segunda, 20 de novembro / 2017

No dia 18 de novembro, a PUC Minas Poços de Caldas e a Província Eclesiástica de Pouso Alegre, constituída pela Arquidiocese de Pouso Alegre e as Dioceses de Campanha e Guaxupé, promoveram um Curso de Formação para Agentes de Pastoral Universitária. Com a presença de 45 participantes, entre agentes de pastoral, integrantes de movimentos que atuam no âmbito universitário, padres assessores e também representantes de outras igrejas cristãs, o curso teve o objetivo de partilhar saberes abrangentes sobre a missão evangelizadora no âmbito universitário para aqueles que já exercem esse serviço e para quem se dispôs a iniciar esse trabalho em suas Instituições de Ensino e Dioceses.

Durante a manhã as atividades se concentraram em exposição e debate de temas pertinentes à ação da Pastoral Universitária na atualidade. Irmã Maria Eugênia Lloris, integrante da coordenação da Pastoral Universitária da PUC Minas, falou aos presentes sobre os desafios e perspectivas do diálogo da Igreja com as universidades, abordando o caso da Pastoral Universitária diante das especificidades do âmbito da cultura e do conhecimento, com seus diferentes atores e itinerários percorridos nos últimos anos. Em seguida, Ismael Deyber Silva, que atua como secretário da Pastoral Universitária no Regional Leste 2, abordou o fazer pastoral a partir dos eixos estruturantes da Pastoral Universitária, que são espiritualidade, reflexão-formação e socioeducativo. O período da manhã contou ainda com a visita de Dom José Lanza, Bispo de Guaxupé, que reforçou seu apoio para o desenvolvimento das ações da Pastoral Universitária.

Após o almoço foram realizadas reuniões por Diocese, oportunidade em que os presentes puderam fazer memória das ações já desenvolvidas em suas realidades e discernir sobre os caminhos a serem percorridos no próximo ano. Na plenária final houve a deliberação para que o ano de 2018 seja de concentração de esforços para suscitar experiências e núcleos de Pastoral Universitária nas Instituições de Ensino presentes em cada Diocese, como também de reforçar as experiências já existentes. No nível provincial, o encaminhamento aprovado pelos presentes prevê a realização de um novo Curso de Formação em fevereiro de 2019, ocasião em que serão priorizadas palestras e oficinas que compartilhem dimensões teóricas e práticas de um dos eixos de atuação da Pastoral.

O Curso foi encerrado com a Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Pouso Alegre, Dom José Majella, que falou sobre a importância da presença cristã no âmbito das universidades, a partir da ação e do testemunho.