segunda, 30 de março / 2020

Com a pandemia do novo Coronavírus, as organizações se viram, repentinamente, obrigadas a mudarem sua forma de funcionamento. Muitas delas adotaram o teletrabalho e, na área de educação, lançaram mão também dos recursos do ensino a distância. A PUC Minas, uma Universidade com mais de 60 mil alunos, foi uma das primeiras a criar um comitê para monitoramento do novo Coronavírus, e imediatamente adotou aulas a distância para mais de 40 mil alunos, em centenas de disciplinas, por sistemas como o Canvas, um ambiente virtual de aprendizagem, e pelo SGA (Sistema de Gestão Acadêmica), já em uso no cotidiano da Universidade. "A imposição do isolamento social dos últimos dias confirma que a PUC Minas estava certa ao antecipar as medidas adotadas. O início deste processo foi um pouco atribulado mas agora caminha com sucesso, com o engajamento de alunos", afirma o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.

Apesar do momento conturbado, a experiência tem sido uma oportunidade para os alunos experimentarem as potencialidades do ensino a distância, que nos últimos anos desenvolveu-se consideravelmente, tornando-se a modalidade de ensino que mais cresce no país. Para o aluno do Curso de Sistemas de Informação da Unidade São Gabriel Ian Rodrigues, que não tinha tido contato anteriormente com a plataforma Canvas, a nova experiência tem sido uma boa surpresa. "O que mais me surpreendeu foi como que da noite para o dia o setor de tecnologia da Universidade conseguiu migrar seus milhares de alunos e professores para um ambiente totalmente virtual com uma excelente qualidade", afirma. Ian explica que ainda está em processo de adaptação. "No início foi um pouco conturbado nos quesitos de adaptação pessoal e também ao ambiente virtual. O regime remoto demanda um pouco mais de disciplina, mas com paciência dá para ser ajustado, principalmente neste momento pelo qual estamos passando. E com o tempo fui me adaptando e começando a gostar da experiência", destaca.

A experiência tem sido positiva também para a aluna do Curso de Medicina Veterinária do Campus Betim Geogea Carnog. "Está superando minhas expectativas. O meu é um curso em que as aulas presenciais são de grande importância, devido à grande quantidade de aulas práticas e da complexidade do curso, mas neste momento inédito que estamos vivendo, acho que a PUC vem conduzindo da melhor maneira possível", pontua. "Fiquei surpresa com a qualidade das aulas. Os professores estão se empenhando muito, estão sempre à disposição dos alunos e estão conseguindo dar continuidade ao cronograma proposto. Acho que as aulas teóricas serão bem aproveitadas pelos alunos", afirma.

A plataforma Canvas é hoje um dos mais modernos ambientes virtuais de ensino. A PUC Minas passou a adotá-lo a partir de 2018. "Um de seus diferenciais é o fato de ser bastante intuitivo, fácil de usar e é aberto e isso facilita a criação e o compartilhamento de conteúdo e a personalização do layout, além da interação entre as ferramentas", destaca o diretor da PUC Minas Virtual, professor Marcos André Kutova.