Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva - 1/2019

Duração

2 anos

Início do Curso

Abril 2019

Número de Vagas

40 vagas

Periodicidade

Sextas-feiras, das 18h10 às 22h30min (5 horas-aula)

Sábados, das 08h às 12h20min e das 13h30 às 17h50 (10 horas-aula)

Em geral, são dois finais de semana por mês podendo variar em função das férias escolares, feriados e recessos (previstos no calendário escolar da PUC Minas)

Carga Horária

432h

Inscrições

de 05/11/2018 a 22/02/2019


A atuação do fisioterapeuta em UTI determina uma formação especializada nessa área, que contemple as habilidades técnicas, teóricas e humanas específicas e necessárias a este tipo de assistência. Este curso se diferencia por uma abordagem prática atendendo aos requisitos técnicos e oferecendo as habilidades humanas necessárias a uma intervenção fisioterapêutica eficaz, onde a otimização da relação custo-benefício e o ganho na qualidade de vida do paciente possam ser alcançados.

O curso de especialização proposto neste projeto terá carga horária teórica e prática, sendo que as atividades práticas serão realizadas nas UTIs de dois hospitais da cidade: Hospital da Santa Casa de Poços de Caldas e Hospital Santa Lúcia.

Público Alvo (pré-requisito)

Profissionais que atuam e pessoas que desejam atuar na área, bem como aqueles que buscam conhecimento deste tema, com formação em curso superior em Fisioterapia.

Elementos de destaque do curso

- Desenvolvimento de habilidades técnicas e teóricas para o manuseio do Ventilador Mecânico de acordo com a patologia e o quadro clínico do paciente.

- Capacitação do fisioterapeuta para elaboração do diagnóstico cinesiológico funcional e elaboração da correta intervenção no paciente criticamente enfermo.

- Capacitação do profissional para avaliar, prescrever, supervisionar e educar em todos os aspectos pertinentes à atuação fisioterapêutica em terapia intensiva. - Corpo docente capacitado a proporcionar o devido conhecimento para a formação do fisioterapeuta para atuação nas unidades de terapia intensiva.

- Carga horária prática apropriada para o treinamento do fisioterapeuta na unidade de terapia intensiva

Estrutura Curricular