Trabalhos de conclusão de curso defendidos durante o 2o semestre de 2013

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A avaliação da qualidade dos serviços prestados pela AGROCREDI da cidade de Poços de Caldas: um estudo sobre a percepção dos cooperados

Tamara Magalhães Cava , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. João Carlos Bastos Gonzaga , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (joaogonzaga@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho buscou avaliar a qualidade percebida na prestação de serviços financeiros da cooperativa de crédito, Sicoob Agrocredi da cidade de Poços de Caldas, do estado de Minas Gerais, a avaliação foi realizada através de pesquisas com os associados que utilizam os serviços oferecidos pela cooperativa de crédito, a fim de identificar o perfil dos associados e os serviços mais utilizados por eles, também definir os motivos que levaram a se tornarem associados.Quanto à metodologia trata-se pesquisa bibliográfica, quantitativa com uma amostragem probabilística aleatória simples de 94 associados, com 8 associados a mais do que o sugerido pelo cálculo. Para avaliar a qualidade dos serviços percebidos pelos associados foi utilizada a Escala SERVQUAL. Primeiramente, realizou uma pesquisa qualitativa, a fim de entender um pouco mais sobre as cooperativas e seus serviços prestados e tudo que envolve uma cooperativa de crédito, e obter informações para adequação da Escala SERVQUAL. Em seguida, realizou uma pesquisa quantitativa com aplicação dos questionários e da Escala SERVQUAL. Na análise dos dados, pode concluir que a escala foi capaz de avaliar a qualidade percebida pelos associados que responderam o questionário. Os resultados obtidos concluiu que a qualidade geral percebida pelos cooperados é satisfatória, o que mostra que a cooperativa cumpre seu papel, mas que devemos lembrar que melhorias são sempre bem vindas, a fim de atender as expectativas e necessidades dos clientes.

A efetividade dos derivativos com auxílio no hedge

Estela Cristina Marrafon , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A crise imobiliária dos EUA de 2008 foi um marco, um momento que mostrou que as empresas estavam expostas a riscos e incertezas e sofreram perdas, principalmente aquelas que movimentassem operações transnacionais. Ela chamou atenção para a importância de gerenciar esses riscos, e para isso serão apresentadas pesquisas sobre ferramentas que auxiliem na proteção das empresas. É uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem quantitativa, objetivando descrever posições de riscos nas operações ativas e passivas, envolvidas em transações financeiras, e também estudo de fatos reais de operações específicas, as quais foram protegidas, com o auxílio do hedge. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo, buscando elaborar análises das oscilações de cotações do dólar e café entre o período de 2008-2013 e dois estudos de fatos reais de uma empresa exportadora, local de trabalho, pesquisa de campo e participante, onde foram levantados resultados reais e analisados a importância do uso de ferramentas com derivativos, Contratos Futuros e de Swap, com um ator – o arbitrador - do mercado, para que dessa forma possa expor o quanto à proteção – hedge – é necessária para a saúde financeira de uma empresa exportadora.

A Norma AS 8000 na Alcoa Alumínio Poços de Caldas/MG

Cristian Antônio Franco , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A SA 8000 é uma norma internacional de responsabilidade social que ajuda a administrar, auditar e certificar as relações de trabalho dentro das organizações estabelecendo critérios para que sejam oferecidas condições dignas de trabalho no ambiente organizacional, tendo como foco principal o trabalhador, o que a diferencia de outras normas de conduta, que visam mais questões operacionais, eficiência, meio ambiente, segurança, entre outros.A Norma é composta por nove requisitos básicos que são: Trabalho Infantil, Trabalho Forçado, Saúde e Segurança, Liberdade de Associação e Direito à Negociação Coletiva, Discriminação, Práticas Disciplinares, Horário de Trabalho, Remuneração e Sistemas de Gestão. O objetivo do trabalho é demonstrar a importância da Norma, sua aplicação no Sistema de Gestão de Responsabilidade Social e seus benefícios na Alcoa Alumínio Poços de Caldas.Diante de um cenário em que clientes, funcionários, fornecedores, acionistas e acomunidade em geral, atualmente, têm crescente acesso à educação e à informação, observam-se expectativas para que as empresas adotem uma postura socialmente responsável. Responsabilidade social corporativa engloba uma série de políticas, dentre elas, condições humanas dignas para seus colaboradores.

A percepção de clientes no Pet Shop Dog Minas acerca da qualidade do atendimento prestado

Helder Chagas Matavelli , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A qualidade, durante muito tempo,foi direcionada somente a aspectos relacionados a produtos e com o aumento da concorrência em um cenário onde os produtos físicos estão se tornando cada vez mais semelhantes em virtude do avanço tecnológico e ao advento da globalização, os serviços têm aparecido como alternativa na agregação de valor do produto final e a importância das empresas a cada dia dedicarem maior atenção à qualidade com que seus serviços são prestados.Neste processo, o elemento principal passa a ser o consumidor, uma vez que sua percepção é que qualificará o serviço que esta sendo oferecido.Asatisfação podeserconsiderada como o suprimento dasexpectativasdo cliente.As expectativasdosconsumidores são influenciadaspela experiência anteriorde compra, recomendaçõesdeamigos, informaçõesepromessasdasempresase concorrentes. Este estudo descreveaimportânciado atendimento ao cliente comoferramentachavepara sobrevivênciadeumaempresa abordando apercepção do cliente com relação ao atendimento prestado emumaloja, umestudo de casonalojaDog MinasPetShop.Para analisar esses dados foi realizada uma pesquisa bibliográfica e como instrumento para abordagem de campo um questionário aplicado aos clientes em questão. Oresultado mostra que o grau de satisfação dos clientes está diretamente relacionado aomix de produtos, em encontrar o produto solicitado, no tempo de resposta às solicitações, na acessibilidade a outros produtos expostos na loja, no atendimento recebido, na competência técnica dos atendentes, na finalização da compra, nas formas de pagamento e também no cumprimento das datas de entrega, podendocontribuir para fidelização e aquisição de novos clientes.

A percepção dos funcionários da Pamafer filial frente às mudanças no modelo de remuneração

Fábio Lima Brochado , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Alessandra Valim Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (valim@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Tendo em foco a importância do capital humano para uma organização, o presente trabalho buscou identificar a percepção dos funcionários da Pamafer Filial frente às mudanças no modelo de remuneração. A intenção desse estudo é que descobrir a percepção dos funcionários referente a esse novo modelo de remuneração proposto pela empresa para que ela, a partir da análise das respostas, possa então melhorá-lo ou melhor adequá-lo às necessidades da mesma e às dos empregados, atingindo os resultados almejados. Para a realização desse trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas para que se pudesse ter conhecimento sobre os conceitos a respeito do tema e uma pesquisa mista que teve como instrumento de pesquisa um questionário criado pelo autor, composto por 30 perguntas quantitativas e qualitativas sobre a percepção dos empregados quanto ao novo modelo de remuneração e as suas consequências. O questionário foi aplicado em 10 funcionários do setor produtivo. A análise foi feita e os resultados foram expostos em gráficos e textos, demonstrando que a percepção dos funcionários a cerca do novo modelo de remuneração é muito boa. Mas embora esse resultado seja favorável, faz-se necessário que algumas medidas sejam tomadas para que se possa tornar ainda melhor.

A percepção dos funcionários de uma empresa de suplementos nutricionais em relação ao uso do facebook no ambiente corporativo

André Luís Corrêa , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Alessandra Valim Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (valim@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho discute a utilização das redes sociais no ambiente corporativo. Muito se tem discutido atualmente das vantagens e desvantagens do uso das redes sociais durante o expediente de trabalho. Para que os objetivos do trabalho fossem alcançados, procurou-se ouvir todos os colaboradores da área administrativa de uma empresa de suplementos nutricionais localizada na cidade de Poços de Caldas, sul do Estado de Minas Gerais que seriam potenciais usuários das redes sociais com o intuito de verificar se esta utilização se tornaria uma vantagem ou uma desvantagem para o desempenho das funções diárias de cada colaborador bem como os impactos refletidos para a organização. Seriam eles uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes ou seriam uma desvantagem pois causariam a perda de foco dos colaboradores? A revisão da literatura foi apresentada e , ao final do trabalho, o autor apresenta os resultados obtidos, formaliza suas conclusões e apresenta uma sugestão de melhoria para a empresa.

A satisfação do cliente em relação ao atendimento: um estudo realizado no depósito de materiais para construção Do Gato

Letícia Batista Neves , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
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Agência de viagens: elaborando um plano de ação para a agência de turismo Top Tours

Laura Benedini Jorge Ayres de Paiva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Luciane Ghiraldello , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (luciane@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O mercado de agências de viagens vem sofrendo diversas modificações ao longo do tempo. Considerando essas modificações e as dificuldades de se adaptar ás instabilidades do mercado, o presente estudo foi elaborado com o objetivo de desenvolver um plano de ação para a agência .... Foi realizado um estudo bibliográfico do tema e um estudo de caso estruturado na coleta de dados, com aplicação de questionários e entrevista semi-dirigida. A pesquisa recolheu informações acerca da empresa estudada e como é realizada a gestão da mesma. Os resultados mostram que a gestão de agências de viagens abrange mais do que somente gestão e planejamento. Por lidar com desejos e questões ligadas ao comportamento humano, a administração de uma agência de viagens deve sempre se atentar ás novidades do mercado e também ás novas tecnologias para que o serviço oferecido aos clientes sejam sempre de qualidade.

Análise comparativa das metodologias de desenvolvimento de planos de negócios

Rafaella Barbosa Lanza , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Esse artigo tem por objetivo apresentar uma análise comparativa dos modelos de planos de negócios, a fim de construir uma nova metodologia, alinhada à filosofia Seis Sigma e as qualidades dos três modelos de plano de negócios mais conhecidos: Tradicional, Model Business Canvas e Effectuation. Para isso, o texto foi organizado com temas referente ao estudo sobre o empreendedorismo, entendendo o que é e qual seu papel e importância para a sociedade. Em seguida, foi feito análisesda gestão de projetos, dos principais modelos de gestão e dos principais modelos de planos de negócios existentes. Após odiagnóstico das comparações, tem como resultado, a nova estrutura almejada. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisa bibliográfica epesquisas qualitativas, tendo como procedimentos de coleta de dados a literatura. O resultado da pesquisa pretendeu descrever uma nova estrutura e uma nova junção de temas, no qual auxiliará os empreendedores com uma estrutura eficiente, menos densa e detalhada e possivelmente poderá criar novas vertentes de estudo entorno das alianças realizadas.

Análise da comunicação interna e administrativa no Banco Beta sob a ótica de seu funcionários lotados nas agências de atendimento bancário.

Francismara Laís Couto Bertelli , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
No mercado atual em que o capital humano e a qualidade da informação são cada vez mais valorizados, o tema da comunicação interna e administrativa mostra-se como uns dos elementos estratégicos que são determinantes para o sucesso de uma organização frente à competitividade mercadológica. Essa pesquisa aborda tal tema, porém sob a ótica dos funcionários de uma instituição financeira buscando responder como tais funcionários percebem a comunicação interna e administrativa neste banco múltiplo no qual trabalham. Conhecer a percepção justamente daqueles para os quais a comunicação é direcionada é requisito para a implementação de melhorias contínuas no processo comunicacional. A escolha pelo tema justifica-se por ser este de grande importância para as empresas e para a sociedade, sendo que novas discussões sobre tal assunto trazem contribuições para a ciência da administração e também conhecimentos para a autora. O trabalho tem como objetivo, portanto, analisar a comunicação interna e administrativa em um banco múltiplo sob a ótica de seus colaboradores lotados nas agências de atendimento bancário. Após a caracterização do setor bancário, há a apresentação do referencial teórico que dá embasamento a esta pesquisa, abordando os conceitos e estudos sobre comunicação; comunicação organizacional, interna e administrativa; fatores positivos e problemas na comunicação interna; fluxos e canais de comunicação e, rede formal e informal de comunicação. Quanto à metodologia, a pesquisa é classificada como descritiva, bibliográfica e documental, com amostragem não probabilística e coleta de dados quali-quantitativos por meio da aplicação de questionários on-line. Após conhecer os meios/canais de comunicação utilizados no Banco Beta e analisar os dados e informações obtidos com a aplicação dos questionários, conclui-se que os funcionários estão satisfeitos em geral com a comunicação interna e administrativa, porém apresentam pontos que merecem atenção e sugestões de melhorias.

Análise da satisfação dos clientes internos: um estudo na Alcoa Alumínio S.A. em Poços de Caldas

Tariza Bertozzi Risso de Carvalho , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fernando Santos Eduardo , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (fernando@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho de conclusão de curso abordará de forma sucinta, porém objetiva uma breve análise da satisfação dos clientes internos da Alcoa Alumínio S.A de Poços de Caldas em relação aos serviços prestados ao exterior pelo Centro de Excelência Financeira Global. Será demonstrado que a construção de relacionamentos duradouros com os clientes tem sido buscada por diversas empresas, no entanto a empresa em questão busca no seu marketing formas diferenciadas de se sobressair frente ao mercado competitivo do mesmo segmento, isso justifica-se pelo fato de que o cenário mercadológico atual é caracterizado por uma forte concorrência, onde os clientes tornaram-se mais exigentes. Outro ponto importante a ser abordado de maneira explicativa é que perceber o grau de satisfação dos clientes com a qualidade dos serviços é um fator crítico de sucesso para qualquer organização, visto que, através dessa percepção, o serviço poderá ser cada vez mais adaptado às necessidades dos clientes e, consequentemente, corresponder às suas expectativas. Nesse processo, os clientes internos foram observados apenas de uma perspectiva externa, mas um novo tipo revelou-se, também, indissociável do sucesso da cadeia de valor, o cliente interno. Essa nova condição levou os prestadores de serviços a procurar conhecer os clientes internos, em termos de satisfação.

Análise de concorrência no segmento de malharias em Poços de Caldas – MG, tendo como referência a Malharia Italiana

Aline Viti Bernardes , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Com um mercado cada vez mais competitivo, torna-se essencial não somente conhecer seus concorrentes diretos, mas também estar em sintonia com o mercado a fim de alcançar seus objetivos e metas, que são importantes para o sucesso da empresa. A análise da concorrência é uma ferramenta fundamental para identificar seus principais concorrentes e como estão se comportando diante das mudanças, inovações, problemas e ameaças que surgem no dia a dia. Com este trabalho propôs-se analisar a concorrência no setor de malharias de médio porte que fabricam e comercializam suas mercadorias na cidade de Poços de Caldas – MG com ênfase no negócio da família da autora, a Malharia Italiana. Fez-se uso de ferramentas conceituadas de Gestão de Marketing como Análise SWOT, 5 forças de Porter e Grade Comparativa no intuito de conseguir encontrar pontos a serem melhorados pela Malharia Italiana. Além da aplicação de um questionário em campo buscando identificar as características positivas e negativas das principais malharias da cidade e, dessa forma, compará-las com a empresa em estudo a Malharia Italiana. E, desta forma alcançar o objetivo principal do presente trabalho, saber qual é o posicionamento da empresa em questão perante seus concorrentes. Para isso, foram analisados através de dados levantados a partir da aplicação de um questionário (Apêndice A) pontos que favorecem a escolha de uma das malharias pelos clientes, entre eles forma de pagamento, atendimento, localização, entre outros. Através dos dados coletados foi possível ter uma visão macro dos pontos que deverão ser modificados para alcançar os objetivos traçados pela Malharia Italiana.

Análise do modelo de negócios empresa Chy Garfo e Hashi

Lucas Duarte Decat , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente artigo tem como norte a análise do Modelo de Negócio e a identificação de oportunidades de melhoria para a empresa Chy Garfo e Hashi, um estabelecimento dedicado à culinária chinesa, japonesa, tailandesa e vietnamita, instalada em Poços de Caldas – MG. Será utilizado o Business Model Generation (BMG) de Osterwalder e Pigneur (2010), através do desenvolvimento do Canvas, a representação gráfica desta ferramenta. Complementar à execução do Canvas como ferramenta de análise de modelo de negócio, aplicado ao Chy Garfo e Hashi, será desenvolvido o conceito da Estratégia do Oceano Azul, criado por Kim e Mauborgne (2005) através do uso da ferramenta analítica denominada Modelo das Quatro Ações e outra denominada Curva de Valor, dos mesmos autores. Para tanto, além da revisão bibliográfica sobre Modelos de Negócios, Inovação de Valor, BMG e um breve referencial sobre o tema Food Service (alimentação fora do lar), o foco permanece na aplicação do modelo Canvas, buscando identificar como a empresa analisada cria, entrega e captura valor ao cliente, entendendo a percepção e o olhar do cliente sobre a marca, produtos e serviços. A partir do entendimento das ferramentas, sobretudo da aplicabilidade destas ao negócio, parte do trabalho se dedica a trazer os resultados deste processo, descrevendo como aconteceu a aplicação destas e apontando os resultados imediatos alcançados.

Análise do processo de expedição de produtos acabados na empresa Danone Unidade de Poços de Caldas - MG

Richard Albert Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente estudo teve como objetivo analisar o processo de expedição de produtos acabados da empresa Danone Ltda., a fim de identificar as variáveis que interferiam na qualidade do atendimento ao cliente. A empresa analisada possuía um grande número de registro de devoluções e solicitações de reentregas de pedidos devido a erros operacionais que por sua vez impactavam na relação com seus clientes e nos custos operacionais de movimentação e armazenagem dos produtos devolvidos, bem como nos custos de transportes para a realização de reentregas e retorno da mercadoria para o varejo, quando não haviam perdas devido ao vencimento do produto perecível. Através da aplicação das 7 (sete) etapas do Método de Análise e Melhoria de Processo (MAMP) foram obtidos diversos dados e informações importantes para o aperfeiçoamento do processo, os quais após analisados expuseram as causas da má eficiência da operação do Centro de Distribuições (CDS). Por fim, o estudo mostra as ações realizadas que permitiram a empresa aperfeiçoar seus indicadores de eficiência sugerindo a melhoria do atendimento aos clientes.

Análise dos fatores que afetam o clima organizacional da Caldense Embalagens Ltda na percepção dos colaboradores do setor produtivo

Priscilla da Costa Reche , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Adinan Carlos Nogueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (adinan@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo identificar os fatores que afetam o clima organizacional da empresa Caldense Embalagens Ltda. na percepção dos colaboradores do setor produtivo. Para melhor exposição quanto ao tema foi utilizada pesquisa bibliográfica focada no clima organizacional, entretanto, abrangendo também temas como motivação, liderança, e como todos estes afetam o clima. A necessidade da realização do estudo vem do fato que de a empresa ter interesse em melhorar as condições de trabalho, sua imagem junto ao publico do setor produtivo, e para isso se faz necessário tomar o conhecimento de como estes colaboradores percebem o ambiente organizacional. O objetivo geral do trabalho foi alcançado pela elaboração e aplicação de um questionário no setor produtivo, esse questionário contém 27 questões visando expor a opinião do colaborador quanto a Caldense Embalagens Ltda.Com a interpretação e tabulação dos dados foi diagnosticadoum clima desfavorável devido aos níveis de insatisfação apresentados nos tópicos:remuneração e benefícios, treinamentos e comunicação. Houve dois tópicos em que apresentaram opiniões divididas entre os colaboradores que são: relações interpessoais e ambiente de trabalho e outros dois tópicos que apesar de apresentarem maiores níveis de satisfação entre os colaboradores também tiveram algumas observações que podem ser melhoradas, estes tópicos são: liderança e imagem da empresa. Sugere-se que a empresa providencieuma revisão da política salarial e dos benefícios oferecidos aos seus colaboradores, melhore a qualidade dos treinamentos que ela oferece, e quanto os pontos frágeis da comunicação, passe a expor de forma simples, porém, objetiva a situação do mercado que ela está inserida, assim como o que se passa no ambiente interno em outros setores, e também, uma divulgação melhor sobre os planos de melhorias e investimentos da empresa no ambiente de trabalho, e maquinário.

As principais influências na criação e aceitação das tendências de moda no Brasil sob a perspectiva das blogueiras

Marcela Baraldi Marinoni dos Santos , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Esta pesquisa tem como tema central a identificação das principais influências na criação e aceitação das tendências de moda no Brasil. Considerando que atualmente as blogueiras são uma das principais fontes de informação sobre as novidades da moda, busca-se a resposta para o seguinte questionamento: quais são os fatores geradores de tendências de moda no Brasil na perspectiva das blogueiras? O trabalho tem como objetivo identificar os fatores que geram as tendências de moda no Brasil de acordo com a visão das blogueiras, se a moda internacional possui influência na criação dessas tendências, os canais de divulgação mais utilizados e qual a importância das blogueiras de moda para o processo de criação e divulgação dessas tendências. A execução deste se justifica pela importância de demonstrar a relação existente entre a Administração e o setor de moda pela utilização das estratégias de marketing, pelo conhecimento de como o marketing pode colaborar para o sucesso do seu trabalho e pelo conhecimento adquirido sobre o assunto. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa. Com coleta de dados em livros e sites e em entrevista com blogueiras de moda. Ao final do trabalho concluiu-se que a principal influência para a criação das novas tendências de moda no Brasil é a moda internacional, os principais meios de divulgação são a televisão, sites, blogs e revistas de moda e que as blogueiras são importantes para a divulgação, por transmitirem as tendências de uma forma mais fácil dos leitores entenderem como se adaptam ao dia-a-dia.

Atendimento e satisfação: como os clientes da Ki Passinho percebem esta relação

Gilese Lavras , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Alessandra Valim Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (valim@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente estudo teve como objetivo analisar qual a relação entre o atendimento prestado e o nível de satisfação dos clientes da loja Ki Passinho. Este estudo apresenta uma pesquisa bibliográfica, que embasa teoricamente o trabalho em especial sobre comportamento do consumidor, o processo de comprar do consumidor, percepção, satisfação de clientes e atendimento ao cliente. Foram utilizados na coleta de dados, instrumentos de pesquisa respondidos pelos clientes para obter informações sobre a relação entre o atendimento prestado e o nível de satisfação dos mesmos, também foi aplicado um roteiro de entrevista com os proprietários da loja para identificar a importância do atendimento e como são passadas as orientações de como devem ser realizado o atendimento aos clientes. Analisando estes dados tem-se que o nível de clientes totalmente satisfeitos com a loja é relativamente alto, mesmo assim existem pontos que podem ser melhorados para a conquista de uma satisfação efetiva.

BNDES: planejamento financeiro e as soluções que o BNDES oferece às empresas

Suellen de Alvarenga Carvalho , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
As constantes mudanças e adequações das empresas passam por novos investimentos em ativos fixos e de giro que por sua vez demandam financiamentos. Um dos parceiros nestes investimentos é o BNDES. O objetivo da presente monografia é fazer uma revisão teórica para descrever a gestão financeira nas empresas e avaliar a função e importância do BNDES com suas linhas de financiamentos. A metodologia utilizada é uma pesquisa aplicada, descritiva e principalmente bibliográfica. Foram pesquisados temas sobre a função financeira nas empresas, em especial quanto à gestão financeira de longo prazo - usos e fontes. Pesquisou-se sobre a participação do BNDES no financiamento das empresas e conseqüentemente desenvolvimento do país. Há anos, desde 1952, ele vem atendendo com seriedade as demandas de seus clientes, alavancando a economia e as políticas de governo. Através dessa pesquisa, foi possível verificar o quanto o BNDES contribui para os investimentos e o desenvolvimento da economia no Brasil, através do fomento de recursos às empresas.

Centralização de compras: um estudo na unidade da empresa Alcoa Alumínio S.A. em Poços de Caldas

Julia Pereira Guidorizzi Gabriel , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho tem o objetivo de identificar os resultados obtidos pela empresa Alcoa Alumínio S.A. com a implantação do processo de centralização de compras na planta situada em Poços de Caldas – MG. Por meio da realização de pesquisas bibliográficas foi possível demonstrar o que os principais autores explanam sobre este assunto, bem como conhecer um pouco do cenário nacional e mundial no que diz respeito a utilização deste modelo de gerenciamento que vem cada vez mais sendo difundido como uma alternativa na busca de melhorias de processos, ganhos financeiros, melhorias na prestação de serviços e fornecimento de produtos, proporcionando maior competitividade num mercado que a cada dia se torna mais exigente. Para a elaboração deste trabalho foi feito um levantamento documental e realizadas entrevistas possibilitando identificar os fatores que justificam a centralização de compras, descrever o processo de centralização, identificar os resultados da centralização bem como potencialidades e fragilidades do processo e por fim elaborar sugestões de melhoria. Como resultado deste estudo tem-se que a centralização das atividades administrativas das empresas, permite o aumento da vantagem competitiva na cadeia de valor, redução de custos e ganhos de escala, especialização da mão de obra empregada, aumento na produtividade e em especial, propiciar que as áreas tenham condições de focar nas atividades-fim da organização.

Desenvolvimento local em Poços de Caldas: percepção dos empresários sobre as aglomerações

Ariane Rocha Teixeira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Alessandra Valim Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (valim@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O desenvolvimento local tem sido muito abordado em áreas como economia, administração e geografia. Todos concordam que o desenvolvimento local muito se difere do crescimento econômico, este seria apenas um dos fatores considerados importantes. Na verdade, o real conceito de desenvolvimento local compreende fatores principais: o social, o ambiental e também o econômico. O cenário econômico de Poços de Caldas é bastante diversificado, a cidade não pode ser caracterizada como cidade especializada e pode apresentar diversas aglomerações de setores diferentes. Sabe-se também que a cidade está em ascensão econômica e que já não pode ser caracterizada como cidade de pequeno porte. Nesta perspectiva, é importante que a cidade de Poços de Caldas entenda o desenvolvimento local como ideal de crescimento e tome o conceito como base para sua própria evolução. É certo que os empresários locais são um dos principais agentes do desenvolvimento local, e por isso esta dissertação desenvolveu um estudo exploratório na cidade de Poços de Caldas, Sul de Minas Gerais, com objetivo de observar a percepção de empresários de diversos ramos quanto à mudança do mapa econômico da cidade. Avalia-se, neste contexto, a visão destes empreendedores sobre a concorrência local e a formação de aglomerações econômicas.

Embusca da carreira: uma análise da gestão de carreira no futebol através das categorias de base da Associação Atlética Caldense

Lucas Padilha Vieira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Esta pesquisa relata a dificuldade existente no futebol brasileiro para seguir a carreira de jogador profissional de futebol. No próximo ano o Brasilestará sediando o maior evento de futebol do planeta, muitos investimentos estão sendo realizados para este evento. E logicamente, todos aguardam com muitas expectativas, pois será um evento de futebol no país do futebol. Esteesporte vem sendo a cada ano mais valorizado economicamente e recebendo altos investimentos financeiros, porém a qualidade da formação dos atletas tem sido deixada de lado, visando apenas á valorização e o retorno financeiro. Para analisar esse problema, foram realizadas entrevistas, e baseado no período de 2006 á 2012, foi relatado os fatos ocorridos com um grupo de atletas que vislumbravam chegar ao profissionalismo. Este tema aborda um tema pouco estudado e busca identificar a importância da gestão da carreira no futebol.

Empreendedorismo social: Análise de incubadoras sociais de pequenos empreendimentos e cooperativas

Nelson Fernando Maure Carvalho , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
As relações contemporâneas e a cultura, baseadas no capitalismo, apesar de garantirem desenvolvimento, trazem danos e exclusões à sociedade. Considerando afirmações como esta, é necessário buscar um desenvolvimento econômico justo e igualitário, que permita melhores relações de trabalho, uma reestruturação produtiva e maior qualidade de vida às comunidades. A partir deste contexto, este artigo faz um breve resumo teórico sobre Empreendedorismo, Empreendedorismo Social, Economia Solidária e Incubadora Social para apresentar o perfil das incubadoras sociais em território nacional. Após as análises da pesquisa, percebe-se que incubadoras sociais estão principalmente inseridas no ambiente acadêmico, trabalham com equipes interdisciplinares e desenvolvem suas próprias metodologias de trabalho.

Estudo da viabilidade de implantação do programa seis sigma em uma torrefação de café de pequeno porte

Ivy Macedo Ribeiro , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho estuda a viabilidade de implantação do programaSeis Sigma em uma torrefação de pequeno porte. Para tanto, ele analisa o que é o Seis Sigma e como tem sido a sua implantação em empresas de pequeno porte. Apresenta também informações sobre o mercado de café, com foco nas torrefações, que são a parte intermediária da cadeia de produção. Buscando-se alcançar os objetivos propostos, analisam-se as etapas iniciais de um processo de implantação do Seis Sigma. Vale destacar que a empresa em estudo apresenta características típicas das empresas de pequeno porte no Brasil: gestão familiar, capacidade de investimento moderada, uma carteira de clientes proporcional à sua estrutura, e uma quantidade pequena de funcionários, os quais não têm qualificação para as funções que desempenham, apenas que as exercem. Ainda assim, vê-se que é possível trabalhar futuramente com o programa Seis Sigma e alcançar melhorias significativas nos processos e lucros da empresa, desde que aconteça um sobrepor de funções deste programa para os níveis mais autos da organização e que os funcionários tenham sua visão melhorada sobre o dia a dia da empresa.

Estudo para implantação do Seis Sigma em uma empresa de fios e cabos elétricos

Emily dos Anjos Dias , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
No mercado global e competitivo de hoje, as organizações estão reformulando suas estratégias para sustentar vendas e lucros. Este trabalho tem por objetivo realizar uma avaliação sobre a viabilidade da implantação da metodologia Seis Sigma em uma empresa de origem norte americana fabricante de cabos e fios elétricos.A implantação da metodologia busca proporcionar à empresa resultados que a ajudem obter retornos financeiros, capacitação de pessoas, competitividade de mercado, melhoria nos indicadores de qualidade, redução de defeitos, entre outros.Este artigo relata a estrutura necessária para implantação, fases, cuidados a serem tomados e a formulação da proposta parao início daimplantaçãona empresa. Apresentará também os resultados obtidos através de pesquisas para verificaras potencialidades e fragilidades da empresa para realizar a implantação da metodologia Seis Sigma.

Estudo preliminar para auxiliar na tomada de decisão de implantação de uma rotisseria no supermercado Souza

Débora Miranda de Souza , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Alessandra Valim Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (valim@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho realizou um estudo na empresa Supermercado Souza. Com o objetivo de estudar a viabilidade da implantação de uma rotisseria na empresa, frente ás preferências dos consumidores e os requisitos necessários para a implantação deste serviço. Foi realizado um questionário estruturado para saber quais as preferências dos consumidores frente à implantação da rotisseria. A pesquisa investigou os hábitos e preferências dos consumidores da empresa. O resultado da pesquisa mostra que os entrevistados estão dispostos a utilizar do serviço assim que disponível na estrutura da empresa. Com o trabalho realizado foi possível mostrar a empresa sua atual estrutura, além de apresentar a viabilidade da implantação de uma rotisseria na empresa frente aos consumidores, neste trabalho é abordado os caminhos que o empreendedor deve percorrer para o lançamento de um novo setor na empresa. Sendo assim foi elaborado um Plano de Negócio para planejar o futuro da empresa, frente a este novo setor.

Estudo Sobre a Migração dos Nordestinos para trabalhar nos roseirais de Andradas/MG

Larissa Helena Longhi Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
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Gestão de Custos na piscicultura: uma abordagem financeira

João Gabriel Junqueira da Costa , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
No cenário rural e agropecuário são realizadas diversas atividades, envolvendo plantações e criação de animais, uma atividade que vêm se destacando é a piscicultura, que consiste na criação de peixes em cativeiros aquáticos para recria, engorda e venda desses animais. No Brasil esta atividade esta tomando grande proporção, devido o grande potencial aquático que o país possui. Este trabalho elucida todos os custos envolvidos direta ou indiretamente para elaboração da piscicultura. Através de pesquisa na Fazenda Retiro do Alto, na qual possui quarenta tanques redes e açudes de aproximadamente vinte cinco mil metros quadrados, contendo cinquenta e seis mil peixes. A propriedade rural também faz a recria dos alevinos até a idade juvenil, em tanques escavados, com capacidade de quarenta mil peixes por safra. A relevância deste trabalho é mensurar e subsidiar na definição de forma mais eficiente de produzir, evitando ao máximo dispêndio e assim atingir a minimização dos gastos inerentes do processo, otimizando a produção. Utilizou-se de métodos analítico, descritivo e exploratório para relatar o tema, no qual foi observado e questionado todo manejo envolvido na rotina de produção, da compra dos alevinos até o momento da sua venda, ilustrando os custos do produto, inclusive financeiro. Os resultados obtidos foram cruciais na perspectiva de produção sob uma nova ótica, cuja fundamentação teórica e acadêmica aplicada na prática cotidiana tornam a gestão da piscicultura anda mais atrativa e rentável.

Gestão de Estoques em uma empresa de produtos perecíveis: estudo de viabilidade de um sistema de controle informatizado

Tânia Dias Fernandes de Melo , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. João Carlos Bastos Gonzaga , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (joaogonzaga@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Considerando a dificuldade em controlar seu estoque, surgiu a necessidade da implantação de um software para controle de estoque na empresa JOAFER Distribuidora de Frios e Laticínios, situada em Poço Fundo – MG. O objetivo deste trabalho é identificar os fatores facilitadores, restritores e os benefícios na implantação de um sistema informatizado para o controle de estoque em uma empresa de pequeno porteque trabalha com produtos perecíveis. Após as pesquisas realizadas com empresas do mesmo ramo e porte que a JOAFER, (benchmarking) foi realizado um estudo de viabilidade para a implantação de um sistema de controle informatizado de estoque na empresa estudada, e, diante dos resultados obtidos, foi selecionado o software mais adequado para a empresa estudada.

Gestão de estoques na empresa Gráfica Cruzeiro Ltda.: estudo de viabilidade da implantação de um sistema de controle informatizado

Lucas Cavacini Barbosa De Lima , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
Dr. João Carlos Bastos Gonzaga , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (joaogonzaga@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na empresa Gráfica Cruzeiro Ltda., que atua no mercado da indústria gráfica desde 1980, especificamente na cidade de Andradas, MG. A empresa acredita que com o conhecimento adquirido em gestão de estoques, possa enfimgerir seus estoques, tendouma visão mais complexa e detalhadasobre compras e vendas e contar com seu retorno de capital investido em lucro. Este trabalho primeiramente propõe a observação do estoque da empresa, sua organização, como os produtos são armazenados, se o local é adequado para a matéria prima, se o espaço é bem dividido e aproveitado. Logo após a observação, levantar os dados da quantidade de material que é estocado e assim aplicar métodos de gestão de estoque que ajudem a empresa a fazer o controle de seu estoque.Analisar sistemas de gestão de estoques implantados em outras empresas do mesmo ramo da pesquisada, fazendo um comparativo e optando pelo que se encaixaria melhor, visto os padrões utilizados pela empresa estudada. Logo após esta comparação, identificar os custos envolvidos na implantação de um sistema de gestão de estoques,comparar a utilização de um softwareou o uso de uma ferramenta não informatizada. Constatar a viabilidade de um controle informatizado em uma gráfica. Para realização desta pesquisa foram utilizados, levantamento de processos na empresa Gráfica Cruzeiro, levantamento de dados sobre o mercado, aplicação de conceitos teóricos voltados para o controle e gestão de estoques.

Gestão de pequeno negócio: um estudo dos processos administrativos do Salão Valdete e Cia

Érika de Faria Isaac , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Luciane Ghiraldello , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (luciane@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este artigo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa. Um trabalho com olhar para micro e pequenas empresas que também podem se caracterizar em familiares. O estudo tem como objetivoanalisar os processos administrativos do Salão da Valdete e Cia, expondo a situação atual da empresa, identificando as dificuldades administrativas, juntamente com os pontos positivos e negativos na gestão de uma organização e sugerindo ações de melhorias para a empresa estudada. Durante está análise foi possível observar que esta empresa se caracteriza como micro e pequena empresa e assim como outras que se enquadram nessas características oferecem significativa contribuição para a economia nacional. Foi possível observar que a empresa não possui CNPJ o que acarreta a informalidade e fornecedores a altos custos e o controle existente é precário. Desta forma foi possível sugerir ações de melhorias, formalizando o CNPJ e aplicar na empresa um plano de marketing.

Identificação de um arranjo produtivo local o setro têxtil no município de Campestre – MG

Bruno Muniz Franco Rugani , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Esse trabalho consiste em uma pesquisa realizada em Campestre-MG no setor de confecções, despertada pelo notável número de empresas do segmento localizadas na cidade, a fim de identificarse esse aglomerado de empresas situadas na pequena cidade poderia ser ou não um Arranjo Produtivo Local (APL). Notando o alto número de empregos gerados pelo setor de confecções, desperta-se uma possível vocação do setor vinculada à cidade, sustentando parte da economia local, onde o carro-chefe é o cultivo de café, vinculando os produtos confeccionados à região e possivelmente se tratando de um APL em nível inicial. Para a realização desse trabalho foi utilizado o modelo aplicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada(IPEA) em 2010 para a identificação de um APL. Após os dados tabulados, percebeu-se que não há interação e nem cooperação entre as empresas que compõem o APL, que elas possuem baixo desempenho empresarial, que a base produtiva é simples e que as lideranças locais são conhecidas, porém não legitimadas. Conclui-se que as empresas do município estudado, apesar de não estar em conformidade completamente, pode-se dizer que elas estão encaixadas no modelo de APL incipiente.

Inclusão no mercado de trabalho: o ponto de vista da pessoa com deficiência física e visual

Marcela Falci Bruno , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Eliane Catunda de Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho é um tema recente e de extrema importância. Muitas pesquisas abordam a inclusão sobre o ponto de vista das organizações e não da pessoa com deficiência. Apesar dos avanços na sua inserção na vida em sociedade, a pessoa com deficiência ainda sofre preconceitos e é pouco ouvida. O objetivo principal desta pesquisa foi analisar e comparar o ponto de vista das pessoas com deficiência física e visual que já trabalham com o ponto de vista daquelas que ainda não trabalham sobre as oportunidades e dificuldades encontradas para inserção e atuação no mercado de trabalho em Poços de Caldas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas estruturadas, junto a vinte pessoas com deficiência física e visual, sendo elas cinco pessoas com deficiência visual já inseridas no mercado de trabalho, cinco pessoas com deficiência física já inseridas no mercado de trabalho, cinco pessoas com deficiência visual que ainda não trabalham e cinco pessoas com deficiência física que ainda não trabalham. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na cidade de Poços de Caldas, menos de 50% das pessoas com deficiência que deveriam preencher as cotas estabelecidas por lei estão contratadas pelas empresas. Como resultado constatou-se que, alguns fatores foram evidenciados pelos entrevistados como dificuldades e oportunidades em relação à atuação e inclusão no mercado de trabalho da cidade de Poços de Caldas, como a qualificação, a escolaridade, a acessibilidade, o preconceito e a Lei de Cotas.

Indicadores de desempenho: um estudo de caso em uma seguradora

Welington Rodrigues Alves , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A utilização de indicadores de cunho financeiro pelas organizações já não atendem suas necessidades mediante a um ambiente globalizado que vive em constantes mutações no se encontram. Neste sentido este artigo propõe a criação de indicadores de cunho não financeiros a fim de mensurar o desempenho do departamento operacional de emissões de propostas de automóveis de uma Cia de Seguros “X” além, de compilar tais mensurações em quadros semelhantes aos utilizados pela ferramenta Balanced Scorecard, buscando atrelar tais indicadores aos objetivos do departamento. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo elaborar indicadores de desempenho para o departamento operacional além de aplicar alguns conceitos do BSC na tradução da estratégia da organização de modo a contribuir para uma gestão eficiente pautada na melhoria continua de seus processos, bem como auxiliar na tomada de decisão de curto a longo prazo.

Inteligência de Mercado: Conceitos e exigências para o sucesso

Raquel Coler , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Considerando o cenário competitivo em que vivemos nesta era do conhecimento, considerando que estamos em meio a um mar de dados e informações, busca-se reportar como os profissionais da área de Inteligência de Mercado têm feito para filtrar o que realmente interessa, visto que estamos em meio a uma era na qual a habilidade crítica é fundamental. O objetivo é promover importantes subsídios à alta direção para a tomada de decisão.Por meio de pesquisas bibliográficas e descritivas, bem como por meio da utilização de várias fontes para aquisição de informações referentes ao grupo Curimbaba como memórias históricas, análise interna de documentos, banco de imagens, e utilização dos sistemas Logix®e BI para captura e análise de dados. Procura-se esclarecer a diferença entre vários nomes para departamentos de Inteligência nas empresas, e mostrar a importância da sinergia entre o departamento de Inteligência de Mercado do Grupo Curimbaba e os departamentos considerados chave, abordando-se asnecessidades de Inteligência de Mercadoe apontando-se sugestões de melhorias frente aos desafios.

Investimento Social nas empresas de Poços de Caldas

Liziane de Carvalho , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Eliane Catunda de Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Nos dias atuais é muito comum o debate sobre a responsabilidade social das empresas, tanto por uma exigência da sociedade que vê a empresa como também responsável pelo desenvolvimento social, econômico e ambiental, quanto pelas empresas que querem agregar valor ao seu produto por meio da “sustentabilidade”. Este trabalho aborda em que nível de investimento social encontram-se as empresas de Poços de Caldas, e como este investimento é praticado. Foi elaborada uma pesquisa por meio de entrevistas, em uma amostra por conveniência que foi estabelecida de acordo com a disponibilidade das empresas, elegendo-se como sujeito 07 empresas de médio e grande porte, dos setores de Agronegócio, Indústria, Comércio e Serviços que realizam investimento social em Poços de Caldas.

Motivações para o voluntariado empresarial. O caso da Unimed Poços de Caldas

Heloísa Helena de Lima Magalhães , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Luciane Ghiraldello , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (luciane@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este artigo trata, metodologicamente, de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa e quantitativa. Apresenta comoobjetivo a análise da motivação de funcionários da empresa UnimedPoços de Caldas para a prática do voluntariado empresarial. Para atingir o objetivo propostofoi necessário resgatar os conceitos de Responsabilidade Social Empresarial, Trabalho Voluntário e Voluntariado Empresarial, além dos aspectos que os envolvem. Ao longo da pesquisa foi possível perceber que a empresa Unimed concretiza suas ações de voluntariado empresarial através do GVU (Grupo de Voluntários da Unimed), considerado como o programa de voluntariado da empresa. Também foi possível perceber quais são os motivos que levam os funcionários a praticarem as ações propostas pela empresa, o que possibilitou a realização de uma análise dos aspectos motivacionais e do voluntariado da empresa em si.Foi possível concluir que os resultados obtidos através da pesquisa respondem ao objetivo.

Mulheres em cargos de liderança: um estudo em uma multinacional situada em Poços de Caldas – MG.

Elaine Cristina Vieira Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho apresenta por objetivo identificar os fatores facilitadores e dificultadores deparados pelas mulheres ocupantes de cargos liderança em uma multinacional situada no sul do Estado de Minas Gerais. Para tal, utilizaram-se os tipos de pesquisa bibliográfica, documental, qualitativa, descritiva e de campo. Para a captação de dados e informações, realizaram-se entrevistas com líderes mulheres, líderes homens que lideram mulheres e com a recrutadora da empresa. Os resultados demonstraram a importância das mulheres no mercado de trabalho e sua evolução, superando diversos fatos, até mesmo as duplas jornadas. Buscou-se descrever os critérios utilizados pela empresa para selecionar profissionais para ocuparem cargos de liderança; identificar o perfil socioeconômico das funcionárias que ocupam cargos de liderança na multinacional do Sul de Minas e descrever a visão dos líderes homens em relação às subordinadas mulheres. Conclui-se que para empresa objeto de estudo, o gênero não é empecilho no momento da contratação. As líderes possuem vasta experiência na área que atuam e consideram a dupla jornada o maior desafio da profissão. Já para os líderes homens que lideram mulheres, a maior diferença entre os gêneros são a forma de falar com cada subordinada, as mulheres são diferentes dos homens neste aspecto. Já para recrutadora, não há diferenças entre gêneros no momento da contratação. As perspectivas futuras para o mercado de líderes mulheres são positivas, as empresas tendem a se adaptarem a esta tendência para se sobressaírem sobre os concorrentes.

O aproveitamento profissional dos alunos egressos em 2012 dos cursos técnicos da unidade do SENAC em Poços de Caldas - MG

Luis Felipe Mendroni Perri , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Luciane Ghiraldello , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (luciane@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o aproveitamento profissional dos alunos egressos em 2012 nos cursos técnicos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) na unidade situada no município de Poços de Caldas, identificando o perfil dos alunos egressos, o posicionamento profissional de cada um deles e a satisfação quanto aos cursos ofertados. O trabalho justifica-se quanto à necessidade de ter conhecimento sobre as expectativas do consumidor, se atingiu ou superou. As pesquisas realizadas a fim de alcançar os objetivos delineados foram estruturadas e classificadas como qualitativa e quantitativa, bibliográfica, documental e levantamento. Com relação à conclusão, contata-se a positividade dos resultados obtidos, com alguns pontos que merecem ser mais bem trabalhados e observados mais rigorosamente. Finalizando, sugere-se que a pesquisa apresentada neste trabalho seja replicada em vários anos, a fim de possibilitar a geração de indicadores de desempenho de aproveitamento e satisfação dos alunos egressos dos cursos técnicos da unidade do SENAC em Poços de Caldas, assim como das demais unidades do referido sistema.

O perfil do consumidor de compra coletiva online na cidade de Poços de Caldas

Francine Cardozo Alcântara , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fernando Santos Eduardo , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (fernando@pucpcaldas.br)
RESUMO:
As pessoas estão cada vez mais conectadas à Internet, e se adaptando à aceleração da tecnologia. Hoje é possível fazer uma compra sem sair de casa graças ao E-commerce. Este segmento vem se expandindo pelo Brasil, e pelo mundo, e se encontra hoje diante de um cenário promissor: a compra coletiva. Nesse trabalho tive como objetivo analisar o perfil do consumidor de compra coletiva online na cidade de Poços de Caldas, primeiramente apresentando a identificação geral dos entrevistados, e posteriormente os aspectos de compra, como acesso, motivações, segurança, decisão de compra, produtos e serviços, formas de pagamento, e o pós-compra. A partir da tabulação de dados foi possível atingir o seu objetivo específico, apontando uma tendência para o crescimento do interesse dos consumidores de sites de compras coletivas na cidade, assim mostrando um mercado muito promissor.

O Programa Nacional de Habitação Rural

Ana Claudia Diniz Souza , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Eliane Catunda de Siqueira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (entre em contato com velosohm@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho teve como tema o Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR, visando conhecê-lo e identificar quais os benefícios trazidos por ele para os trabalhadores e pequenos produtores rurais residentes no município de Campestre bem como sua contribuição para prevenir o êxodo rural. A pesquisa em questão justifica-se por enfocar questões regionais bem como por avaliar o impacto do programa em uma dessas questões – o êxodo rural. Realizou-se para tanto a pesquisa de caráter descritivo e qualitativo ouvindo 20 trabalhadores e pequenos produtores rurais participantes do PNHR e seus familiares, através de visitas domiciliares e também se entrevistou o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais local. Para captação dos dados utilizou- se como instrumento formulário com questões objetivas para que pudessem expressar suas opiniões sobre o programa. Os resultados mostram que o programa influencia na qualidade de vida, dos trabalhadores, pequenos produtores rurais e suas famílias, especialmente por trazer a elas mais conforto e segurança e que a casa própria se constitui em forte instrumento para evitar o êxodo rural, contribuindo assim com a economia local.

O turismo no município de Caldas: uma proposta de planejamento

Jeferson Silva Carvalho , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Luciane Ghiraldello , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (luciane@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho apresenta o tema planejamento do turismo como uma ferramenta para o desenvolvimento turístico do Município de Caldas. Essa iniciativa partiu do fato de o turismo ser uma atividade que se bem planejada pode gerar benefícios nas áreas econômicas, socioculturais e ambientais. O objetivo deste trabalho pautou-se na construção de um estudo para subsidiar ações de planejamento propostas para o referido Município. Para se atingir o objetivo proposto, utilizou-se da pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica para fundamentar o trabalho, e coleta de dados por observação participante do autor. Com o aprofundamento sobre o Inventário Turístico 2010 de Caldas, nota-se que a infraestrutura oferecida em alguns pontos deixa a desejar, mas tem diferenciais que podem superar esses pontos de fragilidade. Enfim, com essa pesquisa pode-se evidenciar que o planejamento da atividade turística pode fomentar o desenvolvimento do Município.

Plano de comunicação para o fortalecimento da marca Móveis Celegato

Cristiane Pastre Celegato , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Com a alta competitividade do mercado atual, em um cenário em que informações são ofertadas à população a toda hora e em qualquer lugar, as empresas devem buscar o fortalecimento de suas marcas para sobreviverem e se manterem presentes na mente de seus consumidores. Essa estratégia de gerar valor à marca (brand equity) e fazer com que a marca seja lembrada na hora da decisão de compra se dá através de um criterioso plano de comunicação. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar a empresa Móveis Celegato a elaborar um plano de comunicação e definir as melhores estratégias para divulgar e fortalecer a sua marca, identificando o seu público alvo, determinando os objetivos de comunicação, definindo o composto de marketing e elaborando estratégias com o composto de comunicação. Para a captação de informações foram pesquisas bibliográficas e de campo com os clientes da empresa objeto de estudo. Os resultados obtidos com a pesquisa permitiu identificar a fragilidade da empresa na questão do brand equity que se reflete diante das intenções de compra do consumidor e propor um plano de comunicação para a mesma.

Plano de elaboração de um fundo de investimento de renda fixa de longo prazo

Henrique Basilio Silva , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Visando poupar e ampliar seu patrimônio, grande parte da população investe seus recursos no mercado financeiro, que movimenta trilhões de dólares por ano e é muito atrativo pela rentabilidade. O Fundo de Investimento é muito procurado, pois proporciona agrupamento e diversificação dos investimentos. Esta monografia apresenta a elaboração de um Fundo de Investimento de Renda Fixa de Longo Prazo com o objetivo de alcançar um resultado superior à inflação, levando em consideração a legislação, a literatura, artigos da internet e notícias de revistas e jornais sobre as características dos fundos de investimento, mitigando os riscos de sua carteira por meio da diversificação do portfólio e avaliando seu retorno de investimento. São demonstradas suas características e dos ativos que compõem sua carteira, qualificando seus riscos. Apresenta uma simulação do resultado deste fundo pelo período de um ano, atingindo seu objetivo, possuindo rendimentos superiores à inflação e alcançando um resultado superior a vários índices de mercado e a outros investimentos.

Processo Diagnóstico pelo Método Agroperformance de uma Propriedade Rural de Pequeno Porte

Roberta Corrêa , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Alessandra Valim Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (valim@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente estudo tem como tema o Processo Diagnóstico pelo método agroperformance de uma propriedade rural de pequeno porte, que visa oferecer auxílio aos pequenos produtores rurais de uma cidade do interior de São Paulo a melhor gerenciarem seus negócios e obter competitividade diante do atual cenário econômico em que se encontram. Este tema foi escolhido pela percepção da autora sobre os problemas enfrentados por profissionais desta categoria e a dificuldade que os mesmos enfrentam relacionado à falta de informação e conhecimento sobre técnicas administrativas que os deixa paralisados no meio social em que vivem e a oportunidade vislumbrada ao poder ajuda-los a melhor gerenciarem seus negócios, proporcionando-os melhores condições de vida e um crescimento pessoal. Este trabalho se caracteriza como sendo uma pesquisa Ação Aplicada Descritiva Qualitativa, visando aplicações do conhecimento em soluções problema, realizado através de abordagem de um tema ou conceito subjetivo e análise de situação problema. Sua realização se deu através de pesquisa bibliográfica sobre o tema, entrevista realizada diretamente com um produtor rural do local objeto do estudo sobre suas perspectivas do objeto de estudo, através de questionários abertos e fechados. E, por fim o estudo visa à verificação de todas as competências a que os produtores encontram déficit de lidar com o gerenciamento dos mesmos, além de deixar evidentes os pontos trabalhados com excelência pelo produtor em seu negócio. As análises de todo o processo que precisa ser melhorado e mantido no processo de gerenciamento de seu negócio e a aplicação do conhecimento aos produtores rurais.

Profissional do rádio e tv: fragilidades e potencialidades nos processos de gestão de pessoas de uma emissora do sul de Minas Gerais

Nedilamara Calle Vasques , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Alessandra Valim Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (valim@pucpcaldas.br)
RESUMO:
As emissoras de televisão enfrentam vários desafios na hora de contratar um profissional. É importante que a empresa possua não apenas o conhecimento histórico da comunicação no país, mas também o perfil do comunicador, levando em conta seus conhecimentos, tanto para que ele possa exercer bem sua função, quanto para que seja preenchido todos requisitos pedidos pela emissora. No caso da TV Plan, emissora local do Município de Poços de Caldas (MG), é extremamente relevante que o setor de recursos humanos possua um sistema e uma estratégia para a contratação, uma vez que a empresa é nova e precisa de profissionais que a ajude a crescer. Visando identificar as fragilidades e potencialidades nos processos de gestão de pessoas dessa emissora, o presente estudo apresentou um diagnóstico da atual situação da empresa, no intuito de elencar as variáveis que precisam ser trabalhadas para otimização da contratação e retenção de bons profissionais no competitivo mercado de trabalho da comunicação. Diante dos desafios de gerir pessoas em um sistema de parceria, ao mesmo tempo em que se observa a relação custo benefício para empresa, ficou claro que a Gestão de Pessoas deve ser composta por processos que valorizem o profissional, ao mesmo tempo que atenda aos critérios estratégicos da empresa.

Projeto de regulamentação do alambique da Fazenda Boa Vista do Pinhal em Turvolândia-MG

Ana Paula Ventura Azevedo , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Fábio Guilherme Ronzelli Murback , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (murback@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Este trabalho tem por objetivo tornar possível a adequação do Alambique da Fazenda Boa Vista do Pinhal à legislação vigente. Para isso foi necessário que se buscasse bibliografias que proporcionassem argumentos necessários para a realização deste projeto. Foi realizada também uma pesquisa documental, no sentido de dar amparo e subsidiar as ações. O intuito deste projeto não é somente produzir a cachaça, mas trabalhar de forma sustentável e amparados pela legislação. Durante o desenvolvimento da pesquisa serão explicitadas leis como a Lei 8.918 e o Decreto 6.871, que são fundamentais para a transição das condições que se encontra o alambique para uma nova situação, propiciando a produção e sua distribuição no mercado. A produção de cachaça na Fazenda Boa Vista do Pinhal depende exclusivamente da adequação das condições de produção, o que foi fator predominante no desenvolvimento deste projeto. No decorrer do trabalho será apresentada as fases do trabalho de produção de cachaça e as atividades envolvidas neste processo.Embora pareça complexo, analisando as leis e os decretos apropriados para a adequação e funcionamento do alambique, foi possível descrever de forma mais simplificada o passo-a-passo do seu processo, além disso, dar clareza às necessidades e exigências para a produção da cachaça na Fazenda Boa Vista do Pinhal.

Proposta de acompanhamento do fluxo de caixa como ferramenta de gestão de uma empresa de prestação de serviços

Rafael Rodrigues Pereira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Os gestores das empresas de pequeno porte têm dificuldades de visualizar a real situação das empresas, seja por falta de conhecimento, de tempo, ou de ferramentas que possam subsidiá-los. Este trabalho tem como tema “fluxo de caixa”, onde mostra a importância de se ter um bom controle dos recursos financeiros dentro da uma empresa, para que saibam se ela esta gerando lucro ou trazendo prejuízos. O objetivo foi estudar sobre gestão de fluxo de caixa e propor um modelo para implantar uma gestão pelo fluxo de caixa em uma empresa de prestação de serviços. Como base para a transcrição do trabalho utilizou-se dos modelos sugeridos por Masakazu Hoji, onde aborda a estrutura financeira da empresa e também como é o funcionamento do fluxo de caixa. Foi feita uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivo de descrever fatos da realidade da empresa e através da pesquisa bibliográfica, entrevistas, levantamento de dados e pesquisa-ação, para que o autor tomasse conhecimento do assunto e pudesse aplicar os conceitos. Ao final o autor propôs o modelo de gestão de fluxo-de-caixa e um plano de ação para implantá-lo na empresa em estudo objetivando controles financeiros e melhores resultados financeiros da empresa.

Qualidade de vida no trabalho: um estudo comparativo com uma amostra de funcionários dos setores bancário, industrial e comercial no município de Poços de Caldas – MG

Flávia Lúcio dos Reis , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Marialva Mota Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (marialva@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Neste trabalho apresentam-se os resultados obtidos na realização de pesquisas que tiveram como objetivo comparar os fatores que intervém na Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos acadêmicos do último ano do curso de Administração da PUC Minas, campus Poços de Caldas – MG, que atuam profissionalmente nos setores bancário, comercial e industrial no referido município. Para tal, foram realizados os tipos de pesquisa Bibliográfica, Quantitativa, Descritiva e Levantamento. Para a captação de dados utilizou-se o questionário validado Job Disgnostic Survey (JDS), desenvolvido por Hackman e Oldham que foi aplicado durante o período de 2 a 13 de setembro. A justificativa utilizada para a escolha dos segmentos de negócios contemplados neste trabalho deve-se ao fato de que a maioria dos acadêmicos em Administração no campus da PUC Minas em Poços de Caldas atuarem profissionalmente nos respectivos segmentos de negócios. Como resultados constatou-se que os funcionários do segmento comércio, mostram uma maior insatisfação com relação a alguns aspectos no ambiente de trabalho, como exemplo benefícios e salário. Importante destacar que em um universo de 30 respondentes, apenas 1 (um) se mostrou muito insatisfeito com salários e benefícios e apenas 2 (dois) pensam em largar o emprego com frequência. Por outro lado os entrevistados dos três segmentos estão satisfeito com os aspectos relacionados à QVT. No segmento industrial e bancário os respondentes se mostraram mais satisfeitos em alguns aspectos, como benefícios e salários, porém insatisfeitos com a autonomia que têm dentro da empresa. Finalizando, destaca-se que a realização desta pesquisa é importante, devido à possibilidade de compreender e identificar os fatores que interferem na QVT dos funcionários e será possível comparar os resultados obtidos, a fim de identificar quais os fatores que interferem na QVT dos entrevistados e destacar os coeficientes de variação das questões.

Supermercado Irmãos Almeida Centro: elaboração de um plano de negócio para implantação de uma rotisseria

Bárbara Lopes Oliveira , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Alessandra Valim Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (valim@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Para atingir o objetivo do trabalho, que é elaborar um plano de negócio para abertura de uma rotisseria no Supermercado Irmãos Almeida Centro Ltda, o primeiro passo foi realizar uma pesquisa bibliográfica, onde a autora buscou informações em livros, artigos, teses e trabalhos publicados na internet, a fim de obter um sólido embasamento teórico dos estudos como a rotina diária das pessoas, os processos para elaborar um plano de negócio, a viabilidade da implantação de uma rotisseria. Com isso os objetivos específicos do trabalho é apresentar o Supermercado Irmãos Almeida e sua estrutura atual; elaborar um plano de negócio que auxilie na implantação de uma rotisseria no supermercado; realizar uma pesquisa para identificar as preferências de seus clientes, quanto à implantação dessa rotisseria e estratégias para implantá-la de forma viável e eficaz. Na análise dos resultados foi necessário identificar as preferências dos clientes, com isso foi utilizada uma ferramenta para captação de dados dos clientes do Supermercado, por meio de aplicação de um questionário, que permitiu dados relevantes para análise das preferências e aquisição dos produtos. Os questionários foram disponibilizados aos clientes no período de 12 a 14 de outubro de 2013. Por meio das respostas dos questionários obteve-sedados relevantes para o direcionamento do trabalho. Com a elaboração do plano de negócios foi possível planejar o futuro da empresa. E com a realização do trabalho pode-se concluir que a implantação da rotisseria no Supermercado Irmãos Almeida Centro Ltda irá gerar resultados lucrativos além de alavancar a imagem do mesmo e gerar satisfação para seus clientes.

Um estudo comparativo entre contabilidade de custos e a contabilidade de ganhos: qual teoria oferece informações mais confiáveis para a tomada de decisão

Rafael de Oliveira Pontes , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
A tomada de decisão nas empresas passa por escolhas que gerarão a melhor rentabilidade para seus investidores. Este trabalho faz um confronto entre as duas teorias usadas na gestão de custos que auxiliam nos rumos das empresas: a Contabilidade de Custos e a Contabilidade de Ganhos, definindo as particularidades e aplicações de cada uma a fim de definir qual delas oferece as informações mais confiáveis para a tomada de decisão dos gestores das grandes organizações. As mudanças no mercado estão acontecendo cada vez mais rápidas, e a competitividade das empresas está cada vez mais acirrada; por isso se faz necessário que o gestor possa amparar-se em informações gerenciais confiáveis para que a tomada de decisão seja a mais assertiva possível. A fim de se atingir o objetivo proposto, utilizou-se dos tipos de pesquisa descritiva e bibliográfica, onde foi possível todo o levantamento de informações para que se conhecer a fundo ambas as teorias, inclusive com simulações na forma de estudo de caso hipotético. Com base nas informações levantadas, procurou-se analisar a eficácia das informações proporcionadas pelas duas teorias, e qual delas pode levar a empresa a conseguir maior lucratividade. Ao final, foi possível observar que ambas as teorias podem ser de grande valia para as decisões gerenciais, cada uma com sua especificidade, uma dando ênfase à diminuição de custos e a outra otimizando processos para o aumento de ganho da empresa.

Um estudo da Administração com consciência ecológica: através de pesquisa com gestores ambientais

Roger Figueiredo Luz , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Maria Teresa Mariano Miguel , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (temariano@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O presente trabalho apresenta os resultados obtidos por meio de uma pesquisa realizada no curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas com a temática de analisar os benefícios e as mudanças para as organizações com relação à implantação do SGA (Sistema de Gestão Ambiental), através das três principais empresas do município, Alcoa, Danone e Phelps Dodge, que são certificadas pela norma ISO 14.001, e uma quarta empresa, Ferrero Brasil, que está em processo de certificação. Através de pesquisa qualitativa realizada com os responsáveis pela área ambiental de cada empresa anteriormente citada. Foi possível obter informações sobre quais as dificuldades para a implantação e manutenção de um SGA dentro de uma organização, quais as melhorias trazidas após a implantação de tal sistema. Com a pesquisa foi possível verificar qual a formação acadêmica do responsável pela área ambiental de cada uma das empresas citadas, qual a sua especialização, o papel do gestor ambiental dentro das organizações e fazer uma breve comparação entre a grade de ensino das instituições onde se formaram.

Um estudo sobre a universidade corporativa da Caixa Economica Federal no setor de gerência de desenvolvimento urbano e rural em Poços de Caldas

Renata Cristina Araujo de Lima , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Alessandra Valim Ribeiro , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (valim@pucpcaldas.br)
RESUMO:
Visando agregar vantagem competitiva à instituição, a Caixa Econômica Federal (CAIXA) buscou em sua grande cadeia de funcionários, o que considera como o maior diferencial para se destacar no mercado altamente competitivo: o conhecimento. O presente trabalho tem como tema a universidade corporativa da CAIXA, analisada sob a perspectiva do setor de Gerência de Desenvolvimento Urbano e Rural - GIDUR em Poços de Caldas/MG. O principal objetivo desse trabalho é analisar a percepção dos funcionários do setor GIDUR em relação à universidade corporativa da Caixa, a UC, e também identificar o perfil dos funcionários que realizam os cursos, a opinião dos funcionários em relação a UC, listar os cursos mais realizados pelos funcionários e também identificar o nível de satisfação e aproveitamento em relação aos cursos oferecidos pela universidade. Uma das justificativas para a realização desse trabalho, é a contribuição que ele pode proporcionar para empresa, ajudando-a a identificar as potencialidades e fragilidades da UC na visão de quem realiza os cursos, e também para que o trabalho contribuísse de forma da qual o funcionário pudessem expressar sua opinião em relação a UC. Já para a autora, a realização do estudo proporcionou a oportunidade de se pesquisar e descrever o processo de ensino de uma universidade corporativa e ampliar os conhecimentos na área de conhecimento organizacional. Para atingir os objetivos do trabalho foi realizada uma pesquisa no setor, com um total de vinte e dois respondentes, a qual resultou no alcance dos objetivos citados e na geração de propostas de melhoria.

Viabilidade econômica e financeira do café de montanha

Octavio Leite Carneiro , Aluno do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas - campus Poços de Caldas
M.e Francisco de Paula Oliveira , Professor do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (f.oliveira@pucpcaldas.br)
RESUMO:
O café é um dos principais produtos da economia mineira, e em algumas regiões específicas pode-se notar maior intensidade na sua importância produtiva; contudo, a maioria dos produtores desconhece se a produção do café de montanha nos moldes atuais é viável ou não. Dessa forma, seria de grande utilidade a mensuração dos custos envolvidos desde o plantio, tratos culturais e colheita nos vinte e cinco anos de produção da árvore. Além de o produtor desconhecer o custo do seu produto, a produção de café está sujeita aos riscos climáticos e a também à alta especulação do preço da saca de café negociado nas bolsas de valores – mercados de capitais. Pesquisados e analisados seus custos, via pesquisa aplicada e participante, chegou-se ao resultado que ao longo dos vintes e cinco anos de produção do café de montanha a custos atuais – novembro de 2013 - não é viável economicamente.