quinta, 14 de outubro / 2021

A PUC Minas Poços de Caldas apresenta as três startups do Campus selecionadas pelo PUCTec Indoor 2021, novo programa do PUCTec, Hub de inovação, formação e negócios da PUC Minas. Dr. Propaganda, Horta Net e Viassist são as empresas locais que se destacaram na iniciativa da Universidade, graças ao trabalho conjunto de estudantes e professores.

Dr. Propaganda

A Dr. Propaganda oferece soluções de mídia a micro, pequenas e médias empresas, além dos microempreendedores individuais – categoria que representava, em março deste ano, 56,7% do total de negócios em funcionamento no Brasil, segundo dados divulgados pelo Governo Federal. Esses públicos, muitas vezes, não têm acesso a boas agências e grandes veículos de comunicação. Atenta a este cenário, a startup atua como uma agência virtual em nuvem, com oferta de serviços como planejamento, consulta e compra de espaços publicitários a clientes de qualquer região do país.

A equipe é composta pelo professor Adinan Carlos Nogueira, do Curso de Publicidade e Propaganda da PUC Minas Poços de Caldas, e pelo acadêmico Willian Fagundes Gonçalves. A profissional Débora Tonon se juntará oficialmente ao time em breve. Eles estimam ter concluído metade do trabalho previsto para esta fase e planejam ter o produto mínimo viável até novembro deste ano. "As mentorias e a competitividade do PUCTec Indoor nos motivaram a caminhar de uma forma mais clara, mais objetiva. Ficamos muito felizes em estar entre os dez projetos selecionados. Estamos no caminho certo e o programa nos deu esta certeza. Foi instigante, motivador e transformador", ressalta o professor Adinan.

Horta Net

A Horta Net assume o desafio depotencializar a interface entre oferta e demanda de produtos agroalimentares a partir das tradicionais feiras livres, customizando as ofertas e canais de relacionamento dos feirantes e expandindo seus públicos-alvo por meio de uma plataforma de marketplace web-mobile leve e intuitiva e aplicação de treinamentos presenciais e virtuais para os parceiros. Na prática, a solução deve fortalecer pequenos agentes e conscientizar a população sobre impactos na natureza e relações sociais envolvidas no consumo. O protótipo, em fase desenvolvimento, já leva em conta a problemática socioambiental em nível nacional.

A equipe é composta pelo professor Luciel Henrique de Oliveira, do Curso de Engenharia de Produção da PUC Minas Poços de Caldas; pelos alunos Lucas Mendes de Oliveira e Paula Roberta Aparecida Teixeira; e pelos colaboradores externos José Jamil Adum, Mikaela Tomaz de Almeida e Thiago José Marçal Soares. Eles destacam que a experiência no PUCTec Indoor 2021 tem sido repleta de aprendizado, superação e autodescoberta, graças à possibilidade de integrar o ambiente acadêmico ao mercado, vislumbrando futuros viáveis e mais felizes.

O conceito da solução tecnológica da Horta Net já está validado para Poços de Caldas e segue em validação para outras duas cidades: Belo Horizonte e Juiz de Fora. Para o cenário nacional, eles projetam uma receita de R$ 2,27 milhões em um cenário moderado, a partir de pesquisas de mercado e dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE). Clique aqui para acessar as redes sociais da startup.

Viassist

Promover a autonomia de indivíduos que precisam de cuidados constantes com a saúde faz parte da missão da Viassist Tecnologia Ltda. Seu objetivo é oferecer uma solução tecnológica baseada em interação via comandos de voz, capaz de auxiliar idosos e pessoas com deficiência física ou visual na solução de problemas cotidianos, como o controle da rotina de medicamentos. Para isso, investem na criação de um assistente virtual físico (hub) e planejam a oferta de serviços acessíveis por meio de um aplicativo mobile.

A solução tecnológica está em desenvolvimento. Em outubro, será iniciado um estudo sobre a viabilização da produção em escala do hub, paralelamente a desdobramentos do app. A iniciativa é do professor Will Ricardo dos Santos Machado, professor do Curso de Ciência da Computação na PUC Minas Poços de Caldas, e do acadêmico Lucas Corbicelles Silva. Eles projetam atingir 1% do seu segmento de mercado, que impacta aproximadamente 19 milhões de pessoas com idade superior a 65 anos, segundo a pesquisa World Population Ageing 2019, da Organização das Nações Unidas (ONU).

"Participar deste programa de aceleração promovido pela PUC Minas tem proporcionado uma experiência incrível em termos de conhecimento e networking. Acreditamos que ter acesso a um time de profissionais empreendedores, multidisciplinares e com experiência em diferentes segmentos vai agregar e acelerar consideravelmente o nosso negócio, minimizando os riscos, facilitando a penetração do nosso produto no mercado, permitindo a adoção das melhores estratégias de negócio e potencializando o nosso faturamento", enfatiza o professor Will.