Elaboração e Formatação de Trabalhos Técnicos Científicos

Duração

Início do Curso

Março 2019

Número de Vagas

30 vagas

Periodicidade

Sábado, das 8h às 12h20 e das 13h10 às 17h50

Carga Horária

20h

Inscrições

de 25/02/2019 a 15/03/2019


Este curso surge da necessidade de capacitar os integrantes da comunidade acadêmica a elaborarem e formatarem trabalhos técnicos científicos de acordo com as orientações da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas, visto que muitos destes não as conhecem e não sabem da importância de aplicá-las, elaborando e apresentando trabalhos com formatação e estruturas inadequadas e presença de plágios.

Durante o curso serão apresentados conceitos, finalidades e etapas de uma pesquisa científica e orientações para a elaboração, redação e apresentação de trabalhos técnicos científicos, tais como artigos, projetos de pesquisa, monografias, dissertações. Serão contempladas informações referentes à contextualização do trabalho a ser realizado; à elaboração da problemática, dos objetivos, da justificativa, do referencial teórico, da metodologia, da apresentação dos resultados e de suas análises, da conclusão e das referências; e à importância da validação e aplicação da metodologia definida, assim como das estratégias utilizadas para a apresentação dos dados, informações e resultados obtidos durante a realização das pesquisas demandas. Serão apresentadas, também, as orientações da PUC Minas para a redação e apresentação de trabalhos científicos, com base nas Normas Brasileiras vigentes sobre a temática em questão.

Público Alvo (pré-requisito)

O público-alvo deste curso é composto por todas as pessoas que desejam aprender sobre as orientações da PUC Minas para a elaboração e formatação de trabalhos científicos – alunos, professores, funcionários e externos.

Elementos de destaque do curso

Capacitar os participantes para a elaboração, redação e apresentação de trabalhos técnicos científicos, de acordo

com as orientações para a elaboração de trabalhos técnicos científicos apresentadas pela PUC Minas, com base nas Normas Brasileiras da Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR/ABNT, Associação Americana de Psicologia (APA) e Comitê Internacional de Editoras de Revistas Médicas (Vancouver)

Estrutura Curricular