Gestão de Edificações e de Espaços Urbanos

Duração

2 anos

Início do Curso

Abril 2023

Número de Vagas

30 vagas

Periodicidade

Sábados, das 08h às 12h20 (5 horas-aula) e das 13h30 às 17h50 ( 5 horas-aula)
Em geral, são dois finais de semana por mês podendo variar em função das férias escolares, feriados e recessos (previstos no calendário escolar da PUC Minas)

Carga Horária

472h

Inscrições

de 07/11/2022 a 27/02/2023


O curso em Gestão de Edificações e de Espaços Urbanos visa suprir as necessidades dos profissionais do subsetor de edificações no cumprimento e desenvolvimento de suas atividades. A fim de delimitar o campo de ação do programa e definir a nomenclatura utilizada, tem-se que a construção civil compreende a totalidade das atividades do setor e edificar é uma arte dinâmica, constituindo um campo de práticas que pede atualização constante, demandando a necessidade da interpretação de modos e tendências do processo de produção urbana nas suas várias dimensões e de debates sobre os espaços urbanos de qualidade, considerando os princípios do planeamento urbano.
Durante o curso será possível conhecer técnicas e ferramentas de gestão de obras e projetos, distinguindo em que casos aplicar cada recurso, com suas vantagens e desvantagens. Visa-se aproximar tecnologias construtivas, gestão e sustentabilidade, incentivando soluções que minimizem o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, garantam a produtividade e o desempenho final das edificações. O curso será desenvolvido por meio de aulas expositivas, interação em equipes, palestras, visitas técnica e estudos de caso, utilizando recursos audiovisuais, web e outros, visando apresentar e compartilhar informações relacionadas desde com os fundamentos empresariais e estratégicos até a gestão de projetos e a engenharia de construção.
Reconhecido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA -MG), o curso de especialização em Gestão de Edificações e de Espaços Urbanos, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas, tem por objetivo proporcionar aos profissionais, de forma aprofundada e atualizada, informações sobre a importância da interação do planejamento e do gerenciamento em projetos de edificações e de ocupações dos espaços urbanos.
Além disso, o curso também visa apresentar, de forma sistêmica, informações sobre teorias e instrumentos na contemporaneidade para os espaços urbanos, patrimônio, paisagem e espaço público, gestão de projetos, gestão financeira e de custos na construção civil, incorporação imobiliária e vendas, legislação aplicada, inovação, técnicas construtivas, perícias e patologias na construção civil.
Devido ao reconhecimento do curso pelo CREA-MG, o profissional poderá solicitar a anotação da especialização em sua carteira profissional, reforçando a qualidade dos conteúdos apresentados e aumentando a sua empregabilidade.

Público Alvo (pré-requisito)

Profissionais graduados em engenharia, arquitetura, administração, direito e áreas afins relacionadas à construção civil que desejam aprimorar seus conhecimentos e habilidades relacionados ao gerenciamento de edificações e de espaços urbanos.

Elementos de destaque do curso

Projeto multidisciplinar, reunindo profissionais das áreas de computação, engenharia – civil e produção, arquitetura e urbanismo, economia, contabilidade e direito com ampla experiência de mercado.

Estrutura Curricular