Gestão Ambiental e Sustentabilidade

Duração

2 anos

Início do Curso

Março 2020

Número de Vagas

30 vagas

Periodicidade

Sábados, 08h às 12h20 e 13h30 às 17h50 (10 horas-aula).

Em geral, são dois finais de semana por mês podendo variar em função das férias escolares, feriados e recessos (previstos no calendário escolar da PUC Minas).

Carga Horária

450h

Inscrições

de 04/11/2019 a 02/03/2020


A sociedade contemporânea está passando por um período de grandes transformações sociais, econômicas, políticas e culturais, que resultam num processo de reestruturação produtiva. O aquecimento global e as mudanças climáticas, já sentidas em nosso país, querer um profissional apto às mudanças necessárias para uma nova adaptação ao meio físico em transformação, e aos desafios da sociedade contemporânea.

O papel da Universidade é estar atento às grandes mudanças e, para tanto, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus de Poços de Caldas, dentro de sua visão humanista de formação dos novos agentes atuantes na comunidade, apresenta através do curso de Administração seu Curso de Pós – graduação, lato sensu – “Gestão Ambiental e Sustentabilidade”, pensado e estruturado como um complemento necessário aos profissionais de diversas áreas que precisam se especializar nos conhecimentos de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, desde os conceitos fundamentais até a prática, cuja meta é a conciliação do crescimento econômico com qualidade de vida e ambiental. Um novo modelo de atuar, pensar e agir nos meios físico, biológico e antrópico, que somente será possível quando aliados ao saber disseminado na Universidade.

Público Alvo (pré-requisito)

Profissionais com grau superior que queiram ou estejam, direta ou indiretamente, trabalhando com questões ambientais tanto em empresas quanto na administração pública em geral (instância municipal, estadual ou federal), independente de sua formação acadêmica original.

Elementos de destaque do curso

O curso propõe fornecer subsídios conceituais e práticos para facilitar a compreensão e implementação do processo de gestão ambiental e a busca por uma sustentabilidade, tanto no setor público quanto no setor privado, identificando a inter-relação existente entre esses setores. Apresentar as ferramentas de gestão estabelecidas pelas Políticas Nacional de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos e Saneamento, sua aplicabilidade e função para uma atuação eficaz e condizente com as características e peculiaridades regionais e locais. Pretende também, dotar os profissionais interessados na área ambiental de instrumentos teóricos e práticos que permitam compreensão/atuação nas diversas áreas tanto empresariais como pública.

De Acordo com a Resolução N° 1, de 06/04/2018, esse curso não exige monografia como requisito de conclusão.

Estrutura Curricular