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segunda, 30 de março / 2020

Com a pandemia do novo Coronavírus, as organizações se viram, repentinamente, obrigadas a mudarem sua forma de funcionamento. Muitas delas adotaram o teletrabalho e, na área de educação, lançaram mão também dos recursos do ensino a distância. A PUC Minas, uma Universidade com mais de 60 mil alunos, foi uma das primeiras a criar um comitê para monitoramento do novo Coronavírus, e imediatamente adotou aulas a distância para mais de 40 mil alunos, em centenas de disciplinas, por sistemas como o Canvas, um ambiente virtual de aprendizagem, e pelo SGA (Sistema de Gestão Acadêmica), já em uso no cotidiano da Universidade. "A imposição do isolamento social dos últimos dias confirma que a PUC Minas estava certa ao antecipar as medidas adotadas. O início deste processo foi um pouco atribulado mas agora caminha com sucesso, com o engajamento de alunos", afirma o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.

Apesar do momento conturbado, a experiência tem sido uma oportunidade para os alunos experimentarem as potencialidades do ensino a distância, que nos últimos anos desenvolveu-se consideravelmente, tornando-se a modalidade de ensino que mais cresce no país. Para o aluno do Curso de Sistemas de Informação da Unidade São Gabriel Ian Rodrigues, que não tinha tido contato anteriormente com a plataforma Canvas, a nova experiência tem sido uma boa surpresa. "O que mais me surpreendeu foi como que da noite para o dia o setor de tecnologia da Universidade conseguiu migrar seus milhares de alunos e professores para um ambiente totalmente virtual com uma excelente qualidade", afirma. Ian explica que ainda está em processo de adaptação. "No início foi um pouco conturbado nos quesitos de adaptação pessoal e também ao ambiente virtual. O regime remoto demanda um pouco mais de disciplina, mas com paciência dá para ser ajustado, principalmente neste momento pelo qual estamos passando. E com o tempo fui me adaptando e começando a gostar da experiência", destaca.

A experiência tem sido positiva também para a aluna do Curso de Medicina Veterinária do Campus Betim Geogea Carnog. "Está superando minhas expectativas. O meu é um curso em que as aulas presenciais são de grande importância, devido à grande quantidade de aulas práticas e da complexidade do curso, mas neste momento inédito que estamos vivendo, acho que a PUC vem conduzindo da melhor maneira possível", pontua. "Fiquei surpresa com a qualidade das aulas. Os professores estão se empenhando muito, estão sempre à disposição dos alunos e estão conseguindo dar continuidade ao cronograma proposto. Acho que as aulas teóricas serão bem aproveitadas pelos alunos", afirma.

A plataforma Canvas é hoje um dos mais modernos ambientes virtuais de ensino. A PUC Minas passou a adotá-lo a partir de 2018. "Um de seus diferenciais é o fato de ser bastante intuitivo, fácil de usar e é aberto e isso facilita a criação e o compartilhamento de conteúdo e a personalização do layout, além da interação entre as ferramentas", destaca o diretor da PUC Minas Virtual, professor Marcos André Kutova.

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sexta, 27 de março / 2020

A Reitoria da PUC Minas informa à comunidade acadêmica que está prorrogado, por tempo indeterminado, o Regime Letivo Remoto, inicialmente previsto para durar até o dia 31 de março próximo, até o retorno com segurança do regime presencial.

Solicitamos a professores e alunos que avancem com o semestre letivo e que os Coordenadores de Curso e Diretores de Instituto e Faculdades, orientados pela Pró-reitoria de Graduação, continuem envolvidos no sentido de garantir aos alunos as melhores condições de realização das aulas remotas (privilegiando a plataforma Canvas) e outros aspectos como avaliações e defesas de TCC´s.

A Universidade informa ainda que até então mantém confirmadas as datas de realização dos atos e solenidades de colação de grau previstas para o 1º Semestre de 2020.

Reitoria da PUC Minas

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quarta, 18 de março / 2020

A partir desta quarta-feira, 18 de março, o horário de funcionamento dos setores administrativos da PUC Minas Poços de Caldas, será das 8h às 20h30.

Confira o horário de atendimento dos vários setores aqui.

Mais informações pelo telefone (35) 3729-9200.

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segunda, 16 de março / 2020

A cerimônia para entrega dos certificados aos alunos que foram Destaques Acadêmicos do 2° semestre de 2019 foi realizada na noite desta quarta-feira (11), no auditório do prédio II.  Na oportunidade, 19 alunos foram premiados e familiares e amigos estiveram presentes para prestigiar os estudantes.  Uma exposição fotográfica foi montada para homenagear os Destaques.

O Destaque Acadêmico foi instituído pela Reitoria da PUC Minas por meio da portaria nº 43 de 2008, como uma maneira de incentivar os alunos. O Diretor Acadêmico do Campus, professor Márcio Leandro Gonçalves, ressalta algumas questões para que os estudantes recebam a premiação. “Para fazer parte da aferição do título de Destaque Acadêmico, o aluno precisa ter uma média de 80% de aproveitamento nas disciplinas e ter sido indicado pelos professores em pelo menos uma disciplina que ele cursou”, destaca o Professor.

O aluno Antônio Ângelo Rocha Filho, que está no 3° período do Curso de Medicina, foi o Destaque do semestre. Para ele, um reconhecimento de todo esforço. “O Destaque é um estímulo muito grande para os alunos e mostra que nós estamos no caminho certo, no sentido de dedicação, respeito aos nossos professores e de valorização do estudo”, comenta o aluno.

Já a Larissa Rufino, ex-aluna do Curso de Direito, se formou no final de 2019 e comenta que foi uma surpresa receber o título de Destaque depois de formada. “Eu colei grau em dezembro no ano passado e aí agora recebi a notícia que fui Destaque Acadêmico do 2° semestre de 2019. Eu me dediquei, estudei muito, e sempre soube o meu objetivo, que era ser uma boa aluna, aprender o conteúdo e fazer o melhor possível e esse foi o resultado”, finaliza Larissa.

O aluno que recebe o título de Destaque Acadêmico recebe uma bolsa semestral de 50% para o semestre subsequente.  A portaria nº 43/2008 está disponível na integra no Sistema de Gestão Acadêmica ou pelo link .

 

Assessoria de Comunicação PUC Minas Poços de Caldas

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segunda, 16 de março / 2020

O Comitê de Monitoramento do Coronavírus da PUC Minas reuniu-se no dia 15 de março de 2020 para definir e articular novos encaminhamentos em termos das medidas e ações acerca da prevenção ao contágio pelo coronavírus e a transmissão da COVID-19.

Em consonância com as orientações do Ministério da Saúde, das autoridades de controle epidemiológico e orientações advindas do Ministério da Educação, a PUC Minas, entendendo a gravidade do momento, e consciente de sua responsabilidade em termos da contribuição para a imediata tentativa de controle da pandemia do coronavírus, decide:

a) A partir dessa segunda-feira, dia 16 de março, e, pelo menos, até 31 de março, a PUC Minas passa a adotar o Regime Letivo Remoto de atendimento e orientação aos alunos, por meio das plataformas SGA e Canvas, suspendendo todas as atividades curriculares presenciais;

b) As bases do Regime Letivo Remoto e seu modo e estratégias de funcionamento serão definidos pelas pró-reitorias de Graduação e de Pesquisa e Pós-graduação e amplamente informadas a docentes (aulas e dedicação) e discentes;

c) No âmbito da pós-graduação lato sensu e stricto sensu, o Regime Letivo Remoto será definido pelos setores responsáveis;

d) Para as disciplinas que possuem atividades prático-laboratoriais, o cronograma de reposição será concentrado e estabelecido em conjunto pelos coordenadores de curso e professores responsáveis, com a supervisão dos Diretores dos Institutos e Faculdades, Diretores Acadêmicos e Chefes de Departamento;

e) Suspender o funcionamento de setores de atendimento aos públicos interno e externo como clínicas, Museu de Ciências Naturais, e Complexo Esportivo. Os demais setores funcionarão sob regime de plantão e para atendimentos que se mostrem imprescindíveis;

f) Sob orientação e com a aprovação da Pró-reitoria de Recursos Humanos, os setores administrativos da Universidade podem estabelecer dinâmicas e modos de trabalho do pessoal técnico-administrativo adotando, também, se o entendimento for este, regimes especiais, dentro do que se fizer necessário. A Pró-reitoria de Recursos Humanos vai divulgar nos próximos dias orientações específicas a esse respeito;

g) Ficam canceladas as viagens internacionais de docentes e funcionários, em função de atividades ligadas à Universidade;

h) Ficam restringidas as viagens nacionais, em função de atividades ligadas à Universidade, e que devem, em casos muito específicos, ser validadas pelos gestores acadêmicos e administrativos e com autorização pela Reitoria;

i) O Comitê de Monitoramento do Coronavirus vai se manter em permanente trabalho de acompanhamento e indicando eventuais revisões das decisões mencionadas acima, conforme o desenrolar dos acontecimentos.

 

Comitê de Monitoramento do Coronavírus

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