segunda, 23 de setembro / 2019

A 4ª edição do MINIONU, evento realizado pelo Curso de Relações Internacionais da PUC Minas Poços de Caldas, aconteceu durante o final de semana na cidade e reuniu cerca de 300 pessoas. O maior modelo intercolegial das Nações Unidas na América Latina teve início na sexta-feira, com abertura no Espaço Cultural da Urca e seguiu durante o final de semana no Campus da Universidade. O evento contou com a participação de alunos do ensino médio de Poços e região, alunos de graduação e professores.

Os principais objetivos do MINIOUNU são difundir os princípios das Nações Unidas, buscar soluções coletivas para problemas mundiais, criar líderes e cidadãos conscientes da realidade atual, ampliar a cultura de modelos no Brasil e preparar os participantes para o convívio com as diferenças de um mundo sem fronteiras, por meio do estudo da cultura e política de outros países representados.

Seis comitês com temas variados foram simulados durante o evento. Os alunos do curso de Relações Internacionais foram os responsáveis pela produção dos projetos dos comitês, que são ambientes de simulação de organismos internacionais ou instituições nacionais com agenda internacional no presente, passado ou futuro. As negociações que aconteceram no âmbito do comitê foram conduzidas pelos diretores e assistentes, alunos do próprio curso e contaram com os delegados, alunos do ensino médio, que passaram por um período de preparação em suas escolas, sob supervisão de professores.

Depois de um final de semana de muito aprendizado, o coordenador do evento, professor Vinícius Tavares de Oliveira, comenta que essa edição do MINIONU foi além da expectativa. “A dedicação e o empenho de nossa equipe, aliada a preparação dos alunos do ensino médio, que com certeza é fruto do empenho de seus professores, possibilitou um evento maravilhoso para todos. Um evento no qual todos aprenderam um pouco mais sobre relações internacionais, mas principalmente sobre cidadania empatia e sensibilidade. O MINIONU existe e resiste porque acredita que um mundo melhor se constrói em conjunto”, finaliza o professor.