Eficiência Energética - 1/2019

Duração

2 anos

Início do Curso

Abril 2019

Número de Vagas

30 vagas

Periodicidade

Sábados, 08h às 12h20 e 13h30 às 17h50 (10 horas-aula)



Em geral, são dois finais de semana por mês podendo variar em função das férias escolares, feriados e recessos (previstos no calendário escolar da PUC Minas)

Carga Horária

432h

Inscrições

de 05/11/2018 a 11/03/2019


Eficiência energética é um termo que representa a relação entre a energia total fornecida a um processo e a energia efetivamente utilizada por esse processo. A eficiência energética é um dos principais parâmetros de melhoria contínua avaliada pelos segmentos industriais, comerciais, residenciais e de transporte. O aproveitamento eficiente da energia está relacionado à redução das perdas nos processos, preservando o conforto, a segurança e o meio ambiente.

A proposta de um curso de Eficiência Energética vem atender a uma demanda de profissionais dos diversos segmentos industriais, comerciais, de produção, de transformação, de transporte, etc, que buscam, em suas atividades, conhecer, avaliar e minimizar as perdas e o desperdício de energia.

O curso de especialização em Eficiência Energética possui caráter multidisciplinar, pois abrange as áreas de geração, transmissão e distribuição de energia, acionamentos, sistemas de iluminação, refrigeração/aquecimento, fontes alternativas de energia, gestão, legislação, economia, qualidade, materiais, meio ambiente, entre outras.

No curso o aluno irá adquirir capacitação para entender os processos de geração e uso da energia. Também serão vistas ferramentas adequadas, que auxiliarão na tomada de decisões sobre a melhor escolha de equipamentos, materiais, processos e procedimentos na busca do melhor aproveitamento das fontes de energia disponíveis.

Público Alvo (pré-requisito)

O curso destina-se aos profissionais com formação superior (bacharéis e tecnólogos) nas áreas de Engenharia e profissionais de outras áreas, que já trabalham com eficiência energética ou querem adquirir conhecimento nesta área.

Elementos de destaque do curso

O caráter multidisciplinar, envolvendo profissionais da área acadêmica e da indústria, é um ponto de destaque no presente curso proposto

Estrutura Curricular