Introdução à Comunicação Não Violenta (cnv)

Duração

1 mês

Início do Curso

Novembro 2019

Número de Vagas

30 vagas

Periodicidade

30/11 (8 ás 12:20/13:30 ás 17:50)


07/12 (8 ás 12:20/13:30 ás 17:50)


14/12 (8 ás 12:20/13:30 ás 17:50)

Carga Horária

30h

Inscrições

de 18/10/2019 a 08/11/2019


A Comunicação Não-Violenta (CNV), criada pelo psicólogo americano Marshall Bertram Rosenberg, é um processo de humanização e transformação da percepção, do pensar e do agir buscando uma conexão mais profunda conosco e com os outros. De acordo com o autor, baseia-se no desenvolvimento de habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade de permanecer humano ainda que em condições adversas. A CNV pode contribuir no processo de autoconhecimento e autocuidado; ajuda a construir, restabelecer e fortalecer as relações; criar estratégias mais inclusivas, etc. Por isso, a CNV vem sendo vivenciada em contextos diversos como em família, no trabalho, nas escolas, em empresas, no Judiciário por meio dos métodos consensuais de solução de conflitos e outros espaços. Nesse passo, o curso pretende (I) apresentar a Comunicação Não Violenta àqueles que têm pouca ou nenhuma familiaridade com o tema; (II) realizar atividades que permitam ao público experienciar a CNV; (III) desenvolver a empatia, a escuta ativa e a expressão autêntica; (IV) lidar com conflitos e situações difíceis.

Público Alvo (pré-requisito)

Profissionais e interessados em processos consensuais de resolução de conflitos (conciliação, mediação, práticas restaurativas, etc), estudantes e profissionais em geral, pais, filhos, casais e interessados em conhecer o tema.

Elementos de destaque do curso

O curso será introdutório e vivencial, realizado em formato circular com exposições teóricas, atividades individuais; dinâmicas, rodas de conversa; exercícios em duplas e pequenos grupos; role-plays (encenação de diálogos), discussões de casos e simulações. Será ministrado pela professora Me. Elaine Cristina da Silva, advogada, mediadora e facilitadora de Comunicação Não-Violenta e Práticas Restaurativas. Mestra e Doutoranda em Direito pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Acesso à Justiça e Solução de Conflitos da Faculdade de Direito da UFMG - RECAJ UFMG. Pós-graduada em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG). Pós-graduada em Docência no Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG). Graduada em Direito pela PUCMG, Campus Poços de Caldas. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1720790778946221

Estrutura Curricular