Cooperação Internacional Pública E Privada - Online

Duração

1 ano e 6 meses

Início do Curso

Setembro 2021

Número de Vagas

35 vagas

Periodicidade

Aulas ao vivo, aos sábados, de 8h às 13h10. Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana. Haverá três encontros presenciais em Poços de Caldas com datas posteriormente divulgadas pela Coordenação do Curso. Algumas disciplinas serão EAD (você assiste os vídeos e atividades quando e onde quiser durante o período da oferta da disciplina).

Carga Horária

360h

Inscrições

de 01/06/2021 a 02/08/2021


Este curso é destinado a profissionais diversos, mas que lidam em seu cotidiano com questões internacionais. Com uma abordagem prática e interdisciplinar, inerente ao campo das Relações Internacionais, o curso busca se engajar com uma área temática relativamente nova nas relações internacionais tais como a paradiplomacia, diplomacia corporativa e geopolítica do esporte. A conexão destes tópicos se dá na medida em que todos estabelecem um diálogo que rompe com a ontologia estatocêntrica que domina o campo há vários anos, desde seu estabelecimento formal. O curso busca, nesse sentido, apresentar as possibilidades que diversos profissionais possuem em especializar-se em cooperação internacional de atores subnacionais: cidades, empresas, regiões e associações esportivas diversas. O percurso das disciplinas foi pensado de modo que o aluno ou aluna possa compreender, de forma prática e intuitiva, como gerir processos de internacionalização de políticas públicas, empresas e atividades relativas ao esporte em seu meio profissional e acadêmico. Nesse sentido, o estudante poderá atuar em diversas áreas que já são internacionalizadas ou iniciar procedimentos para internacionalização de setores com esse processo incipiente.

Público Alvo (pré-requisito)

Pessoas com curso superior completo, gestores públicos e privados que atuam em diversas áreas da administração pública e privada.

Elementos de destaque do curso

A proposta deste curso não é encontrada em nenhum curso de pós-graduação Lato Sensu no país. Ao conectar temas como paradiplomacia, diplomacia corporativa e geopolítica do esporte, o curso se coloca como uma opção atraente para uma vasta gama de profissionais de diferentes formações. As disciplinas foram pensadas de modo a construir competências e desenvolver habilidades que serão fundamentais para o exercício de diversas profissões, seja gestores públicos, corporativos ou esportivos.

Estrutura Curricular