Trabalhos de conclusão de curso defendidos durante o 2o semestre de 2011

Para ter acesso ao trabalho entre em contato com o professor orientador pelo email indicado.

A gestão de estoque na empresa Auto Peças Paraíso

Guilherme Carvalho Oliveira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho tem por objetivo propor um modelo de gestão de estoque para a empresa Auto Peças Paraíso. O modelo a ser sugerido deve auxiliar a empresa nas atividades e na rotina ligada ao estoque e também na análise do comportamento das vendas dos produtos para assim, auxiliar em uma gestão de estoque eficiente observando a demanda que é solicitada pelos clientes, pois hoje a empresa necessita de um reabastecimento ágil e com uma quantidade adequada à demanda. Este trabalho apresenta uma descrição da empresa Auto Peças Paraíso, do setor onde ela está situada, comercialização de Auto Peças, e dos processos da empresa e de como eles impactam em seu funcionamento. Também nos apresenta uma revisão da literatura que busca nos trazer alguns esclarecimentos sobre a gestão de estoque e alguns tópicos com o embasamento de alguns autores reconhecidos e de renome. Os objetivos a serem alcançados serão aplicados em análises e observações com a utilização de ferramentas de gestão de estoque e a descrição dos processos. E posteriormente à análise destas informações, sugerir à empresa um melhor modelo de gestão de estoque.

A importancia da previdencia privada

Juliana De Maria , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Maria Eliane Catunda de Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O trabalho aborda a importância da Previdência Privada, examinando o grau de conhecimento que as pessoas possuem sobre este tipo de investimento. O objetivo desse estudo foi, primeiramente, identificar o interesse, levantar as principais dúvidas e o grau de conhecimento que os clientes da Agência nº 145 da Caixa Econômica Federal, localizada em Poços de Caldas – MG, têm em relação à Previdência Privada. Para tanto, caracterizou-se a Previdência Social e a Previdência Privada, partindo de seus históricos, analisando suas peculiaridades e apresentando suas principais vantagens e desvantagens. Realizou-se uma pesquisa de campo de caráter quali-quantitativa junto aos clientes da instituição bancária, visando fornecer subsídios à organização para estimular a adesão a essa modalidade de investimento. Os resultados demonstraram que a maioria dos respondentes não tem costume de guardar dinheiro e, grande parte daqueles que guardam, possuem Previdência Privada. Os dados ainda revelaram que a Previdência Social é bastante conhecida pelos entrevistados, mas a maioria destes não tem nenhum plano de aposentadoria complementar. O grupo de respondentes que possui Previdência privada é formado, em sua maioria, por homens com faixa etária entre 24 e 40 anos, com nível médio e superior de escolaridade e com faixa de renda entre 3 e 5 salários mínimos. De acordo com os entrevistados, a importância da Previdência Privada está fundada na complementação da aposentadoria, sendo este o seu principal benefício.

A opinião dos funcionários lotados na gerência de filial de desenvolvimento urbano e rural Poços de Caldas sobre aprendizado adquirido através da Universidade Caixa

Ismara Aparecida Magalhães Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Maria Izabel Ferezin Sares , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (sares@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho foi realizado na Gerência de Filial Desenvolvimento Urbano e Rural – Poços de Caldas (GIDUR-PC) da Caixa Econômica Federal de Poços de Caldas com o objetivo de analisar a opinião dos funcionários deste setor sobre o aprendizado adquirido por meio da Universidade CAIXA (UC). Primeiramente foram realizadas pesquisas bibliográficas, para explorar os assuntos relacionados a conhecimento, treinamento, ensino à distância e universidades corporativas no geral, e pesquisas documentais para análise da empresa e apresentar o histórico e a metodologia utilizada pela UC. Posteriormente foram aplicados questionários aos funcionários do setor, resultando em uma pesquisa quantitativa, que possibilitou a análise das opiniões acerca do aprendizado adquirido por eles por meio dos cursos. Por fim através da conclusão a autora pode comentar alguns dos resultados obtidos, indicar sugestões de melhorias para o aprendizado proporcionado pela CAIXA e propor a continuação da pesquisa a fim de ouvir mais funcionários buscando aprimorar e aperfeiçoar cada vez mais os cursos da UC.

A percepção dos alunos do curso de Administração da PUC Minas campus Poços de Caldas sobre o Diretório Acadêmico de Administração Peter Drucker

Luiz Fernando de Freitas , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria José Scassiotti de Souza , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (zeze@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O movimento estudantil no Brasil deve ser valorizado devido a sua participação relevante no processo democrático do país. Para que os alunos universitários dos dias atuais tenham seus direitos previstos em Lei respeitados, o caminho percorrido foi árduo, mas compensador. A criação dos órgãos de representatividade estudantil, como por exemplo, Diretório Acadêmico permitiu sua maior representatividade e expressão. Os alunos do curso de Administração da PUC – Poços de Caldas possuem um Diretório Acadêmico que os representa dentro da Universidade e junto à sociedade. Sendo assim, viu-se necessário a realização de uma pesquisa entre os alunos do referido curso para mensurar o grau de satisfação com o órgão que os representa. Este artigo tem por objetivo verificar a participação e aceitação dos alunos-associados nas atividades desenvolvidas pelo Diretório Acadêmico de Administração e, ainda, sugestões de melhorias quanto aos serviços prestados, eventos realizados e gestão da receita. Para obter tais informações, foram realizadas pesquisas descritivas, bibliográfica, quantitativa e qualitativa. Obteve-se como resultados informações sobre a participação dos alunos quanto à freqüência de utilização e nota para os serviços prestados, participação em eventos e seu conseqüente grau de satisfação, conceito da Diretoria do D.A, comparação com outros Diretórios e sugestão de melhorias quanto aos serviços, equipamentos e infra-estrutura do Diretório Acadêmico Peter Drucker.

A percepção dos clientes pessoa jurídica com relação aos serviços prestados na RESC Assessoria Contábil

Andréa Cristina Freire da Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Devido às mudanças em um mercado acirrado de competitividade no qual se vive atualmente, a prestação de serviços vem se destacando, trazendo consigo serviços personalizados e com alto nível de flexibilidade, garantindo cada vez mais seu espaço no mundo globalizado. Na área Contábil, isso não é diferente, pois com a presença de inúmeros profissionais nesta área, há um aumento significativo de profissionais em busca de conquistar e encantar uma grande fatia de mercado. Para que isso seja possível, esses profissionais devem estar atentos no que o cliente procura no que ele deseja, qual sua satisfação, seus objetivos e, além disso, qual sua percepção com relação aos serviços prestados, buscando assim melhorias e aperfeiçoamentos em seus processos, tornando-se um diferencial competitivo neste mercado tão intenso.

A percepção dos gestores da fábrica de Alumínio da ALCOA-Poços sobre o atual modelo de estaão de desempenho

Thaís Nascimento Delgado Simões , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Henrique Maia Veloso , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos gestores da Alcoa - Poços sobre o modelo de gestão de desempenho, que foi implementado na empresa nos últimos anos. A Alcoa Alumínio S/A é uma empresa de grande porte, que está inserida no segmento de produção de alumínio primário, alumina e pó e alumínio. Devido à necessidade de padronizar o modo de como todos os funcionários da Alcoa Alumínio S/A eram avaliados, utilizou-se um novo modelo de gestão por competências para todas as plantas no mundo, o modelo, desenvolvido por Jack Welch, Ex-CEO da General Eletric, conhecido como 4E’s 1P. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizada pesquisa qualitativa, descritiva, documental e estudo de caso. Como embasamento teórico foi utilizado temas como gestão de pessoas, a inovação de se gerir pessoas por competências, mais especificamente o modelo 4E’s 1P, a avaliação de desempenho, dentre outros pertinentes ao tema em questão. Ao final foram analisados os resultados obtidos com a pesquisa aplicada aos gestores da Alcoa – Poços e obteve-se como principais resultados que não há um consenso dos gestores sobre o novo modelo no que se diz respeito à subjetividade, aplicabilidade e de compreensão do novo modelo, pois metade dos entrevistados optaram pelo modelo antigo. Um aspecto positivo que se pode validar é a forma de como ele é realizado, pois são aspectos que foram mostrados como relevantes onde eles realmente perceberam mudanças significativas. Um ponto importante é que pessoas diretamente envolvidas com o processo têm muitas duvidas de como acontece, sendo assim, não estão totalmente interadas e confiantes para passar o conhecimento e informação sobre o assunto.

A retenção de funcionários nas organizações: um estudo de caso nas Lojas Americanas S/A unidade Poços de Caldas

Leonardo Santos Ferreira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Henrique Maia Veloso , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Para que uma empresa consiga prosperar e se manter a um passo à frente da concorrência em um mercado cada vez mais acirrado, é preciso que se obtenha alguma vantagem competitiva, diferenciando-a das demais organizações do mesmo segmento. Diferenciar-se dos demais em um mercado onde os produtos são os mesmos, formas de pagamentos semelhantes e as novas tecnologias mais acessíveis, é o desafio dessas empresas, e o segredo está nas pessoas. Dessa maneira, a abordagem sobre os fatores condicionantes necessários à retenção de funcionários nas Lojas Americanas S/A em Poços de Caldas caracteriza a importância dessa pesquisa, dado o elevado índice de rotatividade que a empresa possui. Esta pesquisa se trata de um estude de caso com base em dados qualitativos, de caráter descritivo, realizado através pesquisas bibliográficas e de campo, com a aplicação de questionários padronizados. Tais questionários foram aplicados a 17 dos 19 funcionários do quadro fixo da empresa, e somando-se a estes se aplicou também 9 questionários a ex-funcionários com o objetivo de se confrontar as opiniões antes e pós-contratação sobre as suas políticas internas de recursos humanos. Os resultados apontam que funcionários e ex-funcionários apresentam opiniões semelhantes na grande maioria das opiniões, estando insatisfeitos quanto às políticas de remuneração, e percebe-se também uma mudança de imagem da empresa, de positiva passando para negativa. Assim, o entendimento desse elevado índice de rotatividade por desligamento voluntário e os fatores necessários à retenção desses funcionários faz-se necessário, podendo através da reflexão de seus resultados avaliar as diversas questões que o tema abrange.

Análise da captação profissional no setor da construção civil da cidade de Poços de Caldas

Lays Fonseca Gonçalves , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Afonso Piva , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (piva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Devido aos níveis de exigência de todo o mercado de trabalho ter aumentado nos últimos anos, a presente pesquisa procura enfatizar a importância da qualificação profissional dos funcionários da Construção Civil que com o reaquecimento do setor no período posterior a crise econômica vivida no segundo semestre do ano de 2008, voltou à tona um antigo problema: a falta de mão de obra qualificada. Esta falta de profissionais nos canteiros de obras dificulta o cumprimento de prazos para entrega de obras, prejudica a qualidade do serviço executado, aumenta o índice de desperdícios de tempo e de materiais, entre outros prejuízos trazidos para todo o setor. Na cidade de Poços de Caldas, a falta de mão de obra também é um problema apesar do setor se encontrar em constante crescimento. A rotatividade dos profissionais desta área é considerada alta, motivo pelo qual as empresas não investem na profissionalização dos seus funcionários.

Análise da Evolução do Desempenho Operacional com a Implantação do Sistema Toyota de Produção de uma Indústria de Alimentos

André Pereira Rizzato , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A execução deste trabalho teve como objetivo a análise da evolução dos principais indicadores de desempenho de uma indústria de alimentos após a implantação do Sistema Toyota de Produção - STP. Este sistema é conhecido e utilizado ao redor do mundo por ser uma metodologia voltada para resultados que tem por princípio obter maiores resultados com menos recursos, resultados estes em diferentes esferas da organização. Inicialmente o STP foi criado e desenvolvido dentro de uma indústria automobilística que possui um sistema bastante específico de produção, mas ao longo do tempo foi sofrendo adaptações para que pudesse ser utilizada em outras organizações que possuíssem processos de fabricação diferentes. A metodologia utilizada foi principalmente pesquisa bibliográfica para compilação de toda teoria referente ao STP e coleta de dados em campo para posterior análise e verificação da evolução dos indicadores de desempenho. Após a realização da pesquisa foi possível comprovar que o STP é um sistema que devidamente aplicado pode ser utilizado por organizações que possuam diferentes tipos de processo de fabricação e que é possível obter excelentes resultados operacionais dentro da organização com a implantação da metodologia.

Análise da gestão da Organização Sem fins lucrativos Associação Metodista de Ação Social - AMAS: um estudo em Poços de Caldas.

Marcela de Souza Siqueira Sales de Medeiros , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Luciane Ghiraldello , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (luciane@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente estudo tem por finalidade avaliar a gestão da organização sem fins lucrativos – Associação Metodista de Ação Social (AMAS/PC), com o intuito de demonstrar a importância dos modelos de gestão das organizações componentes do terceiro setor, que sejam capazes de gerar crescimento e auto-sustentabilidade. Passando pela conceituação do que vem a ser o terceiro setor, serão abordados o cenário em que se inserem as organizações sem fins lucrativos, seus objetivos e ações, bem como os modelos de gestão apropriados a este setor. Através de pesquisa bibliográfica, e realização de entrevistas semi-dirigidas, aplicada ao presente estudo para obtenção dos resultados, enfrentando os objetivos do trabalho em questão, abordando, por fim, o estudo de caso realizado na organização sem fins lucrativos referida. Os resultados apontam para a reflexão da importância de modelos de gestão adequados ao Terceiro Setor, no intuito de direcioná-lo para o seu real objetivo.

Análise da implantação de um sistema no setor de logística da Poyry Tecnologia

Barbara de Cassia Chaves Rezende , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho tem como objetivo apresentar a viabilidade da implantação de um sistema de Logística na Poyry Tecnologia, que está inserida no segmento de prestação de serviço de engenharia. Após enfrentar a crise que iniciou no final de 2008, a Poyry Tecnologia se viu em momentos de grandes dificuldades, por se tratar de uma empresa que oferece serviços voltados á projetos e modernizações o que implica em inserção de dinheiro nas empresas, foi o primeiro setor a ser castigado. Todos os seus clientes pararam com os projetos o que fez com que a Poyry sofrer uma grande redução de equipe. Devido a essa redução o setor de Logística da Poyry Tecnologia teve sua equipe reduzida e para se manter junto ao cliente, procurou ajudá-lo da melhor forma possível a passar essa fase crítica, tudo em prol para se manter no mercado. Após algumas análises documentais, alguns estudos de gráficos o setor de Logística desenvolveu um sistema que agregaria em muito, soluções abrangentes para que a empresa pudesse de certa forma melhorar o seu now how, para não somente sobreviver a esse momento difícil e sim conseguir delinear novas estratégias para se manter vivo no mercado. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizado o tipo de pesquisa em AÇÃO, a fim de desenvolver, aplicar mudanças e mostrar resultados. Com o embasamento teórico serão apresentados tipos de ferramentas utilizadas para implantar o sistema e ao final, informações importantes sobre como utilizar um sistema como estratégia gerencial e quais os resultados obtidos com a implantação do mesmo no setor de Logística da empresa Poyry Tecnologia.

Análise da percepção do GBS da ALCOA Alumínio S/A em relação do modelo Business Partner

Daiene Cristina Gouvea da Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Maria Izabel Ferezin Sares , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (sares@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho de conclusão de curso realizado na empresa Alcoa Alumínio S/A., na Central de Serviços Compartilhados de Poços de Caldas, é um estudo sobre o modelo de Business Partner – BP adotado pela companhia e a percepção da liderança do GBS (Global Business Services) em relação a esta estrutura. Para atender aos objetivos propostos, foram realizadas pesquisas teóricas sobre o tema, assim como uma pesquisa descritiva para melhor entendimento do modelo aplicado na Alcoa. Para identificar a percepção da liderança foram aplicados questionários aos níveis de gerência, superintendência e liderança de célula do GBS. A pesquisa, além de esclarecer conceitos e definições sobre o modelo, também identificou qual é a visão que estes líderes possuem em relação à estrutura de BP e se estes têm consciência dos papéis e responsabilidades deste profissional. Os resultados mostram que a liderança do GBS da Alcoa está familiarizada com este modelo de RH, e entende a importância estratégica do mesmo para a companhia. Uma pequena parte ainda apresenta dúvidas no foco de atuação do Business Partner, porém, de forma geral, o nível de conhecimento e a percepção em relação a este modelo estão alinhados com o conceito e estrutura de RH adotada pela Alcoa.

Análise da qualidade do atendimento na Cooperativa de Crédito Rural em Guaxupé e Região LTDA (SICOOB AGROCREDI).

Ariane de Cassia Barbosa da Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. João Carlos Bastos Gonzaga , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (joaogonzaga@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A questão da qualidade no atendimento é uma das principais preocupações nas empresas, dessa forma as instituições financeiras como a Cooperativa de Credito em questão vem buscando cada vez mais a excelência no atendimento, principalmente por ser um seguimento novo no mercado financeiro, e tendo como concorrentes empresas que são renomadas no mercado. A proposta desse trabalho foi avaliar a qualidade do atendimento que está sendo oferecido aos associados da Cooperativa de Credito Rural em Guaxupé e Região Ltda. – Sicoob Agrocredi, essa avaliação foi feita através de uma pesquisa documental do estatuto da Cooperativa de Crédito e conhecimento prévio dos requisitos teóricos para o funcionamento das Cooperativas, e através de um questionário fechado aplicado aos associados, e não associados que freqüentam a Cooperativa de Crédito com intuito de avaliar a qualidade para os associados e não associados. Através da pesquisa buscou conhecer o perfil dos entrevistados como idade, faixa salarial, escolaridade, sexo, o local de origem, a posição no mercado de trabalho. Identificar a opinião dos entrevistados em relacionado ao atendimento, os resultados obtidos na pesquisa foram relevantes e demonstraram que o atendimento desenvolvido pelos colaboradores está satisfazendo aos associados. Aspectos como localidade, espaço físico, entre outros também está de acordo com as necessidades de quem à procura, os não associados entrevistados demonstraram na entrevista que conhecem a Cooperativa de Credito. Foi identificado um aspecto de fragilidade dentre os não associados, os mesmos não conhecem os serviços oferecidos. O ponto fraco encontrado na entrevista com os associados foi à burocracia que não está satisfazendo aos associados e necessita de mudanças, desse aspecto negativo foram desenvolvidos critérios para sua melhoria. Através da ferramenta do MAMP (método de analise de melhorias), foi encontrada a solução para minimizar o problema, dar autonomia aos gerentes das agências para solucionar e autorizar a liberação de créditos.

Análise da reestruturação e centralização do departamento de compras da Alcoa Alumínio S/A.

Camila Vitti Cava , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso tem como finalidade analisar a reestruturação e centralização do departamento de compras da Alcoa Alumínio S/A, tendo como foco a área de aquisição de serviços. Visando a redução de custos, negociação com os melhores fornecedores, padronização de processos e ganhos de escala, em 2005 a companhia se deparou com a necessidade da implementação de um centro de serviço compartilhado no qual estaria inserido uma nova estrutura para o departamento de compras. Para que o objetivo deste trabalho se tornasse possível foi realizado uma pesquisa bibliográfica e documental, foi feito uma análise do ambiente anterior e atual a reestruturação e centralização, a verificação dos problemas enfrentados e as estratégias tomadas. Como embasamento teórico foi mencionado à função e o ciclo de compras, realização de negociação estratégica, administração estratégica e as etapas que a constituem o planejamento estratégico e a importância dos indicadores na tomada de decisão. E finalmente foi analisado os resultados obtidos com a reestruturação e centralização da área de aquisição de serviços.

Análise da viabilidade técnica e econômica de implantação de supply chain em EPI´s na ALCOA Alumínio S.A.

Bruna Ramos Aniceto , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Afonso Piva , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (piva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Devido às mudanças de mercado, tendência à especialização e a competitividade há necessidades de estabelecer novas estratégias de aquisição e logística de produtos e serviços. Uma vez que o capital aplicado a esses setores são altos. Assim para que se mantenham estáveis é necessário que as empresas busquem novas formas de gestão que integralize os processos desde o fornecedor inicial até consumidor final. Esse novo modelo de gerenciamento é conhecido como Supply Chain integrado à estratégia, planejamento e operação dos setores de aquisição e logística. Para que o Supply Chain seja implantado é preciso que tenha uma adequada gestão de estoque e que haja o processo de qualificação e avaliação de fornecedores. O fornecedor tem grande importância neste modelo de gestão, pois é responsável pela consignação, controle e planejamento de estoque através do Just in time II, em que o fornecedor pode até disponibilizar um funcionário para o controle de estoques dentro da empresa. O objetivo deste trabalho é apurar a viabilidade de implantação deste novo modelo de gestão, para tanto será realizado pesquisas de cunho cientifico, documental e exploratório para contextualizar o cenário e as ferramentas necessárias para o processo de Supply Chain. Os produtos avaliados serão os Equipamentos de Proteção Individual por serem considerados produtos críticos passíveis de paralisação de produção de uma empresa, mediante a um estudo de processos internos e externos que engloba processos de compra e acordos com fornecedores previamente avaliados e qualificados. Isso resultará em uma avaliação da viabilidade de implantação de Supply Chain em Equipamentos de Proteção Individual na empresa Alcoa Alumínio S/A.

Análise das barreiras culturais que a Alcoa Poços sofre quando trabalha com os Estados Unidos

Juliana Carvalho Cardozo , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Neste trabalho de conclusão de curso o objetivo delineado foi identificar as barreiras culturais existentes entre o Brasil e os Estados Unidos. Foram utilizadas como exemplos no trabalho as unidades da Alcoa de Poços de Caldas, MG e de Pittsburgh, PA, descrevendo o atual cenár io de cada unidade e suas dificuldades atuais. As informações necessárias para a realização deste trabalho foram obtidas por meio da realização de entrevistas semi-estruturadas com os empregados que atuam no setor da autora Serviços globais - ISC&C , análise de documentos e pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica foi realizada por meio de consultas a diversas obras de diferentes autores, abordando os temas: Cultura organizacional, barreiras culturais,comércio exterior, globalização, comunicação e joint ventures. A Alcoa Alumínio S/A é uma empresa multinacional, líder mundial na produção e tecnologia de alumínio primário, alumínio industrializado e alumina, que se relaciona contantemente com países do mundo inteiro. A empresa trabalha diariamente com o mundo inteiro, fazendo negociações e vendas com países de culturas diferentes, com isso a empresa sofre diariamente com a barreira cultural. A barreira da linguagem, da comunicação, do fuso horário, dos costumes, entre outros fatores que sempre dificultam a interação entre dois países. Neste trabalho será discutido sobre a relação existente entre a unidade da Alcoa localizada em Poços de Caldas – MG, no Brasil e a unidade da Alcoa localizada em Pittsburgh – PA, nos Estados Unidos e quais as barreiras culturais existentes entre esses dois países. Com a globalização noções de tempo e espaço se redefiniram, com isso aproximou os países facilitando a comunicação e as relações comerciais, mas ainda assim existem muitos fatores que afetam a relação internacional. Buscando visualizar com mais clareza a relação existente entre os colaboradores de Poços de Caldas e Pittsburgh foi realizada uma pesquisa qualitativa com quatro colaboradores que trabalham na Alcoa localizada em Poços de Caldas e três colaboradores localizados na Alcoa de Pittsburgh – PA, nos Estados Unidos. Com a aplicação da pesquisa foi possivel ientificar que existem barreiras culturais entre os colaboradores. Sendo a língua o principal fator limitador da prestação de serviço.

Análise do Ciclo de Vida do Alumínio

Luiz Gustavo Botelho , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A questão ambiental vai além dos limites do quotidiano da maioria dos indivíduos. Temos como responsabilidade, conhecer às inter-relações entre nosso modo de vida, nossas ações e o meio ambiente. O entendimento da análise do ciclo de vida dos produtos/serviços nos fornece subsídios para o melhor entendimento de nossas responsabilidades para com o meio ambiente, assim ajuda-nos a compreensão de onde vieram os recursos naturais utilizados, para onde irão os produtos fabricados, os subprodutos e os resíduos do processo, bem como os efeitos das emissões que são geradas ao meio ambiente, portanto, ter conhecimento do ciclo de vida do bem produzido e consumido é um importante passo para um gerenciamento sustentável. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo o entendimento do ciclo de vida do alumínio buscando dados do processo, do consumo, do rejeito e da reciclagem utilizando-a como principal ferramenta a pesquisa bibliográfica.

Análise do estilo de liderança utilizado na empresa Usina Santa Rita S/A Açucar e Alcool através da ferramenta 3D elaborada por Reddin

Thiago Wolf , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Maria Izabel Ferezin Sares , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (sares@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho que tem como finalidade a conclusão do curso de administração, apresenta uma análise do estilo de liderança na Usina Santa Rita S/A Açúcar e Álcool, através da ferramenta 3D - Reddin. Seu objetivo é analisar em qual vertente os líderes da empresa trabalham, ou visando à produção ou as pessoas. Para isso ser possível, aplicou-se um questionário em cada departamento da empresa e ainda foi necessário um grande embasamento teórico, em que este foi realizado em livros e artigos de autores distintos, mas com prioridade a Reddin, cujo questionário utilizado na pesquisa encontra-se no livro do mesmo. Para uma compreensão dos dados foi necessária uma análise das respostas, feita através de uma tabulação elaborada de duas maneiras, pergunta por pergunta e por departamentos, buscando a compreensão dos estilos de liderança que cada líder atua. O resultado na análise, demonstrou em qual vertente o líder trabalha, voltado para a produção ou pessoas, determinando assim se ele é um líder separado, relacionado, dedicado ou integrado com sua equipe, no qual nota-se pelas respostas que ocorreu uma mistura de estilos e através da junção das respostas individuais pôde ser demonstrado o perfil mais freqüente na Usina.

Análise do planejamento da demanda da empresa PAPEL & CIA.

Nayara Moreira Diniz , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O constante crescimento no setor varejista na última década demonstra uma nova necessidade de adaptação econômica. Há uma constante busca no aperfeiçoamento das atividades negociais tornando o setor varejista mais competitivo de maneira a atender um mercado cada vez mais exigente. Este trabalho de conclusão de curso tem como principal objetivo desenvolver um modelo de análise da demanda para a empresa Papel & Cia, localizada em Poços de Caldas - Minas Gerais, visando minimizar os investimentos, diminuindo o capital investido pela organização e facilitando a tomada de decisão na hora da compra de novos produtos. Visando também um nível de entendimento relativamente maior à influência de fatores externos e internos nos níveis de vendas da organização. Este método compreende três fatores: análise do ambiente externo e interno, o comportamento da demanda em relação ao potencial de mercado, vendas da empresa, faturamento do segmento papeleiro e suas respectivas projeções no tempo. Esta abordagem foi aplicada em três situações específicas: escolar, população circulante e empresas. É esperado que microempresas enfrentem restrições de orçamento. Portanto, esta abordagem se aplica desde que as informações sejam coletadas e mantidas de forma adequada, como ocorreu deste trabalho.

Análise do processo de entrega de documentos fiscais utilizado na unidade da empresa DANONE Ltda. em Poços de Caldas - MG

Joana Lopes Orfão Morais , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar o processo de entrega de documentos fiscais, atualmente executado na unidade da empresa DANONE Ltda. em Poços de Caldas – MG. Para tal, descreveram-se todos os processos envolvidos, identificando potencialidades e fragilidades existentes nos mesmos, a fim de propor melhorias para que todos os departamentos envolvidos possam cumprir a Política de Envio de Documentos Fiscais. Para a elaboração e conclusão deste trabalho foram utilizados os tipos de pesquisa bibliográfica, documental, qualitativa, descritiva e participante. Os documentos analisados foram disponibilizados pelos diversos departamentos envolvidos no processo e ainda pelo portal online da empresa, chamado Danonet. As pesquisas bibliográficas foram realizadas mediante a consulta em obras de diversos autores e ainda em sites que mencionavam e discutiam os assuntos apresentados, assim abordando os temas: processo, mapeamento de processo, fluxograma, SPED – Sistema de Escrituração Pública Digital, SPED Fiscal e Método de Análise e Melhoria de Processo. O processo de entrega de documentos fiscais foi analisado desde a necessidade de compra ou aquisição de serviço em algum departamento da empresa, passando por todas as fases, sendo cotação com fornecedores, cadastro de fornecedor, emissão de pedido interno, recebimento de material ou execução do serviço, conferência de material, e por fim entrega do documento fiscal no setor Departamento Fiscal da empresa DANONE Ltda. Assim cada atividade envolvida no processo, foi apresentada em um fluxograma e posteriormente analisadas por meio da aplicação das ferramentas que compõem o MAMP (Método de Análise e Melhoria de Processo). Com a aplicação do MAMP, utilizando algumas das ferramentas da qualidade, foram identificadas as potencialidades e fragilidades existentes no processo e, a partir da análise dessas informações, foi sugerida como melhoria a implantação de treinamentos periódicos a serem realizados na empresa, para que os seus empregados tenham conhecimento das políticas existentes na empresa, os seus objetivos e como aplicá-las.

Análise do processo de gestão de frotas utilizado pela empresa Julican Transportes e Logística

Michel Henrique Faria , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Neste trabalho de conclusão de curso apresenta-se um estudo da gestão de frotas da empresa Julican Transportes e Logística Ltda., localizada na cidade de Poços de Caldas – MG, conhecendo o serviço de transporte prestado pela empresa no campo da logística. O objetivo principal da pesquisa realizada é analisar a gestão de frota da empresa, identificando as possíveis fragilidades e potencialidades que foram apresentadas de acordo com a gerência da empresa. O levantamento dos dados e informações foi construído por meio de uma pesquisa qualitativa por meio de um roteiro de entrevista aplicada ao gestor da empresa, e por meio de análises sobre as peculiaridades no serviço de transporte desempenhado pela empresa e, ainda, por meio de pesquisas bibliográficas sobre o tema de logística abordado neste trabalho, como uma forma de embasamento teórico para a aplicação dos conceitos e processos envolvidos na área de logística, mais especificamente sobre os serviços de transporte. Na descrição dos processos de trabalho da empresa, foi analisada a composição da frota, bem como os processos de manutenção e características peculiares dos veículos para a prestação de seus serviços com qualidade, o processo de rastreamento e monitoramento dos veículos por meio de uma tecnologia de informações utilizada na empresa e ainda como ocorre o processo operacional da empresa ao efetivar suas funções de transporte e logística aos clientes. Por meio da análise da pesquisa realizada percebeu-se que as fragilidades da empresa estão relacionadas às dificuldades do controle sobre as ações e atitudes dos motoristas não condizentes com as normas de conduta pré-estabelecida pela empresa e com a coerência na condução dos veículos durante os serviços de transporte efetuado. A fim de propor soluções para estas fragilidades, foram elaboradas algumas sugestões de melhorias para auxiliar na eficiência na gestão de frotas da empresa e, ainda houve a oportunidade do autor em expor alguns julgamentos de valores sobre a realização deste trabalho.

Análise do processo de produção de raiz-forte utilizado no sítio Campestrinho, produtor da emrpesa Toyobo do Brasil

Natália Faustino Sirça , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar o processo de produção da raiz-forte, tendo como referência a produção realizada pelo Sr. Aparecido Faustino no Sítio Campestrinho, localizado na cidade Divinolândia SP, descrevendo-o detalhadamente e identificando suas fragilidades e potencialidades, a fim elaborar sugestões de melhorias para o processo. As informações necessárias para que os objetivos deste trabalho fossem atingidos foram obtidas por meio de observações, entrevistas e conversas informais realizadas com os empregados, o produtor e o representante da empresa Toyobo do Brasil. Para melhor aplicação dos métodos de pesquisa e para fundamentar as análises realizadas, foram realizadas pesquisas bibliográficas. Os resultados obtidos atualmente na produção da raiz-forte na propriedade em questão não são satisfatórios, o que diminui a lucratividade do produtor, sendo necessário analisar o processo, visando atingir as metas de produção, gerando maior satisfação para o produtor e para a empresa. Com a utilização das ferramentas de qualidade que compõem o Método de Análise e Melhoria de Processo - MAMP, foram identificadas as potencialidades e fragilidades do processo de produção da raíz-forte utilizado na propriedade rural em questão, o que possibilitou a identificação da principal fragilidade - a falta de um maquinário específico para a plantação de raiz-forte. Com o objetivo de minimizar o problema, foi proposta ao produtor a construção de um maquinário especifico para a plantação junto a um engenheiro da Toyobo do Brasil para diminuir os custos com mão de obra e diminuir o lead time da produção.

Análise do processo de trablaho e percepção dos associados do SAAE-MG em relação aos serviços prestados em Poços de Caldas

Thiago Henrique da Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Maria Izabel Ferezin Sares , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (sares@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho de conclusão de curso realizado no Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar no município de Poços de Caldas, sul de Minas Gerais é um estudo sobre a percepção dos associados do sindicato em relação aos seus serviços prestados. O objetivo do trabalho é identificar os pontos fortes e fracos do sindicato, na percepção dos associados além de levantar informações quanto aos sindicatos de forma geral: origens, suas transformações, estrutura e panoramas atuais. A população de estudo foram os auxiliares de administração escolar de Poços de Caldas, nas diversas escolas de ensino privado do município. Foram utilizados, como coleta de dados, questionários com perguntas semiestruturada, aplicados a uma amostra não probabilística. A pesquisa mostra que os associados não conhecem os princípios básicos que regem um sindicato, suas principais atribuições e funções, bem como não participam ativamente das atividades realizadas pelo sindicato. Os resultados apontam que os associados vinculam o conceito de sindicato à concessão de benefícios, em especial a bolsa de estudos. Por fim, sugere-se estudos na área, como uma divulgação mais eficaz dos serviços oferecidos pelo sindicato.

Análise do Programa Caravana da economia de Energia do Departamento Municipal de Eletricidade de Poços de Caldas/MG

Paloma Ariadne Pereira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada na Empresa DME Distribuição, referente aos projetos de eficiência energética com base no Programa Caravana da Economia de Energia. A empresa DME Distribuição implanta todos os anos programas que visam eliminar o desperdício de energia elétrica e que favoreçam a sociedade, com destaque para as instituições filantrópicas e famílias de baixa renda, com intuito de melhorar a qualidade de vida da população. Assim, o objetivo do trabalho envolve a percepção das famílias beneficiadas a respeito do Programa Caravana da Economia de Energia. Após a análise dos resultados, verificou-se que a maior parte das famílias estão satisfeitas com a troca da geladeira e das lâmpadas proporcionada pelo Programa e que apenas 10% dos entrevistados não estão satisfeitos por motivos que poderão ser sanados pela empresa. Outro ponto importante da pesquisa foi a economia na conta de luz obtida por meio da troca, uma vez que o dinheiro economizado está sendo aplicado em áreas que outrora não eram supridas. Diante disso, destaca-se a importância de Programas como este, pois atuam como instrumento no auxílio do desenvolvimento de famílias menos favorecidas, visando uma maior qualidade de vida e também a questão ambiental, sendo esta de grande importância nos dias atuais.

Analizar a viabilidade do uso do excel no processo de produção

Maurício Odorico de Souza , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Afonso Piva , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (piva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise dos indicadores e de uma ferramenta implantada no setor de Planejamento e Controle da Produção da empresa Danone Ltda., situada na cidade de Poços de Caldas – MG. O objetivo da pesquisa apresentada é analisar os indicadores de corte de vendas e perda de produto acabado do planejamento de produção da linha de produtos Actimel, como também constatar a eficácia da ferramenta utilizada para o planejamento da programação de produção. O levantamento das informações foi realizado por meio de entrevistas análise de documentos e pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica foi realizada consultando diversas obras de diferentes autores, abordando os temas gestão da demanda, estoques, sistema de informação, planejamento e controle da produção, avaliação de desempenho e indicadores, fornecendo assim conhecimento para sustentar todas as argumentações discorridas no decorrer do trabalho. Para entender e tornar possível a descrição das atividades de programação de produção de forma real e atual foi realizado uma entrevista semi estruturada com as pessoas responsáveis pela gestão da demanda e planejamento de produção. A descrição do processo de planejamento da produção é apresentada de forma simplificada, desde o recebimento da demanda até a programação das máquinas de produção. Para possuir uma maior confiabilidade e garantir a veracidade das informações do trabalho, foram realizadas análises documentais e de relatórios gerados pelo setor durante um determinado período de tempo. Por meio das análises dos resultados antes e após a implantação da ferramenta, foi possível constatar que a mesma possui um controle mais apurado, com mais informações que auxiliam na tomada de decisão, tornando-a mais eficaz do que a utilizada anteriormente. Finalizando foi sugerida a implantação da ferramenta para realizar o planejamento de um novo produto.

Aplicação de mapas mentais para a análise dos tributos incidentes na fonte nas prestações de serviços efetuados por pessoas jurídicas

Juliana Silva de Almeida , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Atualmente com os avanços tecnológicos e o alto nível de competitividade no mundo corporativo, as organizações buscam cada vez mais a excelência em seus processos. Assim, o presente trabalho objetiva a criação de um mapa mental que facilite o processo de análise dos tributos incidentes na fonte nas prestações de serviços efetuadas por pessoas jurídicas, destacando os pontos que devem ser observados para determinação da incidência ou não desses tributos de acordo com as determinações das legislações tributária, evitando assim, que a organização tenha problemas futuros com o Fisco e ônus desnecessários, caso ocorra uma análise incorreta, além disso, visa facilitar o entendimento do analista tributário quanto às determinações das leis, já que não são de fácil compreensão, transmitindo assim o conhecimento necessário da legislação tributária utilizada para essa análise e proporcionando a manutenção desse conhecimento, principalmente nos casos em que há uma grande rotatividade de pessoal na organização, evitando assim, que esse conhecimento fique concentrado em apenas uma pessoa, por exemplo, podendo gerar assim desvantagens para a organização. Para o desenvolvimento desse trabalho será utilizada a pesquisa-ação e a bibliográfica. O embasamento teórico contemplará assuntos quanto a lei, legislação tributária e suas fontes, tributos e suas classificações, tributos incidentes na fonte sobre as prestações de serviços e a legislação necessária para análise da incidência ou não desses tributos, obrigação e competência tributária, princípios constitucionais tributário, mapas mentais abordando seu conceito e como ele pode ser criado. Ao final será criado o mapa mental referente à legislação tributária utilizada para análise dos tributos incidentes na fonte sobre as prestações de serviços, analisados os resultados obtidos com a utilização desse mapa, verificando sua viabilidade para a transmissão do conhecimento sobre essa legislação, visando assim, contribuir com a organização e com o analista tributário para a realização de uma análise eficiente e em consonância com as exigências da legislação tributária.

Avaliação das práticas de responsabilidade social voltadas para os empregados da ALCOA Alumínio S/A. em Poços de Caldas - MG

Tatiane Muniz Gonçalves , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Henrique Maia Veloso , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A Responsabilidade Social Empresarial vem se tornando cada vez mais importante no ambiente dos negócios. Atualmente uma empresa é avaliada pelas ações que promove em prol dos colaboradores, da comunidade, do meio-ambiente. Este trabalho procurou avaliar a Política de Responsabilidade Social da Alcoa Alumínio S/A em Poços de Caldas, em relação à 2ª Vertente das Sete Diretrizes da Responsabilidade Social Empresarial do Instituto Ethos, que é a Valorização de empregados e colaboradores, no que diz respeito à saúde e bem-estar, comparando se a empresa de fato está praticando tudo o que descreve em sua política. A pesquisa foi do tipo quantitativa, com a utilização de entrevistas estruturadas direcionadas aos colaboradores, com o intuito de verificar se a empresa atende ao que preconizam as vertentes. O presente estudo verificou que a empresa não possui excelência plena em Responsabilidade Social, necessitando de melhorias em seu desempenho, principalmente no item que diz respeito à avaliação da gestão do trabalho e espaço total de vida, pois obteve um grau baixo de avaliação, necessitando também de melhorias, porém em menor proporção nos itens avaliação da gestão do ambiente de trabalho e na avaliação da gestão dos direitos dos empregados, que obteve grau de avaliação médio.

Estudo da percepção dos stakeholders do município de Claro dos Poções(MG) sobre a implantação do Parque Eólico da DME Energética

Gislaine de Souza , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria José Scassiotti de Souza , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (zeze@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho teve por finalidade o desenvolvimento do levantamento da viabilidade de investimento em um Parque de Energia Eólica no Município Claro dos Poções/MG pela empresa DME Energética S.A.. Seus objetivos específicos consistem em identificar quais são as exigências dos órgãos regulamentadores para implantação de um parque eólico, vantagens e desvantagens que o empreendimento trará para o Município Claro dos Poções/MG e avaliar a percepção dos stakeholders sobre a usina eólica. A crescente utilização da energia elétrica e a escassez de áreas para usinas hidrelétricas e fontes alternativas que degradam o meio ambiente sugerem a procura por novas alternativas. A Energia Eólica esta sendo estudada e discutida apresentando um crescimento expressivo nos últimos anos por ser uma energia renovável. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico sobre a energia eólica e suas funções. A pesquisa qualitativa foi caracterizada em dados levantados com os stakeholders da DME Energética em Claro dos Poções, Norte de Minas Gerais. A cidade de Claro dos Poções é considerada uma cidade pequena, com uma população de 7.775 (sete mil setecentos e setenta e cinco). É um Munícipio que possui muitas perspectivas sobre a instalação do Parque Eólico, com a esperança de que este irá trazer para a cidade renda, infraestrutura, projetos sociais e educacionais melhorando a qualidade de vida dos moradores. A pesquisa trouxe um resultado positivo, mostrando quais os pontos que devem ser trabalhados e/ou melhorados sobre a perspectiva dos stakeholders.

Estudo da viabilidade de implantação do sistema de qualidade total na empresa DUX Brasil Industrial LTDA

Hilton Junqueira Lemes , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Afonso Piva , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (piva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O atual cenário econômico e industrial, com a economia crescendo e juntamente a competitividade das empresas brasileiras, em específico o mercado de uniformes profissionais. A DUX Brasil Industrial vem em um crescimento acelerado, pelo tempo de vida da empresa. Por isso, é de vital importância a preocupação com a qualidade, bem como os meios para que a qualidade aconteça, dessa forma a implantação de um sistema de gestão da qualidade estando na Norma ISO 9001:2008 é importante, pois auxilia na reestruturação organizacional, manutenção da qualidade e a padronização. Este trabalho tem como objetivo realizar o diagnóstico dos processos necessários para começar a implantação da ISO 9001:2008 na empresa DUX Brasil Industrial Ltda., assim efetuando a verificação dos requisitos que a empresa já atende, e propor ações de melhorias para os que são atendidos parcialmente e as que não são atendidas. Através das pesquisas bibliográficas realizadas pode-se perceber a importância e os benefícios que as empresas detentoras do certificado têm sobre suas concorrentes, traduzindo em ganho e lucratividade, ofertando produtos com a qualidade que os clientes exigem. Os resultados obtidos após análise da organização mostram viabilidade na implantação do sistema de gestão da qualidade, que deve ser iniciado a curto prazo, pois o crescimento acelerado da empresa não mais comporta a informalidade nos processos.

Estudo do Processo de Rating de Crédito da Empresa Alcoa Alumínio S.A.

Barbara Daniela Nery , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Estudo realizado no setor de Crédito do Centro de Serviços Compartilhados da Alcoa Alumínio S/A, empresa multinacional norte-americana que possui unidades fabris e unidades de negócio no Brasil, objetivando demonstrar a importância e aplicabilidade do rating de crédito como ferramenta de análise de crédito para garantir a saúde financeira da empresa. A análise de crédito determina e gerencia o risco de crédito, sendo considerada importante para qualquer empresa, independentemente de seu porte e ramo de atividade. O rating de crédito utiliza em sua composição as demonstrações financeiras das empresas tomadoras de crédito que são fornecidas através de Balanços Patrimoniais e Demonstração de Resultado de Exercício. No estudo apresentado, é demonstrado todo o processo de composição de rating crédito que a empresa Alcoa Alumínio S/A utiliza para mensurar e classificar o risco de seus clientes, bem como os modelos utilizados na academia e no mercado.

Estudo dos processos de compra e venda na empresa Auto Peças Paraíso

Rafael Figueiredo Rezende , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Márcio Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho tem por finalidade diagnosticar os processos de compra e venda na empresa Auto Peças Paraíso. Os objetivos específicos consistem em levantar as principais deficiências nos processos de compra e venda, e elaborar um plano de melhorias. A empresa foi fundada em meados de 1998, destinada à comercialização de peças usadas de automóveis. Ao longo dos anos, observando o mercado da região sul da cidade de Poços de Caldas, a empresa começou a implantar peças novas em seu portfólio de produtos para melhor atender a seus clientes, tendo como encarregado desse setor, Rafael Figueiredo Rezende, filho do proprietário. Atualmente a empresa está divida em dois setores: o de peças novas e recondicionadas e o de peças usadas. O presente trabalho será focado no setor de peças novas e recondicionadas, devido à crescente demanda desse material, o cenário onde a empresa está inserida é favorável para compradores e vendedores, uma vez que o setor automobilístico está em alta no mercado. Apesar do seu crescimento, a empresa ainda passa por dificuldades em seus processos internos. É interessante destacar que o controle de estoque ainda não é eficiente, o que acaba por encarecer o portfólio de produtos e se apresenta como grande desafio para o empresário a manutenção desse estoque sem gerar custos com mercadorias que não possuem uma demanda. Para desenvolver o trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para embasamento teórico, utilizando-se de livros, internet, artigos científicos e dados disponibilizados pela própria empresa. Foi também realizada uma pesquisa exploratória para coletar informações, e mesmo a empresa tendo disponibilizado os dados que ela possuía, a maioria das informações necessárias para o desenvolvimento do trabalho, tiveram que ser pesquisadas através de seus funcionários e seu proprietário, uma vez que o arquivo possui somente dados financeiros.

Estudo para a elaboração do planejamento estratégico do Supermercado Baleia Azul

Mabilis Regina Carvalho , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Luciane Ghiraldello , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (luciane@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este presente trabalho apresenta a implantação do processo de planejamento estratégico e seus benefícios, proporcionado melhoria na gestão do supermercado Baleia Azul, pois se faz necessária uma análise de competitividade das organizações bem como necessário a elaboração de balizadores e indicadores, decorrentes das estratégias estabelecidas. Pois o atual cenário econômico brasileiro se reflete em mercados cada vez mais exigentes e em acirrada rivalidade comerciais, o que torna indispensável para as empresas o uso de técnicas e ferramentas capazes de auxiliar no processo de tomada de decisão. A pequena empresa é o segmento que mais precisa de planejamento estratégico, pois os recursos são limitados e um único erro pode significar o fracasso do negócio. O planejamento estratégico ajuda o pequeno empresário a se concentrar nos fatores-chave de sucesso da empresa, nas prioridades e nas oportunidades de longo prazo. Contudo esta ferramenta ainda é pouca utilizada em empresas de pequeno porte, devido a falta de conhecimento ou falta de tempo dos empresários, já que fica responsável por todos os setores da empresa.O roteiro foi construído com base nos modelos de planejamento propostos pelos principais autores do planejamento estratégico, demonstrando os evidente benefícios decorrentes do processo de planejamento estratégico, com a definição de objetivos e a formulação de estratégias para alcançá-los, se desdobrando em todos os níveis da organização e requerendo uma atenção para o acompanhamento da implementação das ações resultantes.

Estudo para Redução de Estoque de Suprimentos Operacionais e Sobressalentes do Almoxarifado da Phelps Dodge International Brasil Ltda

Aline Renata Taraboli , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho de conclusão de curso foi realizado na empresa Phelps Dodge International Brasil Ltda., na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais, no setor de Almoxarifado, visando um estudo para a redução de estoque dos suprimentos operacionais e sobressalentes. Atualmente, a empresa conta com aproximadamente 5.900 itens em estoque no almoxarifado, mas, além disso, a Companhia tem um projeto de expansão em andamento para a construção de uma nova fábrica de fios para telecomunicação, e a ampliação da planta atual com a compra de novas máquinas. Com isso, o almoxarifado terá de se adequar para receber estes novos spare-parts, os suprimentos e as matérias-primas para esse aumento de produção, sem a previsão de ampliação dos galpões do almoxarifado. Dessa forma, este estudo buscou a elaboração de um planejamento para a redução ao máximo dos itens de estoque, levando em consideração à necessidade da produção e principalmente da manutenção, principal setor cliente do almoxarifado. Para isso, este estudo contou com a experiência de profissionais dos diversos setores que dependem do bom funcionamento do almoxarifado, na revisão dos pontos mínimo e máximo, consumo, prazos de entrega do fornecedor, itens obsoletos e zerados, otimização do espaço físico e o planejamento de compra. A partir desse estudo, foi possível identificar uma potencial redução significativa do estoque do almoxarifado da PDIB, além de identificar melhorias que podem ser aplicadas nos procedimentos diários do setor.

Estudo Sobre a Motivação dos Funcionários da Empresa Montblanc Auto Posto Ltda.

Rafaela de Miranda Carneiro , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Luciane Ghiraldello , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (luciane@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A motivação dos trabalhadores representa um imperativo para o sucesso dos negócios e uma demonstração evidente do equilíbrio entre competitividade e qualidade de vida no trabalho. As pequenas empresas, geralmente, são administradas por seus proprietários ou gerentes, e por isso há maiores dificuldades de ascensão profissional. Com o tempo, os funcionários não vendo chances de subir de cargo vão perdendo a motivação em fazer parte da empresa. O principal objetivo deste trabalho é identificar as causas da baixa motivação dos funcionários da Empresa Montblanc Auto Posto Ltda., e também, identificar a relação existente entre os funcionários e o gerente/proprietário, analisar a relação entre os colegas de trabalho e verificar quais benefícios a empresa oferece aos seus funcionários. Identificando a satisfação dos colaboradores é vantajoso para a organização, pois ela consegue motivá-los cada vez mais, resultando no aumento da produtividade de cada um deles. Funcionários desmotivados geram prejuízos para a organização, pois além de afetar seus desempenhos, prejudicam todo o ambiente de trabalho, gerando descontentamentos. Os tipos de pesquisa realizados durante o trabalho foram: pesquisa descritiva, pesquisa em campo e pesquisa quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários estruturados com base em dados primários. E para finalizar, foram utilizadas bibliografias sobre o tema. Através da pesquisa realizada, verificou-se que a motivação está atrelada a mais de uma variável: remuneração, reconhecimento e condições de trabalho. Não há uma receita específica para melhorar o fator motivacional dos funcionários da empresa, pois cada indivíduo tem uma necessidade e/ou desejo diferentes. Como os funcionários, a organização também tem sua realidade e nem sempre possui recurso financeiro e/ou intelectual disponível para implementação de grandes projetos de melhorias ou sistema de recompensas.

Gestão Sustentável de frotas GM Costa Transportes Ltda.

Luiz Gustavo Prado Loiola , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Neste trabalho de conclusão de curso que foi realizado na empresa GM Costa Transportes Ltda., empresa esta que atua no setor de prestação de serviços no transportes de cargas em geral. Visando um maior crescimento e um controle de sua frota mais acurado, detectou a necessidade de mudanças no sistema gerencial de sua frota. Após estudos de viabilidade e necessidade mudança foi implantado o sistema que cujo nome foi concebido de, “Gestão Sustentável de Frota” no qual o seu objetivo consiste em gerenciar com mais precisão toda a frota, consequentemente, fazendo tal procedimento de forma responsável e cuidadosa. O presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica com embasamento teórico, pesquisa indireta interna, através de indicadores, documentos, memorandos e históricos. Para atingir o objetivo proposto do trabalho de conclusão, foi descrito e analisado os processos de gestão e mensuração das emissões de combustível da empresa, fazendo um paralelo entre antes e o após frente adesão do novo método de gestão. Embasado no cenário atual em relação a demanda por energias renováveis e o consumo consciente de produtos, é exposto o óleo diesel, combustível fóssil a principal fonte de energia do transporte dentre outras atividades econômicas. Foi possível listar os impactos gerados pelo consumo deste mesmo, listar a perspectivas e novas fontes de energias alternativas para mitigação de danos que hoje são um dos mais discutidos por autoridades mundiais.

Identificação do perfil sócio-econômico da população atendida pelo programa Minha Casa Minha Vida em Poços de Caldas-MG

Daniela dos Santos Souza , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Não é de hoje que o governo brasileiro se preocupa com o problema do déficit habitacional. Sabe-se que a construção de moradia para a população carente revelou-se um bom potencial de renda, emprego e bem-estar social. Porém, o Governo encontra grandes dificuldades de por em prática a política de financiamento habitacional, principalmente devido a instabilidade macroeconômica, já que os prazos longos de financiamento entram em choque com o risco de inflação elevada. Por outro lado, a construção de moradias para a população de baixa renda trouxe um novo conceito: o construbusiness com suas atividades de construção civil, treinamento de mão-de-obra, uso e adequação de técnicas construtivas, entre outros. Sendo assim, o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) tem como objetivo reduzir significativamente o déficit habitacional sem se transformar em uma fonte permanente de agravamento da situação fiscal do governo em longo prazo, ou seja, trata-se da iniciativa do setor público no financiamento da casa própria voltado principalmente para a população de baixa renda. Este trabalho tem a finalidade de conhecer o perfil sócio-econômico dos mutuários do PMCMV em Poços de Caldas para identificar se a população com renda de até três salários mínimos, faixa que compreende a maioria absoluta do déficit habitacional no Brasil, está sendo beneficiada. Para isto, elaborou-se um questionário de perguntas abertas e fechadas, o qual foi aplicado a 50 mutuários (20 questionários com a população que utilizou o recurso FAR e 30 que utilizou os recursos do FGTS) entre os dias 29 de agosto de 2011 a 15 de setembro de 2011 pela própria autora. Os dados obtidos e posteriormente analisados confirmaram que o PMCMV está conseguindo atender aos objetivos a que se propõe. Espera-se que o PMCMV continue a diminuir o déficit habitacional que é grave problema social do Brasil.

Implantação de incubadora de empresas: projeto para o município de Divinolândia

Moacir Ricardo Cassani , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
As incubadoras de empresas são instrumentos de fomento ao empreendedorismo e fontes de apoio a empresas que encontram grandes dificuldades para se manter no mercado. São espaços previamente preparados para receberem empresas que necessitam de apoio estratégico durante seus primeiros anos de existência. Esse tipo de modelo, que surgiu pela primeira vez em 1959, no Vale do Silício, Estados Unidos, e teve sua primeira aparição no Brasil no ano de 1985, busca fortalecer novos negócios e visa contribuir para a concepção e manutenção de empresas competitivas no mercado. Em pequenas cidades, o advento da incubação de empresas requer participação e incentivo da administração pública para sua implantação. Portanto, o presente trabalho visa apresentar contextos e possibilidades para a criação de um modelo de incubadora de empresas para o município de Divinolândia – SP sob a ótica do gerenciamento de projetos.

Mapeamento das informações da clínica Núcleo Saúde e Movimento

Aline Marques da Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho tem por objetivo elaborar o mapeamento das informações da Clínica Núcleo Saúde e Movimento para a implantação de um sistema de informações. A necessidade da implantação de um sistema que auxiliasse e facilitasse nas atividades de rotina surgiu com o desenvolvimento da clínica, que precisa de maior agilidade e qualidade nos serviços, entre outros fatores. O trabalho traz uma breve apresentação da empresa destacando o seu histórico, os serviços prestados, o setor em que a clínica atua, entre outros. Também apresenta uma revisão da literatura que busca esclarecer alguns tópicos importantes para o entendimento sobre os sistemas de informações. Os resultados foram obtidos por meio da aplicação de fluxogramas e da descrição de todos os processos que acontecem dentro da empresa. A partir das informações obtidas pelas análises destas ferramentas, pode-se chegar aos critérios mais importantes para a escolha do sistema que melhor atenda às reais necessidades da Clínica Núcleo Saúde e Movimento.

Micro, pequenas e médias empresas e ferramentas de produção: uma estratégia de benefícios

Debora Novaes Santos , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Em um mercado cada vez mais competitivo, as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) apesar de obterem alguma automatização e sofisticação, ainda dependem muito de trabalho humano, que por muitas vezes é pouco qualificado. O objetivo do trabalho é ouvir MPME da região de Poços de Caldas e identificar como realizam a organização, programação e processos de melhoria na produção. Para a realização deste trabalho foram feitas pesquisas sobre os tipos de ferramentas de produção e foram realizadas entrevistas de forma qualitativa com nove empresas de ramos diferentes. Houve bastante similaridade entre as respostas dos entrevistados e foi possível notar que mesmo que a maioria deles tenha um grau de instrução entre nível médio a avançado e ainda tendo algum conhecimento sobre ferramentas de produção e de qualidade, a maioria dos empresários não utiliza estas ferramentas em seus processos de trabalho.

Mulheres em Cargo de Gestão: Perfil e Expectativas-Um estudo na PUC Minas campus Poços de Caldas

Fernanda Uchida Belchior , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria José Scassiotti de Souza , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (zeze@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho apresenta uma pesquisa descritiva que busca traçar o perfil socioeconômico das mulheres que ocupam cargos de gestão na PUC Minas campus Poços de Caldas. Além de dados socioeconômicos, levantou-se as expectativas profissionais e o grau de satisfação das respondentes. A pesquisa justifica-se pelo fato de se observar o papel da mulher na sociedade nos dias atuais, além de desmistificar a questão da limitação da atuação da mulher no mercado de trabalho e a restrição de evolução das mesmas a cargos de gestão e liderança. Coletou-se dados por meio de aplicação de questionários quantitativos a cada uma dessas profissionais. O resultado mostrou que se trata de mulheres qualificadas e preparadas a exercer o papel de gestoras, através de sua experiência e capacitação. São profissionais de um modo geral satisfeitas com sua trajetória profissional, com sua função e com a instituição. O principal motivo que as leva a atuarem na instituição é, de fato, o trabalho que realizam, e o principal motivo de insatisfação, hoje, é a falta de treinamento. Conclui-se que as lutas e conquistas das mulheres no mercado de trabalho, apesar de ainda recorrente, vem mostrando resultados, já que mostra que em um campus de uma instituição de ensino do porte da PUC Minas é possível encontrar uma maioria de mulheres ocupando cargos de chefia e que estão amplamente preparadas e exercendo seu papel de forma produtiva. As gestoras ainda demonstram ter positivas perspectivas de crescimento profissional e maior qualificação, incluindo planos de aperfeiçoamento e avanço em suas carreiras.

Música Funcional no Ambiente de trabalho: estudo de caso na Unidade Básica de Saúde Central - Poços de Caldas/MG

Raissa Bonaldo Acerbi , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este Trabalho de Conclusão de Curso explora o uso da música funcional no ambiente do trabalho e este estudo de caso foi realizado na Unidade Básica de Saúde Central em Poços de Caldas/MG. Seu objetivo foi analisar as mudanças que a música funcional acarretou no comportamento dos funcionários que participaram da pesquisa. Foi realizado para a coleta dos dados questionários que apresentavam questões quantitativas e qualitativas. A pesquisa averiguou como dever ser aplicado a música funcional no ambiente de trabalho, os efeitos que a musica pode trazer ao ser humano, e cuidados para aplicação da música funcional no ambiente de trabalho. A conclusão obtida através dessa pesquisa foram que a música tem um potencial de influenciar no comportamento e os resultados alcançados revelaram que a música trouxe benefícios para os profissionais de saúde que participaram da pesquisa.

O efeito multiplicador da economia: um estudo sobre a Central de Abastecimento do município de Poços de Caldas

Diego Lucas da Mata , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Luciane Ghiraldello , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (luciane@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Esse artigo foi realizado na Central de Abastecimento S/A – CEASA, localizada na cidade de Poços de Caldas, visando analisar sua importância para o município na sua esfera econômica, assim como identificar o perfil dos compradores e analisar o destino dos seus gastos, a fim de avaliar a influência na economia local a partir da comercialização de produtos, considerando o efeito multiplicador da economia. Para atingir tal objetivo, foram utilizados os métodos de pesquisa Descritiva, Qualitativa, e Pesquisa de Campo, realizada através da aplicação de questionários em 41 compradores da CEASA/Poços. Os compradores foram críticos em relação a estrutura da CEASA/Poços, apontando a falta de estacionamento como maior dificuldade, mas também elogiaram a qualidade das mercadorias. Com o resultado das pesquisas foi possível perceber que o consumo dos compradores dá origem a novas rendas, que serão transformados em consumo novamente em diversos setores, e que quanto maior for o consumo, maior será o efeito multiplicador da economia.

O Mercado Futuro e a Comercialização de Café: Influências, Riscos e Estratégias com o uso de Hedge

Bruna Reis Rego , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este artigo buscou levantar as influências das operações com café no mercado futuro, na exportação e na aquisição do grão no mercado interno. Através da análise das características das operações financeiras realizadas nos mercados futuros, correlacionadas às operações realizadas no mercado interno com café físico foi possível verificar os principais riscos desta atividade econômica desde a produção até a exportação do grão. Dentre os principais temas destacam-se a volatilidade do mercado cafeeiro, as ferramentas de proteção contra oscilações de preço, a evolução da oferta e demanda e como estas influenciam na precificação do grão. Com o auxílio de pesquisas bibliográficas e descritivas foi possível caracterizar a evolução histórica do café e as operações no mercado futuro. Através de pesquisas exploratórias, estudos de caso e entrevistas informais verificou-se que o mercado cafeeiro está em um de seus melhores momentos em termos de preço de mercado, embora o momento econômico mundial seja instável. Portanto, pode-se afirmar que há uma expectativa positiva para o agronegócio em geral, porém é preciso ter cautela. Principalmente os exportadores devem adotar uma posição de proteção, utilizando estratégias financeiras específicas como forma de evitar prejuízos e de se manterem ativos no cenário mundial.

O processo de recrutamento e seleção de pessoal: uma análise na Santa Casa de Misericórdia de Bragança Paulista

Ana Carolina Ribeiro Oliveira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na instituição de saúde Santa Casa de Misericórdia de Bragança Paulista, apresentando como objetivo analisar o processo de recrutamento e seleção de pessoal utilizado na área de enfermagem. A realização deste trabalho partiu do fato de que a entidade ainda não possui um processo de recrutamento e seleção de pessoal definido, porém, a sua estruturação encontra-se em desenvolvimento, e se justifica pelo fato da autora conhecer a entidade e querer contribuir com a sua melhoria. A empresa em questão atende a população da cidade de Bragança Paulista e Região Bragantina, possuindo ou não um convênio ou plano de saúde da própria instituição. Para que os objetivos deste trabalho fossem alcançados foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o tema em questão, bem como pesquisas de campo para se conhecer a realidade da empresa em relação ao tema de estudo, por meio de observações e conversas informais com os responsáveis pelo processo de recrutamento e seleção de pessoal na referida instituição. Com as informações obtidas foi possível analisar o atual processo de recrutamento e seleção de pessoal utilizado na empresa em estudo, possibilitando identificar fragilidades e potencialidades na estruturação do referido processo e na sua operacionalização, e assim elaborar uma proposta de melhoria para a área da enfermagem ao recrutamento e seleção de pessoal capacitado.

O sistema de franchising em Poços de Caldas - MG: um estudo sobre a percepção dos franqueados

Ana Cecília Penna e Silva Pezzi , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Neste trabalho de conclusão de curso apresenta-se uma pesquisa realizada no município de Poços de Caldas/MG, no período de 29/08/2011 à 21/10/2011, com o objetivo de identificar a percepção que os franqueados das unidades de franquias de Poços de Caldas têm em relação ao setor de franquias no referido município. A pesquisa bibliográfica foi fundamental para sustentar todas as argumentações apresentadas neste trabalho; foram consultados livros e reportagens de diversos autores sobre o tema franquias, tais como sua origem, a evolução do conceito no tempo, o histórico das franquias, seu surgimento, sua expansão, seu funcionamento, as legislações pertinentes e a relação das franquias com a sociedade atual. A pesquisa representa um estudo descritivo, uma vez que por meio dela observou-se, registrou-se e analisou-se a percepção dos franqueados de Poços de Caldas. Devido ao fato da autora do trabalho fazer parte do universo de pesquisados, a pesquisa é também considerada participante. As unidades de franquia localizadas em Poços de Caldas foram divididas por segmentos segundo a metodologia de divisão da Associação Brasileira de Franquias (ABF) e os dados coletados, por meio da realização de observações e conversas informais e aplicação de um questionário, foram analisados de uma forma geral, abrangendo todos os segmentos, e de uma forma segmentada, onde cada segmento recebeu uma análise específica. Finalizando, foi elaborado um parecer geral da pesquisa juntamente com um julgamento de valor da autora e sugestões de estudos futuros com o intuito de estabelecer um estudo comparativo e evolutivo da percepção dos franqueados de unidades de franquia situadas em Poços de Caldas - MG.

O uso de produtos a base de polietileno (PET) na construção civil: um estudo diagnóstico no município de Poços de Caldas

Aline Tomaz Aragon , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Luciane Ghiraldello , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (luciane@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este projeto procurou identificar quais são as potencialidades de uso dos produtos a base de polietileno (PET) na construção civil. Setores como os de utilidades domésticas, brinquedos e construção civil, até aos que empregam tecnologias mais sofisticadas, como os de saúde, informática, eletrônicos, automóveis e aviação, entre outros, vêm ampliando a utilização desta matéria-prima nos seus produtos e no caso particular da construção civil, desde as instalações hidráulicas e elétricas até ao acabamento de uma obra como em revestimentos de pavimentos e caixilharias, o polietileno tem se revelado como elemento fundamental para o setor de construção civil, embora nem sempre aparente, como no caso das tubulações, que se escondem atrás das paredes e em certos casos disfarçados como em pisos ou telhas que imitam peças de cerâmica. A metodologia aplicada no processo de investigação foi utilizada um estudo descritivo, sendo uma pesquisa qualitativa e de campo. Existe um grande nicho no mercado para os produtos a base de polietileno, e o grande potencial que esse material possui e que não é utilizado abre um grande leque de oportunidades.

Os fatores estressores do analista de sistema de crédito e cobrança da empresa Grupo Serco de Poços de Caldas

Maira Fernanda Dias Ferreira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Maria Izabel Ferezin Sares , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (sares@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho debruça-se em identificar quais os fatores estressores do analista de sistema de crédito e cobrança da empresa Grupo Serco de Poços de Caldas. O estresse provoca danos à saúde física e psicológica do indivíduo o que pode vir a influir negativamente nos resultados da empresa, desta forma, este estudo objetiva descobrir quais os fatores estressores que atingem os analistas de sistema de crédito da empresa estudada a fim de proporcionar a esta um norte para que ela direcione suas ações de modo a sanar no problema. A metodologia utilizada foi a realização de pesquisa bibliográfica de forma a abordar o tema em relação a seus elementos conceituais e uma pesquisa quantitativa que teve como instrumento o EET (Escala de Estresse no Trabalho) criado por Paschoal e Tamoyo (2004) e que é composto por 31 itens que buscam avaliar tanto o estressor (fator que leva ao estresse) quanto uma reação ao mesmo, como o questionário trata o estresse no âmbito empresarial geral, foram acrescidas mais quatro questões que diziam respeito a características específicas da empresa estudada. O questionário foi aplicado em vinte e quatro analistas de sistema de crédito e cobrança de empresa Grupo Serco. A análise dos dados foi feita através da média, mediana, desvio padrão e coeficiente de variação apresentados pelas respostas das questões e apontou como resultado cinco fatores estressores mais fortes, sendo eles: forma como o analista é tratado pelo cliente, fofocas no ambiente de trabalho, competição no ambiente de trabalho, a discriminação/favoritismo no de trabalho e ter que trabalhar com metas. Tendo conhecimento destes fatores torna-se necessário medidas que sanem o problema evitando suas conseqüências.

Otimização de controles internos

Karen Macedo Monteiro , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Afonso Piva , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (piva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho visa ressaltar a importância da adequação dos controles internos quanto ao gerenciamento dos riscos inerentes ao meio corporativo. Através do mapeamento de controles internos em uso pela Alcoa Inc. nos departamentos de BackOffice de Tesouraria da América Latina e América do Norte e no CoE – Centro de Excelência da América do Sul, foi possível realizar a análise da adequação destes às normas vigentes de conformidade e auditoria, bem como a identificação e implementação de oportunidades de melhorias nas ferramentas de controle em uso, conforme descrito a seguir: aprimoramento da Matriz de Backup e automatização da base de dados de indicadores em uso pelo BackOffice de Tesouraria da América Latina e América do Norte; desenvolvimento de Matrizes de Habilidades Técnicas/Comportamentais/Backup para o CoE – Centro de Excelência da América do Sul; automatização da base de dados de relatórios, implementação de controle de acessos ao aplicativo STARS Audit e de uma base de dados para os protocolos financeiros, ambos para o CoE ASAT. É necessário que a adequação dos controles internos de uma organização seja constantemente monitorada, visto que as alterações no cenário mundial e no meio corporativo são muito dinâmicas e isso pode impactar diretamente nos riscos inerentes ao negócio da empresa. Não existem controles absolutos e indiscutíveis, sempre é possível identificar oportunidades de melhorias, desde que haja interesse e colaboração da empresa e dos envolvidos no processo.

Planejamento Estratégico para a empresa Comércio de Equipamentos para Escritórios Ltda. - ME - COREEQ

Elaine Cristina Berteli , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso teve como tema, a elaboração de um Planejamento Estratégico para empresa Coreeq – Comércio de Equipamentos para Escritórios Ltda, que comercializa produtos e equipamentos para escritório e prestação de serviços como instalação de forro, divisória, piso laminado e conserto de eletroeletrônicos na cidade de Andradas, Minas Gerais. O principal objetivo foi a elaboração de um Planejamento Estratégico para auxiliar os proprietários da empresa frente às constantes mudanças em relação a exigências dos clientes e à grande concorrência neste segmento. Para realização desta pesquisa foram utilizadas entrevistas não-estruturadas e conversas informais com os proprietários, foram aplicados questionários em alguns clientes no mês de outubro de 2011, além da pesquisa bibliográfica e documental. Após a aplicação dos conceitos estudados, foi elaborado um Planejamento estratégico para a empresa Coreeq, destacando suas diretrizes organizacionais, análises do ambiente interno e externo no qual a empresa atua, além da elaboração de estratégias e de um plano de ação visando o crescimento da empresa. A realização deste trabalho possibilitou fornecer um parâmetro para os proprietários na administração da empresa, espera-se que tenha contribuído para futuros planejamentos mais específicos para que a mesma possa continuar a crescer e a se solidificar no mercado local.

Planejamento tributário para micros e pequenas empresas, e empresas de médio porte

Tancredo Vieira Angra da Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. João Carlos Bastos Gonzaga , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (joaogonzaga@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O trabalho em questão visou aproximar mais o empresário caldense das informações da área tributária, abordando questões que descrevem quais estão mais interados sobre o tema e quais ainda não se interessam tanto pelo assunto. Por meio de leituras bibliográficas e consultas á legislação pertinente, o conteúdo teórico englobou os conhecimentos desde os primórdios da aplicação tributária, explicando e exemplificando os mais diversos tributos, impostos e formas de tributar empresas no Brasil, para explorar o máximo de informações que foram úteis para a aplicação da pesquisa de campo. Na pesquisa de campo aplicada, primeiramente com um questionário qualitativo, os respondentes deram suas respostas de forma que compreendem o tema. Em seguida, o segundo questionário, quantitativo, elaborado baseando-se nas respostas do questionário qualitativo, buscou provar que o problema da maioria dos empresários, em relação à área tributária, é exatamente a falta de informação por força de vontade, ou até mesmo a busca errada pela fonte das informações. Neste contexto obteve-se um resultado satisfatório para a produção deste trabalho, o qual apontou divergências de opiniões e de exposição do conhecimento entre os respondentes, direcionando para uma importância absoluta do tema para os empresários e quaisquer outros indivíduos interessados, como os profissionais da área contábil, por exemplo.

Proposta de planejamento e estruturação organizacionalpara a Associação Brasileira de Alzheimer: Abraz P

Cecília Martins , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Maria Eliane Catunda de Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho consiste de um estudo realizado na ABRAz Sub-Regional Poços de Caldas em que propôs a reestruturação na sua estrutura organizacional, buscando colaborar para o desenvolvimento de uma gestão preparada para lidar com desafios internos e externos. Para a realização do mesmo, utilizou-se de pesquisas bibliográficas e pesquisas de campo do tipo observacional. Por meio da aplicação de um formulário, contatos com a diretoria e participações nas reuniões realizadas, buscou-se fazer uma análise do ambiente interno e externo da Associação para a realização de um diagnóstico da atual realidade da ABRAz Poços de Caldas. Os dados levantados foram analisados por meio da utilização de ferramentas da administração (matriz PFOA e matriz de responsabilidades) que possibilitaram organizar e tratar os dados de forma mais clara e de fácil compreensão. Outras ferramentas como o 4Q1POQ (5W2H) e o ciclo PDCA são mencionadas pela autora com o propósito de apresentar à diretoria, instrumentos que auxiliarão na gestão da Associação. Nesse sentido, observa-se a ABRAz Poços de Caldas apresenta condições para expandir suas ações no município e assim tornar-se referencia na região.

Qualidade de vida no trabalho dos proifissionais do sistema único de saúde de Poços de Caldas

Angelica de Souza Teixeira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Maria Eliane Catunda de Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Garantir a todo cidadão a integralidade no atendimento, a universalidade e a equidade no acesso são princípios norteadores do Sistema Único de Saúde. Neste modelo de atenção é preciso que os profissionais estejam comprometidos com estes princípios. A abordagem sobre a percepção quanto à qualidade de vida no trabalho dos profissionais atuantes na saúde pública de Poços de Caldas caracteriza a importância desta pesquisa, podendo através do diagnóstico dos aspectos que afetam positiva ou negativamente, propiciar melhorias nas condições de trabalho e melhoria no atendimento prestado a população. Para tanto, descreve-se as percepções sobre as categorias de avaliação da qualidade de vida no trabalho, o número e o período em dias de afastamentos decorrentes de problemas de saúde desses profissionais em 2010 e os fatores externos ou internos que podem interferir na execução do trabalho realizado por esses profissionais. Este estudo tem caráter descritivo, realizado através pesquisas bibliográficas e de campo, com a aplicação de questionários padronizados. Com amostra correspondente a 115 trabalhadores, sendo 54 da atenção primária e 61 da atenção secundária. Os resultados apontam que os trabalhadores da atenção primária e secundária apresentam percepções diferentes em algumas categorias de avaliação da qualidade de vida no trabalho, estão satisfeitos quanto ao desempenho de suas atividades de trabalho e apresentaram um pequeno percentual de afastamento das atividades de trabalho geradas por motivos de saúde, sendo predominante o período de até 15 dias. Assim, o conceito de qualidade de vida no trabalho assume diversas conotações, relacionando-se com a percepção do indivíduo quanto à satisfação na realização das atividades de trabalho, envolvendo aspectos subjetivos que são mutáveis de pessoa para pessoa.

Qualidade de vida no trabalho: um estudo na empresa Solar Minas Ltda ME.

Anne Carolina Geremias Jesuino , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Neste trabalho de conclusão de curso apresenta-se uma análise da qualidade de vida no trabalho dos empregados do setor de produção da empresa Solar Minas Ltda. ME, situada na cidade de Poços de Caldas – MG. A fim de atingir o objetivo proposto no trabalho, inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica, consultando diversos livros, teses, dissertações e artigos, com o objetivo de aprofundar o conhecimento da autora sobre o tema, o que proporcionou maior embasamento teórico na pesquisa. Foram estudados temas como gestão de pessoas, motivação e qualidade de vida. Quanto aos objetivos, a pesquisa realizada foi de caráter descritivo, possibilitando coletar, registrar e analisar dados e informações de grande relevância para atingir o objetivo deste trabalho. Para a captação de dados foram utilizados questionários, por meio dos quais foram levantados os dados necessários para realizar a análise da qualidade de vida no trabalho dos empregados do setor de produção da empresa Solar Minas Ltda. ME. Os questionários foram deixados na empresa, no período de 30 de agosto de 2011 a 06 de setembro de 2011, para serem respondidos pelos empregados do setor de produção, pois a autora não teve acesso ao seu público-alvo. O questionário utilizado para a realização da pesquisa foi o Job Diagnostic Survey (JDS) elaborado por Hackman e Oldham (1975) e traduzido e adaptado por Moraes e Kilimnik (1994). Tal questionário é considerado o mais completo referente à qualidade de vida no trabalho. Para chegar aos resultados da pesquisa à autora contou com o crivo de correção que pode ser visto no ANEXO B. Finalizando, foi feito uma conclusão, embasada na análise dos resultados, juntamente com um julgamento de valor da autora que também faz sugestões de estudos futuros a serem realizados para o aprofundamento da análise da qualidade de vida no trabalho dos empregados da empresa Solar Minas Ltda. ME.

QV dos funcionários de produção da empresa Toldods Tais Ltda

Christian Cassio De Melo , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Maria Izabel Ferezin Sares , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (sares@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma abordagem em relação à qualidade de vida dos funcionários do setor produtivo da empresa Toldos Taís Ltda., empresa esta que atua há 41 anos no mercado produzindo toldos e outros produtos da mesma categoria atendendo Poços de Caldas – MG e região. Tendo como objetivo verificar e avaliar a qualidade de vida dos funcionários de produção, foi-se relacionada cada função exercida por tais trabalhadores, e em seguida foram realizadas entrevistas junto aos mesmos para que fosse possível captar e analisar as principais dificuldades e necessidades que os colaboradores enfrentam ao longo de sua jornada de trabalho. Como instrumento de pesquisa foi utilizado o questionário elaborado por Freitas e Souza (2009), já aplicado e validado em pesquisas realizadas em universidades públicas. Posteriormente a coleta de dados através das entrevistas, os resultados foram tabulados para que fosse possível uma melhor compreensão e análise dos resultados, no qual, foram construídos uma tabela com a freqüência e a porcentagem das respostas e um gráfico em formato de pizza, que ilustrou de melhor forma os principais resultados. Para a parte teórica do presente trabalho acadêmico, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, no qual foram de grande importância para a fundamentação dos textos. Vale mencionar, que o presente trabalho também apresenta os processos produtivos dos toldos, luminosos, coberturas, letreiros entre outros, as principais matérias-prima, os principais fornecedores, os serviços terceirizados utilizados pela empresa, o histórico, etc. No final, foi elaborado e sugerido propostas de melhorias através dos resultados não favoráveis de algumas questões analisadas, para que a empresa possa modificar e aprimorar seus métodos e processos, visando assim satisfazer seus funcionários e obter ótimos resultados a curto e longo prazo.

Responsabilidade social empresarial: programa adolescente aprendiz da Caixa Econômica Federal em Poços de Caldas

Vânia Martins da Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Maria Eliane Catunda de Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O trabalho aborda o tema da Responsabilidade Social numa análise do Programa Adolescente Aprendiz da Caixa Econômica Federal (CAIXA) em Poços de Caldas quanto à profissionalização de jovens e ao exercício de sua liderança social. O embasamento teórico fundamenta-se na Responsabilidade Social e no Trabalho do Jovem na Legislação Brasileira. Por meio de pesquisas com os envolvidos no Programa da CAIXA percebeu-se que o resultado está sendo positivo. Quanto ao Programa de Aprendizagem no município através de pesquisas realizadas no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e no Sistema de Aprendizagem Industrial (SENAI), verificou-se que realizam um trabalho eficiente. Por outro lado, constatou-se que a Política Municipal de Assistência Social não mantém nenhum tipo de parceria com o Programa de Aprendizagem. Diante desses resultados, sugere-se que a CAIXA como banco socialmente responsável e parceiro estratégico do Governo Federal exerça a sua liderança social, promovendo o Programa juntamente com Ministério do Trabalho, o SENAI, o poder público local, estabelecendo alianças estratégicas a fim de mobilizar empresas de diversos segmentos sobre a importância contratar aprendizes.

Sustentabilidade e captação de recursos para organizações do terceiro setor

Aynã Arruda Marcondes , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Maria Eliane Catunda de Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho vislumbrou os conhecimentos sobre a sustentabilidade e captação de recursos das Organizações do Terceiro Setor, em especial às ONG locais da cidade de Poços de Caldas – MG. A busca por doadores e parcerias que concedam recursos contínuos gera uma preocupação constante. O acesso regular a disponibilidade desses recursos é que mantêm a sustentabilidade financeira das ONGs. O levantamento de informações sobre as estratégias de sustentabilidade das ONGs de vários ramos de atividadesfoi determinante para conhecer a sua gestão, as formas de captação de recursos, suas dificuldades e fragilidades. A aplicação de formulário nas ONGs locais, contribuiu para obter esses conhecimentos. Essas informações foram expostas em uma matriz PFOA que identificaram as potencialidades e fraquezas, oportunidades e ameaças de cada uma. Dessa forma foi possível oferecer às ONGs locais novas alternativas para manterem sua saúde financeira assim como, sugestões e melhorias consideradas viáveis de serem aplicadas. Dos resultados obtidos pelo estudo, evidenciou-se a saturação das empresas ao apoiar financeiramente as ONGs locais e a inexistência de incentivos de órgãos públicos que possibilitem parcerias.

Um estudo da Percepção dos impactos ambientais elencados pela população vizinha das empresas: ALCOA, Danone e Phelps Dodge, Poços de Caldas/MG

Beatriz Nicoletti Pinto , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada no curso de Administração da PUC Minas campus Poços de Caldas no ano de 2011 com a temática referente à percepção da comunidade vizinha das empresas que possuem certificação ambiental, sendo estas, ALCOA, DANONE e PHELPS DODGE, escolhidas por serem empresas multinacionais e principalmente pelo fato de possuírem certificação 14001. Foi realizada pesquisa qualitativa com os representantes da área ambiental de cada organização, com o presidente dos bairros onde a empresa se localiza, e por fim, realizada uma pesquisa com os moradores dos bairros onde as empresas se situam. Foi possível obter informações sobre quais os impactos percebidos pela população vizinha e o que está sendo realizado pela empresa para que estes impactos sejam minimizados. Verificou-se que tanto a ALCOA como a DANONE são as empresas que geram para a sociedade certo incômodo devido ao meio de produção e tratamento de resíduos, ambos os bairros em que se situam sofrem estes impactos, porém, o modo com que as empresas conduzem esta situação é diferenciada. Constatou-se que a ALCOA passa uma imagem de organização responsável, que busca a constante melhoria e ajuda ao próximo, no entanto, a DANONE não se faz muito preocupada com a imagem. Referente a PHELPS DODGE, a pesquisa indicou ser uma empresa que passa de maneira imperceptível pelos vizinhos. Com a pesquisa foi possível perceber a importância da boa relação de vizinhança que deve existir entre empresa e moradores.

Um estudo sobre a percepção do cliente em relação ao atendimento prestado pela agência central dos Correios de Poços de Caldas - MG

Rosalina Araujo dos Santos , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. João Carlos Bastos Gonzaga , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (joaogonzaga@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A questão da qualidade é uma das principais preocupações das instituições. Desta forma, a ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos não têm medido esforços para alcançar a excelência na qualidade, a começar com o atendimento aos seus clientes. A proposta deste trabalho foi realizar uma avaliação geral da qualidade dos serviços prestados pela Agência Central dos Correios de Poços de Caldas, que está localizada na Rua Prefeito Chagas, número 221. Através da pesquisa quantitativa, buscou-se conhecer o perfil de cada cliente, as considerações gerais sobre a agência quanto aos aspectos físicos e uma avaliação geral sobre o atendimento. Assim sendo, a pesquisa apontou que a maioria dos clientes considera que a agência tem um ótimo ambiente físico e que a qualidade do atendimento dos funcionários é boa, porém o que deixa a desejar é a demora na espera por atendimento. Contudo, foi possível avaliar o serviço de atendimento da empresa estatal Correios, especificamente a Agência Central, podendo ser percebido e analisado seus pontos fortes e fracos.

Um estudo sobre o Processo Seletivo Interno utilizado pela regional do Sul de Minas da Caixa Econômica Federal

Carolina Franco Affonso , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Neste trabalho apresenta-se um estudo sobre o Processo Seletivo Interno (PSI) da Caixa Econômica Federal (CEF) utilizado na Superintendência Regional do Sul de Minas, localizada na cidade de Poços de Caldas-MG. O PSI da CEF tornou-se obrigatório a partir de junho de 2009, desde quando vem passando por algumas alterações. Este processo busca melhorar o ambiente organizacional da CAIXA, possibilitando uma visão mais clara do processo de encarreiramento, já que a promoção ou nomeação de um funcionário para um determinado cargo comissionado só poderá ocorrer após o mesmo se submeter ao PSI. Como o Processo passou por várias alterações de maneira a ampliar o acesso às oportunidades, isto o tornou mais frágil. Sendo assim, questionam-se, sob a ótica dos gestores, quais as fragilidades e potencialidades do PSI. A metodologia escolhida foi composta pela aplicação de questionário, realização de pesquisa bibliográfica e análise documental. O levantamento dos dados foi realizado de duas maneiras: aos gestores da Superintendência, o questionário foi aplicado pela autora entre os dias 05 a 09 de setembro de 2011 e foi enviado um formulário via e-mail no dia 08 de setembro de 2011 aos outros gestores, aos quais não se possuíam acesso direto. Os dados foram demonstrados em gráficos e Tabelas. Percebeu-se que o PSI agrada aos gestores, porém necessita de mudanças e alterações de maneira a não se tornar um processo engessado.