Cuidados de Enfermagem em Alta Complexidade

Duração

2 anos e 1 mês

Início do Curso

Fevereiro 2020

Número de Vagas

40 vagas

Periodicidade

Sextas, 13h às 17h10 e das 18h10 às 22h30 (10 horas-aula).


Sábados, das 08h às 12h20 e das 13h30 às 17h50 (10 horas-aula).


Um encontro mensal com duração de 20 horas-aula, podendo variar em função das férias escolares, feriados e recessos (previstos no calendário escolar da PUC Minas).


Carga Horária

432h

Inscrições

de 04/11/2019 a 02/03/2020


O Ministério da Saúde, desde abril de 2004, tem proposto por meio da publicação de portarias a implantação das políticas de alta complexidade, com base na constituição.

Os gestores estaduais concordam que a constituição de redes assistenciais objetiva a garantia da qualidade e a busca da eficiência na prestação da assistência; por isso é imprescindível que as normas estabelecidas para o credenciamento dos serviços de saúde de alta complexidade devam atender a rigoroso processo proposto pela Secretaria de Estado da Saúde na constituição de redes assistenciais por especialidade ou patologia.

Para TranquitelliI; Ciampone (2007) de acordo com o enfoque assistencial voltado aos problemas no âmbito individual, pressupõe-se que as unidades de cuidados de alta complexidade devam ser adequadas às necessidades da clientela atendida. Assim, devem ser providas adequadamente, em sua estrutura física, de recursos humanos e de recursos materiais, constituindo-se em suporte para implantação de uma assistência efetiva ao paciente hospitalizado, principalmente nas UTIs e Urgências/ Emergências, em função da sua especificidade.

Os profissionais da saúde que atuam junto a estes clientes devem estar conscientes e devidamente preparados para um cuidado humanizado norteados por uma formação técnica, científico e humanista. Assim mais que formar profissionais capacitados técnica-científicamente é necessário a formação de profissionais que prestam assistência na integralidade do cuidado com um diferencial para o paciente crítico internados em unidades de alta complexidade.

Poços de Caldas é considerada uma das cidades com maior Índice de Desenvolvimento Humano do país. A Irmandade do Hospital da Santa Casa de Poços de Caldas que é referência regional no atendimento a pacientes adultos, crianças e neonatos conta também com um serviço de Urgência/Emergência encontramos neste contexto com a mesma referência o Hospital Maternidade e Pronto Socorro Santa Lucia (Hospital do Coração) considerada referência regional no tratamento das doenças cardíacas e acolhe a cada dia os pacientes críticos que necessitam de cuidados especializados. Com a descentralização das unidades de atendimento a pacientes críticos torna-se necessário a presença de profissionais com conhecimento técnico científico para assumir e gerenciar os cuidados de alta complexidade executados nas alas devido a diminuição da oferta de leitos intensivos. As bases Epidemiológicas apontam um déficit na oferta de leitos nas unidades de alta complexidade e consequente aumento de pacientes com essas necessidades desses cuidados internados em unidades de internação clínica e cirúrgica, assistidos por profissionais não especializados para prestar esta assistência. A PUC MINAS Campus Poços de Caldas, possui um corpo docente de elevado nível, que possibilitaria a implementação de um curso de Cuidados de Enfermagem em Alta Complexidade no município atenderia a demanda de mercado na cidade e região.

Público Alvo (pré-requisito)

Profissionais que atuam e pessoas que desejam atuar na área, com formação em curso superior em enfermagem.

Elementos de destaque do curso

O curso está divido em Módulos. Tem objetivo geral de formar enfermeiros para a assistência integral ao paciente crítico em unidades de alta complexidade.>

Os objetivos específicos são:

- Capacitar enfermeiros a desenvolver projetos de pesquisas em Cuidados de alta complexidade;

- Qualificar os enfermeiros para o desempenho de técnicas específicas no atendimento ao paciente em Cuidados de alta complexidade;

- Qualificar o enfermeiro para realizar a SAE em Unidade de Cuidados de alta complexidade;

- Qualificar o Enfermeiro para o gerenciamento de unidades de alta complexidade.



De Acordo com a Resolução N° 1, de 06/04/2018, esse curso não exige monografia como requisito de conclusão.

Estrutura Curricular