terça, 19 de novembro / 2019

Os alunos concluintes de alguns cursos de graduação da PUC Minas farão os testes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2019) no dia 24 de novembro. A abertura dos portões será às 12h, com fechamento às 13h. A prova será das 13h30 às 17h30. Os locais onde os alunos da PUC Minas farão os testes podem ser acessados pelo site do Inep/MEC.

A Secretaria de Comunicação da PUC Minas, por meio da Assessoria de Relações Públicas, desenvolverá ação de apoio aos alunos da Universidade que farão os testes, com estandes de acolhimento a eles. Está prevista a presença de membros de colegiados dos respectivos cursos. Serão montados estandes no Campus Coração Eucarístico (acessos 3 e 5) e Unidade São Gabriel (acesso principal); Faculdade Pitágoras, em Betim (av. Juscelino Kubitschek, 229, Centro); e Nova Faculdade, em Contagem (av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996).

Os alunos que farão o exame são dos seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; e Odontologia.  De acordo com a resolução CNE/CES nº 5, de 16 de novembro e 2016, o Curso Engenharia de Computação não participa do Enade 2019, pois se encaixa na área de conhecimento de Ciências Exatas e da Terra, em função da natureza do projeto pedagógico do curso, em consonância com as DCNs dos cursos de graduação da área de computação.

Estão habilitados a participar do Enade todos os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição, sendo: os ingressantes (são inscritos, porém dispensados, e, portanto, não fazem a prova) em 2019 e os que concluíram até 25% da carga horária do curso até 30 de agosto último; e os concluintes (são inscritos  e devem fazer a prova), aqueles que concluíram 80% ou mais da carga horária do curso e não colaram grau até 30 de agosto ou expectativa de conclusão do curso no 2º semestre de 2019 ou 1º semestre de 2020. A caracterização de estudante na condição de concluinte participante do Enade não está condicionada à regularidade de matrícula ou pagamento de mensalidade escolar. O processo de inscrição dos estudantes para o exame é realizado pela instituição de ensino superior.

De acordo com o portal do Inep/MEC, o Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.

Assessoria de Imprensa PUC Minas