quarta, 05 de maio / 2021

Equipamentos foram destinados à Santa Casa por meio da parceria entre a Universidade e a Prefeitura Municipal

A PUC Minas Poços de Caldas doou cinco respiradores hospitalares com tecnologia avançada à Secretaria de Saúde. Os equipamentos foram destinados à Santa Casa, instituição vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. A entrega foi formalizada na manhã desta terça-feira, 5 de maio, em um ato simbólico que reuniu representantes da Universidade, do hospital e do órgão municipal.

Os aparelhos adquiridos pela PUC Minas estão entre as melhores opções disponíveis no mercado atualmente. Neste momento, eles serão utilizados com ênfase no combate à Covid-19, mas sua aplicação é bem-vinda no tratamento de várias enfermidades, como questões neurológicas, oncológicas, renais ou relacionadas à obesidade. Segundo funcionários da Santa Casa, a versatilidade destes respiradores se deve à ampla gama de modalidades em que operam. Um exemplo é a ventilação de alto fluxo, especialmente benéfica para adultos que enfrentam os sintomas provocados pelo coronavírus.

“Esta doação da PUC Minas dá continuidade às ações de contrapartida entre a Universidade e a Secretaria Municipal de Saúde. Com a aquisição dos cinco respiradores, totalizamos um investimento de R$ 455 mil em equipamentos disponibilizados ao SUS somente neste ano, em que faremos ainda outras contribuições relevantes”, aponta o pró-reitor adjunto da PUC Minas Poços de Caldas, prof. Iran Calixto Abrão.

O plano de contrapartida foi firmado na abertura do Curso de Medicina do Campus, em 2017. Além de integrar a comunidade acadêmica à rede pública de saúde, ele tem viabilizado investimentos robustos e de extrema relevância no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Em 2020, o aporte da PUC Minas totalizou R$ 1,2 milhão, valor aplicado no Hospital de Campanha e em outras unidades municipais de saúde vinculadas ao SUS. Já neste ano, além dos respiradores, foram doados coletores, termômetros, um freezer e 5 mil litros de álcool.

O secretário de Saúde de Poços de Caldas, Carlos Mosconi, enaltece a parceria entre a Prefeitura Municipal e a Universidade. “A PUC Minas está inserida na questão sanitária da nossa cidade e tem colaborado para enfrentarmos os graves problemas de saúde atuais. Estamos gratos não só pela aceitação das nossas solicitações, mas também pelo entusiasmo em participar e agir de forma extremamente positiva”, ressalta.

Para a Santa Casa, a doação é oportuna na medida em que contribui para renovar o parque tecnológico do hospital, que tem hoje 40 leitos de terapia intensiva. “A aquisição destes respiradores é importante porque são aparelhos muito bons, que conseguem responder às necessidades dos pacientes de Covid-19. É fundamental prestar uma boa assistência respiratória a eles”, explica Ricardo Sá, diretor superintendente do hospital.

Representantes das instituições envolvidas participam da entrega dos respiradores. Divulgação | PUC Minas.