Notícias
sexta, 20 de novembro / 2020

A edição número 22 da Revista PUC Minas, referente ao 2º semestre, já está no ar, pela internet no pucminas.br/revista. São destaques desta edição, entre outros, uma reflexão sobre as lições da pandemia de Covid-19 em áreas como trabalho, educação, comportamento e sustentabilidade; entrevista com a professora e pesquisadora Cicília Krohling Peruzzo, que ressalta a necessidade do estímulo à pesquisa na graduação; PUC Minas investe R$1,2 milhão em equipamentos e unidades de saúde em Poços de Caldas; pesquisa indica que mais da metade da população de BH e RMBH ganhou peso durante isolamento social; e iniciativas mostram a associação de inovação e tecnologia aos projetos extensionistas.

A Revista PUC Minas é uma publicação produzida e editada pela Assessoria de Imprensa, da Secretaria de Comunicação da Universidade.

 

Assessoria de Imprensa

PUC Minas Poços de Caldas

comunic@pucpcaldas.br

...

sexta, 20 de novembro / 2020

A PUC Minas é a única instituição privada de ensino superior de Minas Gerais listada no ranking QS (Quacquarelli Symonds) de Universidades da América Latina, divulgado no dia 12 de novembro.  A Universidade se destacou no indicador que mede a formação do corpo docente com doutorado. Foram avaliadas 410 universidades latino-americanas.

O ranking utiliza critérios básicos como impacto da pesquisa e produtividade, empregabilidade, impacto na web e internacionalização.

No quesito Faculty members with PHD (quantidade de professores doutores), a PUC Minas obteve o índice 72.74, numa escala que vai até 100.

 O primeiro lugar geral do ranking ficou com a Pontificia Universidad Católica de Chile, seguida da Universidade de São Paulo (USP), Tecnológico de Monterrey, Universidad de Chile e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No total, o Brasil foi representado por 94 universidades públicas e privadas.

 

Assessoria de Imprensa

PUC Minas Poços de Caldas

comunic@pucpcaldas.br

...

sexta, 20 de novembro / 2020

A PUC Minas Poços de Caldas entregou, no início desta semana, um aparelho de ultrassom para a Santa Casa do município. O equipamento será usado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do hospital. A demanda partiu da Secretaria de Saúde, que solicitou a compra do equipamento por meio do plano de contrapartida do Curso de Medicina do Campus com a cidade. 

O diretor superintendente da Santa Casa, Ricardo de Sá, comenta que o ultrassom será de grande valia para os procedimentos no CTI. "O aparelho permitirá que os médicos consigam um diagnóstico em tempo hábil e real, cada vez mais preciso, para os pacientes do Centro de Terapia Intensiva. Esse equipamento torna-se um diferencial, importante e necessário, já que nós temos hoje 20 leitos de CTI, e agora conseguiremos fazer um padrão de exames que antes não fazíamos", avalia o superintendente. 

A parceria entre a PUC Minas e a Secretaria de Saúde do município, que teve início logo na implantação da Universidade na cidade, é importante tanto para os pacientes que são atendidos nas unidades de saúde do SUS, quanto para os alunos, que têm a oportunidade de fazer os estágios e aulas práticas nesses locais, afirma o pró-reitor adjunto do Campus, professor Iran Calixto Abrão. "Por meio da contrapartida do Curso de Medicina, a Secretaria de Saúde passa as solicitações dessas unidades de saúde para a PUC e nós providenciamos a compra dos equipamentos, que são necessários para melhorar cada vez mais o atendimento à população", afirma o pró-reitor.   

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi, o novo equipamento irá proporcionar um atendimento resolutivo e de qualidade. "O entendimento da PUC sobre as questão de saúde é extremamente oportuno e muito de acordo com as necessidades de uma cidade como Poços de Caldas, na questão da saúde. A doação desse aparelho de última geração, que vai prestar um trabalho inestimável aos pacientes, é de altíssima importância. É um equipamento a mais que vai melhorar a qualidade da saúde do município", finaliza Mosconi.   

O aparelho já está no Centro de Terapia Intensiva da Santa Casa, à disposição dos pacientes que forem atendidos.

 

Assessoria de Imprensa

PUC Minas Poços de Caldas

comunic@pucpcaldas.br

...

quarta, 18 de novembro / 2020

Confira, por curso, a lista de prováveis formandos do 2º semestre de 2020:

 

Administração (Manhã e Noite)

Arquitetura e Urbanismo

Ciência da Computação

Direito (Manhã e Noite)

Enfermagem

Engenharia Civil (Manhã e Noite)

Engenharia de Produção

Engenharia Elétrica

Fisioterapia

Medicina Veterinária

Psicologia

Publicidade e Propaganda

Relações Internacionais

 

Conforme a Resolução N.º 08/2006, "Art. 2.º - Participarão das solenidades de Colação de Grau todos os concluintes de curso que tiverem cumprido integralmente, com aprovação, todo o currículo do curso de graduação".

Outras informações: https://www.pucminas.br/formaturas

...

quarta, 04 de novembro / 2020

O Processo Seletivo Simplificado da PUC Minas, para ingresso em 2021, está com inscrições abertas, com novidades. Neste vestibular, com provas online ou pela nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), são oferecidos mais de 20 novos cursos de bacharelado;  de graduação tecnológica com metodologias híbrida e a distância; e de presenciais de Biomedicina na Unidade Praça da Liberdade e no Campus Poços de Caldas, além de Odontologia também nesse Campus. As inscrições podem ser feitas pelo pucminas.br, sendo  que as vagas serão preenchidas já a partir de outubro  e atualizadas semanalmente.

Além das novas ofertas presenciais, estão entre as novidades os bacharelados com metodologias híbrida e na modalidade virtual em Serviço Social, Engenharia de Produção, Educação Física e Sistemas de Informação;  os de graduação tecnológica a distância em Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Comercial, em Comércio Exterior, Gestão em Marketing, Logística, em Design de Interiores (híbrido), Produção Multimídia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em Banco de Dados, em Redes de Computadores, em Segurança da Informação, em Gestão da Tecnologia da Informação, em Sistemas para Internet e em Jogos Digitais.

O processo seletivo ocorre de acordo com o curso escolhido. Para Medicina, Direito – manhã (Coração Eucarístico e Praça da Liberdade), Odontologia (Coração Eucarístico e Poços de Caldas) e Psicologia e Relações Internacionais – manhã (Coração Eucarístico), o candidato faz a inscrição até 8 de novembro e escolhe se deseja fazer uma prova online (de redação e outras disciplinas), no dia 21 de novembro, ou seleção pela nota do Enem (edições de 2012 a 2019). Após a divulgação do resultado, no dia 3 de dezembro, os candidatos aprovados deverão realizar sua matrícula online, de acordo com o cronograma previsto no edital.

Para os demais cursos, o candidato pode optar por redação online, que deve ser agendada, ou nota do Enem. O resultado será divulgado em até 72 horas após a realização da redação ou 24 horas após a inscrição pela nota do Enem. A matrícula também ocorrerá totalmente a distância, logo após divulgação do resultado para cada candidato.

O processo seletivo se refere ao preenchimento de vagas dos cursos de graduação (nos campi e unidades de Belo Horizonte (Barreiro, Coração Eucarístico, Praça da Liberdade, São Gabriel), Betim, Contagem, campi do interior em Arcos, Poços de Caldas, Serro e Uberlândia  e demais polos de educação a distância em Curitiba (PR), Ipatinga, Juiz de Fora, Manaus (AM), Montes Claros, Recife (PE), Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. 

Das vagas em oferta para cada curso, turno, semestre e local, 85% destinam-se aos candidatos que se inscreverem para o processo seletivo realizado por intermédio de prova, e 15% àqueles que se inscreverem para o processo seletivo por meio das notas obtidas no Enem. No caso dos cursos de graduação tecnológica a distância, 50% destinam-se aos candidatos que se inscreverem para o processo seletivo por intermédio de prova, e 50% aos que se inscreverem pela nota do Enem.

 

PUC Minas Virtual

Os chamados cursos superiores de tecnologia (CSTs) são uma modalidade de ensino regulamentada pelo MEC com formação especializada, voltada para o mercado de trabalho. Os CSTs totalmente a distância ofertados pela PUC Minas Virtual utilizam metodologia inovadora, baseados na solução de problemas reais, no desenvolvimento de soft skills e na preparação para atuação em mundo de grandes desafios. São 15 cursos nas áreas de Gestão, Comunicação e Tecnologia da Informação.

Já os bacharelados e CSTs híbridos oferecidos contam, também, com parte das aulas práticas presenciais, que acontecerão nos polos de matrícula dos alunos, em horários previamente definidos. São eles os cursos de Educação Física, Serviço Social, Design de Interiores, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.

 

Assessoria de Imprensa

PUC Minas Poços de Caldas

comunic@pucpcaldas.br

...

Conecte-se a PUC          

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200