Internet das Coisas

Duração

2 anos

Início do Curso

Abril 2019

Número de Vagas

40 vagas

Periodicidade

Sábados, 08h às 12h20 e 13h30 às 17h50 (10 horas-aula)



Em geral, são dois finais de semana por mês podendo variar em função das férias escolares, feriados e recessos (previstos no calendário escolar da PUC Minas)



Carga Horária

432h

Inscrições

de 05/11/2018 a 22/02/2019


A Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) propõe-se a interconectar todos os dispositivos, equipamentos e “coisas” que utilizamos no dia a dia através de uma rede global de comunicação, criando, entre outras possibilidades, equipamentos, carros, casas, fábricas e cidades inteligentes. O objetivo deste curso é capacitar os profissionais das diversas áreas da engenharia e tecnologia de informação para o desenvolvimento de aplicações de Internet das Coisas.

O curso foi concebido para dar ao pós-graduando uma visão geral da tecnologia que envolve a Internet das Coisas (IoT), compreendendo, entre outros aspectos, as tecnologias de dispositivos eletrônicos (MPUs, MCUs, sensores e atuadores), as tecnologias de redes de comunicação de nova geração, as modernas técnicas de projetos de sistemas embarcados, as ferramentas de desenvolvimento de aplicações de software, e as boas técnicas de programação necessárias para o desenvolvimento de aplicações de Internet das Coisas.

Para isso, o curso abordará os principais protocolos e ferramentas que estão sendo propostos para IoT, bem como as tecnologias de microcontroladores e de sensores mais adequados para este tipo de aplicação. Neste curso, os pós-graduandos aprenderão a desenvolver aplicações inteligentes utilizando plataformas, dispositivos e softwares específicos para IoT.

Público Alvo (pré-requisito)

O curso é voltado, principalmente, para profissionais com formação superior em áreas de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Automação e Controle e quaisquer outros professionais da área de Ciências Exatas e Engenharia com conhecimentos básicos de eletrônica e computação.

Elementos de destaque do curso

Corpo docente formado em sua maioria por mestres e doutores em Computação e Engenharia, com experiência acadêmica e profissional em sistemas embarcados, programação, e processos de desenvolvimento de software. Curso com ênfase prática no desenvolvimento de sistemas IoT.

Estrutura Curricular