Trabalhos de conclusão de curso defendidos durante o 1o semestre de 2012

Para ter acesso ao trabalho entre em contato com o professor orientador pelo email indicado.

A diversidade na empresa Alcoa

Antonio Henrique de Carvalho , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Maria Eliane Catunda de Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O interesse por este trabalho de conclusão de curso foi despertado dentro do meu ambiente de trabalho na Alcoa Alumínio S.A que apóia e aplica a inclusão social e a diversidade na empresa, objetivando demonstrar a importância e a necessidade da inclusão nos dias de hoje nas organizações brasileiras frente ao cenário global que avança a cada dia, mostrando os benefícios, os desafios e recompensas deste. Diante desse cenário buscou-se verificar como as pessoas com deficiências são tratadas na empresa, qual a maneira que elas são inclusas ao ambiente de trabalho, qual o valor que as atividades delas agregam ao negócio. Para realizar esse estudo e captar essas percepções foi necessária a aplicação de questionários com os funcionários com deficiência, buscando a opinião deles, sem nenhuma manipulação ou edição nos dados, para transparecer o que realmente acontece na prática dentro da empresa e suas relações com liderança e colegas de trabalho, através desses questionários também foi possível apurar o grau de escolaridade dos mesmos, faixa etária, tipo de deficiência, entre outros.

A Estrutura Administrativa dos Municípios de 120 mil a 200 mil habitantes do Estado de Minas Gerais

Celso Donato de Morais Filho , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O trabalho aborda a estrutura administrativa dos Municípios de 120 mil a 200 mil habitantes do Estado de Minas Gerais, analisando-se as Leis Orgânicas destes Municípios no que se refere à organização administrativa. O objetivo desse estudo foi, primeiramente, demonstrar a estrutura administrativa do Poder Legislativo e do Poder Executivo dos Municípios de Minas Gerais com essa faixa de população. Para tanto, caracterizou-se a urbanização no Brasil, identificando o seu início e como ela se desenvolveu ao longo dos anos, bem como quais são os principais gestores públicos e os seus papéis e competências. Posteriormente, levantou-se a estrutura municipal segundo a Constituição Federal e segundo a Constituição Estadual, identificando os princípios e normas que regem o assunto. Outro tema abordado foi a autonomia municipal e o papel dos Municípios após a promulgação da Constituição Federal de 1988. Após o levantamento dos Municípios mineiros com população entre 120 mil e 200 mil habitantes, analisando-se suas Leis Orgânicas, foi feita uma análise comparativa das estruturas administrativas dos três maiores Municípios do Sul de Minas Gerais: Poços de Caldas, Pouso Alegre e Varginha. Por fim, verificou-se que não há diferença na estrutura administrativa desses Municípios, uma vez que a faixa da população e o Índice de Desenvolvimento Humano são bastante similares e que todas as Leis Orgânicas prevêem o Município como ente dotado de autonomia financeira e administrativa, que deve respeitar os princípios e normas da Constituição Federal e da Constituição Estadual, devendo pautar o crescimento na iniciativa popular e nas diretrizes do Plano Diretor, como instrumento de política de desenvolvimento urbano.

A percepção dos usuários da linha São Bento/Estação Sul sobre a qualidade do transporte coletivo urbano por ônibus na cidade de Poços de Caldas- MG

Jéssica Feltrin , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho tem como objetivo a identificação da percepção dos usuários da linha São Bento/Estação Sul sobre a qualidade do transporte coletivo urbano da cidade de Poços de Caldas.O transporte público urbano é essencial para o desenvolvimento social e econômico das cidades, por isso a importância de oferecer níveis satisfatórios de qualidade que atendam às necessidades dos usuários. Para realização da pesquisa foram aplicados questionários ausuáriosdesta linha para que classificassem o seu grau de satisfação em relaçãoa cada fator de qualidade apresentado. À luz das informações coletadas foram identificados aspectos positivos e negativos do serviço prestado. Em relação aos aspectos negativos eles se resumem em: críticas às baldeações realizadas (fator acessibilidade), ao intervalo de 40 em 40 minutos entre dois ônibus da mesma linha (fator frequência) e ao preço da atual tarifa (fator tarifa).

A utilização da Internet como meio de vendas de lingerie no município de Nova Resende (MG)

Lilian de Cássia Oliveira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria José Scassiotti de Souza , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (zeze@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Nova Resende- MG é um município de pequeno porte que historicamente tem sua economia pautada na agropecuária. Porém nos últimos cinco anos, a economia da cidade tem descoberto uma nova maneira de gerar trabalho e renda para a população, por meio da confecção de lingerie. Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização da internet na comercialização das lingeries fabricadas no município. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa de campo com vinte proprietários das pequenas confecções, onde se percebeu que grande parte das pequenas empresas da cidade ainda não utiliza esta ferramenta de forma eficaz, assim ainda investem pouco em propaganda e na divulgação da sua marca. Conclui-se que há espaço para novos investimentos tanto em tecnologia, quanto em treinamento possibilitando o desenvolvimento não somente dos empreendedores, mas do município como um todo.

A utilização dos canais de conveniência bancários

Renan Vilela Rodrigues , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Visto que a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, a fim de tornar suas tarefas mais dinâmicas e flexíveis, as instituições financeiras vêm investindo cada vez mais nos seus sistemas, para torná-los mais ágeis e informatizados de maneira que as transações possam ser efetuadas a qualquer momento de diversas formas, são os chamados canais de conveniência, que são ferramentas de utilização disponibilizadas para que se tenha acesso através do telefone fixo, internet e celulares, isso faz com que ocorra diminuição do fluxo de suas agências e minimize ao máximo o uso do contato pessoal, entre cliente e agência. Porém, para se implantar toda a tecnologia disponível nos dias de hoje há de se fazer um trabalho de divulgação para que as pessoas saibam como funcionam estes canais, existe ainda a questão da segurança que seja talvez a maior dificuldade que as instituições financeiras enfrentam, milhões são gastos todos os anos para que possam ser evitadas fraudes. O autor deste artigo buscou analisar, através de uma pesquisa na aplicação de questionário, qual a opinião dos entrevistados sobre estes canais, quais seriam os mais utilizados e as maiores dificuldades.

Análise da concorrência do posto RAFIK

Ariane Escoqui Paiva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho apresentou uma análise da concorrência da empresa Posto Rafik, localizada na cidade de Poços de Caldas - MG, que atua no segmento de revenda de combustíveis automotores desde 1970. O objetivo da pesquisa foi relacionar e listar todas as empresas que trabalham nesse segmento, levantar dados da concorrência, analisá-los e propor melhorias. Para levantar os dados foi feita visita aos estabelecimentos sendo os proprietários ou gerentes entrevistos, além de os postos de combustíveis terem sido observados e avaliados. A pesquisa bibliográfica abordou obras de diferentes autores sobre a história dos combustíveis automotores, competição, concorrência e perspectivas para o futuro. Os dados levantados foram importantes para concluir que os postos vendem os produtos focando os básicos, como a gasolina comum, o diesel comum e o etanol comum. Oferecem também serviços adicionais, funcionários para a execução das atividades, porém sempre têm algo a ser aperfeiçoado. Analisar a concorrência foi importante para saber se posicionar perante os ataques das empresas que atuam no mesmo segmento, além de saber o momento certo de avançar e se destacar perante as demais.

Análise de Qualidade de Vida no trabalho: um estudo no Centro de Distribuição Domiciliar dos Correios unidade Poços de Caldas(MG)

Jeferson Antonio de Moraes , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria José Scassiotti de Souza , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (zeze@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A busca pela harmonia entre a relação Homem e Organização vem crescendo constantemente nos dias atuais tornando um desafio para a Administração como gerenciar as pessoas e conciliar os objetivos individuais aos organizacionais. Esta monografia consiste em estudo de campo realizado no Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) Poços de Caldas uma unidade da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). O principal objetivo deste estudo foi analisar o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) adotado pela ECT por meio de seu instrumento de pesquisa de Clima Organizacional. A pesquisa de campo foi realizada através de levantamento de dados que utilizou questionários semiestruturado para coleta de dados. A pesquisa buscou identificar os fatores de QVT da unidade, a percepção dos gestores e colaboradores em relação à QVT e analisar o modelo de avaliação de clima organizacional como instrumento de levantamento de QVT. A conclusão do estudo mostra que embora a organização utilize pesquisas de Clima organizacional envolvendo QVT ainda há muito a se realizar no entendimento dos gestores e dos funcionários, principalmente da conceituação das organizações sobre o que é QVT, ampliando sua compreensão e aplicação.

Análise do Estoque da Empresa Mini Mercado Triunfo

Mariana Ferreira Muniz , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. João Carlos Bastos Gonzaga , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (joaogonzaga@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho apresenta a análise do setor de estoques do Mini Mercado Triunfo na cidade de Campestre-MG e teve como objetivo descrever, por meio de observação, o mecanismo de estoque utilizado pelo mesmo, identificando suas fragilidades e potencialidades, bem como elaborar um conjunto de melhorias. O Mini Mercado Triunfo é uma pequena empresa do setor comercial que atua no ramo de varejo, oferecendo grande variedade de mercadorias a uma boa parte da população campestrense rural e em torno do estabelecimento. Através de pesquisas bibliográficas, documentais e concomitante aplicação destas, buscou-se fazer sugestões no setor de forma a aperfeiçoar o controle de estoque existente. Esperam-se grandes melhorias e benefícios, no que diz respeito à organização, controle e gestão dos estoques. Desta forma, amplia-se a conscientização dos envolvidos no processo de estocagem, maximizando o lucro e reduzindo ou eliminando as fragilidades.

Análise do impacto do processo de recrutamento e seleção na rotatividade da área de produção na empresa café Pacaembú

Marina Bignardi Halla , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria José Scassiotti de Souza , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (zeze@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Esse trabalho de conclusão de curso foi realizado na empresa Café Pacaembu, em Vargem Grande do Sul- SP, tendo como foco a verificação da existência de uma relação entre o índice de rotatividade da empresa e os seus processos de recrutamento e seleção, considerando as particularidades de cada um. Esta pesquisa foi elaborada devido a considerável rotatividade existente na área da produção desta empresa. O objetivo foi identificar o impacto do processo de recrutamento e seleção frente ao índice de rotatividade da empresa. Para a coleta dos dados optou-se por utilizar uma pesquisa descritiva, com fontes de informações bibliográficas, documentais e de levantamento, empregando-se um questionário para os colaboradores da área da produção e um roteiro de entrevista para a gestora do departamento pessoal da empresa. As análises foram feitas a partir das respostas dos empregados e da gestora do departamento pessoal, e também nos resultados obtidos pela pesquisa bibliográfica realizada, que embasou as análises apresentadas e permitiu a compreensão das informações. Os resultados da pesquisa revelam que o processo de recrutamento da empresa não possui nenhuma relação com o índice de rotatividade da mesma. Já o processo de seleção é incompleto, e muitas vezes não é utilizado para a contratação de um novo empregado, o que agrava a rotatividade da empresa, pois a mesma contrata os candidatos sem conhecer sobre a personalidade destes e também o modo como estes se comportam com outras pessoas e a forma que executarão a tarefa que lhes foi designada. Todos esses conhecimentos, dos candidatos, poderiam ser adquiridos utilizando-se os testes de um processo de seleção adequado, como mostra o referencial teórico deste trabalho. As análises perpetradas foram apresentadas aos gestores da empresa para que estes se valessem das informações apresentadas neste trabalho, e para que de alguma forma, a empresa aperfeiçoe o seu processo de seleção e podendo assim amenizar os índices de rotatividade da área de produção.

Análise do sistema de gestão de qualidade da GMAF Informática e Assessoria LTDA

Rodney Ferreira Morais , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Márcio Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Através deste trabalho de análise do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2008, já implantado na Gmaf Informática e Assessoria Ltda., pretende-se levantar os pontos chave das maiores dificuldades em se manter os requisitos da ISO em nível de plena conformidade, que mesmo sendo poucas não conformidades ocasionais, não permitem que a melhoria contínua obtenha seu máximo. Toda esta pesquisa será feita observando-se ativamente o ambiente de trabalho e seus procedimentos, verificando erros, entrevistando colaboradores, e transformando as informações em quadros, tabelas e dados para melhorias, cujo resultado será de proveito de todos os colaboradores envolvidos, encurtando procedimentos, melhorando o ambiente de trabalho, evitando o desgaste desnecessário, concluindo finalmente que a melhor maneira de administrar as mudanças necessárias sem que haja problemas maiores. Lembrando que a fundamentação teórica, padronização dos métodos, utilização de ferramentas da qualidade corretas para cada caso e outras são as melhores armas do administrador e do profissional da qualidade, descrita no texto e usada para avaliação dos dados coletados para este estudo.

Análise do Turnover no Setor Comercial da Empresa Poços Beer

Vânia Ribeiro Claudiano , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. João Carlos Bastos Gonzaga , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (joaogonzaga@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Diante da competitividade que as empresas enfrentam cada vez mais, é interessante cada organização buscar um diferencial para que consiga continuar competindo no mercado. Esse diferencial somente ocorre quando a organização está bem internamente, ou seja, todos os colaboradores em busca de um único objetivo. Com os colaboradores satisfeitos o trabalho é feito com mais prazer e, consequentemente, a empresa consegue alcançar os objetivos almejados. Caso contrário, uma série de complicações para a organização começar a aparecer, de inúmeras reclamações dos clientes internos até o aumento da rotatividade na empresa que implica na diminuição do rendimento, produção, aumento dos custos, dentre outros. Os clientes internos são o cartão de visita de qualquer empresa e cabe a mesma fornecer as condições necessárias para um trabalho seguro. Gratificações, benefícios e salário devem ser compatíveis com o mercado a fim de satisfazer a necessidades dos funcionários, proporcionando um ambiente saudável, ou seja, uma troca, onde ambas as partes saiam satisfeitas de suas respectivas tarefas. Em função da importância dos colaboradores para qualquer organização, vê-se a necessidade de identificar quais fatores que levam a empresa Poços Beer ter um alto índice de turnover, principalmente no setor comercial, no qual o percentual é maior. E para identificar esses fatores que levam a esta alta rotatividade de funcionários foi aplicado uma pesquisa de satisfação nos colaboradores atuais, além da analise de dados importantes dos colaboradores que já se desligaram da empresa. Os resultados apresentaram aspectos relativamente bons e pontos de atenção, pontos a desenvolver como o item remuneração com o pior resultado de todos os assuntos abordados. Com isso, a partir dos resultados obtidos no decorrer do trabalho, propostas de melhorias são sugeridas a fim de diminuir o ruído existente em relação a alta rotatividade da empresa.

Análise e sugestões de melhorias na controladoria de frete da empresa PHELPS DODGE INTERNATIONAL BRASIL LTDA.

Pablo Célio Antônio da Cunha Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Márcio Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Em um cenário de globalização, organizações multilaterais e uma acirrada competitividade faz com que as empresas busquem sempre inovações, aperfeiçoamentos de seus processos melhoria e otimização de seus recursos. O Brasil tem se dado muito bem nesse contexto, pois detêm grandes observadores e investidores do mercado estrangeiro. O país tem investido em setores que fomentam o crescimento da economia, assim criou o Programa de Aceleração do Crescimento que estimula o crescimento da economia com apoio a obras de infraestrutura. Dentre as empresas que foram beneficiadas com o programa do governo está a Phelps Dodge International Brasil Ltda. produtora de material para a construção civil. A empresa necessita de um canal de distribuição e logística eficiente que possa atender todas as regiões do país. Para que a empresa permaneça viva no mercado, a mesma precisa implantar ferramentas de qualidade para eliminar desperdícios e garantir eficiência e pontualidade nas entregas e nos pagamentos as transportadoras. Atualmente, a Phelps Dodge International Brasil Ltda. apresenta um gargalo no processo de lançamento de fretes para pagamento. Tal desperdício é notado no tempo gasto na conferência e análise do Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas, que muitas vezes vem com valores e alíquotas de impostos incorretos. O objetivo deste trabalho é analisar o processo de controladoria de frete da Phelps Dodge International Brasil Ltda., identificando fragilidades e propondo melhorias ao processo a partir de levantamento das hipóteses sobre o problema dos atrasos de lançamento dos Conhecimentos de Transportes, no setor de controladoria de frete da empresa Phelps Dodge International Brasil Ltda.; levantamento dos dados por pesquisa documental; elaboração da revisão da literatura pela pesquisa bibliográfica e confirmação dos problemas por meio da aplicação de uma entrevista informal com os colaboradores do setor. Para complementar a pesquisa foi usada às ferramentas de qualidades pertencentes ao MAMP com busca em documentos e procedimentos internos da área de controladoria, especificamente no que tange aos processos na conferência e análise dos Conhecimentos de Transportes da empresa. Isso resultará em uma análise e posteriormente sugestões de melhorias no setor de controladoria de fretes da empresa Phelps Dodge International Brasil Ltda.

Aplicação de mapa mental e mapeamento de processo na empresa Meritum Eventos Ltda M.E.

Luciana Goulart Carvalho , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O mercado atual é caracterizado por modelos de gestão complexos e dinâmicos que se preocupam com fatores que orientam a gestão do conhecimento, os avanços tecnológicos, a qualificação e profissionalização do trabalho. O presente trabalho foi desenvolvido na empresa Meritum Eventos Ltda M.E. com o intuito de proporcionar métodos gerenciais que formalizassem o conhecimento da empresa e trouxessem melhores resultados na execução das atividades. Objetivou-se elaborar o mapeamento de processos das principais atividades desenvolvidas na prestação de serviços de eventos e a criação de um mapa mental que registrasse e apresentasse as informações necessárias contidas nas atividades executadas pela empresa. Para tanto, tornou-se necessário primeiramente uma pesquisa bibliográfica, com a finalidade de fornecer melhor compreensão e embasamento teórico quanto ao conteúdo abordado no trabalho. Posteriormente, foi fundamental que houvesse uma descrição dos processos organizacionais, desde a negociação dos contratos de prestação de serviços, cadastro dos clientes, algumas atividades administrativas, finalizando com as atividades diretamente envolvidas na organização dos eventos. Essas informações foram distribuídas em um mapa mental de acordo com a tipologia das atividades, apresentando todo o conteúdo necessário na prestação de serviços de eventos. A apresentação do mapa mental não se desenvolveu de forma hierárquica de atividades, porém, consideraram-se algumas seqüências lógicas de execução para melhor compreensão do leitor. A aplicação dos mapas foi avaliada positivamente, uma vez que se mostraram eficaz na transmissão de conhecimento referente à execução das atividades da empresa. Os benefícios atingidos abrangem desde facilidade e clareza na transmissão dos conhecimentos organizacionais, controle dos processos envolvidos, formalização dos procedimentos, registro das informações para posterior acesso e principalmente a descentralização do conhecimento em determinados funcionários da empresa.

Aplicação do QFD nos produtos de software da Lógica Consultoria e Assessoria em Informática Ltda.

Thiago Alves de Souza , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho foi realizado de forma a aplicar a metodologia do Quality Function Deployment - QFD no processo de desenvolvimento de software. Os clientes buscam, cada vez mais, por produtos de software de qualidade. E a qualidade de um produto de software é o diferencial dos softwares de mercado. Entretanto, esta qualidade é relativa, visto que cada cliente possui necessidades especificas diferentes. Este projeto tem como finalidade traduzir a voz dos clientes em especificações técnicas de produto por meio da aplicação do QFD, bem como, transformar essas informações em informações de projeto.

Avaliação do sistema de atendimento da Agencia da Previdencia Social de Poços de Caldas

Gustavo Lima Viana , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Maria Eliane Catunda de Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Uma das finalidades principais da Administração Pública é prestar serviços eficientes a sociedade adequando o serviço prestado – o atendimento – com a expectativa do usuário público, ou seja, o cidadão. O mundo globalizado exige uma constante mudança e adequação do serviço público, pois este deve utilizar novas tecnologias para aperfeiçoar o processo de atendimento e consequentemente alcançar a satisfação do usuário. Com isso o usuário público se torna cada dia mais exigente, desejando um atendimento individualizado. Portanto, o atendimento ao público é o ponto mais importante para a satisfação dos usuários. Este trabalho foi realizado na Agência da Previdência Social – APS do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS de Poços de Caldas / MG, tendo como objetivo identificar se os canais de atendimento oferecidos pela APS local, seja ele presencial, virtual ou telefônico, estão adequados e se satisfazem os usuários que utilizam desses canais de atendimento. Para alcançar o objetivo proposto utilizou-se de uma pesquisa, em que foram entrevistados quarenta e oito usuários da APS local, nos meses de fevereiro e março de 2012, o que possibilitou o levantamento de informações que mostraram como os usuários classificam esses canais. Como resultado teve-se que, a maioria dos usuários está satisfeita com o atendimento prestado pela APS local observando-se, entretanto que 38,65% deles reclamam do tempo de espera para serem atendidos. A pesquisa possibilitou também coletar sugestões para que a APS local pudesse aperfeiçoar o atendimento destacando-se entre elas a contratação e treinamento dos servidores, a ampliação do horário de atendimento sem agendamento e guichês preferenciais. Portanto, pode-se concluir pela pesquisa que na percepção dos entrevistados a APS local vem desempenhando um bom trabalho, reflexo da modernização da esfera pública, visando à satisfação de seus usuários e a garantia dos direitos do cidadão brasileiro.

Avaliação dos Processos do Serviço de Informação e Atendimento ao Cidadão (siac) Oferecido pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

Camila Aparecida da Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. João Carlos Bastos Gonzaga , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (joaogonzaga@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A necessidade de conquistar mais clientes e mantê-los é uma preocupação cada vez mais relevante das empresas privadas e nas empresas públicas não tem sido diferente. Para isso é necessário conhecer as necessidades e opiniões dos consumidores ou usuários e utilizar estas informações de forma estratégica, aproveitando ao máximo toda possibilidade que esta informação oferecer. Este estudo se baseia na implantação do Serviço de Informação e Atendimento ao Cidadão pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e questiona seus atuais processos de trabalho, sua eficiência e seus resultados efetivos e propõe um melhor planejamento dos processos atuais, utilizando alguns recursos teóricos que possibilitam conhecer profundamente os processos e adequá-los para que seja alcançado o objetivo deste trabalho. Os resultados apresentados serão de extrema relevância para oferecer um serviço mais efetivo, adequado e de maior qualidade aos que utilizam. Isso possibilita facilidade para identificação de pontos que colaborarão para uma melhor qualidade de vida dos residentes desta cidade.

Caracterização dos empreendimentos do Mercado Municipal de Poços de Caldas

Aniely Villas Boas Moraes , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Maria Eliane Catunda de Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A figura do Mercado público como espaço designado ao abastecimento da população de gêneros alimentícios apresenta registros desde a Idade Média. Além do importante papel de abastecimento, os Mercados também eram locais de encontros sociais. Entretanto, esse formato é alterado devido o surgimento de novos meios de produção e de relações sociais. A presente pesquisa apresenta a trajetória histórica do Mercado Municipal de Poços de Caldas e entrevista o síndico e 87 dos 89 empreendedores, levantando as principais características dos empreendimentos e o perfil sociodemográfico desses empreendedores. Os resultados da pesquisa apontam que os setores de negócio com maior representatividade entre os empreendimentos são Artesanato; Doces, queijos, bebidas e especiarias e Equipamentos de alimentação e que 80,5% dos empreendimentos são negócios familiares. O Mercado reúne os três tipos de varejo com lojas de: alimentos, mercadorias em geral e serviços, e as formas de comercialização dos produtos e/ou serviços praticadas entre os empreendedores são: balcão, telefone, internet e representação comercial. O principal cliente apontado pelos empreendedores é o público local em geral, contudo, os turistas mostram-se também como principais frequentadores do Mercado. Destacam-se três períodos de maior incremento dos negócios: feriados prolongados, férias e final de ano e verifica-se que o Mercado Municipal emprega 299 pessoas nos seus diversos empreendimentos. Sobre o perfil sociodemográfico dos empreendedores, observa-se que a maior concentração destes encontra-se nas faixas etárias de 41 a 50 anos e de 51 a 60 anos, e o nível de escolaridade informado com maior frequência é Ensino Médio completo. Os novos empreendedores escolhem o Mercado Municipal para investirem visando à prosperidade dos negócios, enquanto os empreendedores com mais tempo de casa, apesar do apreço pelo Mercado, trabalham no local, pois não tiveram outra opção de escolha. Por fim, os empreendimentos que ocupam maior área física constituem o setor de negócio Equipamentos de alimentação, abrangendo uma área total de 660,2 m². Neste sentido, o Mercado Municipal de Poços de Caldas apresenta um valioso patrimônio histórico-arquitetônico e também cultural, devido às pessoas que trabalham e circulam dentro dele, com histórias de vida e culturas diferentes. Constata-se que o mesmo não é mais somente um local de aquisição da cesta básica, agora é conhecido pela diversidade de produtos/serviços oferecidos aos frequentadores, legitimando-se como centro de compras.

Comunicação interna na Secretaria de Promoção Social em Poços de Caldas

Aline Ribeiro dos Santos , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Maria Izabel Ferezin Sares , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (sares@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A comunicação está presente em nossas vidas o tempo todo e em todos os lugares e faz-se necessária para que haja o entendimento entre as pessoas. A comunicação pode acontecer de forma verbal e não verbal. Serve para a troca de informações e acontece de forma natural entre as pessoas. A comunicação interna nas empresas é de grande relevância pois demonstra a imagem da empresa para o público interno e externo. O presente trabalho foi realizado na Secretaria Municipal de Promoção Social na cidade de Poços de Caldas no estado de Minas Gerais, tem por finalidade prestar assistência a pessoas que estão em caso de vulnerabilidade social ou tiveram seus direitos constituídos por lei violados. Tem-se como intuito a análise da comunicação interna realizada com os funcionários da secretaria. Os processos metodológicos aplicados no trabalho foram à pesquisa bibliográfica e descritiva, além da aplicação de um questionário com os funcionários da secretaria. Após a revisão dos assuntos que embasaram o tema e a coleta de dados da pesquisa pode-se analisar e verificar as falhas ocorridas no processo de comunicação interna na secretaria.

De onde vem essa gente? O Crescimento Demográfico Poços Caldense e sua Contribuição à Expansão Multicultural

Aline Iolanda Santos da Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria José Scassiotti de Souza , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (zeze@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho apresenta a influência da migração no processo de crescimento demográfico e ainda revela uma diminuição do fluxo de migrações internas entre grandes distâncias. Destaca-se também que os movimentos migratórios ganham novos olhares deixando de se direcionarem aos grandes centros, voltando-se então para os médios centros. Por entender Poços de Caldas como uma cidade de médio porte de alta representatividade no sul de Minas Gerais, acredita-se que o município vive esse momento de recepção e migrantes. Visando relatar os fatores que estão levando a migração para a cidade de Poços de Caldas, e ainda as possíveis oportunidades que estes movimentos geram para o município, este trabalho visa descobrir qual a intensidade e a qualidade do fluxo de migrantes no município de Poços de Caldas. Diante das potencialidades que os movimentos migratórios oferecem ao município, este estudo justifica-se na intenção de ressaltar até que ponto esses fluxos apresentam-se de forma positiva, e ainda quais as consequências do aumento populacional do município devido a chegadas dos migrantes. O levantamento das informações classifica-se como uma pesquisa descritiva, podendo essa se aproximar de um trabalho de caráter exploratório. Realizou-se a pesquisa bibliográfica e pesquisas documentais e um levantamento junto à amostra escolhida. Por conta de seu caráter qualitativo, a amostra se compôs de forma aleatória. No intuito de melhor compreender a migração, o presente trabalho descreve de forma minuciosa detalhes de todo o processo e suas influencias negativas e positivas. Por meio da análise da matriz potencialidades, fragilidades, oportunidades e ameaças (PFOA) foram identificadas características relevantes sobre o processo migratório em Poços de Caldas frente a diversos aspectos. Finalizando destaca-se que a migração apresenta aspectos em geral positivos no município em estudo, já que o mesmo possui capacidade de atender as necessidades dos migrantes frente a diversos segmentos, como oportunidades de emprego e estudo.

Diagnóstico estratégico da Associação de Promoção Humana e Ação Social - APHAS

Luana Ribeiro da Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Maria Eliane Catunda de Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho apresenta o Diagnóstico Estratégico de uma organização do Terceiro Setor: a Associação de Promoção Humana e Ação Social – APHAS situada na cidade de Poços de Caldas – MG, que busca a promoção da Pessoa Humana na área de Assistência Social e visa elevar a comunidade do bairro São José e adjacências para que se torne um bairro mais saudável, seguro e agradável. Conhecendo a organização verificou-se que a mesma ainda não havia feito seu Planejamento Estratégico, assim o objetivo traçado para este trabalho é analisar a estrutura desta organização, seu ambiente interno e externo a fim de formular suas diretrizes organizacionais, passos que compõem a primeira etapa deste planejamento: o Diagnóstico Estratégico e que serviram para auxiliar em seu futuro Planejamento Estratégico. Com os resultados desta pesquisa pode-se elaborar a estrutura organizacional da organização, com posterior elaboração de seu Organograma que propiciará o conhecimento de sua cadeia de comando, com a análise da ambiência interna e externa, por meio da Matriz de Potencialidades, Fragilidades, Ameaças e Oportunidades (PFOA), foram elencadas as fragilidades e ameaças que devem ser combatidas e eliminadas e as potencialidades e oportunidades que tem de ser maximizadas e exploradas, o que proporcionou a base necessária para que se pudesse proceder com a formulação das diretrizes organizacionais e dos objetivos da organização e, ainda, descrevem-se as estratégias utilizadas pela APHAS para divulgar suas ações para a população com posteriores sugestões de melhoria na última etapa da análise dos resultados, finalizando o trabalho.

Diagnóstico organizacional e propostas de melhoria para a empresa CONSTRUCOR

Thúlio José Sibilla Salvi , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Márcio Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho compreende um diagnóstico organizacional e propostas de melhorias para uma empresa de pequeno porte, a Construcor. Para a elaboração do trabalho foi utilizado, a prática da consultoria empresarial, cujas atividades vêm se expandindo e ganhando espaço em todo o mundo. No Brasil este fato também é visível, cada vez mais empresas estão adotando esta prática no intuito de melhorar seus processos e gestão, além da busca de um auxílio especializado, seja em áreas específicas ou gerais. Este projeto partiu da problemática existente na maioria das empresas de pequeno e médio portes, que têm dificuldades na administração e necessidade de auxílio especializado capaz de utilizar ferramentas de gestão e fornecer assistência em implementações, que melhorem a empresa e facilitem a tomada de decisões. O propósito deste trabalho científico foi elaborar um diagnóstico organizacional, utilizando praticas organizacionais como o Método de Análise e Melhoria de Processos (Mamp), gestão de estoque e ferramentas da qualidade, que são comumente utilizados também no processo de consultoria, que são capazes de trazer melhorias para a empresa. Para o desenvolvimento do trabalho foram coletados dados e informações por meio de revisão bibliográfica, observação, pesquisa documental e entrevistas. Por meio destas análises foi possível avaliar de melhor forma a empresa, ver suas principais fragilidades, necessidades de melhoria e os possíveis motivos que originaram estes problemas. Após todo o levantamento destes dados a serem trabalhados, surgiram sugestões de implementações com o intuito de solucionar os problemas detectados e fazer com que a empresa se direcione corretamente no mercado, para poder aproveitar melhor as oportunidades. Por fim, o trabalho apresenta os resultados obtidos e os ganhos para a organização, por meio de seu desenvolvimento.

Distrito industrial de Poços de Caldas: abordagem histórica e proposta de viabilização

Nayra Fiorini , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria José Scassiotti de Souza , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (zeze@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho, contem abordagem histórica e proposta de viabilização da implantação do distrito industrial de Poços de Caldas, uma cidade que ate a década de 1950 era caracterizada somente pelo segmento turístico e a partir de 1970, este cenário se transformando.Hoje 57,26% da arrecadação municipal vem do setor industrial. Desta forma, o trabalho desenvolvido faz um breve relato histórico sobre o distrito industrial do município de Poços de Caldas, assim como elenca as potencialidade e fragilidades de sua implantação, visando à elaboração de proposta que o viabilize de maneira efetiva, possui também a seguinte questão problema: Quais ações podem ser adotadas para agilizar a formação efetiva do Distrito Industrial de Poços de Caldas?Com intuito de responder a questão-problema, o objetivo geral se caracteriza em contextualizar os facilitadores e os dificultadores da implantação do Distrito Industrial visando propor adequações necessárias. Para atender aos objetivos propostos, adotou-se uma revisão literária minuciosa dos termos distrito industrial, desenvolvimento local e desenvolvimento solidário: formação de redes, logo após foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo com as empresas pertencentes a ele. Finalizando pode-se observar que o termo distrito industrial de acordo com a literatura não se adéqua ao modelo do município em estudo.

Elaboração de diagnóstico como ferramenta de planejamento para o SINDICAVESPAR em Pouso Alegre (MG)

Mário Soares Barbosa , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria José Scassiotti de Souza , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (zeze@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho apresenta um diagnóstico da empresa Sindicavespar em Pouso Alegre. Para sua elaboração foram realizadas pesquisas exploratória e documental, assim como uma entrevista semi-estruturada e a aplicação de questionário para os trabalhadores do setor de abrangência do sindicato. O objetivo principal foi propiciar ao Sindicavespar uma visão do seu campo de atuação, através do diagnóstico, coletando informações do público alvo, sendo este sindicalizado ou não. Além deste objetivo, houve um levantamento quanto a satisfação daqueles sindicalizados e os motivos que os levaram a se sindicalizarem, como forma de balizar novas estratégias para adquirir mais sócios. Quanto aos não sindicalizados, procurou-se conhecer os fatores que os desmotivam a fazê-lo. Por fim, os resultados demonstram que o Sindicavespar vem expandindo sua atuação, e que, mesmo que pareça pequena a participação de sindicalizados no setor, a função principal do sindicato vem sendo alcançada – defender os direitos dos trabalhadores. O diagnóstico foi importante, pois se conclui que a administração do Sindicavespar vem trabalhando no reativo, sem planejamento de longo prazo, e que isso se deve ao pequeno quadro de diretores e o numero reduzido de colaboradores. A sugestão do autor para a organização é de recrutar associados que se importem com o sindicato para que atuem dentro das empresas, funcionando como porta-vozes dos trabalhadores, e divulgando os trabalhos do Sindicavespar aos demais.

Estudo da utilização das redes sociais pelos estudantes do curso de Administração da PUC Minas - campus de Poços de Caldas

Bruna Daiana de Souza , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este artigo pretende apresentar um estudo sobre a utilização das redes sociais pelos estudantes do curso de administração da PUC Minas – Campus Poços de Caldas. O objetivo deste estudo é analisar como os estudantes utilizam as redes no seu dia-a-dia. Para isso, estruturou-se uma linha do tempo referente à evolução da informática, com fatos históricos paralelos em cada período, desde os primeiros precursores do computador até o surgimento da Internet e das redes sociais online. Apresenta a crescente utilização das redes sociais, os fatores que as tornam aceitas entre os internautas e o que eles buscam nas redes. Fala das praticidades para acesso à Internet garantida pelas novas tecnologias, como os celulares e smartphones. A metodologia utilizada consiste em pesquisa bibliográfica de materiais sobre o assunto e pesquisa quantitativa realizada através de questionários aplicados junto aos estudantes. O resultado da pesquisa possibilitou descrever as ações dos alunos nas redes sociais, o que eles buscam e com que finalidade as utilizam.

Estudo de viabilidade de uma filial da Casa de Bebidas, Doces e Queijos Condor LTDA.

Helaine Carvalho Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Na perspectiva de encontrar um tema e uma problemática que justifique a elaboração de um trabalho de conclusão de curso, encontrou-se a oportunidade de pesquisar a respeito da Casa de Bebidas, Doces e Queijos Condor, com o intuito de saber a real necessidade de abrir outra loja na cidade de Poços de Caldas. O estudo abrangeu teorias como, planejamento estratégico, empreendedorismo, competição, expansão, métodos de crescimento, franquia, filial, gastronomia, cenário brasileiro e mineiro e suas representações internacionais e a importância de cada um no mercado competitivo. O objetivo geral é identificar a possibilidade de expandir a loja de Bebidas, Doces e Queijos Condor. Através desta pesquisa o resultado foi surpreendente quando se fala em atendimento, quantidade de produtos, variedade de produtos e ambiência física da loja, os resultados foram de ótimo a bom. Na análise dos resultados houve também a identificação do público alvo da loja, que em sua maioria reside no estado de São Paulo e capital. E como resultado a Casa Condor, pode abrir uma loja filial, mas precisa saber a localização adequada, pois aqueles que optaram por comprarem são em sua maioria turistas, por isso, sugere-se investir em outra loja no mercado ou em um ponto turístico na cidade. A justificativa do trabalho é aproveitar momento oportuno, pois são quatro anos de conhecimento teórico adquirido no curso de Administração e juntamente com a ajuda de professores e a infra estrutura da Puc Minas, e também a importância de um jovem recém formado atuar diretamente em sua área. A metodologia trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo descritiva do tipo quantitativa e o plano de amostragem foi feita com clientes que passeavam pelo mercado e compraram na Casa Condor nos dias 29, 30 de Abril a 04 de Maio. Amostra foi entre 100 a 120 entrevistados e não mediu a margem de erro, pois é uma pesquisa não probabilística por acesso.

Estudo do Projeto de Reciclagem do óleo de cozinha usado da Entidade Filantrópica "Casa da Criança Celencina Caldas Sarkis", Itapira/SP

Flávia Salvarani Tonoli , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada no curso de Administração da PUC Minas campus Poços de Caldas no ano de 2012 com a temática referente percepção da comunidade de Itapira (SP) sobre o projeto socioambiental da associação Casa da Criança “Celencina Caldas Sarkis”, escolhida por ser a única associação com projeto de reciclagem de óleo de cozinha usado. Para obtenção de dados, foram realizadas pesquisas quantitativas, através de questionários, com a população dos bairros: Loteamento Popular Istor Luppi, Parque Residencial Braz Cavenaghi e Vila Penha do Rio do Peixe, da cidade de Itapira; além disso, foram realizadas entrevistas informais com o responsável pelo SAMA da cidade, com a graduanda de engenharia ambiental também responsável pelo gerenciamento do lixo da cidade, com a graduanda de engenharia ambiental responsável pela empresa Ascorsi, a qual presta serviços para os lixos recicláveis da cidade; e com a proprietária e ex-presidente da associação Casa da Criança Celencina Caldas Sarkis. Após aplicação dos questionários, os dados foram tabulados e analisados pela autora do trabalho, possibilitando obter informações sobre o conhecimento da população dos bairros pesquisados quanto ao projeto de reciclagem de óleo de cozinha usado da associação. Observou-se que a população, em sua maioria, não tem conhecimento sobre o projeto e sua importância para a sociedade, para o município e para a associação. Diante deste fato, constata-se que a melhor maneira de conscientizar a população seria realizando uma maior divulgação do projeto e realizar frequentemente pesquisas na cidade e analisar os resultados da mesma através de um feedback.

Estudo do sistema de franquias como estratégia de crescimento para empresas na área alimentícia

Veber Apolinário da Silva Júnior , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O sistema de franquias ou franchising é cada vez mais utilizado por empreendedores que desejam uma consolidação nos meios mercadológicos, e por esta razão o modelo vem se expandindo tanto no Brasil como no exterior. As estratégias de distribuição e fortalecimento da marca são um dos motivos para tal busca, tendo em vista as dificuldades que as empresas têm de se firmarem no âmbito empresarial, apresentando menor taxa de mortalidade se comparadas às empresas independentes. O objetivo deste trabalho é estudar o sistema de franquias como estratégia de crescimento para as empresas na área de alimentos, mostrando as vantagens e desvantagens que há neste sistema. Para uma melhor compreensão e aprofundamento no assunto tratado neste, foram obtidos dados da seguinte forma: estudo e consulta bibliográfica e documental relativa ao sistema de franquias; pesquisa na internet para obtenção de dados atuais em relação ao sistema de franquias no Brasil; pesquisa com empreendedores que estão localizados na cidade de Belo Horizonte nos meses de julho e setembro de 2011, que atuam na área de alimentos. O resultado da pesquisa mostra que alem dos padrões rígidos de funcionamento, gerenciamento e suas vantagens e desvantagens, as franquias apresentam um quadro de um crescimento não só quantitativo, mas qualitativo no mercado. Este sistema possibilita um crescimento organizado, com baixo custo e mantendo padrões de qualidade ajudando o empreendedor a solidificar sua marca.

Estudo sobre a percepção dos alunos da graduação da PUCMinas Campus Poços de Caldas: identificação de fatores geradores do baixo índice de participação dos ex-alunos nos cursos ofertados de pós-graduação

Bianca Almerin , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Henrique Maia Veloso , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
0

Exportação do café verde sul mineiro: um estudo sobre barreiras fitossanitárias alemãs e americanas frente ao produto

Jéssica Ferreira de Melo , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria José Scassiotti de Souza , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (zeze@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho consiste em uma análise sobre as barreiras fitossanitárias nas exportações tanto do café verde quanto do café torrado e moído para os Estados Unidos e Alemanha. Inicialmente foi revelado o cenário cafeeiro quanto à comercialização do grão, obtendo como justificativa de estudo a grande demanda que tais países possuem para o Brasil quanto à importação de cafés. Dessa forma, teve como objetivos levantar e analisar as barreiras fitossanitárias encontradas na exportação de café no Brasil, e em especial, no Sul de Minas Gerais local onde a pesquisa se realizou. Para a obtenção dos dados contidos neste trabalho, foi utilizada abordagem qualitativa, através de pesquisa aplicada, buscando conhecimento específico sobre o setor. As informações obtidas por meio do discurso dos exportadores locais revelou que as barreiras fitossanitárias não atuam como fator dificultador na atividade exportadora. Por fim, as barreiras fitossanitárias encontradas acabam de certa forma a agregarem maior valor ao produto comercializado, tornando possível um melhor reconhecimento durante a venda do grão. No entanto, melhorias foram sugeridas no intuito de potencializar o comercio internacional do grão.

Identificação do perfil sócio-econômico da população atendida pelo programa Minha Casa Minha Vida em Poços de Caldas-MG

Flávio Henrique Lara , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A partir dos pressupostos de marketing no qual visa criar, ofertar e trocar produtos entre pessoas e empresas, verifica-se que as organizações precisam conhecer o mercado em que atuam, pois poderão obter constantes e atualizadas informações sobre ele e também sobre os seus clientes. Uma das técnicas utilizadas para conhecer o mercado e seus clientes é a conhecida pesquisa de satisfação que é extremamente útil para subsidiar um plano de melhorias e serviços que seja importante e que agregue valor ao cliente. A Unimed Poços de Caldas é uma operadora de planos de saúde, administrada por pessoas jurídicas que operam ou administram planos privados de saúde, e possui exclusivamente o Programa Serviço de Orientação no Lar (SOL), projeto este criado para que os pacientes possam receber profissionais de saúde em seus domicílios, consequentemente provendo sua melhoria na qualidade de vida. O SOL promove cursos para os cuidadores dos pacientes com o objetivo de prepará-los adequadamente para executarem a difícil e importante tarefa que é a de cuidar dos pacientes em seus lares. O objetivo deste estudo consiste na verificação da satisfação dos cuidadores participantes do Programa SOL. Foram utilizadas como ferramentas metodológicas o levantamento bibliográfico e documental, pesquisa descritiva, além da técnica de observação não-participante e por fim a aplicação de questionários do tipo quantitativo. Durante o processo de realização deste estudo identificou-se o perfil social (gênero, idade, formação) dos cuidadores dos pacientes atendidos pelo programa e realizou-se uma pesquisa de satisfação de caráter quantitativo junto aos mesmos, visando verificar se os objetivos estabelecidos pelo programa estão sendo alcançados e fornecer subsídios à organização para eventuais melhorias. Os resultados demonstraram que, além de proporcionar conforto e segurança aos usuários, reduzir custos da cooperativa com despesas hospitalares e promover suporte aos pacientes e sua família, o projeto tem ajudado a formar cuidadores entre os membros da família, de maioria do sexo feminino e com faixa etária superior a 60 anos de idade. Os dados revelaram ainda que a grande maioria dos cuidadores está satisfeita com o programa e com o atendimento dispensado pela equipe multidisciplinar, embora muitos acreditem que falta divulgação sobre o mesmo. Após a leitura dos textos que embasaram a Revisão da Literatura promoveu-se uma análise e verificação das respostas coletadas e a elaboração de sugestões de melhorias para o Programa SOL.

Influência das propagandas no consumo dos jovens universitários em Poços de Caldas-MG

Carla Andrade Costa , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho se propõe a identificar como as propagandas interferem no consumo dos jovens universitários, observando o crescente consumo desta classe. O trabalho se desenvolverá apresentando como a ferramenta da propaganda é importante para o aumento do consumo, como e quais são as formas e mídias utilizadas pelas empresas, sobretudo aquelas que têm como público alvo os jovens, para atingirem os objetivos de vendas de produtos e serviços através da propaganda, e como o jovem recebe as informações que lhes são transmitidas através dessa ferramenta. O trabalho demonstrará, através de pesquisa qualitativa, quais são as formas de propaganda e as mídias mais importantes para os jovens universitários, tendo como amostragem os poços-caldenses que se enquadrem nesse perfil. O objetivo geral do trabalho é auxiliar as empresas que têm como alvo os jovens a respeito de seus gostos e interesses.

Inserção de um indicador de desempenho em uma franquia de Correio

Luciana Martins de Lima , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Maria Izabel Ferezin Sares , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (sares@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Esta pesquisa estará apresentando a sugestão de inserir um sistema de Avaliação de Desempenho em uma franquia de Correios. A agência a ser estudada, é a Agência de Correio Franqueada Mercado, situada em Poços de Caldas e que tem apresentado uma busca constante por crescimento e desenvolvimento de seus negócios, tornando assim importante um acompanhamento da postura de seus empregados. Hoje a sociedade se beneficia com as franquias de Correios principalmente por seu sistema diferenciado de coleta, em que essas agências têm a disponibilidade de ir até as empresas para buscar encomendas e ou cartas a serem postadas, proporcionando comodidade e praticidade para muitas organizações por não precisarem se deslocar até uma agência de Correios, serviço este que não pode ser exercido pelas agências próprias. Assim é significante que as Agências Franqueadas apresentem uma gestão competente, com colaboradores treinados e capacitados para melhor desenvolver seus ofícios, proporcionando então serviços com maior eficiência tanto no que se refere à agilidade, quanto na qualidade de atendimento para que possam transformar esse diferencial em uma vantagem competitiva. Visto que as Franquias de Correios seguem a estratégia organizacional da Empresa Brasileira de correios e Telégrafos, o método de avaliação de desempenho mais indicado para essas agências franqueadas seria o Método de Avaliação por Resultado sendo o mesmo usado pela ECT denominado como Gerenciamento de Competências e Resultados. Diante de tudo que foi analisado pode- se concluir que devido ao fato da AGF Mercado precisar seguir a padronização da ECT, faz necessário o uso de uma ferramenta que avalie principalmente os resultados apresentados por seus empregados. Com a proposta de inserção do mesmo programa de avaliação de desempenho já aplicável nas agências próprias possibilitara mais um item de padronização entre essas empresas seguindo a mesma linha não pelo porte, mas sim pela cultura da organização. Além de ser um meio comparação entre os resultados de um funcionário da ECT com um empregado de uma agência franqueada.

Mensuração da qualidade dos serviços prestados pelo Matiz Lounge

Adriana de Abreu , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O atual contexto econômico, marcado pela competitividade entre as organizações, exige a busca constante da qualidade como estratégia de sobrevivência e diferencial competitivo. É notório o destaque para o setor de serviços na economia mundial, e nesse setor encontra-se a prestação de serviços relacionado à beleza e estética, que apresenta um enorme crescimento na economia mundial e local. Este é um mercado onde a concorrência é acirrada e avaliar a satisfação dos clientes é um fator importante para qualquer empresa. Este trabalho apresenta a importância da qualidade no atendimento aos clientes com abordagens de enfoques conceituais e práticos, utilizando-se dos conceitos de qualidade em serviços, marketing de relacionamento, necessidade dos clientes, mix de marketing, serviços, dimensões que influenciam na decisão de compra dos consumidores. O foco da pesquisa foi identificar as dimensões da qualidade mais relevantes para a decisão de compra de serviços em estética e beleza na opinião dos clientes do Matiz Lounge em Poços de Caldas, MG, uma clínica de estética e beleza, situada na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais, tendo como referência as suas expectativas e percepções. Para tal foi utilizada a metodologia SERVQUAL, que é um dos instrumentos mais utilizados para medir as expectativas e percepção dos clientes em relação aos serviços recebidos. A SERVQUAL oferece um modelo pronto e de fácil adaptação que mensura as expectativas e percepção dos clientes para cada uma das cinco dimensões da qualidade do serviço (tangibilidade, empatia, confiabilidade, segurança e responsabilidade), por meio de dois questionários com 22 questões cada. O primeiro refere-se às expectativas que os consumidores possuem de empresas que prestam serviço de estética e beleza e o segundo relacionado à percepção dos clientes da empresa Matiz Lounge quanto aos serviços prestados a eles. Os questionários foram mensurados por meio da escala Likert que possui variações de 1 a 7, sendo 1 “discordo totalmente” a 7 “concordo totalmente”. Os dados coletados foram identificados e confrontados, analisando as expectativas (o que os clientes esperam) com a sua percepção (o que os clientes percebem no serviço prestado). Por meio dos resultados obtidos, foram realizadas análises e sugestão de melhorias em cada dimensão onde a qualidade não é satisfatória. Por meio dos resultados, pode-se destacar o alto índice das expectativas que os clientes do Matiz Lounge esperam receber de uma excelente clínica de beleza e as lacunas existentes (GAP 5).

O Benchmarking como ferramenta de gestão: um estudo em departamentos de viagens corporativas nas empresas.

Marcela Ferreira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Luciane Ghiraldello , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (luciane@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Considerando o Turismo como uma atividade econômica de grande expansão no Brasil e no mundo, bem como um de seus principais segmentos, o Turismo de Negócios, o presente artigo vem constatar que muitas empresas têm procurado identificar melhores formas de lidar com suas viagens corporativas, na busca de qualidade e menores custos, propiciando o surgimento de parcerias e a criação interna de departamentos destinados a administração deste serviço. A fim de explicar em que consiste uma área que objetiva a gestão das viagens corporativas numa organização, o benchmarking foi utilizado como ferramenta essencial, tornando possível identificar as melhores práticas de cada departamento estudado em cinco diferentes empresas e mostrando, neste sentido, a importância deste instrumento de gestão, buscando-se o que é praticado de melhor e mais eficaz no mercado. Para tal, utilizou-se de questionários enviados a funcionários destas empresas, constituindo uma pesquisa aplicada, qualitativa e exploratória. Como resultado, identificou-se principalmente, que as empresas em geral, ainda não estão prontas para expor seus processos através de benchmarkings, apesar de todosos benefícios que esta ferramenta apresenta para todos os lados.

O consórcio como forma de captação de recursos ou financiamento para as empresas

Denis Daniel Prates , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho apresenta algumas linhas de crédito para pessoa jurídica, em que se encontra o segmento de consórcio, para entender suas funcionalidades e aplicabilidades. Procurou-se entender as características que o produto tem que o diferencia das formas de poupança, financiamento, ou captação de recursos. Foi apresentada uma comparação entre esses produtos financeiros a fim de identificar as vantagens e desvantagens de lançar mão de uma carta de consórcio. Especificamente foi estudado o consórcio como forma de captação de recursos financeiros, na modalidade em que o consorciado aliena um bem seu a fim de resgatar o crédito em espécie, pagando por isso apenas a taxa de administração e outras, de acordo com a legislação, não assumindo, assim, a onerosidade de um refinanciamento, por exemplo. Para isso, analisou-se a aquisição de algumas cartas de crédito de clientes da Falcão Representações, cujo objetivo foi captar recursos financeiros para investir em negócios corporativos. Por fim, apresenta as considerações finais do autor, as quais abordam a viabilidade do negócio considerando o mercado de crédito atual.

O Endomarketing como ferramenta de gestão: uma sugestão à Gestão Pública de Poços de Caldas - Minas Gerais.

Marianne Michelatto Palma , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Luciane Ghiraldello , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (luciane@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Com o constante processo de busca de modernização e adequação da Gestão Pública às exigências quanto à eficiência da esfera pública, torna-se cada vez mais necessário haver dinamismo e integração entre os diversos órgãos públicos. Para que isso aconteça, os setores públicos devem estar em sintonia para que todas as informações mais importantes sejam repassadas a todos, e haja uma comunicação eficaz entre seu público interno – servidores e funcionários – e o público externo que é o cidadão-usuário dos serviços prestados pelo Estado. Nesse contexto, é importante encontrar subsídios adequados à solução desse impasse, e nesse sentido, o endomarketing surge como uma alternativa para a aproximação entre a Gestão Pública e o público interno, envolvendo-os no processo de melhoria da comunicação interna e, conseqüentemente em um atendimento eficaz ao cidadão. Para estudar a viabilidade da utilização endomarketing na Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, optou-se por utilizar uma pesquisa qualitativa e quantitativa no Departamento de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas, para identificar a percepção dos servidores desse Departamento quanto a atual comunicação e troca de informações existentes entre esse setor e sua respectiva Secretaria. Baseada no referencial teórico que balizou o presente trabalho, a análise da pesquisa revelou a importância em estabelecer uma padronização da comunicação e integração entre os servidores, bem como ampliar isso aos demais setores da Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas como um todo, e dessa forma, o endomarketing demonstrou ser uma ferramenta de gestão apropriada, que pode ser utilizada pela Gestão Pública Municipal trabalhar a deficiência de troca de informações identificada.

O mercado de seguros de automóveis em Poços de Caldas, MG: uma análise das seguradoras pelos corretores

Gabriela Bernardes , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Adinan Carlos Nogueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (adinan@pucpcaldas.br)
RESUMO:
0

O perfil profissional do administrador no setor de transporte de carga: um estudo no setor de transporte rodoviário de Poços de Caldas

Juliana Cristina de Freitas , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Maria Izabel Ferezin Sares , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (sares@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este estudo apresenta o resultado da pesquisa realizada com os administradores atuantes no setor de transporte rodoviário de cargas no município de Poços de Caldas, bem como com seus respectivos empregadores. O trabalho buscou traçar um perfil destes profissionais, de acordo com suas respostas e posteriormente compará-las às respostas dadas pelos empregadores, buscando os pontos comuns e divergentes. Para sua realização, foram feitas primeiramente pesquisas com dados secundários, com o intuito de se contextualizar o setor pesquisado e a profissão do administrador. Na etapa de coleta de dados, foram aplicados questionários muito semelhantes aos aplicados na pesquisa nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração (CFA) de mesmo objetivo. Esta escolha foi feita para que, emfuturos estudos, se possa comparar o resultado obtidos em ambas pesquisas. Como resultados deste estudo obteve-se que: i) o segmento de transporte possui uma grande predominância masculina, e o salário deles também é muito superior ao delas; ii) a visão dos empregadores e dos administradores, em muitas questões são bastante divergentes; iii) nenhum administrador pesquisado é registrado no CFA. Diante destas informações, conclui-se que o estudo contribuiu tanto para o futuro administrador que pretende atuar no ramo de transportes, que passou a conhecer o que as empresas do segmento buscam em um profissional, para as instituições de ensino, que podem adequar a formação do administrador de acordo com as necessidades percebidas pelo mercado, bem como para o CFA, que de posse da informação unanime de não filiação, pode promover ações que despertem o interesse destes profissionais.

O planejamento sucessório em empresas familiares: o caso Jóia Hotel

Stephanie Abrantes Honorato , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Luciane Ghiraldello , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (luciane@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho buscou compreender como as empresas familiares precisam preparar-se para um dos seus momentos mais delicados: a sucessão familiar na gestão administrativa. Compreende-se que a sucessão em uma empresa familiar é um momento tenso e tratado, muitas vezes, como um problema. Para isto, analisou-se o processo sucessório no Jóia Hotel, localizado na cidade de Poços de Caldas, região sul do Estado deMinas Gerais, o qual já vem ocorrendo naturalmente, porém sem planejamento.Sendo assim, no sentido de embasar este trabalho, foram apresentados conceitos sobre empresas familiares, suas principais características, as dificuldades da realização da sucessão. No universo das empresas familiares dos mais diversos setores a “passagem do bastão”representa um dos momentos mais importantes para se otimizar a continuidade de uma empresa e precisa ser antecipada e planejada para evitar comprometer os seus resultados no momento de retirada do fundador. Os processos metodológicos escolhidos foram descritivo, levantamento bibliográfico e documental. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de entrevistas semi dirigida aos três participantes do processo sucessório – avô, o fundador; filha, a sucessora; neta, a futura sucessora, 1ª, 2ª e 3ª gerações envolvidas no processo sucessório – de maneira a conhecer a visão de cada um sobre o processo. Após a leitura dos textos que embasaram a Revisão da Literatura promoveu-se uma análise e discussão das respostas coletadas e foram propostas algumas sugestões para a realização do planejamento do processo sucessório na gestão do Jóia Hotel.

O treinamento de mão-de-obra na unidade McDONALD’S em Poços de Caldas: a relação entre o planejado e o realizado

Joize Aparecida Estevam , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Maria Izabel Ferezin Sares , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (sares@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho foi realizado no restaurante fast food Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda., pertencente à rede McDonald’s, em Poços de Caldas, Minas Gerais na área de seleção, recrutamento e treinamento de funcionários. Este tipo de restaurante busca empregados que, após o treinamento, sejam multifuncionais. Como se sabe, a empresa é muito procurada por jovens em seu primeiro emprego devido a determinadas características: possuir de 16 a 24 anos e estarem cursando o Ensino Médio. O processo metodológico escolhido foi o bibliográfico, documental e de observação, pois a empresa possui regras rígidas as quais proíbem a aplicação de questionários ou a realização de entrevistas. Durante o período de observação, pôde-se notar que, apesar de a empresa possuir um Manual de Operações detalhado sobre como deve ser feito o treinamento dos jovens funcionários, este vem apresentando falhas, o que resulta em funcionários desmotivados, mal treinados, erros, turnover (os atendentes são considerados descartáveis e intercambiáveis), desperdícios de material e clientes insatisfeitos. Com base nos resultados das observações, foram feitas algumas propostas de melhoria para o processo de treinamento de maneira a implantar corretamente as atividades do Manual de Operações, diminuir o turnover e motivar tanto os funcionários quanto os instrutores.

Os fatores motivacionais que interferem na alta rotatividade dos colaboradores da Elos Construtora e Empreendimentos Imobiliários Ltda.

Camila Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Luciane Ghiraldello , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (luciane@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso teve como tema os fatores motivacionais que interferem na alta rotatividade de uma empresa de construção civil. Os objetivos deste estudo foram o de identificar e analisar estes fatores motivacionais, compreender as questões teóricas que envolvem a motivação e o ambiente de trabalho, identificar a presença de absenteísmo e rotatividade dos colaboradores da empresa e identificar a percepção dos colaboradores em relação aos aspectos motivacionais. O setor da construção civil vem apresentando um grande crescimento sendo necessário reter seus colaboradores uma vez que devido a este crescimento há uma escassez de mão de obra qualificada. Este estudo tem caráter descritivo, realizado através de pesquisa bibliográfica e de campo, constituindo um estudo de caso na Elos Construtora e Empreendimentos Imobiliários Ltda. com aplicação de questionários padronizados, respondidos por oitenta colaboradores que trabalharam no canteiro de obras no mês de março 2012. Os resultados apontam que a maioria dos colaboradores possuem uma faixa etária em comum, com baixa escolaridade devido este setor não exigir estudos, os resultados apontaram também que há um baixo índice de absenteísmo existente na empresa por falta de motivação, pode-se observar ainda que os colaboradores da empresa apresentaram percepções diversas em determinadas categorias em relação à motivação, sendo que o maior grau de insatisfação dos colaboradores foi indicado de maneira significativa quanto ao salário e benefícios recebidos, enquanto o maior grau de satisfação foi a comunicação entre todos na empresa e o ambiente de trabalho. Assim, o conceito de motivação assume diversas conotações, relacionando-se com a percepção de cada indivíduo sendo este conceito mutável para cada pessoa, pois o que motiva um pode não necessariamente motivar o outro.

Percepção da inserção de pessoas com deficiência na empresa M&G Fibras Brasil S/A - Unidade Poços de Caldas(MG)

Flávia Daniele de Souza , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria José Scassiotti de Souza , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (zeze@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho realizado na empresa M&G Fibras Brasil S/A – unidade Poços de Caldas, trata-se de uma análise da percepção da inserção de pessoas com deficiência (PCDs) na referida empresa, tanto do ponto de vista de colaboradores quanto das próprias pessoas com deficiência. O trabalho é importante para a empresa, comunidade acadêmica, sociedade e para a autora, pois se refere à percepção do cotidiano dos PCDs tanto no contexto profissional quanto no contexto social. Para obtenção de informações, realizou-se pesquisa bibliográfica, consultando-se obras de autores diversos. Realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo com aspectos quantitativos. Por meio de entrevistas estruturadas, abordou-se os PCDs que trabalhavam na empresa, e de questionários, os colaboradores que conviviam diretamente com eles. Baseando-se na análise, foram identificados os fatores facilitadores e dificultadores do processo de inserção dos PCDs na empresa, e sugeridas melhorias para o desenvolvimento e desempenho dos mesmos. Por fim, concluiu-se que existem muitos pontos positivos e alguns pontos de melhoria no que se refere à inserção de pessoas com deficiência na M&G. Observou-se uma cultura onde a grande maioria dos colaboradores aprendeu a lidar com as diferenças e a respeitá-las.

Percepção dos clientes de Poços de Caldas frente aos serviços prestados pela distribuidora de medicamentos Stock Farma

Laísa Cesar Monteiro , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O mercado atual se caracteriza por uma forte concorrência, em que os clientes estão cada vez mais exigentes. Desse modo, os produtos exigem maior qualidade e os serviços oferecidos, intensa modernização tecnológica. Diante desses desafios, as empresas têm buscado a geração demais valor para seus clientes, de forma a fidelizá-los por meio da construção de um relacionamento de longo prazo. O marketing de relacionamento é considerado como uma técnica inovadora e moderna no mundo dos negócios. A aplicação dos seus conceitos permite que uma empresa se prepare melhor para enfrentar os desafios queo mercado vem impondo. A distribuidora de medicamentos Stockfarma Ltda., há dez anos no mercado, têm se esforçado de modo a satisfazer seus clientes e atender às suas necessidades, bem como fidelizá-los, o que é uma tarefa um tanto complexa a toda empresa. No entanto, tem enfrentando alguns problemas, desde o início da venda até a entrega do produto ao seu destino final. Visando conhecer melhor o marketing de relacionamento adotado pela empresa, e auxiliá-la a contornar tais problemas, elaborou-se este trabalho, aplicando uma pesquisa de satisfação do cliente, durante e após a venda concretizada, identificando as características da qualidade dos serviços prestados, subsidiando, assim, um plano de melhorias, tanto nos produtos oferecidos quanto nos serviços oferecidos ao cliente, colaborando com a permanência e sucesso da empresa no mercado.

Percepção dos colaboradores e proprietários da empresa Teletel Telecomunicações Ltda sobre as características de uma empresa familiar

Walter Moraes de Oliveira Filho , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr.a Maria Izabel Ferezin Sares , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (sares@pucpcaldas.br)
RESUMO:
0

Percepção dos professores sobre a Associação dos Docentes da PUC Minas campus Poços de Caldas.

Fabiana Souza de Oliveira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho de conclusão de curso realizado na Associação dos Docentes da PUC Minas no campus da cidade Poços de Caldas - MG foi um estudo sobre o perfil dos professores filiados e não filiados à Associação. O objetivo do trabalho foi identificar os fatores que levam os professores a se associaram bem como verificar a percepção que eles têm sobre a atuação da ADPUC, identificar os aspectos positivos e negativos da associação, além de levantar informações quanto a ADPUC de modo geral. A população de estudo foram os professores filiados e não filiados da associação no campus Poços de Caldas. Foram utilizados como coleta de dados, questionário com perguntas semiestruturadas aplicados no universo total. A pesquisa indicou que os associados conhecem um pouco a importância da associação na universidade, suas atribuições e funções, mas ainda não participam de forma efetivas das atividades realizadas pela associação, tais como reuniões, assembleias, cafés e festas. Após a pesquisa foi feita uma análise sobre o perfil dos professores filiados e não filiados da ADPUC. Concluído os estudos na área, verificou-se uma necessidade de divulgação mais eficaz sobre a atuação da associação.

Pesquisa do nível de qualidade do serviço prestado por funcionários efetivos e terceirizados, na leitura e emissão de conta da Sabesp

Edmilson Pereira de Mello , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Afonso Piva , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (piva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso é um estudo descritivo sobre a qualidade do serviço de leitura e emissão de contas de água, da empresa SABESP na cidade de São João da Boa Vista, quando realizado por funcionário efetivo e quando realizado por funcionário de empresa terceirizada. O objetivo foi analisar o desempenho dos agentes de leitura baseado na quantidade de não conformidades por agente e a produtividade do agente de leitura de acordo com a quantidade de serviço realizado, e dessa forma verificar como esta prática, “a terceirização”, utilizada pela empresa como instrumento de gestão se configura na leitura e emissão de contas em termos qualitativos. Os dados da pesquisa foram provenientes de relatórios das atividades de rotina e de documentos que não haviam recebido tratamento analítico, investigando as suas relações com a realidade prática. Os resultados mostraram o melhor desempenho dos agentes terceirizados, demonstrando claramente uma constante evolução no aprimoramento dos resultados. Porém, este resultado deve ser considerado com ressalvas, pois a qualidade é intrínseca à melhoria contínua, inclusive manter os resultados. A aplicação desta pesquisa se mostrou como uma grande oportunidade de melhoria, identificando algumas fragilidades, potencialidades individuais e do grupo de agentes, apresentando alternativas para atingir níveis melhores de desempenho.

Planejamento estratégico de vendas fertilizantes YOORIN

Flávio Henrique Granato , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
No atual contexto, globalizado, complexo e competitivo, é essencial que as empresas não apenas conheçam o mercado que em que atuam, mas também estejam atentas às oportunidades e ameaças que surgem, como forma de conquistar uma vantagem competitiva e um diferencial frente à concorrência. Visto isto, a importância de se planejar e elaborar estratégias eficientes são fundamentais para o sucesso e bom desempenho da empresa frente às adversidades, se mantendo assim com forte presença no mercado. O objetivo do trabalho é, justamente, fazer um diagnóstico e buscar premissas para a futura elaboração de um planejamento estratégico de vendas para a empresa Fertilizantes Yoorin. A partir desta finalidade, foram realizadas pesquisas com os principais clientes da empresa, do ano de 2011, e também com toda a equipe de vendas, o que possibilitou uma visão macro e externa do mercado, além dos pontos específicos que podem auxiliar na melhoria do desempenho da empresa.

Planejamento estratégico elaborado para a empresa Lares Móveis e Decorações - LTDA.

Michelle Mayumi da Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na empresa Lares Móveis e Decorações Ltda, uma loja de móveis que atua no comércio varejista na cidade de Poços de Caldas e sul de Minas Gerais. Tem como relevância a aplicação de técnicas, a partir da análise de mercados que influenciam diretamente no crescimento e desenvolvimento da empresa. É necessário identificar as oportunidades, aproveitar as potencialidades, identificar as ameaças, e amenizar suas fraquezas. Diante dessas questões levantadas este trabalho propõe um Planejamento Estratégico para a empresa em estudo.

Planejamento Estratégico na Empresa Poços Beer Distribuidora de Bebidas Ltda

Carlos Eduardo Cabizuca Bernardes , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. João Carlos Bastos Gonzaga , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (joaogonzaga@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O Planejamento Estratégico e o Planejamento de Marketing podem ser aplicados em diversas áreas de atuação. As organizações buscam inserir no contexto de seus negócios uma boa imagem de sua marca na mente dos consumidores, utilizando o Marketing como uma de suas ferramentas e também mostrar uma excelência em suas operações com o Planejamento Estratégico. Desse modo, observa-se a importância do estudo dos conceitos básicos de Planejamento Estratégico e Planejamento de Marketing e de possíveis estratégias para o bom desempenho da empresa. Realizou-se o estudo de caso na empresa Poços Beer Distribuidora de Bebidas LTDA situada na cidade de Poços de Caldas MG com a finalidade de verificar a importância dos Planejamentos Estratégicos e de Marketing no âmbito gerencial e quais os impactos causados no Controle Gerencial, por meio da comparação de vendas entre os anos 2011 e 2012.

Planejamento estratégico para o Centro Estético Splendore

Isabella Cópio do Espírito Santo , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na empresa Centro Estético Splendore, que atua no ramo da estética corporal e facial há quase 6 anos na cidade de Poços de Caldas, MG. Diante de um cenário competitivo, vivenciado pelas empresas, onde as mudanças e avanços são constantes, os gestores das empresas adotam práticas para driblar as incertezas e ameaças inerentes ao cenário organizacional. O planejamento estratégico é uma ferramenta que auxilia no processo de direcionamento das empresas, pois permite uma análise detalhada do ambiente no qual elas estão inseridas, interna e externamente, proporcionando a definição de um padrão de comportamento correspondente com as necessidades e expectativas dos consumidores de determinado setor. O mercado estético cresce a cada dia, devido aos estudos e investimentos realizados constantemente na área e aos padrões criados pela indústria da beleza. Novas empresas e profissionais entram no mercado, aumentando a competitividade do setor. Este fator gera insegurança para o Centro Estético Splendore, que se mantém estável no mercado até o momento, mas está cercado de incertezas relacionadas à permanência da empresa no mercado num futuro próximo. Com o intuito de auxiliar a empresa a permanecer estável no mercado, optou-se por desenvolver para esta um planejamento estratégico. A metodologia utilizada para coletar os dados foi a de pesquisa do tipo descritiva, e a coleta de dados foi feita pro meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Foram aplicados questionários para clientes e “não clientes” da empresa, análise documental, pesquisa informal com a proprietária e com a concorrência e a pesquisa bibliográfica que compôs o referencial teórico deste trabalho. Após a aplicação dos conceitos e análise dos resultados, foi desenvolvido o Planejamento Estratégico para o Centro Estético Splendore, formulando suas diretrizes organizacionais, sua segmentação, analisando as forças competitivas e estratégias genéricas de competição, para servir de base para a elaboração do plano de ações da empresa. O levantamento desses dados contribuiu para o aumento do campo de visão da empresa, que passou a conhecer de forma mais detalhada o ambiente do qual faz parte. Através das ferramentas estratégicas a empresa poderá tomar decisões futuras de maneira mais segura e elaborar planos de ações que proporcionem melhorias. Espera-se que este trabalho possa contribuir para a prosperidade da empresa de modo que esta venha a alcançar suas aspirações.

Planejamento financeiro para pequena empresa do sul de Minas Gerais

Rovilson Fernandes Rossi , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Trata-se de um trabalho de estudos de ferramentas de planejamento e gestão para Micro e Pequenas Empresas, do ramo de indústria e serviços de processamentos de madeiras. Os estudos foram via pesquisa exploratória e conclusiva descritiva, via revisão bibliográfica sobre planejamento e controle, autores como Masakazu Hoji, Antônio Barbosa Lemes Júnior, Cláudio Miessa Rigo, Ana Paula Mussi Szabo Cherobim, Philip Kotler, Osni Moura Ribeiro, além da legislação pertinente das esferas competentes. Estudo de caso através de levantamento in-loco, em uma empresa do ramo de processamento de madeiras na região Sul de Minas. Através de observações, entrevistas e apontamentos feitos pela administração. Buscou-se diagnosticar a empresa, concomitantemente apresentando possíveis alternativas de melhorias na gestão financeira, gestão logística, compras, estocagem, fluxo de produção, controles e custos de produção e administrativos envolvidos, inclusive tributários. Foram levantadas e apresentadas questões legais que o ramo requer como licenciamento, segurança, registros, etc. Pode-se considerar que foi um trabalho exaustivo sobre o tema, que levou a uma proposta de atuação, via plano de gestão estratégico, tático e operacional que poderá levar ao êxito via melhorias e sugestões apresentadas. Assim pode-se concluir que este trabalho além de servir como forma de agregação de conhecimento também poderá servir a todo o corpo acadêmico e porque não para toda a comunidade, visualizando a aplicabilidade de algumas ferramentas básicas da administração de uma micro ou pequena empresa.

Plano de Negócios e Estudo de Viabilidade Econômica para a Construção de um Posto de Combustíveis na Cidade de Poços de Caldas

Leandro Ronchini Muniz , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. João Carlos Bastos Gonzaga , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (joaogonzaga@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Levando em consideração o interesse na construção de um posto de combustíveis na cidade de Poços de Caldas, MG, surgiu a necessidade da elaboração de um planejamento para esse novo empreendimento e a verificação de sua viabilidade econômica. Este trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade econômica de um posto de combustíveis a ser construído na cidade de Poços de Caldas, e a consequente realização de um plano de negócios, preparando o empreendimento para o mercado de combustíveis. Após pesquisas bibliográficas, documentais, descritivas e quantitativas foi elaborado um plano de negócios que estruturou a empresa como um todo e definiu as principais políticas e estratégias a serem seguidas. A viabilidade econômica foi verificada através da projeção de três cenários contrastantes, e posterior análise de indicadores econômico-financeiros para cada um destes cenários. Os resultados apontam que o empreendimento é uma boa opção de investimento em longo prazo, viabilizando o negócio e motivando sua construção.

Processo de certificação no hospital UNIMED Poços de Caldas

Fábia de Fatima Lopes , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Márcio Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Neste trabalho de conclusão de curso apresenta o processo de certificação no Hospital Unimed Poços de Caldas, situado na cidade de Poços de Caldas – MG, atuando no segmento de saúde por 21 anos. Considerando que o serviço de saúde oferecido e a execução efetuada deveriam ser de qualidade aos clientes,o objetivo apresentado na pesquisa é diagnosticar possíveis problemas para aperfeiçoar e almejar a certificação atendendo assim as necessidades dos clientes. Foi realizado o levantamento das informações mediante a entrevista, análise de documentos e pesquisa bibliográfica. Diversos autores foram consultados para a realização da pesquisa bibliográfica, sendo abordado temos no segmento de saúde, sistema de gestão e certificações existentes, para amparar todas as alegações ponderadas no decorrer do trabalho.Para garantir uma maior credibilidade e garantir a confiabilidade deste trabalho foram realizadas análises de documentos que comprovam a veracidade das informações. A descrição dos requisitos da certificação foi embasamento no Manual de Acreditação Brasileiro e os requisitos que o Hospital Unimed Poços de Caldas já possuía foi feito uma entrevista como setor de qualidade. Por meio de um comparativo entre as certificações ISO 9001:2008 e da ONA – Organização Nacional de Acreditação foi verificada qual a certificação que se enquadra no perfil da instituição. Logo após foi realizado um comparativo entre os requisitos da ONA – Organização Nacional de Acreditação e os que o Hospital Unimed Poços de Caldas possui, assim analisando quais os problemas existentes que falta ser resolvidos para que a certificação seja implantada. Para que tal objetivo seja atingido alguns processos estão sendo revistos. A possibilidade de se conseguir a certificação é grande, porém estes processos tem que ser revistos e implantados para que seja iniciado a adesão do processo de avaliação. Com a certificação os serviços de atendimento ao cliente serão de qualidade assim atendendo as necessidades e sendo uma instituição de referencia neste seguimento.

Processo de desenvolvimento e lançamento de novos produtos em uma indústria do segmento de panificação industrial

Rafaella de Souza Sanches , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este estudo aborda a estruturação e gerenciamento do processo de desenvolvimento e lançamento de novos produtos de uma indústria de médio porte do segmento de panificação industrial. O objetivo do trabalho consiste em identificar como se dá o processo de desenvolvimento e lançamento de novos produtos, assim como as principais dificuldades enfrentadas pela empresa. Para entender o tema de forma mais aprofundada, gerando reflexões sobre o que ele representa no contexto empresarial, foi realizado um estudo descritivo, com abordagem qualitativa e uso do método de estudo de caso. Os resultados desejados foram obtidos através de entrevistas com dois dos principais acionistas da empresa e sete integrantes da força de vendas. A pesquisa indicou que existe uma demora considerável no processo de desenvolvimento de novos produtos, que pode ser atribuída à falta de preparo das equipes tanto internas quanto externas; identificou-se também que existe pouco investimento em estratégias de comunicação e promoção do novo produto.

Processo Decisório em Investimentos Financeiros na Bolsa de Valores: Um estudo comparativo entre as análises técnicas e as fundamentalistas dos comportamentos e critérios de decisão

Olívia Leite Garcia , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. Henrique Maia Veloso , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
0

Proposta de elaboração de ferramenta para apoio à tomada de decisão na Martin - Correto de Imóveis

Tamara Endresz , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A informatização permitiu o desenvolvimento de ferramentas computacionais para auxiliar grandes e pequenas empresas nas tomadas de decisões, devido ao grande número de dados que ela pode armazenar e por proporcionar agilidade e qualidade no processo decisório pelo excesso de informações. Este Trabalho de Conclusão de Curso desenvolveu para a prestadora de serviço Martin – Corretor de Imóveis, uma proposta de elaboração de uma ferramenta para melhor tomada de decisão nas avaliações de imóveis, identificada pela necessidade de inovar e assim poder atender o mercado imobiliário, através do Sistema de Apoio à Decisão (SAD). Com o estudo desenvolvido sobre este sistema, foi possível apresentar seu funcionamento, suas características e seus componentes. Por se tratar de inúmeras informações e dados, essenciais para determinar o valor de imóvel com mais precisão, custo baixo e menor tempo de resposta, os resultados obtidos indicam a possibilidade da criação de uma ferramenta como suporte para avaliações, através de planilhas eletrônicas.

Proposta para Implantação de sistema de Qualificação de Fornecedores da Mineração Curimbaba Ltda.

Natália Kiyono Shimomoto , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Afonso Piva , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (piva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
No complexo, diversificado e competitivo mercado, obter vantagem competitiva é fundamental para empresas que querem se destacar, aliadas ainda, a boas práticas de gestão. Como forma de gestão diferenciada, a busca por estratégias e parcerias é essencial para a melhora de relacionamentos, produtividade e desempenho, principalmente alianças com fornecedores. O principal objetivo é criar um relacionamento que proporcione a garantia de produto que satisfaça às necessidades internas da organização, melhore a comunicação, estreite relações com parceiros e ofereça melhores produtos e serviços aos clientes. Este trabalho, baseando-se na questão de como os fornecedores podem agregar mais valor à organização, propõe um modelo de avaliação de fornecedores, que foi aplicado com os fornecedores de maior importância para a empresa, fundamentado em uma pesquisa descritiva e bibliográfica, utilizando-se de indicadores de desempenho que permitiram averiguar as principais características que um fornecedor deve ter para garantir a vantagem competitiva da empresa.

Segmentação de mercado da SuperInfo Informática LTDA.

Lucimara de Oliveira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e José Mílton Garcia , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (jmgarcia@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho expõe os resultados da segmentação de mercado da carteira de clientes da empresa Superinfo Informática Ltda. que atua no setor de prestação de serviços no ramo de Tecnologia da Informação desde 2003 e está localizada na cidade de São João da Boa Vista – SP. O setor de serviços está em crescente ascensão bem como muito competitivo então se faz necessário que a organização crie um diferencial para se destacar dos demais, porém para tanto, buscar conhecer seus clientes e mercado onde atua, além das necessidades expressas por eles é de fundamental importância e uma das ferramenta que possibilita essa ação é a segmentação de mercado. Foi essa segmentação que possibilitou identificar o nicho em potencial que a empresa dever focar e traçar estratégias e planos direcionados a ele. O objetivo deste estudo foi levantar informações relativas aos clientes para que se pudesse em um primeiro momento classificá-los e após segmentá-los em nichos através de suas características similares criando-se então grupos mais homogêneos. Através da segmentação a Superinfo poderá promover um melhor modo de direcionar seus esforços e recursos para o nicho de maior relevância, porém sem deixar de dar a devida atenção aos outros nichos já existentes em sua organização. O levantamento de todas informações pertinentes a esse trabalho se deu primeiramente por meio de análise dos documentos da empresa e após por meio de pesquisa telefônica realizada com clientes ativos da Superinfo Informática e também durante todo o percurso estava presente a pesquisa bibliográfica a qual foi realizada consultando o tema segmentação de mercado voltado mais para a área de serviços, além de outros assuntos relacionados necessários para sua complementação e melhor compreensão. Os resultados obtidos através da pesquisa foram imprescindíveis para se descobrir quais variáveis são mais impactantes com relação aos clientes e a empresa além de identificar qual o segmento/nicho em potencial com relação aos serviços/produtos oferecidos pela organização, bem como aspectos que podem ser aprimorados. Finalizando foram sugeridas propostas de melhorias em alguns pontos com relação a preço, marketing e mão de obra.

Um Estudo da Utilização do Diesel S50 pelas transportadoras da Cidade de Poços de Cladas/MG.

Edson Barboza Júnior , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo sobre a implantação da nova norma EURO5 e do diesel S50 na frota de 12 empresas de transportes de Poços de Caldas. O objetivo principal da pesquisa realizada foi comparar o uso do novo diesel S50 em relação ao diesel S500 utilizado atualmente, analisando os impactos ambientais e econômicos, as deficiências da implantação da nova norma, identificando as possíveis fragilidades e potencialidades que foram apresentadas de acordo com a pesquisa. O levantamento dos dados e informações foi construído por meio de uma pesquisa qualitativa e quantitativa por meio de um roteiro de entrevista aplicada aos proprietários das empresas e os representantes do setor, como uma forma de embasamento teórico para a aplicação dos conceitos e processos envolvidos na área. Na descrição dos processos de trabalho da empresa, foi analisada a composição da frota, consumo de combustível, média de consumo por veículo, idade média dos veículos bem como informações sobre o novo diesel S50. Por meio da análise da pesquisa realizada percebeu-se que os empresários estão muito cautelosos sobre a mudança da norma EURO3 para a EURO5 e preocupados com a distribuição do diesel S50. A fim de mostrar as vantagens e desvantagens em adquirir caminhões EURO5, foram elaboradas algumas tabelas e gráficos comparando o atual momento em relação à novidade, e ainda houve a oportunidade do autor expor a sua experiência no setor de transporte de carga.

Um estudo das ferramentas de análise de crédito no mercado real buscando a adimplência

Rodrigo Rosa Batista , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O crescimento do mercado brasileiro e oconseqüente fortalecimento da economia do país trazem reflexos do poder aquisitivo do cidadão. Assim são oferecidas pelo mercado várias formas de disponibilizar crédito. Analisar as formas e critérios de como esse crédito é adquirido e/ou fornecidobem como as garantias necessárias para sua obtenção, são hoje fatores de grande ajuda para os profissionais que atuam no mercado, bem como àqueles que possuem interesse noassunto. O conhecimento das ferramentas usadas para as análises patrimoniais e os demonstrativos de resultados são formas que o mercado aplica para a obtenção desse crédito, O mercado disponibiliza para o auxilio do analista de crédito empresas como a SERASAe a FEBRABAN, e critérios como os C’s do crédito entre outros. Assim as etapas e formas para a obtenção e aquisição do crédito serão apresentadas na busca da adimplência. Às análises contidas neste trabalho foram elaboradas com o intuito de entender o sistema de crédito e as suas formas de avaliação. A pesquisa realizada para a elaboração deste trabalho foi do tipo descritiva, e quantitativa, e que se procurou analisar em livros e revistas e sítios especializados os assuntos aqui discutidos. Para atingir o objetivo geral deste trabalho, foi realizada uma revisão da literatura disponível, concluindo quais são as melhores ferramentas utilizadas no mercado atual para uma boa análise de crédito culminando a adimplência, concluindo quais são as ferramentas mais utilizadas no mercado atualmente.

Um estudo sobre a importância do setor de Alimentos e Bebidas para o turismo de Poços de Caldas - MG.

Andréa Araújo de Almeida , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Luciane Ghiraldello , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (luciane@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Nesse trabalho de conclusão de curso realizou-se um estudo sobre setor de Alimentos e Bebidas e sua importância para a atividade turística do município de Poços de Caldas – MG. Seu objetivo foi analisar o real impacto deste setor para os estabelecimentos de Alimentos e Bebidas (A&B) e para o desenvolvimento econômico da cidade, como está organizado, as oportunidades oferecidas e os pontos que interferem no seu desenvolvimento, bem como as ações que precisam ser implantadas ou ajustadas para o seu melhor funcionamento. O exposto trabalho demonstrou as peculiaridades do segmento de A&B na cidade de Poços de Caldas enquanto produto turístico e suas características em relação à alimentação/gastronomia com a atividade do turismo. Na pesquisa averiguou-se a relevância do setor para atratividade turística da cidade e quais os mecanismos usados pelos estabelecimentos de A&B para atrair o seu público alvo, quais as estratégias aplicadas na divulgação dos seus empreendimentos e o que fazem para diferenciar seus produtos e serviços a fim de fidelizar os seus clientes. O levantamento das informações foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e de campo com aplicação de questionários com perguntas semi-estruturadas aos proprietários dos estabelecimentos selecionados. Ficou evidente nos resultados que o motivo que faz o turista voltar à cidade e procurarem estes estabelecimentos ou indicá-los a outras pessoas é o bom atendimento, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos e também pela ambiência do local. As ações a serem feitas para que a cidade continue atraindo mais turistas ficou no âmbito da oferta disponível, pois não basta que a cidade disponha apenas dos seus recursos naturais, é preciso que haja uma estrutura bem organizada tanto nos meios de hospedagem, saneamentos básicos, serviços essenciais como também nos equipamentos de A&B para garantir a colocação da cidade no cenário nacional e consequentemente trazer mais recursos e retornos econômicos para o município.

Um estudo sobre a percepção dos colaboradores das empresas LUNNI Serviços Industriais e LUNNI Equipamentos Industriais sobre a qualidade de vida no trabalho

Renata Cristina Pereira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho aborda a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que pode abranger tanto programas básicos, dos quais a legislação obriga as empresas a ter, como programas mais específicos e elaborados. Tem por objetivo identificar a percepção dos colaboradores das empresas LUNNI Serviços e LUNNI Equipamentos sobre a qualidade de vida no trabalho, pois existe por parte da empresa uma preocupação de reter talentos devido à escassez de mão de obra. Tomou-se por base a teoria de Richard Wanton, que aborda diferentes fatores para classificar qualidade de vida, dos básicos aos específicos. Para o desenvolvimento deste foi utilizado de pesquisa bibliográfica para conhecimento do assunto e levantamento de informações, pesquisa de campo – qualitativa utilizando-se de questionários, que foram respondidos por 83,7% dos colaboradores das empresas em estudo. A partir desta pesquisa pode-se conferir que de certa maneira e empresa possui alguns programas de QVT e estes são reconhecidos pelos colaboradores, mostrando também que os colaboradores entendem o básico do que é qualidade de vida no trabalho, de forma que com a pesquisa atingiu-se o objetivo do trabalho.

Utilização de AHP para avaliação de oportunidades de novos negócios em Águas da Prata - SP

Pedro José Moreira de Lima , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Atualmente vive-se em um mundo que informações e conhecimentos são gerados rapidamente e necessitam de tomadas de decisões e respostas quase que simultaneamente de modo objetivo e profícuo, visto também a dificuldade existente para a escolha quando se tem varias opções, para isto foram desenvolvidas ferramentas que auxiliam empreendedores neste processo decisório. Neste intuito, este Trabalho de Conclusão de Curso tem como propósito identificar no município de Águas da Prata – SP possíveis oportunidades de negócios e serviços utilizando o método AHP para auxiliar no processo decisório. Com o estudo desenvolvido foi possível apresentar seu funcionamento, suas características e sua aplicação. Por se tratar de um método que segue uma estrutura hierárquica hábil no qual primeiramente tem que definir o objetivo geral a ser alcançado e para satisfação e sucesso do método deve se desenvolver critérios e alternativas, sendo estas diversas opções de escolhas para futuros empreendimentos no município, os resultados obtidos foram relevantes e surpreendentes visto a alternativa escolhida.