terça, 28 de março / 2023

Encontro promovido pelo Instituto EP nesta sexta-feira, na Biblioteca do Campus da PUC, é etapa preparatória para “2º Fórum Diálogos na Educação”

Poços de Caldas (MG) receberá nesta sexta-feira, dia 31 de março, às 14h, uma Roda de Conversa com gestores, professores e educadores para abordar as boas práticas na educação na cidade. O encontro gratuito e com vagas limitadas acontecerá no auditório da Biblioteca do Campus da PUC e terá como mediadora Patrícia Mirella de Paulo Falcão, docente e pesquisadora na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A Roda é promovida pelo Instituto Empresas Pioneiras (EP), com produção da Oceano Azul e Girassol Caminhos Criativos e apoio da PUC Minas - Poços de Caldas. Os participantes irão discutir projetos e iniciativas locais no ensino fundamental, capazes de fazer a diferença e promover o avanço da educação.

Esta é a segunda Roda de Conversa promovida este ano. A primeira ocorreu em Cosmópolis, mediada também por um profissional referência na área de educação. Campinas, no dia 14 de abril, e Mococa, no dia 20, serão as próximas cidades a contarem com o evento, sempre com vagas limitadas. “As vozes precisam ser ouvidas, porém, para isso ocorrer, é necessário um ambiente acolhedor que permita que elas ressoem e possam construir caminhos. Somando forças através dessas vozes, conseguimos desenhar sonhos e consolidar realizações. Por isso, é de extrema importância reunir educadores para dialogar, a fim de que suas vozes sejam ouvidas e possam ajudar a direcionar a evolução da educação em nosso país”, diz a mediadora Patrícia Mirella. A Roda é uma das etapas para construção do “2º Fórum Diálogos na Educação”, que será realizado pelo Instituto EP no primeiro semestre deste ano.

Área de responsabilidade social do Grupo EP, o Instituto atua há mais de 20 anos com educação, por meio de apoio a diferentes projetos – muitos deles interrompidos durante a pandemia. Ao retomá-los, levantou junto a educadores problemas que se mostraram comuns a todos. “Nesse momento entendemos que o Instituto, por pertencer a um grupo de comunicação, é capaz de conectar poder público, iniciativa privada, secretarias de educação, profissionais da educação e diversas outras áreas, permitindo o diálogo e a troca sobre práticas na educação que já ocorrem dentro das escolas”, explica Renata Coutinho Nogueira, Conselheira do Instituto EP.

O Fórum Diálogos na Educação, que teve sua primeira edição no ano passado em Campinas e São Carlos, é fruto da vocação do Instituto EP. “Entendemos que o Fórum é um espaço para esse diálogo. Ao conectarmos as boas práticas dos educadores, mostramos a todos quem está conseguindo realizar um bom projeto e como é possível fazer algo semelhante em outras escolas, alcançando as mudanças necessárias para uma educação de qualidade”.

No ano passado foram realizadas Rodas de Conversa em São Carlos, Ribeirão Preto, Araraquara, Sertãozinho, Piracicaba e Rio Claro. Todos esses encontros começam a partir do contato com a Secretaria Municipal de Educação de cada cidade, que indica entre os participantes das Rodas os coordenadores de educação, diretores de escolas e alguns professores, além de um representante da própria secretaria e das áreas de assistência social e saúde.

Um dos projetos apresentados na Roda de Conversa no ano passado por educadores de uma escola pública de São Carlos foi o Appoluz, que uniu tecnologia, ciência e sustentabilidade com a instalação de um painel de energia solar para iluminar um ponto de ônibus diante da escola e que, futuramente, irá aquecer a água da cozinha onde é feita a merenda dos alunos. “É importante que os educadores enxerguem uma espécie de farol nas experiências apresentadas. Se a escola pública que possui o mesmo modelo, com verba semelhante, pode realizar um projeto, é possível fazer em outras também”, diz Renata.

Serviço:

Roda de Conversa: Preparatória para o 2º Fórum Diálogos da Educação

Data e horário: Sexta-feira, 31 de março, às14h

Local: Auditório da Biblioteca da PUC - Av. Padre Cletus Francis Cox, 1661 - Country Club -Poços de Caldas

Mediadora: Patricia Mirella de Paulo Falcão, docente e pesquisadora da UFSCAR

Inscrições: https://bit.ly/INSCRIÇÃO-RodadeConversa