Trabalhos de conclusão de curso defendidos durante o 1o semestre de 2011

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Análise da implantação do departamento de compras centralizado da Alcoa Alumínio S.A.

Gabriela Maria de Castro Borba , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho tem como objetivo analisar a implantação do departamento de Compras centralizado da Alcoa Alumínio S/A., uma empresa de grande porte, que está inserida no segmento de produção de alumínio primário, alumina e pó e alumínio. Devido à necessidade de melhorar o canal de comunicação entre os clientes interno e o departamento de Compras, o mesmo se deparou com a necessidade de segregar e centralizar as atividades e funções de cada área em busca de melhorias nos processos e fluxos e no retorno de resultados relevantes para Alcoa como um todo. Para o desenvolvimento deste trabalho será utilizada pesquisa bibliográfica e documental, análises dos ambientes anterior e posterior a mudança ocorrida no departamento, estratégias e meta iniciais e os resultados obtidos com a centralização. Como embasamento teórico será abordado as funções, importância e atividades do departamento de Compras, processos e mapeamento de processos, dentre outros pertinentes ao tema em questão. Ao final serão analisados os resultados obtidos com a implantação do departamento centralizado de Compras.

Análise de concorrência direta no setor de transporte em Poços de Caldas-MG.

Andréa Rocha Carvalho , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O mercado sempre muda. Novas tecnologias são desenvolvidas e os serviços cada vez mais atendem de forma mais eficiente as necessidades dos clientes. Uma empresa deve estar em constante sintonia com o mercado com o intuito de rever e criar novos planejamentos estratégicos para que não sucumbam diante de tantas mudanças. A análise de concorrência é uma ferramenta de extrema importância que auxilia as empresas a entender o mercado e visualizar quem são seus concorrentes e como eles estão agindo no mercado. Com este trabalho propõe-se a realizar uma análise de concorrência direta no setor de transporte em Poços de Caldas – MG, por meio de entrevistas realizadas com transportadoras concorrentes e empresas clientes da TransCaldas, empresa em estudo. As entrevistas buscaram identificar os indicadores de qualidade das principais transportadoras da cidade e, dessa forma, foi possível elaborar uma Grade Comparativa da Concorrência, identificando os concorrentes diretos da TransCaldas, o Benchmarking do setor e, utilizando-se de todas as informações captadas durante a realização da pesquisa foi possível sugerir melhorias para a empresa.

Análise dos fatores competitivos de uma unidade estratégica de negócios: o estudo de caso da oficina da Via Mondo - Poços de Caldas

Ramon Pelegrino Gonçalves , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Henrique Maia Veloso , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho foi realizado na empresa Via Mondo Automóveis e Peças Ltda mais especificamente no setor de oficina, que atua no mercado de Poços de Caldas – MG desde 1995, com a prestação de serviços na cidade e região. O presente trabalho buscou analisar os fatores de competitividade da oficina, entendendo-a como uma unidade estratégica de negócios da concessionária Fiat em Poços de Caldas. Nesse sentido, a pesquisa avaliou quais seriam seus principais concorrentes e seus principais stakeholders por ordem de influência e a partir disto pode-se realizar uma entrevista com eles a fim de avaliar quais seriam os pontos fortes e pontos fracos, ou fatores de competitividade, da empresa a serem trabalhados com o intuito de melhorar tanto o serviço prestado quanto o atendimento realizado, permitindo, desta forma, corrigir os principais erros e melhorar os pontos necessários. A partir deste conceito foi elaborado e aplicado com os principais stakeholders um questionário para verificar quais seriam os principais pontos de atuação da oficina e em cojunto, quais seriam seus principais concorrentes. Constatou-se que a empresa cresceu de forma não planejada devido ao aumento de vendas da marca Fiat nos últimos anos e que devido a este crescimento as ações da oficina acabaram sendo realizadas sem uma reflexão estratégica, sendo afetada sua área de atuação. Através disso, foram elaboradas as principais orientações estratégicas da oficina para que o gestor possa avaliar quais os primeiros procedimentos a serem tomados perante aos problemas identificados neste trabalho e com isso melhorar o âmbito em que atua a empresa.

Análise dos fatores críticos de sucesso do setor de distribuição de bebidas em Poços de Caldas: elementos para a competitividade da Poços Beer Distribuidora de Bebidas Ltda

Daniel Augusto , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Henrique Maia Veloso , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvido na Poços Beer Distribuidora de Bebidas Ltda. localizada em Poços de Caldas, Minas Gerais. Com apenas três anos no mercado sob nova direção, já que a empresa adquiriu a extinta Minasbeb em 2008, percebeu-se que a elaboração de um planejamento estratégico indicaria quais ações deveriam ser priorizadas de maneira a auxiliá-la nas mudanças organizacionais que ela pretende fazer, tornando-se mais competitiva e rentável. O cenário do mercado varejista de bebidas é muito dinâmico, já que, a todo o momento, surgem novos produtos para atraírem a atenção dos consumidores. Além disso, este setor precisa preparar estratégias de marketing que permitam às empresas crescerem e se desenvolverem. Para isto, a metodologia adotada foi a aplicação de um entrevista aos principais stakeholders da empresa, objetivando identificar seus concorrentes e público-alvo, estabelecer os fatores críticos de sucesso, a Missão, a Visão e os Valores, de maneira a garantir a sua sobrevivência e consolidação para posterior sugestão de estratégias, as quais deverão incluir ações de melhoria interna e controle de ações internas.

Análise dos Fatores que levam os clientes a adquirir produtos e serviços bancários

André Dornellas , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho traz uma análise sobre o comportamento de compra dos clientes correntistas da agência do Banco do Brasil da cidade de Botelhos – MG. A agência 1659 conta hoje com pouco mais de 7.500 clientes e possui 11 funcionários e um estagiário, sendo o principal banco da cidade. Foram escolhidos três produtos ou serviços para tal: Produto de Capitalização, Seguro de Vida e Crédito Pessoal. Para se chegar ao objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa descritiva e quantitativa. Foram aplicados questionários com os próprios clientes do Banco, no total, 150 entrevistados. Vários fatores são mencionados como influenciadores no comportamento de compra, porém neste trabalho, os clientes do Banco do Brasil foram questionados sobre cinco deles: renda, idade, família, amigos e atendimento. Através da análise dos dados pesquisados, chegou-se a conclusão dos principais fatores influenciadores para os produtos ou serviços pesquisados oferecidos pelo Banco do Brasil. Também, foram apresentadas algumas sugestões de melhoria para a agência.

Avaliação do processo de recrutamento e seleção dos funcionários da empresa Gestão Recursos Humanos, filial Poços de Caldas, terceirizados para a empresa cliente Phelps Dodge, unidade Poços de Caldas - setor logística interna

Jonathan Webster da Silva Ferreira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Marília de Gonzaga Lima e Silva Tose , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso consiste na avaliação do processo de recrutamento e seleção de novos funcionários da empresa Gestão Recursos Humanos, filial Poços de Caldas, terceirizados para a empresa cliente Phelps Dodge, unidade Poços de Caldas, para o setor de logística interna. A empresa Gestão Recursos Humanos atua no mercado na prestação de serviços na administração de recursos humanos e terceirização de mão-de-obra, com vários clientes em Poços de Caldas e região. Foi realizada pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão, bem como pesquisas de campo para se conhecer a realidade da empresa, através de entrevistas e aplicação de questionários. A avaliação do processo de recrutamento e seleção foi pautada pelos indicadores tempo, custo e qualidade tendo sido levantadas informações para sua análise por meio de uma pesquisa nos documentos da empresa. Com as informações levantadas foi possível avaliar o atual processo desenvolvido pela empresa em estudo, possibilitando identificar deficiências no processo como o tempo de duração que o processo tem levado, além da falha existente na comunicação entre o solicitante da vaga com o setor de RH e vice e versa, que resulta na descrição inadequada do perfil da vaga, trazendo como consequencia a perda do processo.

Criação de um Portal do Empreendedor no município de Poços de Caldas(MG)

Luana Canto Ribeiro , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria José Scassiotti de Souza , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (zeze@pucpcaldas.br)
RESUMO:
No Brasil a capacidade empreendedora se destaca nos últimos anos e os indivíduos que buscam oportunidade de empreender, para assim melhorar sua condição de vida, necessitam de suporte para desempenhar suas atividades. Este artigo visa à criação de um portal que leve aos empreendedores informação e recursos que contribuam para o desenvolvimento em sua jornada de negócio no município de Poços de Caldas-MG. Para isso, fez-se uma pesquisa que possibilita uma aproximação conceitual com o tema e aplicaram-se questionários envolvendo os setores público e privado que fazem parte do universo do empreendedor. Como resultado obteve-se com precisão as etapas que o futuro empresário percorre até a formalização do empreendimento considerando os órgãos competentes em todo o processo, e são esses os parceiros convidados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho a contribuir com seus serviços que são primordiais também para a manutenção das atividades fundamentais dos atuais empreendedores, a fim de conduzir a localidade a uma postura moderna e dinâmica não só com a proposta do projeto como também com o atual desenvolvimento da economia.

Diagnóstico e propostas de melhorias para avaliação dos clientes da Mineração Curimbaba Ltda.

Talita Pereira Bernardini , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Márcio Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Dentre a Política da Qualidade da Mineração Curimbaba Ltda., encontram-se seus objetivos, o principal a ser destacado neste trabalho é o da satisfação de clientes. No entanto, para classificação e resultado deste objetivo, a empresa, através de alguns procedimentos, aplica anualmente os questionários de pesquisas de satisfação de clientes, com o objetivo de identificar os pontos fortes e fracos da empresa, para que possam ser tomadas as devidas melhorias. O objetivo geral deste trabalho é diagnosticar e propor melhorias na avaliação da satisfação dos clientes da Mineração Curimbaba Ltda. Para o desenvolvimento desse trabalho, será necessária a busca de informações em pesquisas bibliográficas, pesquisas exploratórias que trarão melhor compreensão aos problemas e entrevistas com as pessoas envolvidas no processo de aplicação e análise dos questionários das pesquisas de satisfação de clientes. Serão usadas informações da revisão da literatura para compreensão de Sistema de Gestão da Qualidade, pesquisas de satisfação de clientes, estratégias de marketing e de vendas. Ao final serão analisadas as entrevistas e estudadas as pesquisas para identificação do diagnóstico e proposta de melhoria e conseqüentemente aperfeiçoar os procedimentos executados para aplicação dos questionários de pesquisa de satisfação de clientes.

Diagnóstico para Implantação de Sistema de Gestão da Qualidade na empresa Plenus Manutenção Industrial e Comércio Ltda.

Leonardo Henrique Verolla Reche , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Márcio Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Mediante ao atual cenário do mercado de fabricação industrial, e o crescimento acelerado da empresa Plenus, é de vital importância a preocupação com a qualidade, bem como os meios para que a qualidade aconteça, dessa forma a implantação de um sistema de gestão da qualidade estando na Norma ISO 9001:2008 é relevante, pois auxilia na reestruturação organizacional, manutenção da qualidade e a padronização. Este trabalho tem como objetivo realizar o diagnóstico da empresa Plenus Manutenção Industrial e Comércio Ltda. tendo em vista a ISO 9001:2008, assim efetuando a verificação dos requisitos que a empresa já atende, e propor ações de melhorias para os que são atendidos parcialmente e as que não são atendidas. Após pesquisas bibliográficas e análise dos resultados, pode-se observar os relevantes ganhos para as empresas detentoras da certificação, bem como os benefícios oferecidos aos seus clientes, que por sua vez estão cada vez mais exigentes. Os resultados obtidos após análise da organização mostram viabilidade na implantação do sistema de gestão da qualidade, que deve ser iniciado a curto prazo,pois o crescimento acelerado da empresa não mais comporta a informalidade nos processos.

Educação a Distância: Um olhar crítico no campus da PUC Minas em Poços de Caldas-MG

Tiago Luís Correa , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este artigo discute a educação a distância não como um paliativo para a educação formal, presencial e sim como um método que pode auxiliar na formação do indivíduo, proporcionando que o conhecimento esteja disponível a todos de forma democrática e não fique apenas restrito à sala de aula. Para o desenvolvimento do assunto, foram ouvidos alunos matriculados nas modalidades presencial, virtual e bimodal – parte presencial e parte a distância. As origens da educação a distância são discutidas juntamente com sua utilização em sistemas computacionais. Um comparativo entre o perfil dos alunos ouvidos é traçado e, com base nele, são apresentadas as considerações finais.

Elaboração de um plano de implantação de uma área de planejamento e controle da produção para o frigorífico Nossa Senhora da Saúde

Weverton Bernardes Faria Dias , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como campo de estudo a Empresa Frigorífico Nossa Senhora da Saúde Ltda., que vem atuando há cinqüenta e nove anos na área de abate, industrialização e produção de subprodutos de origem animal. Sendo assim, pretende-se com essa pesquisa apresentar um Plano de Criação de uma área de Planejamento e Controle de Produção (PCP) para o Frigorifico (fantasiosamente denominado FRIGONOSSA), já que o PCP é uma ferramenta de gestão de grande importância para o setor produtivo, assim como para o setor de compras e de vendas. A saber, as atividades de PCP são desenvolvidas por um departamento de apoio à produção, dentro da gerência industrial, que leva seu nome. Como departamento de apoio, o PCP é responsável pela coordenação e aplicação dos recursos produtivos de forma a atender da melhor maneira possível os planos estabelecidos em níveis estratégico, tático e operacional. Por esse motivo este trabalho visa analisar todo processo produtivo da empresa em questão, bem como questionar e sugestionar possíveis alterações, visando melhor qualidade, maior variação de produtos, entrega mais confiável e menor custo – todos grandes diferenciais competitivos – auxiliando assim, a melhor colocação da empresa dentro do atual cenário competitivo do setor que traz consigo grandes exigências por parte dos consumidores.

Estratégias competitivas de relacionamento: análise da imagem institucional da Escola Profissional Dom Bosco – FAM por meio de seus stakeholders

Thais Cristina dos Santos , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Henrique Maia Veloso , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho foi realizado na Escola Profissional Dom Bosco/ FAM, instituição tradicional que presta serviços educacionais há 65 anos na cidade de Poços de Caldas, por meio de uma análise de stakeholders. Teve-se como objetivo principal identificar a imagem institucional que os principais stakeholders da Escola Profissional Dom Bosco têm da mesma. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, bibliográfica e documental. Primeiramente, foi necessário identificar quais são os stakeholders da Escola, assim como mapeá-los de acordo com o grau de influência e, posteriormente, com a identificação dos principais, foram realizadas 25 entrevistas com esses. Por meio das referidas entrevistas, foi possível coletar várias informações relevantes para a Escola Profissional Dom Bosco, uma vez que além da identificação da imagem institucional criada por seus principais stakeholders, foi possível também identificar como é o relacionamento entre eles, aspectos positivos e negativos desse relacionamento e sugestões para possíveis melhorias. Através do mapeamento dos stakeholders, foi possível ter uma visão mais ampla do ambiente onde a instituição está inserida e qual o grau de influência que os stakeholders exercem sobre ela sendo possível distribuir melhor a atenção entre eles.

Estudo do Gerenciamento dos Resíduos de Serviço de Saúde no Município de Campestre-MG

Natalí Salvioli Siqueira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Os resíduos provenientes do serviço de saúde têm em sua composição os resíduos sépticos produzidos em hospitais, postos de saúde, clínicas, farmácias, laboratórios, clínicas veterinárias, entre outros. O presente trabalho baseia-se no estudo de como é realizado o gerenciamento dos resíduos do serviço de saúde no município de Campestre - MG, o qual possui um aterro sanitário com vistas à melhoria do processo de tratamento desses resíduos, a fim de prevenir a contaminação a seus moradores bem como ao meio ambiente. Para que o trabalho fosse realizado, utilizou-se de estudos sobre o assunto e sobre o município, bem como entrevistas, questionário aos geradores e visitas ao aterro sanitário. Obtiveram-se como resultados, informações importantes sobre a forma de gerenciamento de tais resíduos, concluindo-se que existe a necessidade de adaptação às normas vigentes, para que haja melhoria no desenvolvimento sustentável do município.

Estudo para a implantação da manutenção produtiva total em uma fábrica de produtos de poli-etileno tereftalato - PET

Ely Paulo Ferreira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A sobrevivência das empresas não se limita num produto de qualidade e preço competitivo. Significa também ter o produto no tempo certo, e isto só se consegue se a empresa possuir disponibilidade dos equipamentos de produção. Manter máquinas e equipamentos em bom estado envolve custos (muitas vezes difíceis de mensurar) e reduzir custos é palavra de ordem em qualquer organização. Manutenção eficaz numa empresa de embalagens é relevante para manter a empresa competitiva num setor que qualquer variável, inclusive mudanças climáticas, provoca um aumento na demanda. Essa necessidade de equipamentos e máquinas disponíveis e confiáveis requer uma manutenção diferenciada baseada nos princípios da Manutenção Produtiva Total (do inglês, Total Productive Maintenance – TPM). A empresa estudada está localizada no Sul de Minas e apresenta um crescimento muito rápido, com desenvolvimento de novos produtos, prospecção de novos mercados e aquisição de novas máquinas e equipamentos. A manutenção feita hoje somente pela equipe de manutenção não é a mais eficaz; é preciso o envolvimento de todos para alcançar as metas da produção. Não existem nos dias atuais empresas que desejam concorrer no mercado, sem um conjunto de métricas para mensurar não só eficiência produtiva mas também outros indicadores que avaliem a eficiência geral. Este estudo tem como objetivo sugerir a implantação da Manutenção Produtiva Total como forma de aumentar a disponibilidade e eficiência de equipamentos, e com isto reduzir os custos através do aumento da produtividade.

Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbano: um estudo em Poços de Caldas

Lara Gabriela Mesquita Bruno , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
De acordo com as leis federais, cabe ao município o manejo dos resíduos sólidos urbanos. Órgãos ambientais são os responsáveis pela fiscalização do gerenciamento de resíduos, esclarecendo sobre a importância de se implantar esse sistema em todos os municípios, mas devido ao alto custo, muitas prefeituras acabam por fazer o manejo de resíduos de forma inadequada, o que traz conseqüências ambientais. Para uma boa gestão do lixo, é necessário: organização, pessoal técnico capacitado na área de gerenciamento do lixo, compreensão da importância ambiental de realizar de uma boa gestão, e de um estudo que esclareça o assunto. Poços de Caldas tem essas necessidades. Este estudo aponta métodos corretos para o manuseio do resíduo, desde a sua geração até a sua disposição final, para assim, orientar a gestão municipal sobre a importância de um sistema de gerenciamento de resíduos e de formar uma sociedade ambientalmente responsável. A pesquisa, descritiva, foi realizada através de entrevistas tendo assim uma abordagem qualitativa e visitas técnicas e foi constatado que o município de Poços de Caldas não possui um gerenciamento de resíduos sólidos ambientalmente correto, acarretando problemas de ordem ambiental, social e econômica.

Impactos da crise econômica de 2008/2009 no setor automobilístico: um estudo fr caso nas concessionárias de Poços de Caldas - MG

Juliana Perpétua Gordilho , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A crise econômica mundial de 2008/2009 gerou muitos rumores de que a economia do Brasil seria fortemente afetada, sobretudo o mercado de automóveis. O presente artigo objetivou identificar, por meio de um estudo de caso incorporado, se de fato o setor automobilístico do Brasil foi atingido pela última crise econômica mundial de 2008/2009, identificando seus reais impactos, cuja pesquisa de campo se restringiu à cidade de Poços de Caldas - MG. Para tanto, foram realizadas pesquisas qualitativas na área de vendas das concessionárias da cidade supra citada, bem como com financeiras atuantes em tais revendas. Utilizou-se também de embasamento teórico e fontes de informações da época para correlação posterior com os resultados obtidos. Após a realização deste artigo foi possível concluir sobre o tema e objetivos propostos, uma vez que possibilita o levantamento dos reais impactos crise econômica no setor automobilístico, no que diz respeito ao volume de vendas e financiamentos de automóveis.

Implantando os 5 Sensos na Doceminas

Felipe Antônio de Carvalho , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Márcio Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho trata da implantação do Programa 5S na empresa Jofeca Indústria e Comércio, Importação e Exportação de Doces Ltda., destacando a importância deste para o negócio da empresa. O trabalho relata as etapas que foram realizadas para atingir os objetivos do mesmo. A organização em questão é de pequeno porte, porém com pessoas que farão a diferença em todo o processo de estruturação do Programa, sempre visando à questão do lucro e competitividade para a empresa e a questão dos benefícios para cada funcionário, em prol da redução dos desperdícios em geral.

Indicadores de Efetividade do Lar Criança Feliz

Tainá Martins Stoppa , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria José Scassiotti de Souza , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (zeze@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O Terceiro Setor é composto por organizações, tais como associações, fundações, entidades religiosas e educacionais e Organizações não Governamentais, as quais têm o intuito de complementar as ações do Estado, promovendo, assim ações sociais, de cidadania, de desenvolvimento do indivíduo, entre outros. O Lar Criança Feliz é uma Organização não Governamental, situada no bairro São Jose, na cidade de Poços de Caldas, MG, que atende 120 crianças e adolescentes até os dezesseis anos. A Instituição, por meio do trabalho de voluntários e colaboradores, visa contribuir para o movimento de transformação social, propondo uma reflexão na comunidade cujas condições de vida são muito precárias. Deste modo, este trabalho objetiva propor indicadores de desempenho de efetividade para acompanhamento e avaliação do trabalho realizado pelo Lar Criança Feliz por meio de entrevistas com egressos da organização e lideranças formais e informais da comunidade. O resultado obtido com a pesquisa foi de extrema importância, sendo utilizado como ferramenta de gestão na organização para um planejamento focado na qualidade dos serviços prestados, visando suprir as carências da comunidade e também averiguando a satisfação da população envolvida por meio destes indicadores de desempenho de efetividade.

Instrumentalização das inspeções de segurança do trabalho para as mineradoras de granito em Caldas - MG

Márcio Siqueira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Marília de Gonzaga Lima e Silva Tose , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Diante da necessidade da empresa Comasi Consultoria em dinamizar seus serviços e processos de trabalho, e considerando-se que um grupo homogêneo e representativo de sua clientela são mineradoras de granito localizadas no município de Caldas (MG). Direcionou-se o trabalho para as temáticas que envolvem segurança do trabalho aplicada a mineradoras, como também a importância de se entender sistemicamente as organizações de modo a criar instrumentos, ou melhor, uma lista de verificação para inspeção de campo. Lista de verificação que possa ser usada por pessoas com menos habilitação em atendimento a checar o cumprimento dos itens da Norma Regulamentadora NR 22 - Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração, de modo rápido e eficiente.

Mercado de capitais - ações Bradesco: análise dos preços após a crise mundial de 2008.

Gabriella Moreira Barbosa , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
No presente trabalho, são apresentadas as conseqüências da crise no mercado acionário e nas negociações na Bolsa de Valores de São Paulo, nos bancos, Itaú/Unibanco, Banco do Brasil e Bradesco, com ênfase nos preços das ações do Bradesco, visto que é o campo focal analisado. Para a elaboração foram realizadas pesquisas exploratórias e descritivas a fim de embasamento teórico, como também documental, analisando os relatórios contábeis, financeiros e notas explicativas dos bancos para diagnósticos. A crise norte americana e européia, no Brasil, causou às instituições financeiras menor impacto, conseqüentemente, a recuperação destas foi mais célere, evitando danos maiores à economia nacional como um todo. Verificou-se que as oscilações na Bolsa de Valores, que começaram em outubro de 2008, foram amenizadas após maio de 2009 e o mercado acionário começou a recuperar a estabilidade. O Bradesco teve quedas nos preços durante a crise de aproximadamente 60%, todavia foi por um curto período. Por outro lado, perdeu a colocação de maior banco privado do Brasil com a fusão no final de 2008 entre o Itaú com Unibanco. Comparando os resultados entre os três maiores bancos, o Banco do Brasil apresentou os melhores resultados de 2008 para 2010, tanto em termos relativos (percentuais), como em absoluto (valores ou quantidade), o Itaú/Unibanco teve os melhores resultados em valor absoluto de seu patrimônio líquido e em juros sobre seu capital próprio e o Bradesco ficou com a terceira posição nos resultados, em comparação ao Banco do Brasil, que de modo geral mostrou os melhores índices, seguido pelo Itaú/Unibanco.

O ICMS Ecológico: uma análise do uso dos recursos repassados a Poços de Caldas-MG por meio do Parque Municipal da Serra de São Domingos e a manutenção dessa Unidade de Conservação

Eliane Araujo Franco , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O trabalho apresentado refere-se à análise do uso do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) Ecológico para a manutenção de uma Unidade de Conservação (UC). A pesquisa foi realizada no município mineiro de Poços de Caldas e teve como intuito analisar o montante dos recursos do ICMS Ecológico repassados para a Administração Pública, por meio do Parque Municipal da Serra de São Domingos (PMSSD), entre os exercícios de 2005 a 2010, como aporte financeiro à manutenção dessa Unidade de Conservação. Para isso, levantou-se o histórico, origem e legislação pertinentes à Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e ICMS até chegar ao ICMS Ecológico. Em seguida estudou-se a UC do PMSSD, existente em Poços de Caldas, bem como sua implementação e suas necessidades atuais, realizando-se entrevistas nos órgãos municipais. A fim de atingir o objetivo proposto, utilizou-se dos tipos de pesquisa Qualitativa, Descritiva e Bibliográfica, para a obtenção dos dados. Como resultado, obtiveram-se informações relacionadas às dificuldades de gestão do Parque pelo Poder Público e a descrição da realidade do ICMS Ecológico recebido por meio do PMSSD em Poços de Caldas como recurso irrisório para a manutenção dessa importante UC, bem como a falta de acompanhamento dessa verba pela Administração Pública do município.

Pesquisa de Mercado sobre a percepção dos consumidores intermediários de PVC em relação a implantação dos produtos Amanco na Distribuidora de Cimento Sul Minas Ltda

Ana Karoline Viola , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Henrique Maia Veloso , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo realizar uma pesquisa de mercado sobre a percepção dos consumidores intermediários em relação à implantação dos produtos Amanco na Distribuidora de Cimentos Sulminas Ltda. Devido ao crescimento da empresa no decorrer dos anos, surgiu a necessidade mercadológica e anseios de suprir as oportunidades encontradas com intuito de garantir maior rentabilidade com a inserção de uma nova gama de produtos. No entanto a empresa desenvolve possibilidades de aumentar sua carteira de produtos para a distribuição, em que iniciou seu trabalho com implantação dos produtos Amanco. Esta pesquisa buscou identificar por meio dos clientes intermediários elementos que pudessem ajudar da inserção da marca Amanco no mercado poçoscaldense, ressaltando os seus interesses e suas dificuldades para vender tais produtos. Conseqüentemente a empresa terá como ferramenta os pontos fracos a serem aprimorados, pontos fortes a serem aproveitados e utilizados como oportunidade para desenvolvimento no segmento da construção civil, onde seu objetivo é o armazenamento e distribuição. Na pesquisa realizada constatou-se que a maioria dos clientes intermediários da Distribuidora de Cimentos Sulminas já vende os produtos Amanco, o qual na maioria da venda do lojista para o consumidor final é feito para pedreiro e proprietário de obra. Na pesquisa os produtos hidráulicos da Amanco possuem um ótimo portifólio de produtos e uma boa aceitação de seus clientes, porém houve o surgimento de várias marcas de PVC, onde são colocados como produto de qualidade, mas com preços vantajosos. Conclui-se que o quesito preço tanto para o consumidor intermediário quanto para o consumidor final analisado na pesquisa é o fator primordial na hora de realizar a compra de produtos hidráulicos.

Pesquisa de Viabilidade Econômica para Produção de oxigênio na ENGECON

Eduarda Blasi Machado de Moraes , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Afonso Piva , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (piva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho foi desenvolvido na Engecon Engenheiros Construtores Ltda., localizada na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais, com o objetivo de realizar uma pesquisa de mercado para verificar a viabilidade da ampliação da produção de oxigênio para a venda. Constatou-se que no cenário de produção de gases industriais, tanto a produção quanto a comercialização é cartelizada, com o objetivo de vetar novos entrantes, e poucas são as empresas que conseguem participar deste mercado. A empresa em estudo possui tecnologia e mão-de-obra especializada, porém a análise da pesquisa revelou que esta ampliação, no momento, não é viável. A metodologia adotada foi a bibliográfica, a documental e a quantitativa, com o intuito de embasar a pesquisa quanto aos temas principais que a envolvem sendo: processo de produção de oxigênio industrial, pesquisa de mercado, estudo de viabilidade. A partir desse embasamento e dos resultados obtidos pela pesquisa informal, diagnosticou-se que as ameaças e as fraquezas são maiores que as potencialidades e as oportunidades. Ou seja, a Engecon deverá priorizar ações que a possibilitem, no futuro, cogitar novamente nesta ampliação.

Pesquisa para implantação Gestão à vista na Companhia Brasileira de Logística Ltda.

Caroline Aparecida Ferreira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Afonso Piva , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (piva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Esta pesquisa foi desenvolvida na Companhia Brasileira de Logística Ltda. (CBL) na matriz em Poços de Caldas, no setor logístico da empresa, abrangendo a área operacional subdividida em dois setores: Transferência e Armazenagem, e Expedição. A empresa é contratada pela Alcoa Alumínio S/A para realizar a armazenagem e a expedição dos produtos embalados da fábrica de Químicos. Apresenta-se um estudo de elaboração de uma ferramenta de gestão à vista que visa ser moldada pela percepção dos trabalhadores operacionais por meio de uma entrevista formal objetiva abrangendo todo o universo amostral. Para isso a pesquisa foi realizada anteriormente a elaboração do quadro. Este método buscou interagir os trabalhadores operacionais por meio da gestão participativa incentivando-os a acompanhar a própria produtividade em busca do alcance das metas esperadas pela a empresa. Após este estudo o quadro gerado a partir das fragilidades observadas pelos colaboradores será implantado na CBL, para posterior verificação do impacto gerado a partir deste novo modelo de comunicação interna.

Planejamento Estratégico na Fábrica Alimentos marinoni Ltda, Poços de Caldas - MG

Rafael Marinoni Mendes , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Afonso Piva , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (piva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Nos dias de hoje, o mercado vem atravessando um alto índice de competitividade, indicando que a empresa, que não estiver corretamente preparada, poderá enfrentar sérias dificuldades em se manter. No entanto, o mercado não deve ser responsabilizado como o único e principal vilão. Sendo assim, a elaboração de um planejamento estratégico em compras poderá possibilitar conhecer o verdadeiro potencial de uma organização, garantindo a sua sobrevivência e crescimento. O departamento de compras em qualquer empresa está sendo influenciado pelos seguintes fatores: a disponibilidade de materiais, o volume das compras, o percentual do custo do produto e quais materiais estão sendo adquiridos. Neste mercado tão inconstante, sujeito tanto a escassez de produtos quanto a instabilidade de preços, o departamento de compras exige do comprador o conhecimento necessário para que ele possa desenvolver estratégias capazes de gerenciar estas compras, reduzindo, sobretudo, os custos. A Alimentícios Marinoni Ltda. é uma empresa familiar fundada em 1940. O objetivo de elaborar um planejamento estratégico em compras para a empresa é fazê-la se destacar no mercado, tornando-a competitiva. Para isto, foi utilizada a aplicação de uma entrevista informal com funcionários e parceiros, a qual permitirá nortear o plano de ação, conhecendo seus pontos fracos e fortes, assim como as suas ameaças e oportunidades.

Planejamento Estratégico para a empresa Sul Minas Turismo Ltda.

Keila Mendes , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso teve como apresenta o Planejamento Estratégico como tema, e revisar o Planejamento Estratégico da empresa Sul Minas Turismo como objetivo. A empresa objeto de estudo presta serviços no segmento de agência de viagem e turismo em Poços de Caldas – MG e a finalidade principal desse trabalho é auxiliar os seus atuais gestores, que adquiriram a empresa no ano de 2010, período em que a empresa passou por um processo de reestruturação em seu quadro de funcionários, visando a manutenção e conquista de novos clientes, a fim de obter excelência nos serviços prestados, para enfrentar a concorrência tão acirrada neste segmento. Para a realização desta pesquisa foram utilizadas entrevistas não-estruturadas com os atuais gestores, aplicados questionários as pessoas que procuram a agência no mês de abril de 2011, além da pesquisa bibliográfica e documental. Após a aplicação dos conceitos estudados, foi elaborada a atualização do Planejamento Estratégico para a empresa Sul Minas, destacando suas diretrizes organizacionais, seu público-alvo, análises do ambiente interno e externo no qual a empresa está inserida, além da elaboração de estratégias e de um plano de ação para o crescimento da empresa. A realização deste trabalho possibilitou fornecer um parâmetro para os atuais gestores na administração da empresa e espera-se que tenha contribuído para futuros planejamentos para que a mesma possa continuar a crescer e a se solidificar no mercado local e regional.

Processo de Sucessão Familiar na empresa Eagle Motocamping Ltda.

Felipe Zago , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
As empresas familiares possuem grande importância no contexto nacional e mundial. No Brasil, elas representam quase a metade do PIB nacional, por isso sua importância e principalmente preocupação com a sua continuidade. Para essa continuidade é necessário um processo de sucessão familiar, que conforme será visto ao longo do trabalho é uma fase que pode ser muito complicada para a empresa e para seus membros se não for planejada previamente. O presente trabalho tem o objetivo de levantar as principais características, dificuldades e ações para a sobrevivência das empresas familiares no processo de sucessão, através da revisão bibliográfica estudada e da entrevista feita com o proprietário de uma empresa conceituada de materiais de construção e ferragens de Poços de Caldas para conhecimento acerca do processo de sucessão familiar, quais as dificuldades e os conselhos desse profissional que já passou por essa fase, como também a conceituação de empresa familiar, conhecimento da sua origem, como se encontram atualmente e quais os fatores necessários para o processo de sucessão familiar. Todo esse esforço serve de base técnica e de experiência para a empresa Eagle Motocamping Ltda, filial de Poços de Caldas, haja vista que brevemente passará da 1º para a 2º geração.

Projeto para a Casa de Materiais de Construção e Acabamento Madri

Leonardo Carvalho Junqueira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A empresa Madri Engenharia e Arquitetura Ltda., trabalha com o formato de obras por empreitada, sendo acordados em contrato o valor da obra, forma de pagamento, a data de entrega e os demais itens pertinentes a cada tipo de obra. Deste modo ficam sob responsabilidade da Madri todas as cotações e aquisições de insumos necessários para a conclusão da obra, agregando valor ao serviço oferecido pela empresa e apresentando um diferencial perante a parte da concorrência. Para o proprietário do imóvel a garantia de tranqüilidade por não ter que se preocupar com o andamento da obra e cumprimento do cronograma estipulado. Após analises dos resultados dos últimos anos de atividades, identificou-se como principal problema em suas operações a constante falta de capacidade de fornecimento e comprometimento dos fornecedores da cidade influenciando diretamente o cumprimento dos prazos dos contratos, elevando o custo dos insumos e consequentemente a redução dos lucros da empresa. De posse de dessas informações a solução vislumbrada foi tratada como uma oportunidade de crescimento e ao mesmo tempo correção do problema de fornecimento de seus cronogramas, estudando e projetando uma nova empresa, fornecedora exclusiva dos principais e mais rentáveis insumos necessários para cumprimento dos contratos com seus clientes, agrupando todas as demandas de cada obra atingindo um volume final maior, com preços e condições de pagamento melhores, consequentemente maximizando o lucro de suas operações. Este projeto tem o objetivo de elaborar o projeto de uma casa de Materiais de Construção Civil na cidade de Poços de Caldas, composto basicamente por Proposta Inicial, Estudo de Viabilidade e Risco, Objetivo e Plano Mestre, Plano de Atividades, Recursos e Aquisições, Controle da Implantação e Entrega do Projeto.

Sistema eletrônico de arrecadação: um estudo sobre a relação entre o Fisco e o contribuinte pós modelo eletrônico de arrecadação - Nota Fiscal Eletrônica e SPED

Juliana Helena Untura Prado , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) surgiram da necessidade identificada pelas Administrações Fazendárias em padronizar o sistema de emissão de notas fiscais e a escrituração Fiscal e Contábil dos contribuintes, e compartilhar informações de modo a diminuir a sonegação fiscal e aumentar o controle na fiscalização, e só foi possível graças à utilização de ferramentas de Tecnologia da Informação (TI). Buscou-se por meio da pesquisa bibliográfica, do estudo das leis que abrangem o SPED e a NF-e, identificar como as três esferas do governo Municipal, Estadual e Federal estão envolvidas neste processo de modernização da arrecadação tributária no Brasil. Para que os contribuintes atendessem as novas exigências legais que abrangem a NF-e e o SPED eles tiveram que investir em tecnologia, mão-de-obra qualificada, consultores e softwares. Para identificar se os objetivos expostos pelo SPED e a NF-e estão sendo atingidos e quais foram os impactos gerados pela modernização na arrecadação tributária no Brasil, aplicou-se um questionário de caráter qualitativo a contribuinte de Poços de Caldas – MG, de diversas áreas de atuação no mercado, de grandes, médias e pequenas empresas. O objetivo deste estudo foi identificar as percepções dos contribuintes acerca dos benefícios apontados pelo SPED e Nota Fiscal Eletrônica, enquanto instrumento de melhoria das atividades das Unidades Fazendárias no Brasil.

Um Estudo da Área de Proteção Permanente na Represa Bortolan em Poços de Caldas-MG

Elaine Cristina Morás , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A questão ambiental é atualmente muito estudada. Discute-se muito a importância dos recursos naturais para a humanidade, entretanto, quando a preservação desses recursos se depara com interesses individuais e com o direito a propriedade, a sociedade tende a esquecer o discurso politicamente correto. As Áreas de Preservação Permanentes são um exemplo disso, são protegidas pela lei contra o corte, contudo a lei que protege essas áreas tem ainda gerado muitas dúvidas e críticas por parte daqueles que desconhecem sua importância. O presente trabalho buscou fazer um estudo da Área de Preservação Permanente (APP) na represa Bortolan em Poços de Caldas, visando analisar a situação atual daquela área, os instrumentos utilizados para fiscalização e a observância da lei. Com a pesquisa descobriu-se que o principal instrumento utilizado pelo IEF é a anuência prévia, descobriu-se também que somente do lado do condomínio Campo da Cachoeira existe APP e que as construções as margens da represa não respeitaram as Áreas de Preservação Permanente.

Um estudo de percepção na farmácia de oncologia de um hospital situado em Minas Gerais

Taciana Fátima Costa Ribeiro de Oliveira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho foi realizado na farmácia ambulatorial, atendida pelo Sistema Único de Saúde – SUS, do setor de oncologia de um hospital de grande porte localizado no sul do Estado de Minas Gerais, visando identificar a percepção de seus clientes em relação aos produtos – bens e serviços – oferecidos. Destaca-se que os clientes da farmácia estudada são pacientes oncológicos atendidos pelo SUS. Essa iniciativa partiu do fato de inexistir na instituição uma pesquisa que avalie os trabalhos realizados na farmácia e se os medicamentos disponíveis atendem a demanda existente. A fim de atingir o objetivo proposto, utilizou-se dos tipos de pesquisa Qualitativa, Descritiva e Pesquisa participante, e para a obtenção dos dados foram realizadas observações, conversas informais e aplicações de questionários em 100 clientes e 4 empregados da farmácia no período de 11/04/2011 a 18/04/2011. Na avaliação dos pacientes, os serviços prestados na farmácia atendem e até superam as suas expectativas e as fragilidades apontadas referem-se à Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – UNACON e não à farmácia. Os empregados foram mais críticos em relação à farmácia, sugeriram mudanças em sua infra-estrutura, a fim de melhor acomodar os pacientes e acompanhantes e facilitar a comunicação entre os departamentos do UNACON. Com as pesquisas realizadas foi possível constatar que há necessidade da realização freqüente de avaliações dos serviços e produtos oferecidos aos clientes da farmácia de oncologia estudada, para que seja possível atender as demandas existentes e oferecer apoio aos pacientes fragilizados física e psicologicamente.

Um estudo para o processo de sucessão na empresa familiar Cantina Lanza

Renan André Beraldo , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho foi realizado na empresa familiar Cantina Lanza, situada na cidade de Delfim Moreira – MG, tendo como objetivo de identificar possibilidades para o processo de sucessão familiar na referida empresa. Para atingir o objetivo utilizou-se de pesquisas que possibilitaram o levantamento dos dados, como pesquisa bibliográfica, descritiva e levantamento, utilizando de técnicas de observação e entrevistas informais. Tendo como referência os estudos realizados foi possível identificar os fatores determinantes para o processo de sucessão na empresa Cantina Lanza: o valor agregado e o know how para a produção dos produtos comercializados na empresa. A análise das informações coletadas possibilitou conhecer a atual situação da empresa e apresentação de sugestões para o planejamento do processo de sucessão familiar a ser realizada na Cantina. Após a conclusão desta etapa, pôde-se identificar que dois dos possíveis sucessores da cantina não tem interesse na sucessão e a única que, inicialmente, se dispôs a suceder foi a primeira filha. Com isso, sugere-se criação de um caderno de receitas, para que o know how do proprietário seja passado para as gerações seguintes, e que a participação direta da primeira filha na empresa seja planejada, juntamente com o atual gestor, para que a comunidade e a família vejam nela a imagem da empresa. Estas sugestões poderão ser analisadas pela família e futuramente implantadas.

Um estudo sobre a percepção dos antigos clientes da agência 0248 Banco Real quanto à fusão da marca ABN AMRO Real e Santander

Vanessa Garcia Albino , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho foi realizado na antiga agencia Banco Real 0248- Poços de Caldas, atual Santander após a fusão das marcas que ocorreu em novembro de 2010, visando identificar os pontos positivos e negativos que ocorreram com fusão das marcas e qual a percepção dos clientes em relação cada marca bancária bem como sua afinidade. Essa proposta de trabalho partiu da iniciativa da funcionária e aluna da Instituição de Ensino de se levantar quais as opiniões dos clientes a partir do momento em que houve os primeiros sinais de fusão das marcas. Para se atingir o êxito no trabalho, utilizou-se de pesquisa com amostra probabilística por conveniência avaliando a opinião e 138 respondentes/correntistas. Depois de feita a análise dos resultados, o trabalho trouxe explicações sobre a percepção de marcas Real e Santander.

Um estudo Sobre Sustentabilidade para um banco: estudo de caso Bradesco Agencia 0514

Juliane Duarte Bento , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho vem mostrar que o atual mercado e a população buscam escolher empresas que possuam como diferencial a responsabilidade ambiental. A identificação do interesse da sustentabilidade de acordo com a visão de negócios dos bancos incentiva a criação de produtos focados na sustentabilidade, ou destinando uma parcela de seus resultados a diversos projetos e iniciativas conscientizadoras. O trabalho tem como objetivo estudar e analisar as ações e projetos de sustentabilidade do Bradesco, para sua elaboração foi utilizados os tipos de pesquisa Qualitativa, Descritiva e Bibliográfica, que tem como principal objetivo aproximar-se do tema visando maior compreensão, determinação de critérios e fatos relacionados à situação-problema, como também entrevistas informais, questionários aos funcionários da agência 0514 e análises através dos relatórios de sustentabilidade do Bradesco. Através da pesquisa e questionário, pode-se perceber que poucos sabem realmente o que significa o termo sustentabilidade, mas apesar disso o ser humano vem se conscientizando sobre a necessidade de uma exploração consciente dos recursos naturais bem como de práticas administrativas ecologicamente corretas, que supram os anseios da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir os seus.

Uma pesquisa sobre a qualidade dos serviços prestados pela Alcoa Alumínio S.A.

William Hamilton Santiago Júnior , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de Conclusão de Curso foi realizado na Alcoa Alumínio S/A uma empresa multinacional que atua no ramo de metalurgia. Em sua unidade de Poços de Caldas/MG foi desenvolvida uma pesquisa com o objetivo de avaliar a percepção dos clientes da Divisão de Químicos quanto à qualidade do serviço prestado pela Coordenação e Planejamento de Vendas com vistas a avaliar se as expectativas dos clientes são ou não atendidas. Para isso foram realizadas pesquisas com cliente e colaboradores da Alcoa, as quais se basearam em conceitos sobre qualidade em serviços, formação de expectativas e percepção; além de uma revisão da literatura acerca dos métodos de avaliação de qualidade em serviços. Os resultados obtidos foram analisados de maneira quantitativa e permitiram perceber o quanto as expectitativas dos clientes são atendidas, superadas ou frustradas em relação as suas percepções sobre o serviço prestado e qual a relação destas expectativas quando comparadas a visão dos colaboradores.