quinta, 27 de fevereiro / 2020

A PUC Minas foi classificada entre as melhores universidades dos países de economia emergente em ranking da Times Higher Education (THE), divulgado no dia18 de fevereiro. Apenas seis instituições particulares de ensino figuraram na lista das instituições brasileiras, sendo a PUC Minas a única do estado no setor privado. Com esse resultado, a Universidade está presente pela segunda vez no ranking da Times Higher Education, tendo se classificado entre as melhores na edição mundial dessa pesquisa no ano passado.

O THE classificou 533 instituições de ensino. Entre estas, 46 são brasileiras, sendo 40 públicas e seis particulares, das quais quatro pontifícias, incluindo a PUC Minas.  A Universidade de São Paulo (USP) obteve o melhor desempenho entre as instituições de ensino superior do país.  De acordo com a classificação, o Brasil teve o terceiro melhor desempenho, ficando atrás apenas da China, com 81 instituições, e da Índia, com  56.

O ranking

O ranking do THE utiliza como parâmetro de análise índices de ensino, pesquisa, internacionalização e transferência de conhecimento. Um total de 47 países e regiões entrou no ranking das economias emergentes, tanto aqueles classificados como emergentes avançados, como no caso do Brasil, quanto os classificados como emergentes secundários e de fronteira.