micro empresário que quer atuar no mercado internacional ele realmente é um facilitador.

Hotelaria Hospitalar: um estudo da percepção dos clientes sobre os serviços prestados no Hospital São Domingos em Poços de Caldas

Lívia Rocha e Abrahão , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Esse trabalho de conclusão de curso foi realizado no Hospital São Domingos, em Poços de Caldas, tendo como foco os serviços de hotelaria hospitalar oferecidos pela empresa. O objetivo foi identificar a percepção que o cliente tem dos serviços oferecidos pelo Hospital São Domingos. Para tal, foram utilizadas para a coleta de dados, entrevistas estruturadas com os pacientes e análise de documentos internos da empresa. Os resultados obtidos, assim como as análises, são apresentados no desenvolvimento do trabalho. O trabalho apresenta, também, os resultados obtidos pela pesquisa bibliográfica realizada, que embasou as análises apresentadas e permitiu divulgar informações referentes à Hospitalidade, Hotelaria Hospitalar, Humanização, Serviços, Teorias de Comportamento e Valor Percebido. Os resultados mostram que, no geral, os clientes percebem e estão satisfeitos com os serviços de hotelaria hospitalar oferecidos no Hospital São Domingos, mesmo identificando algumas fragilidades existentes. Tais informações possibilitaram a autora elaborar uma sugestão de melhoria para a empresa.

Levantamento do destino dado as embalagens de óleo lubrificante e ao oléo lubrificante automotivo nas oficinas mecânicas clientes da DIMA Auto Peças LTDA

Newton Santos Costa , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Em circunstância do atual cenário mundial em relação ao meio ambiente, em que há uma preocupação global em torno do termo “sustentável”, é fundamental que todas as pessoas e organizações possam contribuir para uma melhor utilização dos recursos naturais. Diante dessa perspectiva evidenciou-se levantar como é feito o processo de recolhimento dos óleos e embalagens dos óleos lubrificantes das oficinas clientes da Dima Auto Peças Ltda na cidade de Poços de Caldas, uma vez que estes resíduos quando não recolhidos causam danos ao meio ambiente e à saúde do ser humano. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa exploratória com objetivo do melhor entendimento do assunto, posteriormente foi feito uma pesquisa qualitativa e de observação com os mecânicos clientes da empresa Dima Auto Peças Ltda, que revende estes óleos lubrificantes, o que proporcionou informações de como são recolhidos as embalagens dos óleos lubrificantes, como é feito a troca de óleo e como é armazenado o óleo usado. E por conseqüência ao conhecimento adquirido foi sugerido um trabalho de conscientização com os responsáveis das oficinas mecânicas, eles foram informados dos danos que podem causar a sua própria saúde e os danos ambientais.

Proposta de desenvolvimento de um plano de carreira na PUC Projetos e Consultoria Empresarial Júnior, em Poços de Caldas

Sylvana Cardoso da Silva e Almeida , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Marília de Gonzaga Lima e Silva Tose , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na empresa PUC Projetos e Consultoria Empresarial Júnior, tendo como tema a elaboração de uma proposta de Plano de Carreira para seus membros. Foi utilizado, como coleta de dados, entrevista informal com o Presidente da PUC Consultoria Júnior, aplicação de questionário semi-estruturado e análise dos documentos internos da consultoria, cujos resultados são apresentados no desenvolvimento deste trabalho. Este estudo representa também uma pesquisa bibliográfica que embasa teoricamente o trabalho, em especial o estudo sobre cargos e plano de carreira Após o levantamento dos cargos adotados atualmente pela consultoria, foi realizada uma descrição dos cargos em um catálogo e foi criada uma proposta de estrutura hierárquica de três novos cargos que permitissem um crescimento em relação à aquisição de conhecimentos e atuação em projetos. O resultado esperado é aumentar a motivação e o interesse dos alunos membros da PUC Consultoria Júnior, estimulando o desenvolvimento de competências e talentos.

Proposta de implantação de gestão por projetos para a empresa Vetorize Ltda.

Aline Bianca Neri , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A gestão por projetos ficou conhecida por tornar as empresas competitivas em aprimorar suas atividades tornando-as mais eficazes, eficientes e ágeis as questões ambientais e organizacionais. O diferencial de uma organização esta em como ela realiza suas atividades, grau de flexibilidade às imposições de mercado, nível de adaptação as novidades, índice de acolhimento das oportunidades entre outros que farão se - destacar dos concorrentes. Isto implica na escolha de uma estrutura adequada, uma gestão pertinente e na capacidade de adaptarem-se as mudanças. Para que a gestão por projetos seja implantada a empresa deve estar planejada estrategicamente, pois as ações desta gestão são continuas e ela exerce a função de aprimorar suas atividades tornando a madura em seus processos. A escolha da gestão engloba uma estrutura que permita o crescimento e desenvolvimento dos projetos da empresa. Após o levantamento bibliográfico e analise da estrutura existente na empresa, foi elaborad uma proposta de implantação de gestão por projetos para a empresa Vetorize Ltda, situada na cidade de Poços de Caldas/MG.

Proposta de melhoria para a área de contas a receber em âmbito nacional da empresa ELFUSA Geral de Eletrofusão Ltda.

Maraiza da Cunha Haddad , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na empresa Elfusa Geral de Eletrofusão, localizada em São João da Boa Vista. Indústria de transformação mineral que tem como ramo de atividade o beneficiamento de minérios, produção de óxidos de alumínio fundido através do processo de eletrofusão, matéria-prima que atende a três tipos de indústrias, de abrasivos, de refratários e de pisos cerâmicos. O tema abordado durante a pesquisa é referente à análise dos processos da área de contas a receber da empresa em âmbito nacional. E para o desenvolvimento do tema foram comparados os processos que a empresa utiliza na área em estudo, a métodos que a bibliografia da área propõe. Após essa comparação, com a aplicação de técnicas de levantamento de problemas brainstorming, lista de verificação, diagrama de causa e efeito, PDCA e 5W2H, foram detectados os principais problemas da empresa de acordo com os funcionários do departamento de contas a receber e da área financeira que estão relacionados direta ou indiretamente a essa área. A partir dessa análise foram apontadas as causas desses problemas, que estão interligadas, pois sempre se relacionam a métodos e a pessoas. Posteriormente a esse diagnóstico, foram propostas ações de melhoria para os principais problemas selecionados buscando o aperfeiçoamento dos processos. O que resulta em maior controle da carteira de clientes e em uma diminuição significativa em perdas por atrasos de pagamentos resultantes de vendas a prazo.

Proposta de melhoria para a área de logística da Alcoa Alumínio S/A no uso do Sistema de Controle de Frete (SCF).

João Paulo Barbosa , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O seguinte trabalho de conclusão de curso foi realizado na área de Logística Corporativa da Alcoa Alumino S/A e teve como objetivo diagnosticar os principais problemas da ferramenta SCF – Sistema de controle de Fretes, que impactam diariamente nas atividades diárias dos funcionários do departamento da área de logística. A área de logística Corporativa da Alcoa é considerada uma área bastante dinâmica e qualquer interrupção nas atividades dos funcionários pode gerar um atraso e consequentemente, uma queda na qualidade dos serviços. Devido a isso, o presente trabalho tem como proposta o diagnóstico e a proposta de melhorias para a resolução destes problemas relacionados ao sistema em estudo. Para este estudo, utilizou-se de uma pesquisa exploratória para levantar os principais problemas que a área vem enfrentando nos últimos tempos no que se refere a ferramenta SCF, com as ferramentas utilizadas no estudo, notou-se as constantes interrupções nas atividades da área estão relacionadas aos TRC’s com valores divergentes ou zerados, com isso, a elaboração de um procedimento e centralização de todas as atividades relacionadas ao sistema estudado, em uma única pessoa foi a forma encontrada para a solução deste problema.

Proposta de um processo de avaliação de desempenho na Yoorin Fertilizantes, Unidade Poços de Caldas

Lucymeire Cristina Moreira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Marília de Gonzaga Lima e Silva Tose , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na Yoorin Fertilizantes Indústria e Comércio Ltda, tendo como objetivo principal propor à empresa a implantação da avaliação de desempenho. Para tanto foi necessário realizar um levantamento bibliográfico, especialmente no que se refere à gestão de pessoas, às funções de recursos humanos e em especial a avaliação de desempenho humano. Posteriormente foi realizada uma pesquisa junto aos colaboradores da empresa com o intuito de conhecer sua aceitação em relação à implantação da avaliação de desempenho e também foi realizada uma pesquisa nas indústrias de Poços de Caldas, ligadas ao grupo de RH Conexão Regional e indústrias do agronegócio com o objetivo de saber como a avaliação de desempenho é administrada em suas unidades. A partir dessas pesquisas, foi elaborada uma proposta para a implantação da avaliação de desempenho humano na Yoorin Fertilizantes Ltda.

Proposta de Um Projeto de Responsabilidade Social Empresarial ao Banco Mercantil do Brasil em Poços de Caldas/MG

Marília Sances Ferreira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) trouxe uma mudança significativa no comportamento e na gestão das empresas, principalmente àquelas que desejam manterem-se competitivas em um mercado globalizado. Para tanto, a Responsabilidade Social Empresarial pode acontecer de diversas maneiras, seja por meio de voluntariado empresarial, filantropia ou ainda investimento social privado. Contudo, para que a RSE seja efetiva em uma organização são necessárias diversas medidas internas, como conscientização ambiental e social dos colaboradores, conduta ética, respeito com fornecedores e clientes e muitas outras que devem proporcionar um ciclo de boas práticas e sustentabilidade. O presente trabalho é um estudo da Responsabilidade Social do Banco Mercantil do Brasil S.A e apresenta uma proposta de projeto de RSE, o Projeto Papel Voluntário, que terá o objetivo de conscientizar os colaboradores do Banco em Poços de Caldas – MG em relação às questões sociais (direitos e deveres dos cidadãos e exercício da cidadania) e ambientais (coleta seletiva do lixo e reaproveitamento de recursos como o papel) de modo que seja colocado em prática os objetivos contidos na política de RSE do Banco, proporcione um reforço na imagem institucional e traga transformações à realidade da comunidade e das pessoas que contribuírem com o projeto.

Resistência a mudanças: um estudo sobre a percepção dos funcionários no caso da incorporação da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil

Gislaine Lima e Oliveira Alves , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Marília de Gonzaga Lima e Silva Tose , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado no Banco Nossa Caixa S.A. que possui uma trajetória de mais de 90 anos atuando no Estado de São Paulo como agente fomentador do desenvolvimento. Em 2009 o controle acionário da instituição passou a pertencer ao Banco do Brasil S.A., que realizou a aquisição como uma das estratégias de retomar a liderança no mercado bancário brasileiro. Diante do exposto, este trabalho se propôs a estudar o fenômeno da mudança no cenário empresarial, os tipos de mudanças com enfoque na modalidade Fusão e Aquisição e, ainda, o fator cultural, cujo conhecimento é considerado determinante para o sucesso destas transações. A pesquisa foi aplicada na agência de Vargem Grande do Sul e teve como resultados as percepções dos empregados quanto à incorporação em estudo, destacando-se os elementos de resistência e aceitação da mudança.

Um Estudo do Uso do PRONAF no Município de Caldas/MG

Marcela Fernandes Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Com o crescimento populacional, somado ao alto grau de degradação ambiental e social, há atualmente uma grande preocupação com meios de geração de renda, desenvolvimento, meio ambiente e a fixação do homem no campo. A agricultura familiar sendo responsável por grande parte da produção de produtos básicos deve ser incentivada, principalmente por meio de programas governamentais. Um dos programas utilizados pelo Governo Federal para este fim é o PRONAF - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, linha de crédito oferecida aos produtores rurais por intermédio do Banco do Brasil. Este trabalho estuda a utilização do PRONAF no município de Caldas - MG. Por meio de pesquisas em documentos internos, entrevistas com funcionários da agência, beneficiários do programa e responsável pela EMATER - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, foi possível entender melhor a utilização do crédito, o modo como é feita a fiscalização e o que motiva os beneficiários a continuarem nesta linha de crédito. É uma linha de crédito que propicia o desenvolvimento dos produtores rurais, fazendo com que cresçam em suas respectivas atividades, gerando renda e os mantendo no campo.

Utilização de simulação para alternativas de abastecimento de estoque da empresa Alcoa Alumínio S/A

Priscila Oliveira de Castro , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Devido à alta competitividade no mercado há necessidade de estabelecer novas estratégias de gestão de estoque, uma vez que o capital aplicado aos estoques é alto, desta forma para se manterem firmes, é importante que as empresas busquem por modelos de gestão atuais que possibilitem geração de economia. Uma vez que existe esta necessidade, a simulação pode ser uma ferramenta que facilita os processos de decisão além de oferecer uma melhor análise dos resultados, através da criação de modelos adequados ao cenário e a realidade de cada empresa. Este trabalho tem como objetivo elaborar modelos de simulação de gestão de estoque baseados na realidade da empresa Alcoa Alumínio S/A. Gerando analises de resultados que permitiram verificar qual modelo mais adequado a necessidade da empresa.

Utilização do método AHP para escolha dos itens ativos dos setores de Perfumaria e Limpeza do Hipermercado San Michel

Darlene Gomes de Souza , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho foi realizado na empresa Sodré Miguel Ltda., uma empresa do setor varejista, situada na cidade de Poços de Caldas – MG. Seu objetivo é selecionar os produtos dos setores de Perfumaria e Limpeza da empresa, utilizando o Método AHP, que permite a avaliação das alternativas segundo critérios possibilitando julgamentos de forma incisiva para a tomada de decisão. Para que tal objetivo fosse atingido, realizou-se o levantamento dos dados históricos dos produtos, bem como informações com os gestores da empresa. Além disto, foram elencados elementos relacionados ao tema abordado, tais como: o contexto do segmento varejista, apresentando o histórico deste segmento de mercado, com foco no setor supermercadista no país; o comportamento do consumidor, identificando seu perfil e sua decisão de compra; o processo de gerenciamento por categorias, e, um método de apoio à decisão, o AHP. Os resultados da pesquisa foram bastante satisfatórios, uma vez que apresentaram um norteamento para a escolha dos itens que deverão ser desativados.