Patrimônio E Restauro - Online

Duração

1 ano e 1 mês

Início do Curso

Setembro 2021

Número de Vagas

35 vagas

Periodicidade

Aulas ao vivo, aos sábados, de 9h às 12h00 e das 13h00 às 16h00. Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana. Haverá três encontros presenciais em Poços de Caldas com datas posteriormente divulgadas pela Coordenação do Curso. Algumas disciplinas serão EAD (você assiste os vídeos e atividades quando e onde quiser durante o período da oferta da disciplina).

Carga Horária

360h

Inscrições

de 01/06/2021 a 02/08/2021


As demandas acerca da preservação e gestão Patrimônio Cultural nas suas mais diversas escalas de manifestação, tem se mostrado cada vez mais recorrentes na contemporaneidade. O curso de Patrimônio e Restauro visa capacitar profissionais de áreas diversas no trato com o patrimônio histórico e cultural, tendo como propósito viabilizar a sua preservação e oferecendo ao profissional suporte técnico e conceitual, para desenvolver e executar ações de preservação, atuando contra os processos de degradação causados pelas ações naturais do tempo, pela desinformação sobre técnicas e tecnologias de conservação e restauro, ou mesmo pelo desconhecimento da importância da salvaguarda dos bens de valor histórico e cultural.

O curso conta com disciplinas que abordam as principais teorias da preservação e do restauro, os aspectos legais da atuação com o patrimônio histórico, as técnicas de levantamento, diagnóstico e conservação, gestão de obras de intervenção em edifícios históricos e estudos de casos.

Público Alvo (pré-requisito)

Arquitetos Urbanistas, engenheiros, historiadores, artistas plásticos, restauradores e gestores culturais.

Elementos de destaque do curso

As aulas contarão com a presença de especialistas convidados para a apresentação de palestras e discussões sobre a atuação nos diversos segmentos da Conservação e Preservação do patrimônio. As disciplinas presenciais contarão com práticas de ateliê e visitas técnicas em obras situadas na região de Poços de Caldas.

Estrutura Curricular