Projeto de Restauro e Gestão do Patrimônio - Híbrido

Duração

2 anos

Início do Curso

Abril 2024

Número de Vagas

30 vagas

Periodicidade

Sábados, das 08h às 12h20 (5 horas-aula) e das 13h30 às 17h50 (5 horas-aula)
Em geral, são dois finais de semana por mês, podendo variar em função das férias escolares, feriados e recessos (previstos no calendário escolar da PUC Minas)

Carga Horária

432h

Inscrições

de 07/11/2023 a 28/02/2024

Investimento

24 parcelas de R$ 499,00
(Verificar políticas de descontos)

INSCREVA-SE


O presente curso pretende tratar das relações arquitetônicas e urbanísticas no campo das formas de gestão do patrimônio histórico-cultural edificado e projetos de restauro. As cidades contemporâneas do interior de São Paulo e Minas Gerais expandem seus limites com características arquitetônicas e urbanísticas diferenciadas dos antigos centros históricos. Tais transformações decorrem de dois movimentos simultâneos e recíprocos: O primeiro, que transforma o uso das antigas habitações, adaptando-as ao comércio e ao serviço, alterando drasticamente os antigos edifícios e, consequentemente, modificando também os espaços públicos. O segundo, a mudança da população para novas habitações em áreas adjacentes aos centros urbanos implicam na necessidade de deslocamentos ao centro, congestionando esses espaços e provocando transformações estruturais. Essa realidade demanda a formação de profissionais que saibam lidar com projetos de arquitetura e engenharia capazes de relacionar o antigo e o novo através do restauro, sem desfigurar as frágeis estruturas arquitetônicas e urbanas, estabelecidas ao longo da história de cada cidade. Consequentemente, os poderes públicos e a comunidade precisam de profissionais capacitados para fazer a gestão adequada desses espaços. Para contemplar essas questões levantada, o curso servirá de acervo bibliográfico e legal específico, legislação federal, estadual e municipal, cartas patrimoniais e estudos de casos paradigmáticos.

Público Alvo (pré-requisito)

Profissionais com curso superior que apresentem interesse na pesquisa e na prática da preservação e proteção do patrimônio cultural, principalmente Arquitetos Urbanistas, Engenheiros, Historiadores, Artistas Plásticos, Restauradores e Gestores Culturais.

Elementos de destaque do curso

Professores especialista com amplo conhecimento dessa área de conhecimento e um curso, não apenas teórico, mas voltado para a prática de restauro e gestão

Estrutura Curricular