Saúde Mental E Educação Interprofissional (eip) - Online

Duração

1 ano e 1 mês

Início do Curso

Setembro 2021

Número de Vagas

35 vagas

Periodicidade

Aulas ao vivo, às terças-feiras e quintas-feiras, de 19h às 22h10. Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana. Haverá três encontros presenciais em Poços de Caldas com datas posteriormente divulgadas pela Coordenação do Curso. Algumas disciplinas serão EAD (você assiste os vídeos e atividades quando e onde quiser durante o período da oferta da disciplina).

Carga Horária

360h

Inscrições

de 01/06/2021 a 02/08/2021


As novas demandas impostas no campo da Saúde Mental acarretam em exigências de formação e capacitação de profissionais alicerçadas em bases teórico-éticas e críticas nesse âmbito. Somado a esse contexto, com o objetivo de superar fragmentações do ensino e cuidado na atenção à saúde, a interdisciplinaridade pressupõe um diálogo de campos do conhecimento, ou seja, a interação de duas ou mais disciplinas em relação a ideias e conceitos. A interprofissionalidade vem ganhando espaço e destaque junto às políticas de saúde, no âmbito do setor público e também do privado, no mundo todo. Nesse contexto, a proposta de uma especialização que soma a Saúde Mental à educação interprofissional atende uma formação atual e ao encontro de demandas contemporâneas.

Público Alvo (pré-requisito)

Profissionais com formação superior na área da saúde ou áreas afins que pretendem atuar ou que estejam atuando na área de Saúde Mental.

Elementos de destaque do curso

O curso fundamenta-se em quatro eixos: Saúde Mental a partir da perspectiva da Reforma Psiquiátrica e Saúde Coletiva; a formação e fortalecimento de atuações multi e interprofissionais; as Políticas Públicas e Humanização em Saúde e a Singularidade do adoecimento e dos processos de tratamento. O corpo docente possui profissionais com formação nas metodologias ativas da educação e preceptoria no SUS. As experiências das docentes na extensão e no PET-Saúde promovem diálogos interprofissionais sustentados na Educação Interprofissional.

Estrutura Curricular