M. Engineer In Lean Manufacturing - 1/2019

Duração

2 anos

Início do Curso

Abril 2019

Número de Vagas

40 vagas

Periodicidade

Sábados, 08h às 12h20 e 13h30 às 17:50h (10 horas-aula)



Em geral, são dois finais de semana por mês podendo variar em função das férias escolares, feriados e recessos (previstos no calendário escolar da PUC Minas)



Carga Horária

470h

Inscrições

de 05/11/2018 a 11/03/2019


Lean Manufacturing, também conhecido como Manufatura Enxuta, é uma abordagem sistemática que visa basicamente à melhoria contínua através da identificação e eliminação dos desperdícios. Surgiu no Japão após a segunda Guerra Mundial.

O objetivo deste curso é qualificar os alunos de maneira apropriada e envolvente, em termos de conhecimento técnico e habilidades gerenciais, capacitando-o para promover a Manufatura Enxuta no meio empresarial. Ao término do curso, o aluno deverá ser capaz de implantar projetos de melhoria continua em diferentes organizações.

Este curso de Lean Manufacturing está dividido em quatro módulos:

- Módulo 1: apresenta os fundamentos do Lean Thinking, a gestão de projetos e as principais ferramentas do Lean (Mapeamento de Fluxo de Valor, Jidoka, Just in Time, Planejamento Hoshin Kanri, Kanban, Kaizen, Painel Andon, SMED, entre outras). Ao final deste módulo, o aluno deverá apresentar um projeto Lean em uma empresa;

- Módulo 2: serão trabalhados conceitos e ferramentas para a tomada de decisão em projeto Lean, tais como: Planejamento e Controle da Produção, Lean Six Sigma e Modelagem e Simulação. Ao término deste módulo, o aluno deverá identificar e simular o estado atual de operação de uma empresa;

- Módulo 3: serão apresentados e discutidos como os princípios Lean podem ser aplicados em diversas áreas, tais como: saúde, TI, construção civil, serviços, logística e desenvolvimento de produtos. O impacto da implantação do Lean na redução de custos, no aumento de lucratividade e, consecutivamente, na maior competitividade para a organização também serão objetos de estudo. Para finalizar este módulo, o aluno deverá apresentar relatórios de planejamento, de implantação e de simulação de um projeto Lean em uma organização;

- Módulo 4: este módulo se destina ao desenvolvimento pessoal dentro da perspectiva Lean, com foco na liderança, no gerenciamento e na gestão da carreira. Para completar o módulo, o aluno deverá apresentar os resultados obtidos com a implantação do projeto Lean realizado no módulo anterior.



Por fim, nesta pós-graduação serão apresentados, em várias disciplinas, as regras, os princípios, as estratégias e a cultura de longo prazo do Lean Manufacturing que dão sustentação ao amadurecimento, à consolidação e à melhoria contínua dos processos e serviços de uma organização.

Público Alvo (pré-requisito)

Profissionais de nível superior, com atuação em instituições e empresas, públicas ou privadas, cujas atividades tenham interface com a gestão da produção e de serviços.

Elementos de destaque do curso

Criado para profissionais que buscam se diferenciar no mercado de trabalho, o curso traz uma abordagem que combina uma visão acadêmica e prática das disciplinas. Conta com um corpo docente formado por professores reconhecidos tanto academicamente quanto pelo mercado profissional. As atividades teóricas e práticas realizadas durante o curso possibilitará a sinergia entre o ambiente acadêmico e empresarial.

Estrutura Curricular