Psicopedagogia - 2/2020

Duração

2 anos

Início do Curso

Setembro 2020

Número de Vagas

30 vagas

Periodicidade

Carga Horária

432h

Inscrições

de 08/06/2020 a 19/09/2020


De acordo com a Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) , a Psicopedagogia é uma área de conhecimento e pesquisa de atuação interdisciplinar, voltada aos processos de ensino-aprendizagem. A atuação do psicopedagogo deve considerar a análise do contexto em que se desenvolve o processo de aprendizagem; a leitura dos problemas que emergem da e na interação social, tendo em vista o foco principal: o sujeito que aprende. Nesse processo, busca compreender os fatores e os problemas que surgem durante a aprendizagem e construir alternativas de ação para uma mudança significativa nas posturas frente ao ensinar e ao aprender.

Para realização desse intento, ao psicopedagogo é necessário um conhecimento amplo sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem, a fim de que possa detectar possíveis fatores que interferem na sua consecução ou não e, dessa forma, realizar diagnósticos eficientes e intervenções significativas.

Embora a escola não seja o único campo de atuação do psicopedagogo, é nela que emergem os principais problemas relacionados à aprendizagem, sem que com isso, possa se afirmar que seja este o espaço privilegiado de produção dos obstáculos que se interpõem à aprendizagem.

Daí a importância que o curso oferecerá à contextualização das discussões acerca dos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Compreende-se que o psicopedagogo deve exercer sua ação tendo em vista a reflexão sobre a complexidade da constituição do sujeito na sociedade atual e suas interfaces

São múltiplos os fatores que interferem, positiva ou negativamente, no transcurso do processo de aprender. Conhecer esses fatores é essencial para que, em vários âmbitos sociais, inclusive na família, na escola, nas instituições sociais, nos ambientes profissionais, seja possível identificar as causas que vêm interferindo nas interações dos sujeitos.

O Curso traz uma estrutura que busca justamente propiciar essas relações considerando que a formação do psicopedagogo não se faz sem articulação teoria-prática.

O Projeto de Curso ora apresentado sofreu inúmeras reformulações para chegar a uma formatação que atendesse às necessidades das demandas da região, bem como contemplasse as diretrizes e recomendações indicadas pela Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp).

Por isso, o Projeto foi formulado buscando promover a interdisciplinaridade e tornar o estágio supervisionado, clínico e institucional, um elemento imprescindível na formação do futuro psicopedagogo. Essa articulação proposta pelo curso, entre a psicopedagogia clínica e a psicopedagogia institucional, além de não dicotomizar a formação do profissional, também pode ser vista como um elemento gerador de demandas, tendo em vista a ampliação de suas opções de atuação profissional.

O profissional formado no Curso de Psicopedagogia terá condições de atuar em instituições escolares, instituições sócio-educativas, projetos sociais, clínicas conjugadas com psicólogos, Secretarias Municipais de Educação, Superintendência de Ensino, além de ampliar a formação de diferentes profissionais: diretores, supervisores, professores, entre outros.

Em 2005 a PUC Minas – Poços de Caldas realizou uma pesquisa para identificar as ofertas e demandas educacionais na região de Poços de Caldas, considerando-se à distância de até 200km do Campus. Essa pesquisa mostrou um número expressivo de instituições de ensino superior que oferecem o curso de Pedagogia.

Levando-se em consideração essas demandas externas, a própria demanda produzida pelo Campus que, anualmente, forma cerca de 60 (sessenta) pedagogos e os alunos provenientes da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), sediada em Poços de Caldas, há que se considerar a relevância da oferta deste Curso.

Público Alvo (pré-requisito)

Graduados nas áreas de Pedagogia, Psicologia e áreas afins.

Elementos de destaque do curso

O curso se destaca por explorar os fundamentos das concepções que norteiam a atividade da/do Psicopedagoga/o, bem como por explorar as diversas vertentes de práticas de acompanhamento dos processos de aprendizagem, seja no contexto institucional, seja no contexto clínico. Outro elemento de destaque é a exploração dos espaços e práticas educacionais virtuais que, hoje em dia, vão ganhando dimensão cada vez mais expressiva na estruturação e organização dos processos de educação e aprendizagem, seja escolar ou não.

Estrutura Curricular