quinta, 22 de outubro / 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), divulgou nesta terça-feira, 20 de outubro, os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. Dos 33 cursos de graduação da PUC Minas avaliados nesta edição do Exame, um obteve a nota 5 (Fisioterapia Campus Coração Eucarístico) e 12 a nota 4. São eles: Arquitetura e Urbanismo (Coração Eucarístico), Educação Física (Coração Eucarístico), Enfermagem (Coração Eucarístico), Engenharia Civil (Coração Eucarístico), Engenharia de Produção (Coração Eucarístico e Poços de Caldas), Fisioterapia (Betim), Fonoaudiologia (Coração Eucarístico), Medicina (Betim), Medicina Veterinária (Betim), Nutrição (Barreiro) e Odontologia (Coração Eucarístico). Outros 18 cursos da Universidade obtiveram a nota 3.

Na edição de 2019 do Enade, 29 áreas de avaliação fizeram parte do exame em todo o Brasil.

O Enade é resultado da aplicação das provas aos estudantes concluintes dos cursos de graduação das instituições de ensino superior brasileiras. O conceito resulta do desempenho dos alunos de graduação na prova, que contém questões de formação geral e componentes específicos de cada curso. As médias obtidas pelos alunos são padronizadas, de acordo com a média brasileira e o desvio padrão, em conceitos que vão de um a cinco. O conceito 3 é atribuído aos cursos que estão na média ou próximos a ela, 1 e 2 aos que estão abaixo e 4 e 5 aos que estão acima.

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

CPC e IGC

O Inep deve divulgar em dezembro o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Esse indicador é composto pelo Conceito Enade, IDD e os resultados da Avaliação do Corpo Docente e do Questionário do Estudante.

Também deverá ser divulgado o Índice geral de Cursos (IGC), composto pela média dos CPCs e conceitos da pós-graduação, avaliados pela Coordenadoria de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ponderados pela proporção de número de alunos avaliados em cada nível (graduação, mestrado e doutorado)

PUC Minas Poços de Caldas

comunic@pucpcaldas.br