quarta, 26 de junho / 2019

Um projeto de Incubadora Multissensorial para práticas médicas, que está sendo desenvolvido por alunas dos cursos de Ciência da Computação e Medicina da PUC Minas Poços de Caldas, venceu o Prêmio Nacional de Iniciação Científica do XIX Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde, realizado entre os dias 11 e 14 de junho, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói - RJ. O trabalho que concorria com outros seis finalistas de todo país, ficou com o 1° lugar.

A ideia do projeto, que está sendo desenvolvido desde junho de 2018, surgiu quando as alunas perceberam que, embora a Incubadora Neonatal seja considerada como um equipamento que revolucionou a medicina ao longo de várias gerações é notável que na prática real das UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal), muitos destes equipamentos, seja por falta de recursos ou profissionais habilitados, ainda apresentam riscos à integridade dos recém-nascidos. Foi então, que surgiu a parceria entre os cursos para desenvolver o projeto.

Na fase de especificação, da Incubadora Neonatal Sensorial, estudos foram realizados com base na literatura sobre aspectos dos cuidados essenciais com neonatos, tanto em artigos publicados em diversas bases de dados de saúde, quando nos cadernos do Ministério da Saúde. Em seguida, pesquisas de campo em uma UTIN foram realizadas, além de entrevistas com profissionais dessa área específica de conhecimento, para coletar demandas em relação à incubadora. Após a construção do protótipo, testes-piloto têm sido realizados, usando o robô-manequim Premature Anne (Laerdal Corporation, Noruega), que oferece uma plataforma realista para configuração de cenários para monitoramento de múltiplas variáveis no ambiente da incubadora.

Os testes permitiram simular condições próximas da realidade, considerando as variáveis disponíveis. Através dos resultados preliminares, foi possível evoluir o protótipo para uso em ambiente acadêmico. O projeto está previsto para ser desenvolvido até 2022 e é possível considerar a possibilidade de utilização da incubadora em ambientes hospitalares, principalmente tendo em vista o desenvolvimento de um equipamento de baixo custo, se comparado aos existentes no mercado.

Esse projeto foi vencedor da II Mostra de Projetos do Campus da PUC Minas em Poços de Caldas. Em março de 2019, foi apresentado no V Fórum de Iniciação Científica do Campus da PUC Minas em Poços de Caldas. Também foi apresentado e publicado no XV Congresso Paulista de Pediatria, em São Paulo – SP. E por último, ganhou o Prêmio Nacional de Iniciação Científica do XIX Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde em Niterói - RJ.

 


Conecte-se a PUC        

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200