quinta, 15 de julho / 2021

A PUC Minas está listada, mais uma vez, como uma das melhores universidades da América Latina no Latin America Rankings, divulgado nessa terça-feira, 13 de julho, pela Times Higher Education (THE), conceituada revista britânica na área de educação. A classificação levou em conta 177 instituições de 13 países. A Universidade, que se destacou na área de pesquisa e de valor agregado resultante de parcerias com a indústria (Industry Income), é a única instituição privada de Minas Gerais entre as 67 brasileiras citadas no ranking.

A primeira colocada foi a PUC Chile, seguida da Universidade de São Paulo. O Brasil é o país mais representado no ranking, com 67 universidades, sendo 51 instituições públicas.

Os critérios usados pelo THE são agrupados em cinco áreas: ensino (ambiente de aprendizado), pesquisas (em quantidade, investimentos e reputação), citações (ou seja, a influência dessas pesquisas no ambiente acadêmico em geral), perspectivas internacionais (de docentes, estudantes e pesquisas) e renda gerada com transferência de tecnologia produzida dentro da universidade.

A ascensão das universidades latinas no ranking se deve, em grande parte, ao aumento das médias das notas na área de Citações e publicações do corpo docente no meio acadêmico. Em áreas como Perspectivas Internacionais e Industry Income elas também estão aumentando suas notas em ritmo mais acelerado que as demais.

O ranking — A Times Higher Education (THE) é uma revista britânica voltada à área de ensino superior, e formula diversos tipos de rankings, como o ranking mundial de universidades e o ranking da América Latina, publicado desde 2016. As classificações utilizam como critérios de análise parâmetros nas áreas de ensino, pesquisa, citações, transferência de conhecimento e internacionalização. Na classificação da América Latina de 2021, foram avaliadas 177 instituições dos seguintes países: Argentina; Brasil; Chile; Colômbia; Costa Rica; Cuba; Equador; Jamaica; México; Porto Rico; Uruguai; Venezuela.