quinta, 30 de março / 2023

Dois cursos, Filosofia (licenciatura) e Geografia (bacharelado) alcançaram o conceito 5 no CPC

A PUC Minas obteve, mais uma vez, ótimo desempenho no Índice Geral de Cursos (IGC), mantendo o conceito 4, em uma escala de avaliação que vai de 1 a 5. O resultado é relativo a 2021 e foi divulgado nesta terça-feira, 28 de março, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O IGC é o indicador de qualidade que avalia as Instituições de Ensino Superior. Ele é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino.

CPC

Participaram da avaliação 24 cursos da PUC Minas. Destes, 18 obtiveram o conceito 4 e quatro cursos conceito 3 no índice CPC, em escala de 1 a 5. Os cursos de Filosofia (licenciatura) e Geografia (bacharelado), que haviam obtido o conceito 4 na última vez em que foram avaliados (2017), alcançaram o conceito 5 nesta avaliação.

O CPC, dado fundamental para o cálculo do IGC, é um indicador de qualidade dos cursos de graduação, calculado a partir da nota do Exame Nacional de desempenho dos Estudantes (Enade) e de outros componentes avaliativos, como perfil do corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos, entre outros.

Obtiveram o conceito 4: do Campus Coração Eucarístico, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Educação Física (Licenciatura), Ciência da Computação (Bacharelado), Física (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Geografia (Licenciatura), História (Licenciatura), Letras-Português (Licenciatura), Letras-Português e Inglês (Licenciatura), Pedagogia (Licenciatura), Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) e Filosofia (Bacharelado); no Campus Betim, Sistemas de Informação; no Campus Contagem, Sistemas de Informação; no Campus Poços de Caldas, Ciência da Computação (Bacharelado) e na Unidade São Gabriel, Sistemas de Informação.