Gestão de Edificações e de Espaços Urbanos

Duração

2 anos

Início do Curso

Março 2020

Número de Vagas

30 vagas

Periodicidade

Sábados, 08h às 12h20 e 13h30 às 17h50 (10 horas-aula).


Em geral, são dois finais de semana por mês podendo variar em função das férias escolares, feriados e recessos (previstos no calendário escolar da PUC Minas)


Carga Horária

472h

Inscrições

de 04/11/2019 a 02/03/2020


O curso de Gestão de Edificações e de Espaços Urbanos visa suprir as necessidades dos profissionais do subsetor de edificações no cumprimento e desenvolvimento de suas atividades. A fim de delimitar o campo de ação do curso e definir a nomenclatura utilizada, entende-se que a construção civil compreende a totalidade do setor, constituindo um campo de práticas que demandam atualizações constantes, interpretação de modos e tendências do processo de produção urbana nas suas várias dimensões e debates sobre os espaços urbanos de qualidade, considerando os princípios do planejamento urbano.

Durante o curso será possível conhecer técnicas e ferramentas de gestão de projetos e de obras, distinguindo em que caso aplicar cada recurso, assim como os documentos norteadores do Planejamento Urbano. Visa-se aproximar tecnologias construtivas, gestão e sustentabilidade, incentivando soluções que minimizem o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, garantam a produtividade e o desenvolvimento final de edificações. Utilizando de práticas de ensino-aprendizagem de metodologias ativas, tais como aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, estudo de casos e aprendizagem em pares ou times, visa-se apresentar e compartilhar informações e vivências relacionadas desde com os fundamentos empresariais e estratégicos até a gestão de projetos, engenharia de construção e gestão de espaços urbanos.

Público Alvo (pré-requisito)

Profissionais graduados em Engenharia, Arquitetura, Urbanismo, Administração, Direito e áreas afins relacionadas à construção civil que desejam aprimorar seus conhecimentos em habilidades inerentes à gestão de edificações e de espaços urbanos.

Elementos de destaque do curso

Projeto multidisciplinar, reunindo profissionais das áreas de computação, engenharia – civil e produção, arquitetura e urbanismo, economia, contabilidade e direito com ampla experiência de mercado.

De Acordo com a Resolução N° 1, de 06/04/2018, esse curso não exige monografia como requisito de conclusão.

Estrutura Curricular