Fisioterapia na Saúde da Mulher

Duração

2 anos

Início do Curso

Março 2020

Número de Vagas

30 vagas

Periodicidade

Sextas-feiras, das 18h10 às 22h30 (5 horas-aula).

Sábados, das 08h às 12h20 e das 13h30 às 17h50 (10 horas-aula).

Em geral, são dois finais de semana por mês podendo variar em função das férias escolares, feriados e recessos (previstos no calendário escolar da PUC Minas).


Carga Horária

432h

Inscrições

de 04/11/2019 a 02/03/2020


A Fisioterapia abrange diferentes área da saúde, na atualidade, encontra-se em destaque a Fisioterapia na Saúde da Mulher, que é uma especialidade reconhecida pelo COFITTO conforme Resolução 372/2009. Esta presta atendimento e acompanhamento da mulher em todas as fases de sua vida reprodutiva: na gestação, onde se destaca a preparação para o parto e de forma singular sua atuação durante toda evolução do parto, contribuindo assim, para o parto humanizado e pós-parto e no climatério, além disso, atua de forma importante nas disfunções do sistema ginecológico, urinário, gastrointestinal, na oncologia e na sexualidade feminina.

Sua atuação nestas áreas tem como objetivo, prevenir disfunções, reabilitar a integridade funcional de órgãos e sistemas, aperfeiçoar e proporcionar qualidade de vida, além de levar conhecimento e esclarecimento específico sobre o funcionamento do corpo feminino. Vale ressaltar que o presente curso de Pós-Graduação oferece além de um amplo conteúdo de temas a serem estudados, um conteúdo complementar a certa de discussões da atualidade como as diferentes Terapias corporais aplicadas a saúde da mulher (Pilates, Reabilitação virtual, Yoga, Low Pressure Fitness)

Público Alvo (pré-requisito)

Fisioterapeutas

Elementos de destaque do curso

O presente curso apresenta importantes pontos de destaque para a formação do Pós-Graduado na assistência da fisioterapia na saúde da mulher, são eles:

1. Atualmente é grande o número de mulheres que buscam a prática de modalidades físicas, assim, o presente curso, busca esclarecer e habilitar fisioterapeutas quanto as metodologias de avaliação do assoalho pélvico, fundamentais para a boa prática de exercícios terapêuticos e de modalidades de treinamentos físicos.

2. Abordagem específica sobre a atuação da fisioterapia na preparação para o parto, assim como sua atuação durante todo o período do pré-parto e durante o parto.

3. A participação da mulher no mercado de trabalho brasileiro tem ganhado destaque nos últimos anos, tornando necessário um olhar diferenciado para os aspectos ergonômicos, desta forma, o presente curso apresentará uma abordagem específica da ergonomia para esta população em diferentes fases e momentos da vida.

4. Corpo docente altamente qualificado composto por mestres e doutores, módulos com disciplinas teóricas – práticas desenvolvidas por meio de metodologias ativas.



De Acordo com a Resolução N° 1, de 06/04/2018, esse curso não exige monografia como requisito de conclusão.

Estrutura Curricular