M. Engineer In Lean Manufacturing

Duração

2 anos

Início do Curso

Março 2018

Número de Vagas

40 vagas

Periodicidade

Aulas quinzenais aos Sábados, 08:00 às 12:20 e das 13:30 às 16:00

Carga Horária

454h

Inscrições

de 06/11/2017 a 23/02/2018


Lean manufacturing, também conhecido como Manufatura Enxuta, é uma abordagem sistemática que visa basicamente a melhoria contínua através da identificação e eliminação dos desperdícios. Surgiu no Japão após a segunda Guerra Mundial.

O objetivo deste curso é qualificar os alunos de maneira apropriada e envolvente em termos de conhecimento técnico e habilidades gerenciais, de forma a capacitar o profissional a promover a Manufatura Enxuta no meio empresarial. Ao término das disciplinas o aluno deverá elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso.

Este curso em Lean Manufacturing está dividido em três núcleos.

Núcleo 1: aborda conteúdos relativos à gestão financeira, gerenciamento de pessoas, gestão de projetos, entre outros, objetivando gerar um conhecimento sólido que fundamente as disciplinas específicas do lean manufacturing presentes nos próximos núcleos.

Núcleo 2: serão trabalhadas ferramentas e técnicas avançadas de gestão da produção, entre eles, Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV), Jidoka, Just in Time, Controle de Qualidade Zero Defeitos (CQZD), Flexibilidade da mão de obra (Shojinka), Poka-Yoke, Planejamento Hoshin Kanri, Nemawashi, Heijunka, Kanban, Kaizen, Milk Run, Fluxo e Produção Puxado, Painel Andon, Seis Sigma, SMED, Produção Unitária (Nagara – one piece flow) e TPM. A inter-relação dessas ferramentas permite criar processos produtivos que resultam em redução de custos, aumento de lucratividade e, consecutivamente, maior competitividade para a organização.

Núcleo 3: serão apresentadas, em várias disciplinas, as regras, os princípios, as estratégias e a cultura de longo prazo do Lean Manufacturing que dão sustentação ao amadurecimento, à consolidação e à melhoria contínua do sistema.

Por fim, a completa integração entre metodologia científica, comportamento humano e a permanente realização de benchmarking constituem o eixo de desenvolvimento desta pós-graduação.

Público Alvo (pré-requisito)

Profissionais de nível superior, com atuação em instituições e empresas, públicas ou privadas, cujas atividades tenham interface com a gestão da produção e de serviços.

Elementos de destaque do curso

Criado para profissionais que buscam se diferenciar no mercado de trabalho, o curso traz uma abordagem que combina uma visão acadêmica e prática das disciplinas. Conta com um corpo docente formado por professores reconhecidos tanto academicamente quanto pelo mercado profissional. As atividades teóricas e práticas realizadas durante o curso possibilitará a sinergia entre o ambiente acadêmico e empresarial.

Estrutura Curricular